Logo Passei Direto
Buscar

Banco de questões sobre psicologia do desenvolvimento e métodos de pesquisa na educação infantil, abordando estudo longitudinal, teorias de Piaget e Vygotsky, papel do jogo na aprendizagem e a importância dos estudos do desenvolvimento para o educador.

User badge image
Victor Soares

em

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1a Questão
Fazer uma pesquisa no campo da psicologia, principalmente por ter o ser humano como objeto de análise, requer o
pesquisador o uso de estudo longitudinal. Sobre o método de investigação longitudinal, analise as afirmativas:
Este tipo de investigação é utilizado para o estudo de um grupo de pessoas com mais de um período extenso de tempo. Os
dados são recolhidos no início do estudo, e, em seguida, os dados adicionais podem ser recolhidos ao longo do tempo
durante toda a duração do estudo.
Porque
Este tipo de pesquisa é útil porque permite aos cientistas estudar as mudanças comportamentais que ocorrem com os
sujeitos ao longo do tempo.
Assinale a opção correta:
a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
ambas as afirmativas são falsas.
 as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira.
Explicação:
A pesquisa ocorre ao longo do período de tempo disponível para a mesma.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Analise as assertivas:
De acordo com Piaget, conhecer um objeto é agir sobre ele e transformá-lo, apreendendo os mecanismos dessa
transformação vinculados com as ações transformadoras.
Porque
Para o autor, conhecer é assimilar o real às estruturas em transformação, sendo essa assimilação essencialmente ativa.
Nessa perspectiva, os conhecimentos derivam da ação.
Assinale a opção correta:
a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
ambas as afirmativas são falsas.
 as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira.
 as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Explicação:
Sim, o sujeito é considerado ativo na busca do conhecimento, na construção do conhecimento, se debruçando sobre o 
objeto de estudos.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Na teoria de Jean Piaget podemos afirmar: (I) o pensamento se inicia pela ação, sendo a forma inicial de pensar e resolver 
problemas; (II) na fase pré-operatória a criança tem como característica o animismo, o artificialismo e o egocentrismo; (III) 
na terceira fase das operações formais a criança consegue classificar, trabalhar com quantidades e tem o pensamento 
formal; (IV) na última fase, das operações concretas, conseguem ter a noção de conservação de número, conservação de 
líquido e as crianças veem o mundo apenas através de seus próprios pontos de vista, são egocêntricas.
 Apenas a afirmativa I é correta.
Apenas as afirmativas II e IV são corretas;
Apenas as afirmativas I, II e III são corretas;
 Apenas as afirmativas I e II são corretas;
Apenas a afirmativa IV está incorreta;
Explicação: O aluno deverá conhecer os períodos de desenvolvimento segundo Piaget.
 
 4a Questão
O jogo é importante para o desenvolvimento infantil. Para Piaget, por meio do jogo, a criança, principalmente nos períodos 
sensório-motor e pré-operatório, pode construir importantes conhecimentos sobre os objetos e suas qualidades, construir 
noções de espaço, tempo e casualidade. Para Vygotsky, diferente de Piaget, o jogo não é aproveitado pela criança em sua 
zona de desenvolvimento real, mas sim na proximal. Com base nisto, as atividades de jogos na educação infantil devem ter
por objetivo: I. usar o jogo apenas como estratégia didática do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Na escola, as 
brincadeiras não devem ter um fim em si mesmo. II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com 
regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver. III. 
proporcionar prazer e divertimento para as crianças das instituições de educação infantil, sem a preocupação com a 
aprendizagem escolar propriamente dita. IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras. É correto o que 
está contido em
 IV, apenas.
 II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas
Explicação:
Na educação infantil a brincadeira tem uma finalidade em si mesma, dessa dforma, deve faze rparte do cotidiano 
pedagógico e de várias áreas de conhecimento.
 
