Buscar

Mercado de Capitais - Avaliação 1

Prévia do material em texto

1.
	Ao tabelar e manter o controle dos preços, o governo tem o objetivo de controlar a inflação. O conjunto de medidas a que a política de rendas visa é redistribuir a renda e atender aos interesses sociais da sociedade, incentivo aos produtores, reduzindo problemas econômicos e melhorar a qualidade de vida de toda sociedade, com a intenção de reduzir a desigualdade social. Sobre os reflexos desta política nas finanças empresariais e pessoais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Desfrutar dos estímulos fiscais proporcionados por determinados municípios na implantação de novas empresas.
(    ) Com o objetivo da redução da desigualdade social, o governo mantém a isenção de impostos, mantendo, assim, a política de renda. 
(    ) Com o crescimento da economia, o governo implementa as políticas sociais, aprimorando o poder aquisitivo da população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V.
	b)
	V - V - V.
	c)
	V - F - F.
	d)
	V - F - V.
	2.
	As políticas governamentais são um conjunto de ações adotadas pelo governo e a administração das políticas brasileiras são controladas pela União Federal, com o objetivo de manter a economia estabilizada, monitorando os aspectos básicos das políticas econômicas do país, com o controle da inflação, crescimento sustentável, distribuição de rendas, igualdade social, estabilidade de preços e de empregos. Cada política adotada pelo governo tem suas finalidades. Com relação à política monetária, analise as sentenças a seguir:
I- O governo objetiva controlar o volume de dinheiro em movimentação, estimulando a produção e o montante de inflação na economia.
II- O controle dos meios de pagamento, através do controle da inflação, visa a estagnar o nível de preços na economia.
III- A taxa básica de juros que controla a economia é fixada pelo Banco Central do Brasil. Com isso, o BACEN aumenta a taxa de juros e diminui a oferta de dinheiro e, quando age de forma inversa, reduz a taxa de juros. 
IV-  As receitas e as despesas governamentais resultam das elaborações orçamentárias e das fontes arrecadadoras em determinados exercícios.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	O mercado de capitais é onde há negociações de investimentos e/ou financiamentos realizados por clientes para aplicar seus recursos ou negociá-los. Pessoas ou sociedades anônimas, empresas que disponibilizam recursos, investem e aqueles que se encontram com necessidades tomam emprestado (financiam). O mercado de capitais é constituído por instituições financeiras, bolsa de valores e corretoras autorizadas, fiscalizadas e controladas pela Comissão de Valores Mobiliários, atuando com o objetivo de conduzir os recursos de médio e longo prazo. O mercado de capitais é importante para o crescimento econômico de um país. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:
I- O dinheiro captado pelas empresas favorece a realização de projetos de investimentos.
II- Propicia o crescimento das empresas.
III- Com o crescimento das empresas, há também o crescimento econômico do país.
IV- Fiscaliza os bancos internacionais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	b)
	As afirmativa I, II e IV estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	4.
	As medidas adotadas na política fiscal pelo governo são os ajustes dos gastos públicos, monitorando e regulando a atividade econômica de um país. São todos os gastos e arrecadações feitas pelo governo, envolvendo toda a carga tributária praticada sobre os agentes econômicos. Quanto maiores forem os impostos, menor será o consumo da sociedade, porque a disponibilidade de renda é menor. Com isso, há uma grande influência na taxa de desemprego, nas atividades econômicas e no crescimento. Sobre a incidência e os reflexos da política fiscal nas finanças das pessoas jurídicas e físicas, analise as afirmativas a seguir:
I- Incidência direta dos impostos sobre a renda de pessoas jurídicas e físicas.
II- O fluxo de caixa das empresas é afetado devido ao prazo estipulado no recolhimento dos impostos.
III- Com o crescimento da economia, a tributação não afeta o poder aquisitivo da população e das empresas.
IV- Incidência da tributação na abertura das atividades empresariais, inclusive no encerramento das mesmas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	5.
	O Mercado de Valores Mobiliários proporciona liquidez aos títulos emitidos pelas empresas e as respectivas capitalizações. Para fazer parte do mercado de capitais, é necessário ter uma visão sobre as políticas econômicas, mercado financeiro e toda economia do país, como também ter uma visão do cenário internacional e reconhecer os agentes econômicos que fazem parte do mercado financeiro. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Superávit primário ou fiscal é o saldo credor nas contas do governo, após o pagamento de todas as despesas, com exceção dos juros da dívida pública.
(    ) A política econômica que trata das ações do governo para controle da taxa de câmbio é a política cambial monetária.
(    ) Quando a taxa de redesconto sofre um aumento, aponta que os bancos terão maiores custos e haverá aumento da taxa de juros.
