Buscar

aplicação da lei trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNA: IASMYN PAMELLA AURÉLIO MIRANDA DA SILVA
TURMA: DIREITO, 2013.1 TARDE
UEPB CAMPUS III – GUARABIRA
PROFº ANTONIO CAVALCANTI
DIREITO DO TRABALHO I
DA APLICAÇÃO DAS NORMAS TRABALHISTAS
Depreende-se da terminologia “aplicação da norma” a subsunção que faz o magistrado do dispositivo normativo vigente ao fato social sobre o qual incidirá sua sentença. Se observado este conceito como definitivo, teríamos portanto, uma realidade na qual os julgadores estariam tão somente vinculados ao texto e entendimento feito pelo legislador ao momento da criação da norma, tendo como característica principal de mero aplicador da norma, mas a atividade de fazer incidir uma lei por sobre um caso é muito mais do que “encaixe”.
Desta feita, atentemo-nos ao fator humano ligado à imposição normativa, mediante aplicação ao fato concreto que seja, o magistrado. Sua função jurisdicional não pode se elencar numa tarefa mecânica e repetitiva, pois assim não o é, tendo-se em vista que o juiz usa de toda sua sensibilidade e experiência para perpetuar em sua decisão que, embora devidamente fundamentada na norma vigente, una o que entende como justo e correto a situação.
De tal maneira, o Direito do Trabalho não é atividade mecânica e repetitiva e, por tal, não segue apenas os rituais dispostos no ordenamento jurídico, tendo como norte pilar o de prevalência da verdade real, o que nos remeteria não ao conceito disposto alhures de subsunção do fato a norma, mas sim o pensamento de que a norma deve ser buscada para, em sua introdução ao fatídico, busque o teor de justiça que seja cabível para tanto.
Em virtude de sua característica de busca da realidade ocorrida bem como da melhor justiça o Direito do Trabalho possui características peculiares quando se refere a implantação dele no mundo diário. Podemos perceber esta sua inclinação diferencial quando, em havendo conflito normativo, quem prevalecerá será aquele direito que protegerá a parte hipossuficiente da relação, neste caso, o Direito do Trabalho; quando ele prevê que se no contrato de trabalho houver cláusula não prevista em lei ou ainda que esteja disposto nela algo que, na prática poderá vir a prejudicar a parte “fraca” da relação, quem sobrepuja a norma legislada será a vigente no acordo de trabalho.
Mais precisamente, fala a Doutrina em 4 (quatro) preceitos que devem seguir os estudiosos do Direito do Trabalho para fins de aplicação de norma ao mundo real, são elas: a) Aplicação da norma no tempo; interessa à lei do Trabalho fazer incidir a norma disposta no tempo ocorrido do fato, a fim de que se busque a reparação havida conforme era compreendido que, naquele tempo, houve o injusto. b) Da aplicação da lei no Espaço; aqui prevalece o critério da territorialidade, ou seja :
“dentro do território nacional as relações de trabalho, tanto de nacionais como de estrangeiros, são regidas pela mesma lei ”
[2: 	PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/24538/aplicacao-das-normas-trabalhistas#ixzz3TN61GVGr ]
c)A aplicação territorial; a lei vigente para as relações de trabalho serão vinculadas à norma desde que a relação ocorra dentro do território nacional e em todo ele, a não ser os que estiverem dispostos nos respectivos Tribunais Regionais do Trabalho que terão suas causas atendidas em determinada região. E por último mas não menos importante, d) Das pessoas sobre as quais incidirão as normas do Direito do Trabalho, daqueles que estão incluídos e os excluídos.
Por fim, insta salientar, que aqui foi superficialmente tratada a explicação quanto à aplicação da norma que esteja voltada às relações de trabalho, implicando assim que, nas demais áreas do Direito, o modo de aplicação pode variar bem como apresentar características semelhantes mas com efeitos diversos, o que não diminui ou explicita sua importância, mas apenas permite uma busca maior pela eficácia dos serviços existentes a partir da aplicação das normas e do implante de suas decisões.
REFERÊNCIAS
http://www.estig.ipbeja.pt/~ac_direito/NunesAlmeida.pdf <acessado dia 03/03/2015 às 21:00>
http://www.centraljuridica.com/doutrina/20/direito_do_trabalho/eficacia_da_lei_trabalhista_no_tempo_no_espaco.html <acessado dia 03/03/2015 às 20:48>
http://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/24538/aplicacao-das-normas-trabalhistas<acessado dia 03/03/2015 às 20:20>

Outros materiais