 5a Questão
Qua a importância dos estudos do desenvolvimento infantil para o educador?
Socializa a equipe de educadores da turma.
 Os estudos dos processos evolutivos da criança através da psicologia do desenvolvimento colaboram para o 
entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais. Por 
isso, conhecer esses aspectos permite o professor a entender e compreender o modo de agir e pensar da criança.
Os estudos dos processos evolutivos da criança através da psicologia do desenvolvimento colaboram para o 
entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais pois é
na fase adulta que definimos as características e nossos déficts.
 Os estudos dos processos evolutivos da criança através da psicologia do desenvolvimento colaboram para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais.
Os estudos dos processos evolutivos da criança através da psicologia do desenvolvimento não colaboram para o 
entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais.
Explicação:
Estudar o processo de desenvolimento humano habilita o educador a compreender e planejar ações educativas mais 
coerentes com a fase de desenvolvimento do seu aluno.
 
 6a Questão
A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos
passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. De acordo com a teoria Piagetiana, assinale o que for
correto sobre a construção do conhecimento.
 O conhecimento é transmitido de forma mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos.
O elemento ativo da construção do conhecimento é o adulto que transmite o conhecimento, levando a criança a 
compreender o mundo que a cerca.
A construção do conhecimento ocorre somente com informações advindas da própria criança.
 A criança procura ativamente compreender o mundo exterior e interagir com ele para buscar resolução de suas interrogações.
O desenvolvimento cognitivo ocorrerá independentemente de estímulos, o sujeito já tem toda uma pré-
disposição genética.
Explicação:
Na concepção piagetiana, toda aprendizagem ocorre após um desequilíbrio cognitivo que promove uma atuação ativa do 
sujeito em relação à aprendizagem.
 
 7a Questão
Entre os adolescentes e jovens da atualidade, vemos a emergência da geração Nem-Nem, representada pelos jovens que 
nem estudam e nem trabalham. Respondam como a escola pode contribuir para superação dessa dificuldade e se colocar 
como uma entidade em cooperação com os jovens no seu desenvolvimento?
 Desenvolver os esquemas lógico formais que serão usados nas capacidades de superação do egocentrismo que é a principal dificuldade que o jovem tem para se inserir socialmente.
 Contribuir com o desenvolvimento cognitivo e ético para que o adolescente possa construir um projeto de vida através de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele.
Desenvolvendo esquemas de conhecimento cada vez mais abstratos que façam os jovens terem mais 
capacidade de planejamento mental para idealizarem suas rotinas.
Reforçar os esquemas de conhecimento concretos, pois no mundo do trabalho, esses serão os mais exigidos e 
valorizados pela sociedade.
Fazer uma divisão social na qual as jovens negras e pardas de classe popular sejam encaminhadas para 
empregos que necessitem maiores especificações de currículo.
Explicação: Os adolescentes se sentes inseguros e despreparados para ingressarem no mercado de trabalho porque não 
apresentam qualificação enem habilidades sociais para tal exercício. Um abraço
 
 8a Questão
Ao estudar o desenvolvimento do pensamento, Jean Piaget percebeu que na fase operatório concreta algumas capacidades 
se desenvolvem na criança. Marque a alternativa que represente somente aquisições cognitivas e relacionadas a nesta 
fase.
 Inferências transitivas e construção da noção de objeto permanente.
Construção da noção de objeto permanente e da capacidade de fazer seriação.
 Esquemas de Pensamento de Reversibilidade e Conversação e da capacidade de fazer seriação.
Construção de esquemas hipotéticos-dedutivos e de fazer seriação
Desenvolvimento de hipóteses lógicas e abstratas e inferências transitivas.
Explicação:
Na fase operatória concreta a inteligência da criança é preserntada pela capacidade de fazer relações cognitivas reversíveis
ocmo tambémo desenvolvimento de habilidades operatórias como a seriação.
1a Questão
Marque a alternativa em que todas as palavras estão de acordo com a Psicometria, teoria da psicologia de base inatista que
atingiu seu auge no início do século XX e que veio a se refletir em nosso sistema educacional brasileiro, oferecendo 
explicações acerca do rendimento escolar que seria medido pelo instrumento prova:
sociointeracionismo , estágios cognitivos , eugenia
 processo de aprendizagem , formação integral , pedagogia da inclusão social
nota como meio para se alcançar um fim , motivação intrínseca , aprendizagem significativa
 capacidade intelectual, classificação , nota como um fim em si mesmo
ambientalismo, fatores socioculturais, econômicos e históricos , condicionamento
Explicação:
Ambientalismo, fatores socioculturais, econômicos e históricos , condicionamento - psicometria sendo de base inatista, 
considera o fator genético como elemento determinante do QI (coeficiente intelectual) que determina o rendimento escolar,
se baixo ou alto; nesse modelo se contempla apenas o valor numérico, o resultado final, a prova, a aprovação ou 
reprovação,excluindo aqueles que não se enquadraram no sistema; classifica-se, hierarquiza-se os alunos a partir das 
notas; a nota tem um fim em si mesma e não um meio para se alcançar um fim; representantes da psicometria, Francis 
Galton e Binet e não Piaget que trata dos estágios cognitivos e sociointeracionismo como Vygotsky; eugenia, sim é um 
termo cunhado por Francis Galton, primo de Darwin que tinha como objetivo em seus estudos de casar pessoas de nível 
socio econômico elevado, tais como artistas, políticos, filhos de nobres, visando limpar a raça.
 