(    ) O Banco Central, diminuindo a taxa básica de juros que monitora a economia, pretende conter o consumo e provocar a elevação da taxa de juros cobrada nos empréstimos bancários.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F - F.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	V - F - V - F.
	6.
	As ações tomadas pelo governo através da Política Fiscal são medidas tomadas com relação aos orçamentos e às receitas e às despesas que deverão estar ajustadas para haver estabilidade econômica, manter o desemprego reduzido, proporcionando a distribuição de renda e a estabilidade de preços. A disponibilidade de renda torna-se menor para o consumo quando a carga de tributos for maior que as arrecadações. Para haver um equilíbrio, o governo poderá, através da cobrança de impostos, alterar suas receitas, controlando, assim, seus gastos. Sobre os instrumentos fiscais usados pelo governo para o controle de seus gastos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Através de receitas: tributação adicionada sobre a renda empresarial e pessoas físicas, como nos processos de produção com incidência indireta sobre os colaboradores. 
(    ) Através de políticas sociais desenvolvidas pelo governo houve a melhora do poder aquisitivo pelo favorecimento nos incentivos fiscais.
(    ) Gastos governamentais com proventos, benefícios, aposentadorias, pagamentos a corporações privadas e públicas. Investimentos com edificações, aquisições de maquinários.
(    ) Subsídios gerados pelo governo, estimulando a produção, redução na tributação das empresas subsidiadas com vantagens fiscais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - F.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	F - F - V - V.
	d)
	V - V - V - F.
	7.
	Para o funcionamento da economia de mercado, é necessária certa quantidade de capital (dinheiro). Numa empresa, por exemplo, o capital é necessário para suas atividades diárias, como pagamento de salários, impostos, mão de obra, compra de matérias-primas, ou para financiar o crescimento da empresa, desenvolver e testar novos produtos etc. O lugar onde as transações financeiras ocorrem échamado de mercado financeiro. Sobre o mercado financeiro, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das funções dos bancos comerciais, no âmbito do mercado financeiro, é facilitar as transações entre agentes deficitários. 
II- A principal função do mercado financeiro é possibilitar a transferência dos recursos das pessoas/empresas que têm disponibilidade financeira para aquelas deficitárias.
III- Uma das formas do setor industrial financiar projetos de expansão é por meio da captação de recursos no mercado financeiro. 
IV- Cabe ao Banco Central do Brasil transferir dinheiro de quem tem sobrando para quem precisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	b)
	Somente a sentença II está correta.
	c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	No âmbito do mercado financeiro há transferência de recursos dos agentes superavitários para os agentes deficitários. De forma geral, esta transferência de fundos ocorre por meio de investimentos diretos e indiretos. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Um investimento direto ocorre quando a titularidade de uma ação é transferida por uma de uma corretora ou empresa financeira.
II- Caso uma empresa resolva "abrir" seu capital e realizar a venda de títulos no mercado de ações, ela estará realizando um investimento direto.
III- O mercado secundário envolve o conjunto de transações realizadas para a compra e a venda de títulos já emitidos pelas empresas.
IV- Após uma empresa realizar o lançamento de um título realizando um investimento direto, este mesmo título não pode ser revendido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	9.
	Por meio de diversas políticas econômicas, o Governo Federal contribui para a condução e o crescimento da economia. Desta forma, possibilita o pleno funcionamento do mercado financeiro e dos fluxos de entrada e saída de investimentos no país. Um dos instrumentos utilizados pelo Governo diz respeito à Política Monetária. Sobre a Política Monetária, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O volume de moeda em circulação na economia pode ser controlado pelo Banco Central do Brasil e procura estabilizar os níveis de inflação.
	b)
	Caso a arrecadação do Governo a partir dos impostos e tributos supere os gastos públicos, temos uma condição de superávit.
	c)
	Caso haja uma diminuição da taxa de reservas compulsórias executada pelo Banco Central, menor será a quantidade de dinheiro em circulação na economia.
	d)
	As operações no mercado aberto (open market) ocorrem por meio dos bancos comerciais junto às empresas que possuem recursos para realizar investimentos.
	10.
	A composição de instituições financeiras auxilia as empresas e as pessoas físicas, intermediando recursos de curto, médio e longo prazo. Estes recursos são operações para o aumento de capital de giro para as empresas e concessão de crédito para as pessoas físicas. Com a disponibilidade de capital, a sociedade aumenta o processo de consumo e as empresas investem na ampliação de suas atividades. A que tipo de mercado o enunciado se refere?
	a)
	Mercado de capitais.
	b)
	Mercado de crédito.
	c)
	Mercado monetário.
	d)
	Mercado financeiro.

Continue navegando