Psicologida da Educação Objetiva
10 pág.

Psicologida da Educação Objetiva


DisciplinaPsicologia da Educação Fael33 materiais237 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Iniciado em	sexta, 9 Nov 2018, 21:30
Estado	Finalizada
Concluída em	sexta, 9 Nov 2018, 23:06
Tempo empregado	1 hora 36 minutos
Nota	2,3 de um máximo de 4,5(50%)
Questão 1
Incorreto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Sua teoria pedagógica ficou conhecida como a Pedagogia do Oprimido, pois compreende a educação como um instrumento capaz de despertar a consciência das classes exploradas e levá-las a compreender sua situação e a agir em favor da própria libertação. De qual educador estamos falando?
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Paulo Freire.
b. Dewey.
Gabarito: Alternativa correta (Paulo Freire) - Sua teoria pedagógica ficou conhecida como a Pedagogia do Oprimido, pois compreende a educação como um instrumento capaz de despertar a consciência das classes exploradas e levá-las a compreender sua situação e a agir em favor da própria libertação.
c. Rousseau.
d. George Snyders.
e. Saviani.
Feedback
A resposta correta é: Paulo Freire..
Questão 2
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Analise o conceito abaixo:
\u201cÉ usado para designar a reunião de certas tendências assimiladas pela educação brasileira ao longo da história, até as primeiras décadas do século XX. Boa parte dessas tendências provém da tradição do ensino católico, presente desde os primórdios da colonização portuguesa até o período republicano. Os alunos tinham todo o seu tempo ocupado por um intenso regime de estudos, marcado pela ênfase à obediência, sob pena de castigos corporais. As aulas consistiam na leitura dos textos didáticos pelo professor, seguida pela explicação expositiva, pelos exercícios de leitura, memorização e repetição do conteúdo abordado em cada aula.\u201d
Marque a alternativa a que se refere este conceito:
Escolha uma:
a. Pedagogia Renovada.
b. Pedagogia Tecnicista.
c. Pedagogia Tradicional.
Gabarito \u2013 Alternativa correta \u2013 Pedagogia Tradicional.
d. Escola Nova.
e. Pedagogia Assistencialista.
Feedback
A resposta correta é: Pedagogia Tradicional..
Questão 3
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
O intenso debate filosófico entre racionalistas e empiristas, a ascensão da classe burguesa e as disputas entre a Reforma Protestante e a Contrarreforma. Como resultado de todas essas mudanças, surgiu, no século XVIII, o Iluminismo.
A partir dessa situação, é possível afirmar que o Iluminismo:
Escolha uma:
a. Um movimento filosófico que não se desenvolveu plenamente.
b. O Iluminismo foi marcado por uma ênfase no método irracional e social.
c. América do Sul liderou o processo de desenvolvimento desta mentalidade.
d. Movimento conhecido como o \u201cSéculo da Escuridão\u201d.
e. Um movimento filosófico de exaltação da razão humana, voltado para o progresso e para o desenvolvimento da cultura.
Gabarito comentado: A alternativa correta (Um movimento filosófico de exaltação da razão humana, voltado para o progresso e para o desenvolvimento da cultura). As grandes transformações no modo de vida e no pensamento europeu iniciadas no Renascimento fizeram do século XVII um período histórico turbulento, marcado por diversas polêmicas. Entre elas, o atrito entre a Revolução Científica e os dogmas da Igreja, o intenso debate filosófico entre racionalistas e empiristas, a ascensão da classe burguesa e as disputas entre a Reforma Protestante e a Contrarreforma. Como resultado de todas essas mudanças, surgiu, no século XVIII, o Iluminismo, um movimento filosófico de exaltação da razão humana, voltado para o progresso e para o desenvolvimento da cultura. Em seus traços gerais, os iluministas se dedicaram a elaborar uma defesa e um elogio do conhecimento científico e da confiança na razão humana como principal instrumento de progresso e libertação do homem. O Iluminismo consistiu em um movimento complexo, não circunscrito a apenas uma filosofia ou doutrina. Antes, trata-se de um conjunto de ideais difundidos por toda a Europa e motivados por elementos distintos. A prerrogativa do uso crítico e livre da razão buscava rejeitar qualquer tipo de imposição cultural mantida como herança do passado, seja pela filosofia, pela religião ou pelos costumes. Para o nosso presente estudo, vamos nos concentrar em dois elementos presentes nas ideias de vários pensadores iluministas: a oposição à metafísica tradicional e a luta pela educação laica e de responsabilidade do Estado.
