Logo Passei Direto
Buscar

AV 2 desenvolvimeto humano social newton paiva

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia atentamente o trecho a seguir: O fenômeno da globalização, através da revolução técnico-científica-informacional, tratou de exportar o modelo de sociedade do consumo para boa parte do mundo, contribuindo para a consolidação da cultura de massa através dos bens produzidos pela indústria cultural. Diante da situação apresentada, considere as colunas da seguinte tabela:
Assinale a alternativa que associa corretamente as colunas da tabela:
A – Caracteriza-se por expressões culturais que são produzidas com o objetivo de atrair a maioria da população.
B – Trata-se de um conceito que corresponde à produção da cultura a partir da lógica de uma empresa capitalista.
C – Suas características remetem diretamente às estratégias pensadas na direção da revalorização da ideologia e cultura ocidental.
a. I-C; II-A; III-B.
b. I-B; II-A; III-C.
c. I-C; II-B; III-A.
d. I-A; II-C; III-B.
e. I-A; II-B; III-C.

Leia o seguinte trecho: A nova ordem social implementada pela sociedade moderna nasceu como consequência das ruínas da sociedade feudal, mas não conseguiu abolir os antagonismos e as tensões entre as classes sociais. Pelo contrário, apenas gerou “novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas” (MARX & ENGELS, 1996, p. 9).
A respeito do pensamento de Marx e Engels, considere as seguintes afirmacoes:
I – Marx e Engels (1996) afirmam que “[...] a história de toda a sociedade que existiu até agora é a história da luta de classes.”
II – A burguesia possui o capital, que corresponde ao investimento necessário para manter as forças produtivas em funcionamento.
III – O proletariado forma-se como grupo social na medida em que vende sua força de trabalho aos burgueses para, com retorno salarial, garantir sua existência.
a. Apenas as afirmações II e III estão corretas.
b. As afirmações I, II e III estão corretas.
c. Apenas a afirmação II está correta.
d. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
e. Apenas as afirmações I e III estão corretas.

Leia atentamente o texto a seguir. Na Europa, a diminuição da taxa de natalidade, o aumento de idosos e a elevação da educação reduziram o contingente de trabalhadores braçais, estimulando as migrações de trabalhadores oriundos da América Latina, África e Ásia, todos indo em direção aos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Austrália.
Com base no que foi estudado até aqui, é possível afirmar que os movimentos migratórios podem enfrentar choques culturais. Diante dessa afirmação, assinale a alternativa correta em relação à xenofobia:
a. O terrorismo é uma causa de xenofobia, mas não causa aversão aos estrangeiros.
b. Os filhos de imigrantes, principalmente dos Estados Unidos e de países europeus, atualmente são cidadãos nesses locais e essa geração é aceita e vista com bons olhos pelos cidadãos naturais de seus países.
c. As vantagens de migrar de um país para o outro, atualmente, são enormes, pois, hoje, a aceitação do diferente é algo comum em todas as sociedades.
d. As diferenças culturais e a concorrência no mercado de trabalho entre o povo local e os imigrantes gera uma tensão na população dos países mais ricos, causando uma aversão aos estrangeiros.
e. A xenofobia é um conceito superado atualmente, pois, com a globalização, a aceitação da diversidade é comum e estimulada na maioria dos países.

Leia o seguinte trecho: “A natureza do emprego desses trabalhadores é muito vulnerável. Muitas vezes eles nem mesmo são remunerados ou estão em profissões de baixa qualificação. Hoje, aproximadamente 30% da população mundial é pobre, mas eles detêm apenas 2% da renda”. (Raymond Torres, Conselheiro Especial de Assuntos Sociais e Econômicos da Organização Internacional do Trabalho.)
Analise a seguinte afirmação com lacunas: Apesar da relação ____________ entre pobreza e desemprego, ter ____________ não equivale a dizer que você não é ____________.
a. Íntima, renda e proletário.
b. Distante, renda e pobre.
c. Distante, um emprego e burguês.
d. Íntima, um emprego e pobre.
e. Inexistente, diploma e burguês.

Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas relacionadas ao tema. O deslocamento de pessoas de um local para outro é um movimento tão antigo quanto a humanidade. Os movimentos migratórios são complexos e ocorrem devido às adversidades de situações e causas que levam um povo a sair de sua terra e se instalar em outro lugar.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos movimentos migratórios:
( ) A imigração é a saída do povo de um lugar, que corresponde à área atrativa.
( ) A emigração é a chegada do povo a algum lugar, que corresponde à área repulsiva.
( ) Os movimentos migratórios podem ser temporários, como acontece no nomadismo e nas migrações sazonal e diária.
( ) Após a Segunda Guerra, uma das causas para as migrações foi a pobreza, que se agravou nas últimas décadas devido à globalização.
( ) As migrações nunca são permanentes, pois elas ocorrem de períodos em períodos, sazonalmente.
a. V, V, V, V, F.
b. V, F, V, V, F.
c. F, V, V, F, F.
d. F, F, V, V, V.
e. F, F, V, V, F.

Leia o seguinte trecho: A globalização encontra-se em um estágio avançado de seu próprio desenvolvimento. Apesar das visões contrastantes sobre o seu legado e do aumento significativo da produção total de bens e serviços, não é possível afirmar que esse aumento promoveu melhorias qualitativas na vida das populações envolvidas nesse processo.
Nesse contexto, leia e analise as afirmações abaixo:
I – A globalização não ocorre da mesma maneira entre nações, países e culturas distintas. Pelo contrário, o processo que temos vivenciado ultimamente pauta-se muito mais pela exportação de um modo de relacionar-se com o mundo – notadamente, o modo de vida característico das sociedades ocidentais.
II – A globalização apresenta-se como um fenômeno de mão dupla, em que culturas e sociedades influenciam-se e deixam-se influenciar livremente. Ela parece ser a grande responsável por desmantelar os modos de vida tradicionais de várias partes do mundo em crescimento.
III – As nações mais ricas são as principais beneficiárias do fenômeno da globalização, pois, ao tratarem de expandir seus modos de vida, expandem também os mercados consumidores de suas principais empresas.
a. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b. As afirmações I, II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmações I e III estão corretas.
d. Apenas a afirmação II está correta.
e. Apenas as afirmações II e III estão corretas.

Leia o seguinte fragmento: “A exclusão social refere-se às maneiras que os indivíduos podem ser separados do envolvimento pleno da sociedade mais ampla. Por exemplo, pessoas que vivem em conjuntos residenciais degradados, com escolas pobres e poucas oportunidades de emprego na área, podem ter negadas as oportunidades de melhorar, que são oferecidas à maioria das pessoas.” (GIDDENS, 2012, p. 357).
Considere as seguintes afirmações:
I – O conceito de exclusão social deve ser entendido como mais amplo que o conceito de pobreza, pois está vinculado aos modos distintos com os quais pode configurar-se, variando conforme o contexto.
II – Muitas regiões de uma mesma cidade podem possuir características bastante distintas em relação a alguns aspectos como disponibilidade de serviços, unidades públicas de atendimento, questões de segurança e questões socioambientais.
III – O conceito de exclusão social está relacionado a situações em que as pessoas participam plenamente das atividades necessárias para a maioria das outras pessoas sob o mesmo contexto cultural.
IV – Nas ruas das grandes cidades, principalmente, é possível notar que alguns grupos possuem uma invisibilidade social – são os grupos excluídos. Os desempregados, as crianças e os moradores de rua são exemplos desse mundo invisível socialmente.
a. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b. As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
d. Apenas as afirmações I e III estão corretas.
e. Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.

Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas relacionadas ao tema. Historicamente, o homem procurou de maneiras diversas, no tempo e no espaço, a relação com o transcendente. Nesse aspecto, a busca do absoluto e do eterno moveu a humanidade ao entendimento de sua existência. Assim, o homem torna-se religioso de maneiras diferentes, na história e nos diversos lugares, dependendo de cada cultura.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados nesta disciplina, analise as afirmativas a seguir:
I. Nas relações religiosas, a fé é o fundamento que se manifesta na crença.
II. As diferentes religiões nasceram de uma única cultura, que serviu de base para que o homem encontrasse respostas acerca de sua existência.
III. Dependendo de cada cultura, o ser humano encontrou formas de expressar sua religiosidade na sua relação com o transcendente, na busca do absoluto e do eterno.
IV. O ser humano criou ritos e cultos que podiam variar de acordo com cada cultura, caracterizando, assim, a religiosidade de cada povo.
a. As afirmativas II e IV estão incorretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. A afirmativa III está incorreta.
d. As afirmativas I, II e III estão corretas.
e. As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Considere a seguinte afirmação incompleta: Os três acontecimentos que marcaram a emergência da sociedade burguesa aconteceram nas esferas econômica, política e cultural. São eles: a Revolução Industrial no campo econômico, a Revolução Francesa no campo político e a revolução cultural conhecida como ...
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação destacada:
a. Socialismo.
b. Iluminismo.
c. Capitalismo.
d. Comunismo.
e. Feudalismo.

Leia a citação abaixo: “Em verdade, a real identidade da palavra cidadania [...] algo mais que simplesmente direitos e deveres políticos, e ganhando dimensão de sentido segundo a qual é possível identificar nas questões ligadas à cidadania as preocupações em torno do acesso às condições dignas de vida. Nessa perspectiva conceitual, o que se quer ver é que não é possível pensar em um povo capaz de exercer a sua cidadania de modo integral (no sentido político-jurídico) sem que ela esteja plenamente alcançada e realizada em suas instâncias mais elementares de formação e implementação de estruturas garantidoras de bens e serviços, direitos, instituições e instrumentos de garantia de existência da vida e da dignidade” (BITAR, 2014, p. 18).
Sobre o ideário da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade, responsáveis por nortear o conceito jurídico de cidadania da modernidade, é correto afirmar que:
a. A fraternidade é o elemento que garante, mesmo com o uso da força, a harmonia ou manutenção social.
b. A fraternidade ocorre de forma automática quando cumpridos os ideários de liberdade e igualdade.
c. A fraternidade ocorre somente com o uso das forças policiais legitimadas pelo Estado Nacional.
d. A fraternidade é o elemento que garante a harmonia e a manutenção social.
e. A fraternidade é algo que ocorre somente a partir da deliberação individual do sujeito.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia atentamente o trecho a seguir: O fenômeno da globalização, através da revolução técnico-científica-informacional, tratou de exportar o modelo de sociedade do consumo para boa parte do mundo, contribuindo para a consolidação da cultura de massa através dos bens produzidos pela indústria cultural. Diante da situação apresentada, considere as colunas da seguinte tabela:
Assinale a alternativa que associa corretamente as colunas da tabela:
A – Caracteriza-se por expressões culturais que são produzidas com o objetivo de atrair a maioria da população.
B – Trata-se de um conceito que corresponde à produção da cultura a partir da lógica de uma empresa capitalista.
C – Suas características remetem diretamente às estratégias pensadas na direção da revalorização da ideologia e cultura ocidental.
a. I-C; II-A; III-B.
b. I-B; II-A; III-C.
c. I-C; II-B; III-A.
d. I-A; II-C; III-B.
e. I-A; II-B; III-C.

Leia o seguinte trecho: A nova ordem social implementada pela sociedade moderna nasceu como consequência das ruínas da sociedade feudal, mas não conseguiu abolir os antagonismos e as tensões entre as classes sociais. Pelo contrário, apenas gerou “novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas” (MARX & ENGELS, 1996, p. 9).
A respeito do pensamento de Marx e Engels, considere as seguintes afirmacoes:
I – Marx e Engels (1996) afirmam que “[...] a história de toda a sociedade que existiu até agora é a história da luta de classes.”
II – A burguesia possui o capital, que corresponde ao investimento necessário para manter as forças produtivas em funcionamento.
III – O proletariado forma-se como grupo social na medida em que vende sua força de trabalho aos burgueses para, com retorno salarial, garantir sua existência.
a. Apenas as afirmações II e III estão corretas.
b. As afirmações I, II e III estão corretas.
c. Apenas a afirmação II está correta.
d. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
e. Apenas as afirmações I e III estão corretas.

