Buscar

Metodologia do Fator Rh e tipo sanguíneo

Prévia do material em texto

CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO EXTREMO SUL
CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS
Legeane 
PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL:
METODOLOGIA DO FATOR Rh
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2018
Elindete 
Legeane 
PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL
METODOLOGIA DO FATOR Rh
Trabalho científico apresentado ao Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, como requisito parcial para obtenção de nota para o curso Técnico em Análises Clínicas.
Supervisão, professora Kívia e, metodologia do processo professora Glória Liesner Pache.
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2018
Justificativa:
O fator Rh é um dos dois grupos de antígenos eritrocitários de maior importância clínica sendo eles Rh+ e Rh-, estando envolvido nas reações transfusionais hemolítica e na doença hemolítica do recém-nascido.
Esse sistema de grupos sanguíneos, em que há dois fatores Rh. para identificar o fenótipo de uma pessoa quanto ao sistema Rh, que mistura-se uma gota de sangue de uma pessoa em uma solução com anticorpos ante anti-Rh; se as hemácias aglutinarem a pessoa é Rh positivo; se não houver aglutinação, a pessoa é Rh-.
Na genética doo sistema Rh, são condicionados basicamente por dois alelos(R e r),em que Ser comporta como dominante sobre r. Basta a pessoa ter um alelo dominante no genótipo(ser RR ou Rr) para ter o fator Rh nas hemácias e, portanto, fenótipo Rh+; se as pessoas hemozigóticas recessivas (rr) não ter o fator Rh, seu fenótipo é Rh-.
Pessoas com Rh+ não produzem anti-Rh. Pessoas com Rh-,em condições normais ,também não apresentam anticorpos anti-Rh na circulação sanguínea. Esses anticorpos são produzidos se a pessoa for previamente ``sensibilizada``, isto é se entra em contato com sangue Rh-,recebendo uma transfusão por exemplo, ou no caso de mulheres que engravidam de uma criança Rh+. Portanto, se na primeira gravidez de uma criança com Rh + por uma mulher Rh-,o nível de sensibilidade é baixo e a quantidade de anticorpos na circulação materna geralmente não chega a afetar a criança. Na hora do parto, com a ruptura da placenta, hemácias do bebê passam para a circulação materna, sensibilizando a mulher e acarretando consequências para uma gestação posterior. Se na próxima gravidez a criança é Rh+, a mãe, já sensibilizada passa a produzir anticorpos anti-Rh; estes atravessam a placenta e entram na circulação do feto ,destruindo sua hemácias, processo que continua a ocorrer no recém-nascido.
A destruição das hemácias fetais pelos anticorpos maternos causa forte anemia no recém nascido e icterícia (pele amarelada).Para compensar a diminuição da hemácias, o organismo fetal libera para a circulação hemácias imaturas ,chamadas eritrobasto. Esses sintomas caracterizam a eritrobastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), causando á destruição das hemácias.
Mas atualmente com os conhecimentos sobre o sistema Rh de grupos sanguíneos é possível evitar a eritroblastose fetal. Uma mulher com Rh- que vai dar a luz a uma criança Rh+ recebe no momento do parto, uma injeção intravenosa de anticorpos anti-Rh. Estes combinam-se com as hemácias Rh+, evitando que elas sensibilizem a mulher.
Objetivo:
Realizar o exame do fator Rh ou tipagem sanguínea.
Objetivo específico:
Fazer o teste de tipagem sanguínea nos alunos do Cento Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPS) ,deixando-os informados quanto a seu fator Rh ,para em caso de emergência esta informação poderá ser essencial.
Metodologia:
	
ETAPAS
	
Estar devidamente usando jaleco e supervisionado por um profissional de saúde.
	
Informar sobre a importância do fator Rh com palestra e material didático.
	
Ter a disposição os seguintes materiais: lanceta, lâmina. reagentes anti-A, anti-B e anti-Rh, álcool a 70%, lixeira para perfurocortante, recipiente para colocar as lâminas com material contaminante diluição de água com álcool a 70% e algodão
.
	Ter a disposição um doador voluntário e fazer o teste de tipagem sanguínea usando os materiais a disposição.
	Esclarecer aos voluntários que, mesmo após o teste a pontar o seu fator Rh, é necessário confirmação em laboratório credenciado.
CRONOGRAMA:
	
RECURSOS MATERIAIS
	
MESES DE PREPARAÇÃO
	
	
AGOSTO SETEBRO
	Reagentes anti-A ,anti-B e anti-Rh
	 X	
	Material Esterilizante
	 X 
	Material Informativo
		X
	Perfuros Cortantes
	 X
	Decoração do Espaço
	 X
	Atrativos
	 X

Continue navegando