Buscar

Apol Literatura Infanto Juvenil Nota100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Literatura Brasileira Aplicada e Literatura Juvenil
Leia o texto a seguir: 
O processo de desenvolvimento que vinha ocorrendo já durante o período chamado de Populista (1945-1964) teve continuidade durante o Regime Militar, o que intensificou o processo de urbanização e de transformações sociais. A literatura, como uma expressão artística, não se encontra isolada do seu contexto sócio-histórico, absorvendo dele as suas influências e transformando-se no registro artístico de um determinado período, embora, enquanto arte, possa transcender a temporalidade e o espaço.
Fonte: Texto elaborado pela autora do banco de questões. 
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil sobre a literatura infantil durante o regime militar, é correto afirmar que:
	
	A
	por causa do Regime Militar, grande parte das obras retomou a temática do amor à pátria e do dever cívico.
	
	B
	os autores, ao se sentirem pressionados pela censura, voltaram-se para a temática rural, pois a vida no campo representava a pureza e a liberdade que não se tinha durante o regime.
	
	C
	A literatura infantil e infantojuvenil incorporou durante esse período um novo tema: o universo urbano e contemporâneo. Nas obras eram abordadas as problemáticas da cidade grande, com a forte presença da denúncia social.
	
	D
	a escola vista por dentro, a partir da perspectiva da criança e do jovem, foi a inovação temática da literatura infantojuvenil nesse período.
	
	E
	as literaturas infantil e infantojuvenil tornaram-se panfletárias, enaltecendo o progresso das grandes cidades, a excelência da educação e a importância da família para formação do sujeito.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Literatura Brasileira Aplicada e Literatura Juvenil
Considere a seguinte passagem: 
O grande desenvolvimento que a literatura infantil e infanto-juvenil no Brasil teve a partir da década de 1960, se intensificando na década de 1970, desencadeou uma variada abordagem temática, que vai do realismo e suas críticas sociais, até a retomada crítica dos contos fantásticos e maravilhosos.
Fonte: Texto elaborado pela autora do banco de questões. 
Dentre a diversidade de abordagens apresentada no texto acima, está a vertente intimista, Considerando os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil sobre as características da vertente intimista, leia as afirmativas a seguir:
I. A vertente intimista privilegia a interioridade e a subjetividade das personagens.
II. Uma das principais representantes da vertente intimista é a escritora Odette de Barros Mott.
III. Personagens-narradoras são utilizadas com frequência para dar vazão a seus sentimentos e possibilitar um aprofundamento em torno de seus conflitos e da questão identitária.
IV. Na estrutura narrativa da vertente intimista, o foco narrativo ou ponto de vista ganham destaque. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	II, IV.
	
	D
	I, II, III.
	
	E
	I, III e IV.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Literatura Brasileira Aplicada e Literatura Juvenil
Considere a afirmação a seguir: 
Monteiro Lobato é um dos grandes nomes da Literatura Infantil Brasileira e seu mérito consiste em ter proposto, com sua obra, uma mudança radical em relação ao que se vinha fazendo na literatura brasileira direcionada ao público infantil. Esse autor influenciou e continua influenciando inúmeros escritores que vieram depois dele, conferindo à Literatura Infantil Brasileira, no início do século XX, uma identidade e uma independência em relação ao modelo europeu.
Fonte: Texto elaborado pela autora do banco de questões.
De acordo com os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil sobre as características da obra de Monteiro Lobato, leia as afirmações a seguir e marque V, para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Lobato emprega elementos da imaginação e do maravilhoso para suprir as deficiências do mundo real.
II. ( ) Segundo Lobato, o conhecimento é adquirido pela criança apenas por intermédio dos livros, por isso ele utilizou essa abordagem para incentivar as crianças a se tornarem leitores.
III. ( ) O conteúdo das histórias de Lobato tem uma abordagem lúdica e direcionado para os interesses da criança.
IV. ( ) Embora muito espertas, as personagens crianças das histórias de Lobato ainda demonstram submissão aos adultos, pois dependem deles para articular o conhecimento de mundo. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V– V– V– F
	