Leia atentamente o texto a seguir. Na Europa, a diminuição da taxa de natalidade, o aumento de idosos e a elevação da educação reduziram o contingente de trabalhadores braçais, estimulando as migrações de trabalhadores oriundos da América Latina, África e Ásia, todos indo em direção aos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Austrália.
Com base no que foi estudado até aqui, é possível afirmar que os movimentos migratórios podem enfrentar choques culturais. Diante dessa afirmação, assinale a alternativa correta em relação à xenofobia:
a. O terrorismo é uma causa de xenofobia, mas não causa aversão aos estrangeiros.
b. Os filhos de imigrantes, principalmente dos Estados Unidos e de países europeus, atualmente são cidadãos nesses locais e essa geração é aceita e vista com bons olhos pelos cidadãos naturais de seus países.
c. As vantagens de migrar de um país para o outro, atualmente, são enormes, pois, hoje, a aceitação do diferente é algo comum em todas as sociedades.
d. As diferenças culturais e a concorrência no mercado de trabalho entre o povo local e os imigrantes gera uma tensão na população dos países mais ricos, causando uma aversão aos estrangeiros.
e. A xenofobia é um conceito superado atualmente, pois, com a globalização, a aceitação da diversidade é comum e estimulada na maioria dos países.

Leia o seguinte trecho: “A natureza do emprego desses trabalhadores é muito vulnerável. Muitas vezes eles nem mesmo são remunerados ou estão em profissões de baixa qualificação. Hoje, aproximadamente 30% da população mundial é pobre, mas eles detêm apenas 2% da renda”. (Raymond Torres, Conselheiro Especial de Assuntos Sociais e Econômicos da Organização Internacional do Trabalho.)
Analise a seguinte afirmação com lacunas: Apesar da relação ____________ entre pobreza e desemprego, ter ____________ não equivale a dizer que você não é ____________.
a. Íntima, renda e proletário.
b. Distante, renda e pobre.
c. Distante, um emprego e burguês.
d. Íntima, um emprego e pobre.
e. Inexistente, diploma e burguês.

Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas relacionadas ao tema. O deslocamento de pessoas de um local para outro é um movimento tão antigo quanto a humanidade. Os movimentos migratórios são complexos e ocorrem devido às adversidades de situações e causas que levam um povo a sair de sua terra e se instalar em outro lugar.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos movimentos migratórios:
( ) A imigração é a saída do povo de um lugar, que corresponde à área atrativa.
( ) A emigração é a chegada do povo a algum lugar, que corresponde à área repulsiva.
( ) Os movimentos migratórios podem ser temporários, como acontece no nomadismo e nas migrações sazonal e diária.
( ) Após a Segunda Guerra, uma das causas para as migrações foi a pobreza, que se agravou nas últimas décadas devido à globalização.
( ) As migrações nunca são permanentes, pois elas ocorrem de períodos em períodos, sazonalmente.
a. V, V, V, V, F.
b. V, F, V, V, F.
c. F, V, V, F, F.
d. F, F, V, V, V.
e. F, F, V, V, F.

Leia o seguinte trecho: A globalização encontra-se em um estágio avançado de seu próprio desenvolvimento. Apesar das visões contrastantes sobre o seu legado e do aumento significativo da produção total de bens e serviços, não é possível afirmar que esse aumento promoveu melhorias qualitativas na vida das populações envolvidas nesse processo.
Nesse contexto, leia e analise as afirmações abaixo:
I – A globalização não ocorre da mesma maneira entre nações, países e culturas distintas. Pelo contrário, o processo que temos vivenciado ultimamente pauta-se muito mais pela exportação de um modo de relacionar-se com o mundo – notadamente, o modo de vida característico das sociedades ocidentais.
II – A globalização apresenta-se como um fenômeno de mão dupla, em que culturas e sociedades influenciam-se e deixam-se influenciar livremente. Ela parece ser a grande responsável por desmantelar os modos de vida tradicionais de várias partes do mundo em crescimento.
III – As nações mais ricas são as principais beneficiárias do fenômeno da globalização, pois, ao tratarem de expandir seus modos de vida, expandem também os mercados consumidores de suas principais empresas.
a. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b. As afirmações I, II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmações I e III estão corretas.
d. Apenas a afirmação II está correta.
e. Apenas as afirmações II e III estão corretas.

