Buscar

Os processos de independência dos países asiáticos e africanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A) Explique quais eram as principais características dessas duas estratégias: a guerra de libertação nacional e a descolonização pacífica.
Resposta (A):
Pelo que observei durante meus estudos sobre a descolonização afro-asiática é que este processo ocorreu por vias diferentes, alguns países obtiveram sua independência de forma pacífica (Descolonização Pacífica), enquanto que para outros este processo foi bem violento, (Guerra de Libertação Nacional).
- Descolonização Pacífica: Foi aquela em que durante o processo de independência não houve combate armado pelas colônias. Aqui a metrópole podia fazer concessões perante suas colônias, ou seja, a mantenedora da colônia tinha o poder de permitir, autorizar ou não qualquer coisa. Existia um bom relacionamento entre as colônias e suas metrópoles, e por isso não foi preciso fazer combates violentos. Tudo que era feito pela colônia tinha que passar primeiro pelo aval da metrópole, porém este processo era feito gradativamente. Como por exemplo, a Inglaterra que optou por uma política de descolonização por etapas, ou seja, primeiramente interna e só depois na externa.
- Guerra de Libertação Nacional: Neste tipo de independência o processo foi bem diferente, pois aqui as metrópoles eram contrárias à descolonização, e fizeram de tudo para que as independências de suas colônias não acontecessem. E o povo não quis saber de pacificação, com isso gerou grandes conflitos armados, causando muita violência, sofrimento e perdas de ambos os lados. Como exemplo temos a França que não aceitava e não reconhecia a independência de suas colônias.
B) Analise um exemplo de cada estratégia. Ou seja, casos de independência (países) em que o processo de independência foi orientado por uma ou por outra estratégia.
Resposta (B):
- Descolonização Pacífica: Como exemplo temos a Índia, país asiático que era uma colônia inglesa. A Índia conseguiu sua independência sem promover combates armados. Sua independência pacífica foi obtida através da resistência civil liderada por seu líder Mahatma Gandhi, que buscou conscientizar o povo da necessidade de uma luta pacífica pela independência da Índia.
Gandhi aconselhou o povo a não colaborar com o governo britânico fazendo greves e boicotes a seus produtos como, por exemplo, o tecido. Gandhi também incitou o povo à desobediência civil. Durante a resistência pacífica Gandhi pediu para que a população não comprassem bebidas alcoólicas, não pagassem os impostos e que fizessem suas próprias roupas. É bom ressaltar que apesar de o povo não ter promovido conflitos armados, o mesmo não aconteceu por parte do governo britânico, pois este usou de bastante violência para reprimir e combater as manifestações. Mas no fim a Inglaterra acabou cedendo, pois viu que o povo não ia se curvar perante seus desmandos. E foi com coragem, persistência e sofrimento que a Índia conquistou sua independência em 1947.
- Guerra de Libertação Nacional: Meu exemplo neste caso é a Argélia, país africano que sendo colônia da França lutou muito para conseguir sua independência, pois a França era completamente contra a descolonização. E por ser contra a metrópole não facilitou nadinha a vida de sua colônia. Mas aqui o povo argelino não quis saber de pacificação não, pois promoveu violentos confrontos armados, fazendo com que a França também utilizasse a força bruta para reprimi-los, como prisões arbitrárias, torturas e tudo quanto é tipo de ações de terrorismo. Durante o conflito foi criado a Fundação da Frente de Libertação Nacional (FLN), que tinha como objetivo realizar as lutas pela independência da Argélia. A descolonização argelina foi marcada por lutas e combates sangrentos, onde ambos os lados tiveram muitas perdas. Finalmente a Argélia conquistou sua independência em 1962, mas infelizmente até hoje o país enfrenta disputas políticas e muita miséria.

Continue navegando