	B
	F– V– V– F
	
	C
	V– F– F– V
	
	D
	V– F– V– F
	
	E
	F– F– V– V
Questão 4/5 - Prática Profissional: Literatura Brasileira Aplicada e Literatura Juvenil
Considere a citação a seguir: 
“Um segundo ponto de discussão diz respeito aos vínculos complexos existentes entre a literatura infantil e a escola. Foram produzidos no último ano cerca de 68 milhões de livros de literatura infantil e juvenil, 17% de um mercado de 400 milhões de livros. Sabemos que essa produção não seria tão expressiva se não fossem as adoções escolares. De norte a sul do país, escolas têm adotado livros de literatura para serem lidos em classe tendo como objetivo, entre outros, formar leitores. Como no Brasil existem menos de 3.000 livrarias, ou seja, em tese, uma livraria para cada grupo de 56 mil pessoas, fica evidente que se não fosse a atuação das escolas, a produção de livros seria reduzida dramaticamente”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Ricardo. Aspectos da literatura infantil hoje (Palestra). In: I Salão do Livro - Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa da Secretarias de Cultura do Município e do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, 15 de agosto de 2000, p. 3.<.http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Aspectos-da-literatura-infantil-no-Brasil.pdf>. Acesso em 15 de ago. 2017.
De acordo com a citação acima e o livro-base Literatura infantojuvenil, o que explica a permanência da tendência didático-pedagógica nas obras infantojuvenis? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Políticas de fomento à leitura financiadas em boa parte pelo Estado e ligadas à escola.
	
	B
	Pressão de pais e professores exigindo a retomada de obras que “ensinem” algo a seus filhos e alunos.
	
	C
	A criação da internet e das novas tecnologias levou à produção de obras mais “fáceis” de serem lidas e compreendidas.
	
	D
	Pressão de grupos religiosos que criticaram as obras literárias, acusando-as de desvirtuarem as crianças.
	
	E
	A busca da perpetuação dos valores sociais tradicionais, que foram esquecidos ao longo do século XX e início do XXI.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Literatura Brasileira Aplicada e Literatura Juvenil
Considere a seguinte informação: 
Durante a década de 1970, estendendo-se para os anos 1980, a retomada dos contos fantásticos e maravilhosos rendeu muitas obras no panorama das literaturas infantil e infantojuvenil brasileira. Dentro da vertente tradicional, os contos clássicos sempre estiveram inseridos dentro de uma proposta de literatura de cunho pedagógico, na medida em que ditavam os comportamentos sociais estabelecidos sobre poucos e rígidos modelos de comportamento.
Fonte: Texto elaborado pela autora do banco de questões. 
De acordo com o texto acima e os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil sobre a retomada dos contos fantásticos ou maravilhosos no período 1970-1980, é correto afirmar que:
	
	A
	nessa retomada, os autores deixam de lado os valores sociais do passado, mas se utilizam da mesma estrutura, adaptando-os para os valores sociais da contemporaneidade, ainda perpetuando o cunho pedagógico.
	
	B
	os autores se utilizam das personagens e do universo do fantástico e do maravilhoso como forma de alienação da realidade, mascarando-a. Essas obras eram produzidas por autores que se opunham às obras de cunho realista e de crítica social.
	
	Ca retomada dos contos fantásticos e maravilhosos se faz mediante a crítica dos valores tradicionais. Nessa sentido, o universo fantástico e maravilhoso não é alienante, pois parodiam-se personagens e valores dos contos tradicionais, apontando-os como ultrapassados.
	
	D
	a retomada dessa vertente temática se fez pela reprodução da estrutura fixa do conto de fada, como por exemplo a disputa entre o bem e o mal, mantendo a perspectiva pedagógica de que o bem sempre vence.
	
	E
	a retomada dos contos de fadas e contos maravilhosos foi feita com a intenção de perpetuar esse gênero na literatura dedicada à infância. Novas histórias foram construídas pelos autores, uma vez que as antigas já eram muito conhecidas do público leitor.

Outros materiais