Buscar

Atividade Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
Questão: Na análise ambiental SWOT do planejamento estratégico, a empresa deve analisar os seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças apresentadas. Essa análise será usada para a empresa traçar estratégias para atingir os seus objetivos. Quanto melhor é o planejamento realizado por uma empresa, maior é a chance que ela tenha sucesso nos negócios.
Cite três exemplos de situações que poderiam ser levantadas pela análise SWOT e seriam colocadas no estudo da microeconomia e outros três exemplos de situações que poderiam ser levantadas pela análise SWOT e seriam colocadas no estudo da macroeconomia.
Resposta: 
A análise SWOT tem como objetivo direcionar estrategicamente visando o ambiente interno e externo da organização. 
Abaixo três exemplos de situações que poderiam ser levantadas pela análise SWOT e seriam colocadas no estudo da microeconomia:
Mão de obra especializada e com experiência profissional;
Desatualização de infraestrutura interna da organização (exemplo: falta de tecnologia atualizada gera uma produção descompassada) 
Produzir para redução de despesas (exemplo: plantar hortaliças para o próprio consumo de um determinado estabelecimento)
Abaixo três exemplos de situações que poderiam ser levantadas pela análise SWOT e seriam colocadas no estudo da macroeconomia:
A instabilidade política, interfere negativamente ou positivamente quando as empresas realizam seus investimento. Se positivas qualificamos como oportunidades de mercado, se negativas classificamos como riscos/ameaças.
Representando um cenário normal do país, temos alguns fatores que devem ser considerados no estudo macroeconômico, tal como: escassez de matéria- prima, aumento da poluição, sustentabilidade, fatores climáticos, entre outros.
Sabemos que o cenário econômico tem impacto direto no comportamento das organizações, e que também define o comportamento do mercado e suas variáveis, que são influenciadas por alguns fatores como a inflação, níveis de consumo e demanda e a renda da população

Outros materiais