A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Ambiente Nao escolar

Pré-visualização | Página 1 de 2

CURSO DE PEDAGOGIA
Gestão da Educação em Ambientes Não Escolares
Atividade de Estágio
SEJA CONSCIENTE, CUIDE DO MEIO AMBIENTE
ANDREA BASTOS DOS SANTOS HÚNGARO
Altônia-PR
2018
SUMÁRIO
1. Apresentação do Projeto
2. Cronograma de atividades
3. Detalhamento das funções do pedagogo
4. Registro reflexivo
5. Referências bibliográficas
1. Apresentação do Projeto
	O local escolhido denomina-se Projeto Resgate da Criança e Adolescente (P.R.C.A.) localizado no município de Altônia – Paraná, localizado à Rua Padre José de Anchieta, 1500. Este Projeto oferece às crianças e adolescentes aula de pintura, oficina de música, aulas de Ballet, aulas de Karatê, aula de Danças entre outras.
 O público-alvo que frequenta o projeto são crianças de 6 a 16 anos, mas o trabalho destina-se às crianças da Turma de 10 a 12 anos que são atendidos em horário de contra turno e participarão do trabalho que irá ser feito com elas. A importância de se trabalhar com a reciclagem é de extrema relevância, pois diante a conscientização da preservação do meio ambiente o público envolvido tem um despertar e faz com que eles ajudem a mudar o pensamento como também levar para sua família um assunto que é tão discutido nos dias atuais.
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
 O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel. O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.
Com o projeto pretende-se alcançar alguns objetivos que são; Reconhecer a matéria (lixo) como produto advindo dos recursos naturais, compreendendo a necessidade de aproveitamento, objetivando a integração e a harmonização entre ser humano e meio ambiente, para uma melhor qualidade de vida. 
 O projeto irá trabalhar com o currículo específico para o primeiro através da interdisciplinaridade e também incutir na criança a capacidade de reverter o atual quadro de desperdício com o lixo, evitando jogar lixo no meio ambiente e praticando três regras: Reduzir: gerar menos lixo evitando desperdícios Ex: utilizar a frente e o verso do papel para escrever; Reutilizar: usar o lixo antes de descartá-lo, para a mesma função ou utilizá-lo de outras formas. Ex: usar garrafas de plástico para fazer vasos, guardar grãos; Reciclar: aproveitar produtos jogados no lixo para a fabricação de novos objetos. Ex: O plástico usado em bolsas e soro pode dar origem a canos de PVC.
2. Cronograma de atividades
	Data
	Atividade desenvolvida
	Carga horária parcial
	10/10/18
	Abertura com a apresentação de um Teatro: Salve o Planeta (teatro ofertado pela secretaria do Meio Ambiente do Município)
	4 hs
	11/10/18
	Visita ao aterro sanitário e ao galpão de reciclagem municipal. Coleta de materiais recicláveis.
	4 hs
	15/10/18
	Limpeza dos materiais recicláveis coletados e confecção de brinquedos e roupas com materiais recicláveis.
	4hs
	17/10/18
	Palestra e Musical oferecido pela Secretaria do Meio Ambiente em Parceria com a Itaipu sobre Reciclagem.
	4 hs
	18/10/18
	Exposição dos trabalhos confeccionados e desfile com as roupas produzidas pelos alunos. Confraternização dos envolvidos no projeto com lanche.
	4hs
	Carga Horária total
	 
 20 ______________________________________ Horas
3. Detalhamento das funções do pedagogo
Diante das atividades desenvolvidas a função pedagógica tem grande importância, pois o pedagogo vem auxiliar os envolvidos para garantir que haja participação de todos para um bom desenvolvimento das atividades propostas.
- Levantamento de dados do público envolvido: o coordenador do P.R.C.A informou os dados dos alunos e sugeriu a turma para estar envolvida nesta atividade, a turma dos envolvidos na faixa etária de 12 a 15 anos
- Trabalho de conscientização através de diálogo com os envolvidos: o município trouxe uma grande apresentação de Teatro, Música e Dança na Praça Carlos Gomes onde os envolvidos assistiram e puderam conhecer um pouco mais sobre reciclagem, neste local havia exposição de móveis, brinquedos, jogos, entre outras coisas que foram produzidos com materiais reciclados.
- A visita ao aterro sanitário e ao galpão de lixo reciclável foi realizada em conjunto com a secretaria de educação que ofertou um ônibus para transportar os envolvidos, professores, monitores até os locais.
- Desenvolvimento de oficinas: as atividades foram distribuídas dois grupos de dez crianças e um monitor da entidade para ajudar e acompanhar os alunos durante todas as atividades. Foi dado aos monitores o cronograma das atividades diárias e cada grupo participou ativamente de tudo com muito empenho.
- A avaliação se deu através da participação e envolvimento de todas as crianças, porém avaliar o desempenho profissional é muito difícil, pois nunca se sabe se estamos indo pelo caminho, contudo ao final do projeto pode-se notar que houve grande aprendizagem e grande participação e as crianças pediram para que não terminasse, pois gostaram muito de tudo que aprenderam.
- Fluxo de atividades: as atividades propostas no cronograma foram exatamente como programadas, deu certo em questão de tempo e a maneira de se fazer dando ótimos resultados no desenvolvimento.
- O espaço utilizado para as atividades foram bem aproveitados e muito bem cuidado, pois as crianças já têm em sua rotina diária muita disciplina e os monitores cobram para que todas as crianças cuidem dos materiais, objetos e deixem tudo organizado e limpo.
Cabe ressaltar que o P.R.C.A ofereceu todos os recursos para as atividades desenvolvidas.
4. Registro reflexivo
O pedagogo em um ambiente não escolar precisa de um olhar diferenciado, pois ali não há professores, alunos e sim crianças que necessitam de cuidados e estão à disposição para aprendizagem. 
Não é fácil lidar com um público que muitas vezes não demonstra interesse e estão muitas vezes cansados, pois o contra turno muitas vezes traz cansaço.
Contudo durante o projeto foi percebido que todos ficaram interessados e participaram ativamente, claro que alguns problemas e desafios foram encontrados, mas de um modo geral houve muito desempenho de todos.
Durante a visita ao aterro sanitário muitos ficaram impressionados com tanto lixo produzido e lá puderam ver também quanto lixo reciclável pode ser aproveitado para trabalhos e até mesmo para serem reutilizados no dia a dia.
Para a minha formação como pedagoga e a atuação futura tenho plena convicção que posso ser uma mediadora e auxiliadora para levar a nossa sociedade conhecimento, organização e aprendizagem não só dentro do âmbito escolar, mas em ambiente não escolares como foi este projeto assim desenvolvido.
5. Referências bibliográficas
Projeto Político Pedagógico – Projeto Resgate da Criança e do Adolescente/ Município