Buscar

Tendências da Administração

Prévia do material em texto

I-INTRODUÇÃO:
As ferramentas básicas do processo administrativo compreendem; planejamento, organização, direção e controle, neste contexto veremos que ao saber administrar com inteligência, o processo administrativo se torna menos cansativo e desgastante para o administrator, e para os colaboradores que encara esse processo de aprendizagem. Por meio desses conhecimentos iniciais, você terá condições de analisar a necessidade da ciência administrativa nas empresas independentemente do porte da empresa ou do segmento em que atua.
II Gestão do Conhecimento
A administração pode ser tratada como uma atividade empírica, pois, quando estamos administrando, independentemente do que seja, buscamos interagir com o ambiente que nos cerca. Podemos destacar o líder como papel de administrador numa determinada frente de serviço, o líder tem o objetivo de conduzir e influenciar as pessoas na condução de objetivos e normas, de uma forma mais harmoniosa possível. Desempenho e bem estar, eram conceitos que até alguns anos atrás eram considerados antagônicos, no entanto, aos poucos, felizmente, isso foi se modificando. As empresas se humanizaram, e passaram a dirigir os holofotes para o capital um ano, assim que perceberam que são as pessoas que fazem à diferença e que esse capital não lhe pertence, apenas está à sua disposição, enquanto for capaz de gerenciá-lo de maneira eficaz. Veja que dois aspectos são comuns à maior parte dos programas de treinamento de liderança. O primeiro, é o desenvolvimento da capacidade de enxergar cada subordinado como uma pessoa "única", com características, expectativas, ambições, desejos e necessidades próprias. O segundo, como consequência do primeiro, é o entendimento de que, para cada tipo de colaborador, é necessário que se aplique um estilo de liderança apropriado. Percebemos que o colaborador põe a disposição da empresa o melhor de suas potencialidades quando está motivado, ou seja, quando percebe que o ambiente organizacional oferece condições para que ele realize seus desejos: de ser ativo e participativo, de poder fazer escolhas, de pertencer a um grupo em que é bem acolhido e respeitado, de desenvolver suas competências, de realizar, de ser reconhecido e de se sentir importante. Mas ao contrario disso se o colaborador não estiver satisfeito com a empresa, colega de trabalho ou das condições, esse colaborador vem a trazer dificuldades para o meio de trabalho e ainda acaba influenciando outros a estar na mesma condição de desanimo e insatisfação com a empresa, ai que entra o administrador no papel de líder, é saber convencer, administrar, e produzir diante de situações difíceis. O líder deve ser entusiasmado, otimista, motivado, participativo, ter espírito de equipe, saber delegar tarefas e cobrar resultados.
Conclusão
Eu acho que para ser um bom líder, onde os colaboradores ou funcionários respeitem com tal, tem que haver uma sincronia com o trabalho a ser realizado e a mão de obra direta, um bom líder é aquele que consegue um desempenho lucrativo, bons resultados para empresa e saber cobrar resultados, e acima de tudo, compreensão dos liderados preservando o crescimento e a harmonia do grupo. O papel do líder é fundamental no gerenciamento do capital humano e é por esse motivo que existe uma expectativa muito grande quanto ao desempenho desse profissional, se o líder estiver desmotivado com alguma coisa, isso afeta na gestão diante sua equipe, o líder tem que saber liderar e ser liderado ( como diz um amigo: o bom líder é aquele que sabe ser liderado), o papel do líder numa empresa, não é saber o que deve ser feito e saber o que tem que ser feito dentro de um cronograma, ele tem que saber passar informações, confiança e saber dialogar com os colaboradores de uma forma bem clara para ser entendida e executada sem grandes problemas. O bom líder não guarda suas experiências, técnicas e seus conhecimentos para si, ele expande tudo que sabe, e compartilha com a equipe experiências para que o trabalho seja executado no entendimento de todos. Melhorando o clima organizacional, aumenta o moral, o relacionamento social, lealdade e melhora a relação com a empresa, assim melhorando a qualidade de vida dos colaboradores.

Continue navegando