 2a Questão
De acordo com Piaget, quando uma criança modifica um esquema cognitivo previamente existente para que esse esquema 
possa ser compatível com os aspectos cognitivos de um novo estímulo, diz-se que a criança realizou uma
 modificação
 acomodação
assimilação
adaptação
conservação
Explicação:
ACOMODA EM SUA ESTRUTURA COGNITIVA A INFORMAÇÃO NOVA.
 
 3a Questão
No site ¿Toda Matéria¿ Foi apresentada uma situação hipotética entre dois irmãos, os quais possuem a mesma tonalidade 
de pele; porém, um deles vive numa cidade praiana, toma muito mais sol e possui pele mais morena. Por outro lado, seu 
irmão, o qual vive na cidade grande, possui uma pele mais clara, determinada pelo meio em que vive. Conforme a ideia 
citada acima, assinale a resposta correta.
Genoma
 Genótipo
Gene
 Fenótipo
Cromossomos
Explicação:
O fenótipo é a ação do ambiente sobre os genes.
 
 4a Questão
A criança já consegue ter noção da conservação de líquido, volume e massa. Consegue ter reversibilidade no pensamento e
usa explicações causais para compreender os fatos. E lida com o pensamento abstrato em sua plenitude. Que período é 
este?
 operatório concreto
 operatório formal
sensório-motor
concreto
pré-operatório
Explicação:
A unica fase em que o sujeito já temo pensamento abstrato consolidado é o opertaório-formal.
 
 5a Questão
(ENADE, 2012) O processo de consolidação da Psicologia como ciência autônoma no Brasil já estava em pleno 
desenvolvimento na segunda metade do século XX. Com a aprovação da Lei nº. 4.119, de 27 de agosto de 1962, foi 
reconhecida e regulamentada como profissão e área de conhecimento, o que possibilitou a criação de cursos acadêmicos 
regulares. ANTUNES, M.A.M. A psicologia no Brasil no século XX. In: MASSIMI, M.; GUEDES, M. C.(orgs). História da psicologia
no Brasil: novos estudos. São Paulo: Educ/Cortez, 2004 (adaptado). O período que antecede o marco histórico mencionado 
no texto caracterizou-se por I. intensa produção na área de Psicologia, ampliada e diversificada em suas abordagens e seus 
campos de atuação. II. farta produção de ideias nas áreas da Medicina e da Educação, desencadeada pela busca de 
conhecimentos desenvolvidos em outros países. III. práticas psicológicas desenvolvidas por médicos, sobretudo por 
psiquiatras, assim como por graduados em Filosofia e Pedagogia, que se especializavam em cursos de extensão e de pós-
graduação na área de Psicologia. É correto o que se afirma em
 I, II e III.
 I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Explicação:
As ciências biológicas influenciou a psicologia que, por sua vez, influenciou a pedagogia.
 
