A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
45 pág.
Psicologia socialq

Pré-visualização | Página 2 de 14

é importante para podermos:
		
	 
	dar sentido ao mundo social que nos rodeia.
	
	explicar que percebemos mais facilmente as figuras bem definidas e salientes.
	
	entender o processo ou resultado de se tornar consciente de objetos, relacionamentos e eventos por meio somente das pessoas.
	 
	entender o processo de percepção que tem início como um processo de observação seletiva.
	
	entender o sentido dos processos mentais, a memória e outros aspectos.
	
Explicação:
¿Psicologia Social é o estudo científico da influência recíproca entre as pessoas (interação social) e do processo cognitivo gerado por esta interação (pensamento social)¿ (Rodrigues et al. 2000, p. 13)
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Ana foi tomar um café no intervalo do trabalho. José passou por ela e sem querer deu um esbarrão. Ele estava preocupado com uma bronca que tinha levado do seu gerente e não percebeu, continuou andando, sem parar e pedir desculpas. Ana achou que ele fez de propósito e ficou muito chateada. No dia seguinte, José deu bom dia a Ana, que não respondeu, e ele ficou sem entender o que tinha acontecido. Se correlacionarmos o caso com os estudos da percepção na psicologia social, podemos afirmar que:
		
	 
	Cada um teve uma interpretação do evento, uma vez que a percepção é subjetiva.
	
	A responsabilidade do evento é de Ana, uma vez que ela não conversou com José.
	
	Percepção e interpretação são quesitos objetivos e não podem ser avaliados subjetivamente.
	
	Os dois tiveram a mesma interpretação do evento, uma vez que percepção é objetiva.
	
	Não há como avaliar o evento, uma vez que a percepção não está envolvida.
	
Explicação:
A teoria de atribuição de causalidade analisa como explicamos o comportamento das pessoas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Antonia é uma adolescente de 15 anos. Rafaela é sua amiga e estuda na mesma turma. Elas cursam o primeiro ano do ensino médio. Rafaela e Antonia tiraram notas abaixo da média em matemática. Rafaela considerou que Antonia mereceu a nota abaixo da média porque não estudou, mas ela não mereceu porque viajou e não teve tempo para estudar. Considerando o estudo de atribuição de causalidade, analise o caso relatado e assinale a alternativa correta.
		
	
	Rafaela cometeu o erro fundamental de avaliação porque julgou Antonia.
	
	Rafaela usou em sua avaliação a percepção herbárica onde atribui responsabilidade ao outro e não à si mesma.
	 
	Rafaela percebe que Antonia é mais capaz e, por isso, poderia ter tirado uma boa nota se tivesse estudado. Isso ocorre porque ela possui um baixo autoconceito.
	 
	Rafaela ao julgar Antonia cometeu o erro fundamental de atribuição porque considerou Antonia responsável por seu erro e considerou que sua nota baixa foi ocasionada pelas circunstâncias.
	
	Rafaela ao julgar Antonia cometeu o erro fundamental de atribuição porque considerou a si mesma incapaz.
	
Explicação:
 O erro fundamental de atribuição descreve a tendência ou a disposição de superestimar as disposições ou motivos pessoais internos ao tentar explicar, atribuir ou interpretar o comportamento observado em outras pessoas, subestimando a importância das circunstâncias.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No Modelo de covariação, a consistência pode ser entendida como:
		
	 
	a pessoa se comporta da mesma forma para outros estímulos diferentes, ou seja, o comportamento é ligado à estímulos específicos.
	
	uma tendência generalizada para os atores atribuirem suas ações às necessidades situacionais.
	 
	a pessoa responde da mesma maneira para os mesmos estímulos ao longo do tempo.
	
	se observam os mesmos estímulos respondendo de forma semelhante.
	
	uma tendência generalizada para os atores atribuem suas ações às necessidades situacionais.
	
Explicação:
Modelo de covariação - a identidade social e a pessoal podem ser consideradas como independentes uma da outra, podendo manifestar-se de modo conjunto.
 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O objetivo do processo atribucional consiste na inferência que tanto o comportamento observado, como as intenções subjacentes a ele, correspondem à qualidades estáveis do indivíduo. Por exemplo, um comportamento hostil é creditado a um traço estável de hostilidade. Isto corresponde a:
		
	 
	A teoria da inferência correspondente
	
	A teoria da atribuição pessoal ou disposicional
	
	A teoria da covariação e configuração
	
	A teoria da atribuição de causalidade
	 
	A teoria das representações sociais
	1a Questão
	
	
	
	A respeito da percepção, são feitas algumas afirmações. Avalie-as em V para verdadeira e F para falsa e indique a opção que adequadamente avalia o conjunto das afirmações: I- As pessoas interpretam a realidade objetiva, com certo grau de subjetividade, tornando-se conscientes sobre o mundo externo e dando sentido às informações recebidas sobre essa realidade objetiva. II- A percepção é um ato de decodificar informações recebidas pelos órgãos sensoriais. III- O processo de perceber é linear e passivo, chegando informações pelos órgãos dos sentidos, elas são armazenadas. IV- Sem a ocorrência da percepção, as informações sobre o mundo externo não tem sentido para as pessoas. V- A percepção faz com que as pessoas tendam à não preservação das distâncias estabelecidas pelo grupo social do qual façam parte, nas diversas situações interativas de que venham a participar.
		
	
	F-F-V-F-F
	
	V-V-V-V-V
	
	V-F-F-V-V
	
	V-V-F-V-V
	 
	V-V-F-V-F
	
Explicação:
É verdadeira a questão de que as pessoas interpretam a realidade objetiva, com certo grau de subjetividade, tornando-se conscientes sobre o mundo externo e dando sentido às informações recebidas sobre essa realidade objetiva. Essa realidade é internalizada através da sensação.  É verdadeira a questão de que a percepção é um ato de decodificar e/ou interpretar informações  recebidas pelos órgãos sensoriais. É falso dizer que o processo de perceber é linear e passivo, chegando informações pelos órgãos dos sentidos, elas são armazenadas. Não acontece do forma linerar. É verdadeiro afirmar que sem a ocorrência da percepção, as informações sobre o mundo externo não tem sentido para as pessoas. E é falso dizer que a percepção faz com que as pessoas tendam à não preservação das distâncias estabelecidas pelo grupo social do qual façam parte, nas diversas situações interativas de que venham a participar.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O objetivo do processo atribucional consiste na inferência que tanto o comportamento observado, como as intenções subjacentes a ele, correspondem à qualidades estáveis do indivíduo. Por exemplo, um comportamento hostil é creditado a um traço estável de hostilidade. Isto corresponde a:
		
	
	A teoria da atribuição de causalidade
	
	A teoria da atribuição pessoal ou disposicional
	
	A teoria das representações sociais
	 
	A teoria da inferência correspondente
	 
	A teoria da covariação e configuração
	
Explicação:
A teoria da inferência correspondente descreve o processo pelo qual chegamos a uma atribuição interna, ou seja, como inferimos disposições, ou características internas de personalidade a partir de comportamento ou ações correspondentes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	¿Temos a tendência de subestimar o poder da influência social em favor dos traços de personalidade.¿ Assim, nossa primeira explicação de causalidade é preferencialmente individual

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.