Buscar

Cuidados de enfermagem com a mama materna

Prévia do material em texto

1. Cuidados de enfermagem com a mama materna
1.1 Cuidados de Enfermagem à mulher com ingurgitamento mamário
Dentre os cuidados profiláticos, veja o que o profissional enfermeiro deve realizar:
Orientar sobre o uso de sutiã adequado e de maneira correta, de modo que as mamas fiquem firmes e suspensas, sem, contudo, provocar garroteamento da rede venosa, linfática ou do sistema canalicular.
Orientar sobre o posicionamento adequado (da mãe e do bebê) no momento de amamentar, com a finalidade de estabelecer adequada capacidade de sucção, demonstrando como colocar e retirar a criança do peito e as posições adequadas para amamentar.
Estimular o reflexo de ejeção do leite através de pressão intermitente sobre a região mamilo areolar antes de iniciar a mamada ou a extração do leite.
Observar a tensão da mama e da região mamilo areolar antes da mamada. Em caso de tensão máxima, esvaziar previamente a ampola galactófora até que a região mamilo areolar se torne macia, flexível e apreensível.
No período da amamentação, oferecer única e exclusivamente o peito, a partir da primeira meia hora após o parto.
Orientar para a amamentação sob livre demanda.
Contraindicar o uso de bicos, mamadeiras e chupetas.
Orientar para o esvaziamento adequado das mamas.
Orientar para amamentar nas duas mamas.
Aumentar a frequência das mamadas.
Favorecer a técnica correta da amamentação.
Fortalecer a confiança materna.
Manter a mãe e o bebê juntos.
Demonstrar à puérpera como estabelecer uma boa pega.
Propiciar ambiente tranquilo para amamentação.
Após as mamadas, realizar a inspeção e palpação da glândula mamária à procura de pontos doloridos e endurecidos tentando identificar o tipo de ingurgitamento por área de localização.
1.2 Cuidados de enfermagem à mulher com trauma mamilar
Ao prestar o cuidado à mulher, nesta situação específica, os profissionais devem:
Usar as habilidades de aconselhamento, visando fortalecer a autoconfiança da mulher: saber ouvir, elogiar, dar sugestões e não ordens, não usar palavras de julgamento, dar ajuda prática.
Identificar o conhecimento prévio da nutriz sobre noções de anatomia da glândula mamária feminina, fisiologia da lactação, vantagens do aleitamento materno e técnicas de amamentação.
Apoiar a nutriz a observar a técnica adequada para amamentar, orientando-a para manter a região mamilo-areolar seca e aerada; não usar lubrificantes, pomadas ou outros medicamentos tópicos; realizar a expressão do leite no término da mamada, espalhando-o em toda a região mamilo-areolar, deixando secar espontaneamente.
Sugerir que a mãe ofereça primeiro o peito menos dolorido, ou aquele que não apresente trauma mamilar.
1.3 Cuidados de enfermagem ao aleitamento materno
Verificar a flexibilidade areolar antes das mamadas: orientar a puérpera a apreender a região areolar com os dedos e executar movimentos de flexão de toda a região, dobrado a aréola várias vezes, em todas as direções; a aréola flexível permite uma adequada pega do bebê; a aréola endurecida deve ser esvaziada por ordenha manual, para favorecer a amamentação;
Posicionamento correto da puérpera para amamentar: a mulher pode optar pela posição que se sentir mais relaxada e confortável. A posição mais utilizada é a sentada, sempre com as costas, os braços e os pés apoiados;
Posicionar o bebê corretamente para mamar: o bebê deve ser colocado em decúbito lateral elevado, sempre com o rosto voltado para a mama, sua barriga deve estar voltada para a barriga da mãe, ou também em posição invertida, cavaleiro ou posição deitada de lado;
Pressão correta da região mamilo areolar: a mãe deve estimular o bebê a abrir bem a boca, colocando o mamilo no lábio inferior da criança; após essa etapa, a mãe deve introduzir o mamilo e a maior parte da aréola dentro da boca do bebê, que deve estar com o nariz e o queixo em contato direto com a pele da mama, os lábios superior e inferior devem estar virados para fora. Durante sucção bochechas do bebê permanecem arredondadas;
Cuidados com as mama: o enfermeiro deve orientar a mulher a usar sutiã com boa sustentação, com alças curtas e reguláveis para manter as mamas em posição anatômica e evitar que os ductos se dobrem. Ainda deve orientar o banho de sol nas mamas até as 10h e após as 16h e a lubrificação da região mamilo-areolar com o próprio colostro/leite materno.

Continue navegando