 6a Questão
Por que é preciso que haja Equilibração entre Assimilação e Acomodação?
Por que sem equilíbrio não conseguiríamos passar adequadamente por todos os oito estágios do desenvolvimento 
propostos por Piaget
Por que apenas Assimilação impossibilitaria generalizações, enquanto apenas Acomodação traria esquemas 
amplos, não permitindo captar as semelhanças
 Por que apenas Acomodação impossibilitaria generalizações, enquanto apenas Assimilação traria esquemas amplos, não permitindo captar diferenças
 Por que o desenvolvimento do indivíduo depende de sua capacidade de equilibrar adequadamente a organização ea adaptação
A premissa inicial está incorreta, pois não é preciso que haja este equilíbrio
Explicação: A equilibração entre Assimilação e Acomodação permite aumentar e desenvolver nossos esquemas, condição 
básica para o desenvolvimento
 
 7a Questão
As novas tecnologias de comunicação e informação têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional. 
Entretanto, há professores que ficam aprisionados ao recurso técnico, fazendo leitura de slides de data show, dirigindo o 
estudo do aluno numa relação linear do tipo ensino gera aprendizagem. Esse modelo pedagógico tecnicista é respaldado 
em qual teoria no campo da psicologia?
Psicogenética
Sociocultural
Não diretiva
 Psicanálise
 Comportamental
Explicação:
Teoria comportamental, pois o professor a partir do uso da técnica, supostamente, controla uma situação de estudo, 
acreditando que o aluno aprenderá, numa relação de causa e efeito, do tipo X (ensino com recursos didáticos modernos ou 
não) gera Y (aprendizado, comportamento observável a partir da nota); o que chamamos também de S (estímulo) - R 
(resposta). Com o método, a técnica, o professor, segundo a teoria comportamental, acredita que está controlando tudo e 
todos e que alcançará o seu objetivo, no caso, o aprendizado do aluno, entretanto, essa teoria como outras generalizam o 
comportamento humano, pois nem todos aprenderão, essa relação de causa e efeito não é verdadeira, sobretudo, nessa 
abordagem e modelo, o aluno ser condicionado a apresentar a resposta que o sistema de ensino espera: ser comportado, 
obediente por exemplo e mediante a isso será recompensado; mas, nem todos conseguem se enquadrar nesse modelo; 
muitos apresentam respostas exatamente antagônicas as esperadas, por não se admitirem perderem sua criatividade e 
autonomia.
 
 8a Questão
Se para Piaget conhecer um objeto é agir sobre ele, podemos afirmar que:
Conhecer é modificar, transformar o objeto e entender o processo desta transformação, e em consequência, entender como
o objetoé construído.
Porque
O sujeito não seria o que o meio ambiente faz dele: seria o que ele faz do que o meio ambiente faz dele. Cada aluno é um
sujeito ativo de seu desenvolvimento cognitivo, na dinâmica interativa com o objeto.
Marque a opção correta:
ambas as afirmativas são falsas.
 as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira.
a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
Explicação:
Estão corretas as sentenças, pois o indivíduo se debruça sobre o objeto de estudos, na relação organismo-meio, ele é 
sujeito ativo na construção do conhecimento.
1a Questão
O jogo é importante para o desenvolvimento infantil. Para Piaget, por meio do jogo, a criança, principalmente nos períodos 
sensório-motor e pré-operatório, pode construir importantes conhecimentos sobre os objetos e suas qualidades, construir 
noções de espaço, tempo e casualidade. Para Vygotsky, diferente de Piaget, o jogo não é aproveitado pela criança em sua 
zona de desenvolvimento real, mas sim na proximal. Com base nisto, as atividades de jogos na educação infantil devem ter
por objetivo: I. usar o jogo apenas como estratégia didática do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Na escola, as 
brincadeiras não devem ter um fim em si mesmo. II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com 
regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver. III. 
proporcionar prazer e divertimento para as crianças das instituições de educação infantil, sem a preocupação com a 
aprendizagem escolar propriamente dita. IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras. É correto o que 
está contido em
III e IV, apenas
 IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, apenas.
Explicação:
Na educação infantil a brincadeira tem uma finalidade em si mesma, dessa dforma, deve faze rparte do cotidiano 
pedagógico e de várias áreas de conhecimento.
 