Feedback
A resposta correta é: Um movimento filosófico de exaltação da razão humana, voltado para o progresso e para o desenvolvimento da cultura..
Questão 4
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Analise as frases abaixo e marque a alternativa correta.
O pensamento Humanista é de suma importância para a Pedagogia, mediante a suposição de capacidade desde seus primórdios.
PORQUE
Em dado momento, na ascensão do Capitalismo \u2013 com as vendas e trocas, observou-se maior valorização das obras e feitos humanos. Entra-se em uma tendência ao enaltecimento de tudo que o homem é capaz de fazer.
Escolha uma:
a. Ambas as frases estão corretas e a segunda é uma justifica corretamente a primeira.
Gabarito: Alternativa correta: O pensamento Humanista é de suma importância para a Pedagogia, mediante a suposição de capacidade desde seus primórdios. Isso, porque em dado momento, na ascensão do Capitalismo \u2013 com as vendas e trocas, observou-se maior valorização das obras e feitos humanos. Entra-se em uma tendência ao enaltecimento de tudo que o homem é capaz de fazer. Ambas as frases estão corretas e a segunda é uma justifica corretamente a primeira.
b. A primeira frase está incorreta e a segunda correta.
c. A primeira frase está correta e a segunda incorreta.
d. Ambas as frases estão incorretas.
e. Ambas as frases estão corretas, mas a segunda não justifica corretamente a primeira.
Feedback
A resposta correta é: Ambas as frases estão corretas e a segunda é uma justifica corretamente a primeira..
Questão 5
Incorreto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Sócrates, filósofo conhecido até os dias de hoje, não era um sábio, mas um amigo da sabedoria, ou seja, alguém que buscava a sabedoria. Ele costumava dizer que nada ensinava aos outros, mas procurava ajudar as pessoas a buscarem no interior de si mesmas o conhecimento que tinham.
Assinale a alternativa que complementa o pensamento de Sócrates.
Escolha uma:
a. Mostrando uma perspectiva essencialista ou metafísica, pois revelava uma concepção inatista do conhecimento.
b. Trazendo a reflexão filosófica para um domínio centrado no meio social e em suas questões.
Gabarito: Alternativa correta: Sócrates costumava dizer que nada ensinava, mas procurava ajudar as pessoas a buscarem no interior de si mesmas o conhecimento que tinham. Tal perspectiva é claramente essencialista ou metafísica, pois revela uma concepção inatista do conhecimento: de alguma forma nossa alma já traz \u2013 antes mesmo de nosso nascimento, que corresponde ao estabelecimento de uma relação corpo-alma, matéria-espírito \u2013 o conhecimento do Bem, do Justo e do Belo. Entretanto, tal conhecimento se encontra adormecido.
c. Destacando que as certezas que tinham sobre o conhecimento, são apenas opiniões parciais, pois o conhecimento está em cada um.
d. Dessa forma, é preciso pensar bem para viver bem.
e. Trazendo que o conhecimento nada mais é do que uma lembrança vivida em sociedade.
Feedback
A resposta correta é: Mostrando uma perspectiva essencialista ou metafísica, pois revelava uma concepção inatista do conhecimento..
Questão 6
Incorreto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
\u201cO método da dialética e o único que procede, por meio da destruição das hipóteses, a caminho do autêntico princípio, a fim de tornar seguros os seus resultados, e que realmente arrasta aos poucos os olhos da alma da espécie do lodo bárbaro em que esta atolada e eleva-os as alturas [\u2026]\u201d. (A república, VII, 533c-d).
A citação acima se refere ao grande filósofo:
Escolha uma:
a. Hipólito
b. Aristóteles.
Gabarito: Alternativa correta: Platão é o autor do