Leia o seguinte fragmento: “A exclusão social refere-se às maneiras que os indivíduos podem ser separados do envolvimento pleno da sociedade mais ampla. Por exemplo, pessoas que vivem em conjuntos residenciais degradados, com escolas pobres e poucas oportunidades de emprego na área, podem ter negadas as oportunidades de melhorar, que são oferecidas à maioria das pessoas.” (GIDDENS, 2012, p. 357).
Considere as seguintes afirmações:
I – O conceito de exclusão social deve ser entendido como mais amplo que o conceito de pobreza, pois está vinculado aos modos distintos com os quais pode configurar-se, variando conforme o contexto.
II – Muitas regiões de uma mesma cidade podem possuir características bastante distintas em relação a alguns aspectos como disponibilidade de serviços, unidades públicas de atendimento, questões de segurança e questões socioambientais.
III – O conceito de exclusão social está relacionado a situações em que as pessoas participam plenamente das atividades necessárias para a maioria das outras pessoas sob o mesmo contexto cultural.
IV – Nas ruas das grandes cidades, principalmente, é possível notar que alguns grupos possuem uma invisibilidade social – são os grupos excluídos. Os desempregados, as crianças e os moradores de rua são exemplos desse mundo invisível socialmente.
a. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b. As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
d. Apenas as afirmações I e III estão corretas.
e. Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.

Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas relacionadas ao tema. Historicamente, o homem procurou de maneiras diversas, no tempo e no espaço, a relação com o transcendente. Nesse aspecto, a busca do absoluto e do eterno moveu a humanidade ao entendimento de sua existência. Assim, o homem torna-se religioso de maneiras diferentes, na história e nos diversos lugares, dependendo de cada cultura.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados nesta disciplina, analise as afirmativas a seguir:
I. Nas relações religiosas, a fé é o fundamento que se manifesta na crença.
II. As diferentes religiões nasceram de uma única cultura, que serviu de base para que o homem encontrasse respostas acerca de sua existência.
III. Dependendo de cada cultura, o ser humano encontrou formas de expressar sua religiosidade na sua relação com o transcendente, na busca do absoluto e do eterno.
IV. O ser humano criou ritos e cultos que podiam variar de acordo com cada cultura, caracterizando, assim, a religiosidade de cada povo.
a. As afirmativas II e IV estão incorretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. A afirmativa III está incorreta.
d. As afirmativas I, II e III estão corretas.
e. As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Considere a seguinte afirmação incompleta: Os três acontecimentos que marcaram a emergência da sociedade burguesa aconteceram nas esferas econômica, política e cultural. São eles: a Revolução Industrial no campo econômico, a Revolução Francesa no campo político e a revolução cultural conhecida como ...
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação destacada:
a. Socialismo.
b. Iluminismo.
c. Capitalismo.
d. Comunismo.
e. Feudalismo.

Leia a citação abaixo: “Em verdade, a real identidade da palavra cidadania [...] algo mais que simplesmente direitos e deveres políticos, e ganhando dimensão de sentido segundo a qual é possível identificar nas questões ligadas à cidadania as preocupações em torno do acesso às condições dignas de vida. Nessa perspectiva conceitual, o que se quer ver é que não é possível pensar em um povo capaz de exercer a sua cidadania de modo integral (no sentido político-jurídico) sem que ela esteja plenamente alcançada e realizada em suas instâncias mais elementares de formação e implementação de estruturas garantidoras de bens e serviços, direitos, instituições e instrumentos de garantia de existência da vida e da dignidade” (BITAR, 2014, p. 18).
Sobre o ideário da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade, responsáveis por nortear o conceito jurídico de cidadania da modernidade, é correto afirmar que:
a. A fraternidade é o elemento que garante, mesmo com o uso da força, a harmonia ou manutenção social.
b. A fraternidade ocorre de forma automática quando cumpridos os ideários de liberdade e igualdade.
c. A fraternidade ocorre somente com o uso das forças policiais legitimadas pelo Estado Nacional.
d. A fraternidade é o elemento que garante a harmonia e a manutenção social.
e. A fraternidade é algo que ocorre somente a partir da deliberação individual do sujeito.