 2a Questão
É o desenvolvimento que cria condições para a aprendizagem, ou seja, é anterior à aprendizagem. O ensino deve seguir o
desenvolvimento, pois só é possível aprender quando há um amadurecimento das funções cognitivas compatível com o
nível de aprendizagem. Quem afirma que a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento já alcançado
pela criança é:
 Piaget
Vygotsky
Wallon
Freinet
Skinner
Explicação:
Piaget apresenta esse pensamento linear de que desenvolvimento gera aprendizagem; ele é biólogo, então, é 
compreensivo que ele valoriza a maturação orgânica como geradora da aprendizagem.
 
 3a Questão
Um dos aspectos centrais da teoria piagetiana fundamenta-se na afirmativa de que o pensamento e o raciocínio da criança:
é estruturado em conformidade com o nível emocional da criança
encontra-se desvinculado do desenvolvimento da criança
 é influenciado por fatores interno e externo, o que justifica a abordagem ser considerada interacionista.
reflete exclusivamente a parte biológica
tem seu curso determinado pela história pessoal dos pais
Explicação:
Os fatores Interno (maturação orgânica) e externo (meio) influenciam o desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo.
 
 4a Questão
Algumas crianças em determinada idade acreditam que a chuva que está acontecendo, ocorre só para elas e que o correio 
vem entregar cartas só nas casas delas. Esses são exemplos de:
assimilação.
acomodação.
 egocentrismo.
atribuição de causalidade interna.
narcisismo.
Explicação:
A criança acredita que o mundo gira em torno dela.
 
 5a Questão
(Questão adaptada do TJPE, 2009). Estudar o desenvolvimento humano significa reconhecer as características comuns de
uma faixa etária, permitindo-nos conhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e
interpretação dos comportamentos apresentados. Assinale, dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento
humano, à luz de Jean Piaget, a alternativa INCORRETA:
crescimento orgânico
Fatores internos
 Condições econômicas
hereditariedade
Maturação neurofisiológica.
Explicação:
Para Piaget são os fatores interno (aspecto biológico) e externo (influências do meio social imediato, familia, escola) que 
influenciam no desenvolvimento e aprendizagem.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
O desenvolvimento do indivíduo ocorre na interação entre os elementos genéticos herdados na concepção e os fatores que 
possibilitam que essas instruções sejam expressas, modeladas ou permaneçam inativas. Assinale a opção correta
Cromossomos e genoma
Meio ambiente e genoma
 hereditariedade e ambiente
Genoma e hereditariedade
hereditariedade e genótipo
Explicação:
As concepções interacionistas de desenvolvimento carcaterizam-no como sendo decorrente dos elementos herdados 
geneticamente e vivenciados socialmente.
 
 7a Questão
O estudo de Piaget teve grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstrou que a transmissão de 
conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem
condições de absorver. Acreditava que todas as crianças passavam por etapas do desenvolvimento.
Motor, psíquico, social e cognitivo
 Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e formal
Sensório-motor, pré-operatório, operatório formal e concreto
Pré-operatório, sensório-motor, operatório concreto e formal
Sensório, operatório formal, pré-operatório e pós-operatório
Explicação:
Jaen Piaget sistematizou a sua teoria de desenvolvimento, classificando o em 4 fases.
 
