Buscar

BLOCOS ECONÔMICOS.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Blocos econômicos
 Os blocos econômicos compreendem a formação de mercados regionais entres países a fim de dinamizar e integrar a economia de seus membros, através da livre circulação de mercadorias ou da redução dos impostos cobrados em importações. A tendência para a criação e difusão de blocos econômicos em todo o mundo aconteceu após o término da Guerra Fria, mas a sua prática começou a ocorrer após o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Inicialmente, os blocos econômicos eram tratados como um contraponto, uma oposição à globalização. Imaginava-se que a sua formação iria potencializar as dinâmicas comerciais em nível regional e enfraquecê-las globalmente. No entanto, hoje se sabe que os blocos econômicos são, na verdade, um dos principais elementos que propiciaram a instrumentalização de uma economia em nível global.
Isso porque, além de integrar regionalmente os países, a formação dos acordos econômicos potencializa o comércio com o mercado externo, através de tarifas comuns e estratégias de mercado, visando atenuar os efeitos da concorrência e dinamizar as trocas comerciais.
Entre os principais blocos econômicos do mundo, podemos citar:
Benelux
 Foi criado ainda durante a Segunda Guerra Mundial.
 Recebe esse nome pois inicialmente compreendia países como a Bélgica,Países Baixos e Luxemburgo;
 Houve a inclusão da Itália, Alemanha e França, assim o nome passou a ser Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA)
 Posteriormente houve mais adição de países, e assim, passou a ser chamado de Comunidade Economica Europeia (CEE)
 Obs: O Benelux é a primeira fase do bloco da União Europeia e Apesar de sua existência, o Benelux ainda existe com o nome de “União Benelux”.
Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico)
Fundado em 1989;
Passou a ser um bloco econômico apenas em 1994.  
Objetivo: livre comércio em todo o pacifico.
Intenção primordial dos Blocos Econômicos : crescer em conjunto para cada um ajudar os outros. No caso da APEC, essa ajuda se deu com a redução de taxas e barreiras alfandegárias da área asiática do Pacífico. Essa redução acarreta um crescimento econômico dos países daquela região e também promove facilidades para quem exporta ou importa produtos para essa região. Os três pilares de atuação do Bloco são:
A cooperação econômica e técnica;
Liberação comercial e de investimentos;
A facilitação dos negócios entre os participantes do bloco.
A APEC é um Bloco em ascensão, com países em fase de crescimento econômico 
Os países do bloco somam cerca de 33 por cento da população mundial, participam de mais da metade do PIB mundial e tendem à crescer, pois seus desenvolvimento está baseado no crescimento de conhecimento. 
Os países que participam da APEC são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia Vietnã e Estados Unidos, além de Taiwan (Formosa) e Hong Kong.
Mercosul (Mercado Comum do Sul)
Formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. 
Outros países fazem parte das negociações do bloco, mas são considerados apenas como associados. São eles: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador. A Venezuela ingressou no grupo em 2006. E o México permanece como estado observador.
Criado em 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção (no Paraguai) o MERCOSUL busca garantir a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países membros, através da eliminação de barreiras alfandegárias e restrições não tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?