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Leia atentamente o trecho a seguir:
O fenômeno da globalização, através da revolução técnico-científica-informacional, tratou de exportar o modelo de sociedade do consumo para boa parte do mundo, contribuindo para a consolidação da cultura de massa através dos bens produzidos pela indústria cultural.
Diante da situação apresentada, considere as colunas da seguinte tabela: 
	A – Caracteriza-se por expressões culturais que são produzidas com o objetivo de atrair a maioria da população.
	I – Globalização.
	B – Trata-se de um conceito que corresponde à produção da cultura a partir da lógica de uma empresa capitalista.
	II – Cultura de massa.
	C – Suas características remetem diretamente às estratégias pensadas na direção da revalorização da ideologia e cultura ocidental.
	III – Indústria Cultural.
Assinale a alternativa que associa corretamente as colunas da tabela:
	
	a.
	I-C; II-A; III-B.
	
	b.
	I-B; II-A; III-C.
	
	c.
	I-C; II-B; III-A.   
	
	d.
	I-A; II-C; III-B.
	
	e.
	I-A; II-B; III-C.
2,5 pontos   
PERGUNTA 2
Leia o seguinte trecho:
A nova ordem social implementada pela sociedade moderna nasceu como consequência das ruínas da sociedade feudal, mas não conseguiu abolir os antagonismos e as tensões entre as classes sociais. Pelo contrário, apenas gerou “novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas” (MARX & ENGELS, 1996, p. 9).
A respeito do pensamento de Marx e Engels, considere as seguintes afirmações:
I – Marx e Engels (1996) afirmam que “[...] a história de toda a sociedade que existiu até agora é a história da luta de classes”.
II – A burguesia possui o capital, que corresponde ao investimento necessário para manter as forças produtivas em funcionamento.
III – O proletariado forma-se como grupo social na medida em que vende sua força de trabalho aos burgueses para, com retorno salarial, garantir sua existência.
Assinale a alternativa que indica quais das afirmações estão corretas:
	
	a.
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	
	b.
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	c.
	Apenas a afirmação II está correta.  
	
	d.
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
 
	
	e.
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
2,5 pontos   
PERGUNTA 3
Leia atentamente o texto a seguir.
Na Europa, a diminuição da taxa de natalidade, o aumento de idosos e a elevação da educação reduziram o contingente de trabalhadores braçais, estimulando as migrações de trabalhadores oriundos da América Latina, África e Ásia, todos indo em direção aos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Austrália.
Com base no que foi estudado até aqui, é possível afirmar que os movimentos migratórios podem enfrentar choques culturais.
Diante dessa afirmação, assinale a alternativa correta em relação à xenofobia:
	
	a.
	O terrorismo é uma causa de xenofobia, mas não causa aversão aos estrangeiros.
	
	b.
	Os filhos de imigrantes, principalmente dos Estados Unidos e de países europeus, atualmente são cidadãos nesses locais e essa geração é aceita e vista com bons olhos pelos cidadãos naturais de seus países.
	
	c.
	As vantagens de migrar de um país para o outro, atualmente, são enormes, pois, hoje, a aceitação do diferente é algo comum em todas as sociedades.
	
	d.
	As diferenças culturais e a concorrência no mercado de trabalho entre o povo local e os imigrantes gera uma tensão na população dos países mais ricos, causando uma aversão aos estrangeiros. 
	