 8a Questão
A concepção de que o indivíduo apresenta estruturas pré-concebidas para aprendizagem e que os fatores genéticos são 
fundamentais para seu desenvolvimento é entendê-lo como sendo:
determinado pelo ambiente;
 determinado por estruturas inatas;
construído socialmente;
regido pelas relações interpessoais
regido por interações entre o indivíduo e o meio.
Explicação: O aluno deverá saber as Concepções do Desenvolvimento.
1a Questão
São vários os fatores que influenciam no desenvolvimento. I São eles: a hereditariedade, o crescimento orgânico, a 
maturação neurofisiológica e o meio. II No fator hereditariedade a carga genética estabelece o potencial, que pode ou não 
vir a desenvolver-se. III O meio oferece influencias e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
 Todas as afirmativas estão corretas
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Nenhuma afirmativa está correta
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Explicação:
A herança genética (fator genético - teoria de base inatista, tese da hereditariedade ou seja o aspecto biológico) que 
determina tudo, o indivíduo já nasce pré-determinado; esse é um dos fatores assim como o meio pode influenciar o 
comportamento, o rendimento escolar; aí temos a teoria comportamental de base ambientalista.
 
 2a Questão
De acordo com Piaget, a criança tende a desenvolver___________ que são usados (as) para organizar e entender suas 
experiências com o mundo.
Hábitos
Intuições
Ideias
Perspectiva
 Esquemas
Explicação:
Esquemas - Com o conceito de esquemas de ação, Jean Piaget mostrou como as ações dos indivíduos sobre o meio são o 
motor da aquisição de conhecimento.
 
 3a Questão
Na teoria de Piaget, o desenvolvimento humano é resultado:
da imitação de certos modelos sociais;
das influências e controles sofridos pelo indivíduo no seu ambiente;
da determinação que o meio impõe sobre o indivíduo.
da relação entre os conflitos internos e a realidade social.
 da maturação do potencial que o indivíduo dispõe e o que o meio exige;
Explicação:
Para Jean Piaget o desenvolvimento humano acontece na confluênciados fatores maturacionais e de estimulação do meio 
social.
 
 4a Questão
Marque a resposta correta: A Psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo:
Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas inserido em seu contexto social.
 Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físicomotor, intelectual, afetivoemocional esocial desde o nascimento até a velhice.
Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu aspecto intelectual e a construção de seu 
conhecimento desde a infância até a vida adulta.
Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu intelecto e aspectos afetivoemocional.
Estudar o desenvolvimento do ser humano e sua personalidade na infância.
Explicação: A Psicologia do desenvolvimento tem como objetivo o estudo do ser humanos em seus diversos aspectos e em 
todas as fases de sua vida, ou seja, do nascimento à velhice
 
 5a Questão
11. Palavra que não está contida no modelo humanista de aprendizagem:
C ( ) Confiança
 B ( ) Controle
D ( ) Auto avaliação
A ( ) Empatia
E ( ) Autenticidade
Explicação:
O modelo humanista não trabalha com controle, mas sim com a congruência e a empatia.
 
 6a Questão
Complete as lacunas: O trabalho em grupo vai se tornando mais importante para o desenvolvimento infantil, a partir 
dos ...................... anos de idade, aparece na criança a necessidade de amizades duradouras e da convivência com 
companheiros. À medida que ela se torna mais velha, essa necessidade se intensifica. A incorporação 
de................................. grupais e os sentimentos de orgulho, de lealdade e solidariedade tornam-se impulsos poderosos no 
final deste estágio. (Carraro, 2015, p.103)
 Seis, valores
Dez, desentendimentos
Quarenta, desapegos
Dezoito, valores
Dois, desapegos
Explicação:
Seis anos quando a criança entra para a escola, ainda que, atualmente, cada vez mais cedo as crianças estão ingressando 
na escola, mas, de forma generalizada, podemos dizer que aos 6 anos, no primeiro ano e ao se socializar em grupos, a 
criança vai agregando valores grupais.
 
 7a Questão
A criança está brincando com um chaveiro, a mãe com medo que ela se machuque entra na brincadeira e disfarçadamente 
esconde o chaveiro, a criança logo começa a brincar com outra coisa. Nesse momento, a criança passa a acreditar que o 
chaveiro deixou de existir. Essa experiência cognitiva indica a ausência do princípio da ______________ que é característica 
do estágio _______________
assimilação - sensório-motor .
permanência do objeto - operacional concreto
adaptação - sensório-motor
acomodação - pré-operacional
 permanência do objeto - sensório-motor
Explicação:
Aproximadamente aos 10 meses de idade a criança constrói os esquemas de conhecimento para a permanência do objeto. 
A partir dese momento, ela acredita que o objeto exista mesmo fora do seu campo de visão.
 
