Buscar

pancreatite aguda

Prévia do material em texto

APS Pancreatite Aguda
 Questões
1.Qual o diagnóstico?
Pancreatite Aguda.
2.Quais os achados de imagem?
Pancreas aumentado de volume de realce heterogênio.Densificação de gordura e líquido livre na cavidade.
De acordo com TERCIO DE CAMPOS, TCBC-SP1; JOSÉ GUSTAVO PARREIRA, TCBC-SP2; JOSÉ CESAR ASSEF, TCBC-SP3; SANDRO RIZOLI4;BARTO NASCIMENTO5 ; GUSTAVO PEREIRA FRAGA, TCBC-SP6,Rev. Col. Bras. Cir. 2013; 40(2): 164-168,foram feitos diversos estudos sobre a pancreatite aguda e apartir deles algumas vertentes de tratamento foram seguidas.
Grande fator de estudo é a mortalidade ,pois não havia falência organica dispertando assim para uma nova maneira de identificação e tratamento.
Estudou-se também a mortalidade por falência organica e necrose .O estudo avalia que o maior motivo de mortalidade esta na necrose mas também não são unanimes nos pacientees acompanhados neste estudo.
Segundo ROCKENBACH, Renata et al. Perfil dos pacientes internados com pancreatite aguda nos serviços de gastroenterologia clínica e cirurgia geral do Hospital Santa Clara, do Complexo Hospitalar Santa Casa, Porto Alegre/RS, no período de 2000 a 2004. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 35, n. 4, p. 25-35, 2006; O Perfil dos pacientes de pancreatite aguda começando pela faixa etária em que são acometidos de 30 à 60 anos com dor abdominal repentina, de localização epigástrica, distensão abdominal e outros sinais e/ou sintomas, acompanhada ou não de náuseas e vômitos e elevação de enzimas pancreáticas no sangue.
Hoje sabemos que a primeira fase da pancreatite aguda se dá a partir do processo inlamatória sistêmica ocorrendo a falencia multipla de orgãos levando a morte.
A segunda fase da doença e causada pela necrose infectada que mencionamos acima e pode ser tratada por antimicrobianos ou cirurgia.
As complicações mais comuns nos pacientes são cardiovasculares,renais,respiratórias,hemorrágicas metabólicas ,sistema nervoso e tecido adiposo.
Segundo ROSA, ISADORA et al. Pancreatite aguda actualização e proposta de protocolo de abordagem. Acta Méd Port, v. 17, p. 317-324, 2004.Temos a indicação da tomografia axial computadorizada(TAC) abdominal para os casos de necrose .A TAC helicoidal tem suma importancia pois através do contraste intravenoso pode-se avaliar a morfologia glandular e o envolvimento dos tecidos peri-pancreáticos. A administração de contraste não agrava a pancreatite.
O que desfavorece a TAC é a incapacidade de identificar focos pequenos de necrose.
A colangiopancreatografia retrógada endoscópica feita nas primeiras 48 hs pode ajudar no diagnóstico precoce da doença e está diretamente ligada aos casos de remoção de calculos do colécodo relacionados a poancreatite de icterícia ou em evidência de via biliar principal dilatada.

Continue navegando

Outros materiais