	e.
	A xenofobia é um conceito superado atualmente, pois, com a globalização, a aceitação da diversidade é comum e estimulada na maioria dos países.
2,5 pontos   
PERGUNTA 4
Leia o seguinte trecho:
“A natureza do emprego desses trabalhadores é muito vulnerável. Muitas vezes eles nem mesmo são remunerados ou estão em profissões de baixa qualificação. Hoje, aproximadamente 30% da população mundial é pobre, mas eles detêm apenas 2% da renda”. (Raymond Torres, Conselheiro Especial de Assuntos Sociais e Econômicos da Organização Internacional do Trabalho.)
Analise a seguinte afirmação com lacunas:
Apesar da relação ____________ entre pobreza e desemprego, ter ____________ não equivale a dizer que você não é ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmação destacada:
	
	a.
	Íntima, renda e proletário.
	
	b.
	Distante, renda e pobre.
	
	c.
	Distante, um emprego e burguês.
	
	d.
	Íntima, um emprego e pobre.
	
	e.
	Inexistente, diploma e burguês.
2,5 pontos   
PERGUNTA 5
Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas relacionadas ao tema.
O deslocamento de pessoas de um local para outro é um movimento tão antigo quanto a humanidade. Os movimentos migratórios são complexos e ocorrem devido às adversidades de situações e causas que levam um povo a sair de sua terra e se instalar em outro lugar.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos movimentos migratórios:
(  ) A imigração é a saída do povo de um lugar, que corresponde à área atrativa.
(  ) A emigração é a chegada do povo a algum lugar, que corresponde à área repulsiva.
( ) Os movimentos migratórios podem ser temporários, como acontece no nomadismo e nas migrações sazonal e diária.
(  ) Após a Segunda Guerra, uma das causas para as migrações foi a pobreza, que se agravou nas últimas décadas devido à globalização.
( ) As migrações nunca são permanentes, pois elas ocorrem de períodos em períodos, sazonalmente.
A partir da análise realizada, assinale a única alternativa correta:
	
	a.
	V, V, V, V, F.
	
	b.
	V, F, V, V, F.
	
	c.
	F, V, V, F, F.
	
	d.
	F, F, V, V, V.
	
	e.
	F, F, V, V, F.   
2,5 pontos   
PERGUNTA 6
Leia o seguinte trecho:
A globalização encontra-se em um estágio avançado de seu próprio desenvolvimento. Apesar das visões contrastantes sobre o seu legado e do aumento significativo da produção total de bens e serviços, não é possível afirmar que esse aumento promoveu melhorias qualitativas na vida das populações envolvidas nesse processo.
Nesse contexto, leia e analise as afirmações abaixo:
I – A globalização não ocorre da mesma maneira entre nações, países e culturas distintas. Pelo contrário, o processo que temos vivenciado ultimamente pauta-se muito mais pela exportação de um modo de relacionar-se com o mundo – notadamente, o modo de vida característico das sociedades ocidentais.
II – A globalização apresenta-se como um fenômeno de mão dupla, em que culturas e sociedades influenciam-se e deixam-se influenciar livremente. Ela parece ser a grande responsável por desmantelar os modos de vida tradicionais de várias partes do mundo em crescimento.
III – As nações mais ricas são as principais beneficiárias do fenômeno da globalização, pois, ao tratarem de expandir seus modos de vida, expandem também os mercados consumidores de suas principais empresas.
Assinale a alternativa que indica quais das afirmações apresentadas estão corretas:
	