 8a Questão
O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo tem sido abordado a 
partir de quatro aspectos básicos, quais são eles?
aspecto físico, aspecto cultural, aspecto espiritual, aspecto emocional, aspecto financeiro.
 aspecto físico-motor; aspecto intelectual; aspecto afetivo- emocional; aspecto social.
aspecto físico-motor, aspecto familiar, aspecto intelectual, aspecto social.
Aspecto familiar, aspecto biológico, aspecto afetivo emocional, aspecto social.
aspecto físico- motor, aspecto sócio-histórico, aspecto afetivo, aspecto financeiro, aspecto familiar.
1a Questão
Se para Piaget conhecer um objeto é agir sobre ele, podemos afirmar que:
Conhecer é modificar, transformar o objeto e entender o processo desta transformação, e em consequência, entender como
o objeto é construído.
Porque
O sujeito não seria o que o meio ambiente faz dele: seria o que ele faz do que o meio ambiente faz dele. Cada aluno é um
sujeito ativo de seu desenvolvimento cognitivo, na dinâmica interativa com o objeto.
Marque a opção correta:
a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
ambas as afirmativas são falsas.
 as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira.
Explicação:
Estão corretas as sentenças, pois o indivíduo se debruça sobre o objeto de estudos, na relação organismo-meio, ele é 
sujeito ativo na construção do conhecimento.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correspondente: (I) As teorias do desenvolvimento estão relacionadas com 
a Psicologia da Aprendizagem (II) Nem todo comportamento é possível de ser observável porque o conceito de 
aprendizagem é complexo e não podem ser englobados em um só conceito. (III) Há diversos fatores que podem modificar 
as possibilidades de aprendizagem.
Apenas as afirmativas (II) e (III) são verdadeiras
Todas as afirmativas são falsas
 As afirmativas (I) (II) e (III) são verdadeiras
Apenas as afirmativas (I) e (III) são verdadeiras
Apenas as afirmativas (I) e (II) são verdadeiras
Explicação: Todas as afirmativas são verdadeiras considerando a relação entre a psicologia e a aprendizagem.
 
 3a Questão
A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos
passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. De acordo com a teoria Piagetiana, assinale o que for
correto sobre a construção do conhecimento.
O conhecimento é transmitido de forma mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos.
O desenvolvimento cognitivo ocorrerá independentemente de estímulos, o sujeito já tem toda uma pré-
disposição genética.
A construção do conhecimento ocorre somente com informações advindas da própria criança.
O elemento ativo da construção do conhecimento é o adulto que transmite o conhecimento, levando a criança a 
compreender o mundo que a cerca.
 A criança procura ativamente compreender o mundo exterior e interagir com ele para buscar resolução de suas interrogações.
Explicação:
Na concepção piagetiana, toda aprendizagem ocorre após um desequilíbrio cognitivo que promove uma atuação ativa do 
sujeito em relação à aprendizagem.
 
 4a Questão
Relacione as colunas quanto o período de desenvolvimento segundo Piaget:
1- Sensório-motor
2- Pré-operatório
3- Operatório-concreto
4- Operacional-formal 
( ) Capacidade de ação interna: operação. Características da operação: reversibilidade/invariância, conservação 
(quantidade, constância, peso, volume); descentração/capacidade de seriação/capacidade de classificação.
( ) Desenvolvimento da capacidade simbólica (símbolos mentais: imagens e palavras que representam objetos ausentes); 
explosão lingüística; características do pensamento (egocentrismo, intuição, variância); pensamento dependente das ações
externas.
( ) Trabalho mental: estabelecer relações entre as ações e as modificações que elas provocam no ambiente físico; exercício
dos reflexos; manipulação do mundo por meio da ação. Ao final, constância/permanência do objeto.
( ) A operação se realiza através da linguagem (conceitos). O raciocínio é hipotéticodedutivo (levantamento de hipóteses; 
realização de deduções). Essa capacidade de sair-se bem com as palavras e essa independência em relação ao recurso 
concreto permite: ganho de tempo; aprofundamento do conhecimento; domínio da ciência da filosofia. 
 A sequência correta é: 
3,1,2,4
 3,2,1,4
1,2,4,3
1,3,2,4
2,3,4,1
Explicação:
3, 2, 1, 4
Sensório motor - movimento corporal
Pré-operatório - egocentrismo
Operatório concreto - reversibilidade, flexibilidade no raciocínio
Operação formal - raciocínio lógico, hipotético-dedutivo
 