	a.
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	
	b.
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	c.
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	d.
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	e.
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
2,5 pontos   
PERGUNTA 7
Leia o seguinte fragmento:
“A exclusão social refere-se às maneiras que os indivíduos podem ser separados do envolvimento pleno da sociedade mais ampla. Por exemplo, pessoas que vivem em conjuntos residenciais degradados, com escolas pobres e poucas oportunidades de emprego na área, podem ter negadas as oportunidades de melhorar, que são oferecidas à maioria das pessoas. ” (GIDDENS, 2012, p. 357).
Considere as seguintes afirmações:
I – O conceito de exclusão social deve ser entendido como mais amplo que o conceito de pobreza, pois está vinculadoaos modos distintos com os quais pode configurar-se, variando conforme o contexto.
II – Muitas regiões de uma mesma cidade podem possuir características bastante distintas em relação a alguns aspectos como disponibilidade de serviços, unidades públicas de atendimento, questões de segurança e questões socioambientais.
III – O conceito de exclusão social está relacionado a situações em que as pessoas participam plenamente das atividades necessárias para a maioria das outras pessoas sob o mesmo contexto cultural.
IV – Nas ruas das grandes cidades, principalmente, é possível notar que alguns grupos possuem uma invisibilidade social – são os grupos excluídos. Os desempregados, as crianças e os moradores de rua são exemplos desse mundo invisível socialmente.
Assinale a alternativa que indica quais das afirmações estão corretas:
	
	a.
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.  
	
	b.
	As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
	
	c.
	Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
	
	d.
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	e.
	Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
2,5 pontos   
PERGUNTA 8
Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas relacionadas ao tema.
Historicamente, o homem procurou de maneiras diversas, no tempo e no espaço, a relação com o transcendente. Nesse aspecto, a busca do absoluto e do eterno moveu a humanidade ao entendimento de sua existência. Assim, o homem torna-se religioso de maneiras diferentes, na história e nos diversos lugares, dependendo de cada cultura.
 
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados nesta disciplina, analise as afirmativas a seguir:
Nas relações religiosas, a fé é o fundamento que se manifesta na crença.
As diferentes religiões nasceram de uma única cultura, que serviu de base para que o homem encontrasse respostas acerca de sua existência.
Dependendo de cada cultura, o ser humano encontrou formas de expressar sua religiosidade na sua relação com o transcendente, na busca do absoluto e do eterno.
O ser humano criou ritos e cultos que podiam variar de acordo com cada cultura, caracterizando, assim, a religiosidade de cada povo.
Com base na análise das afirmativas, assinale a alternativa correspondente:
	
	a.
	As afirmativas II e IV estão incorretas. 
	
	b.
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	c.
	A afirmativa III está incorreta.
	
	d.
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	e.
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
2,5 pontos   
PERGUNTA 9
Considere a seguinte afirmação incompleta:
Os três acontecimentos que marcaram a emergência da sociedade burguesa aconteceram nas esferas econômica, política e cultural. São eles: a Revolução Industrial no campo econômico, a Revolução Francesa no campo político e a revolução cultural conhecida como ...
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação destacada:
	
	a.
	Socialismo.
	
	b.
	Iluminismo. 
	
	c.
	Capitalismo.
	
	d.
	Comunismo.   
	
	e.
	Feudalismo.
2,5 pontos   
PERGUNTA 10
Leia a citação abaixo:
“Em verdade, a real identidade da palavra cidadania [...] algo mais que simplesmente direitos e deveres políticos, e ganhando dimensão de sentido segundo a qual é possível identificar nas questões ligadas à cidadania as preocupações em torno do acesso às condições dignas de vida. Nessa perspectiva conceitual, o que se quer ver é que não é possível pensar em um povo capaz de exercer a sua cidadania de modo integral (no sentido político-jurídico) sem que ela esteja plenamente alcançada e realizada em suas instâncias mais elementares de formação e implementação de estruturas garantidoras de bens e serviços, direitos, instituições e instrumentos de garantia de existência da vida e da dignidade” (BITAR, 2014, p. 18).
Sobre o ideário da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade, responsáveis por nortear o conceito jurídico de cidadania da modernidade, é correto afirmar que:
	
	a.
	A fraternidade é o elemento que garante, mesmo com o uso da força, a harmonia ou manutenção social.   
	
	b.
	A fraternidade ocorre de forma automática quando cumpridos os ideários de liberdade e igualdade.
	
	c.
	A fraternidade ocorre somente com o uso das forças policiais legitimadas pelo Estado Nacional.
	
	d.
	A fraternidade é o elemento que garante a harmonia e a manutenção social.
	
	e.
	A fraternidade é algo que ocorre somente a partir da deliberação individual do sujeito.

Mais conteúdos dessa disciplina