 5a Questão
(VUNESP) Leia o seguinte texto e, em seguida, responda à questão: " (...) Piaget não acreditava,de forma alguma, que o 
processo de desenvolvimento estava determinado por condições internas a priori, como entendem alguns de seus críticos. 
Para ele, o processo de desenvolvimento é único para cada indivíduo, dependendo das condições de interação do indivíduo 
com o seu meio, resultando, daí, um processo de construção de suas estruturas cognitivas, o qual obedece um ritmo 
próprio, único. (Eurilda D. Roman e Vivian E. Steyer. A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado.
CAnoas (RS). Ed Ulbra, 2001, p.49.)
tendência progressista libertária.
behaviorismo
pedagogia histórico-crítica.
 epistemologia genética.
modelo epistemológico empirista.
Explicação:
Sua teoria foi denominada de epistemologia genética, epistemologia significa conhecimento e genética está associada ao 
organismo; relação direta do indivíduo (organismo) com o meio na busca pelo conhecimento.
 
 6a Questão
Analise as assertivas:
Segundo Piaget, o desenvolvimento é o processo essencial, e cada elemento da aprendizagem ocorre como uma função do
desenvolvimento total. Segundo o autor, o desenvolvimento explica a aprendizagem.
Porque
O estudo do desenvolvimento originou-se da necessidade de se resolverem problemas práticos e [...] de pressões para
melhorar a educação, a saúde, o bem estar e a situação legal das crianças e de suas famílias.
Assinale a opção correta:
ambas as afirmativas são falsas.
 as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira.
as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
Explicação:
Segundo Piaget, o desenvolvimento é o processo essencial, e cada elemento da aprendizagem ocorre como uma função do 
desenvolvimento total. Segundo o autor, o desenvolvimento explica a aprendizagem. - DE FATO, ESSE PROCESSO SE DÁ DE 
FORMA LINEAR, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, PRIMEIRO O INDIVÍDUO SE DESENVOLVE, AMADURECE SUAS 
ESTRUTURAS BIOLÓGICAS E APRENDE, SE DESENVOLVE UM POUCO MAIS E APRENDE E ASSIM SUCESSIVAMENTE VAI SE 
TORNANDO MAIS COMPLEXO O PENSAMENTO
Porque
O estudo do desenvolvimento originou-se da necessidade de se resolverem problemas práticos e [...] de pressões para 
melhorar a educação, a saúde, o bem estar e a situação legal das crianças e de suas famílias. - PORÉM, ESSA SETENÇA NÃO
JUSTIFICA A PRIMEIRA,, POIS EM SE TRATANDO DE PIAGET, NÃO SE FALA EM PRESSÕES DO MEIO, SITUAÇÃO LEGAL; PIAGET 
CONCENTROU SEUS ESTUDOS NOS ESTÁGIOS COGNITIVOS, INTELECTUAIS DA CRIANÇA E CONTEMPLOU A ABORDAGEM 
INTERACIONISTA, OU SEJA, OS FATORES INTETERNO (BIOLÓGICO) E O EXTERNO (GRUPOS SOCIAIS IMEDIATOS AO 
INDIVÍDUO, A CRIANÇA, TAIS COMO A FAMILIA E A ESCOLA).
 
 7a Questão
É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve, partindo do princípio de 
que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio, ou seja, é uma 
concepção que entende o homem como um ser que não é passivo sob a influência do meio, tendo em vista que este 
mesmo homem responde aos estímulos externos para posteriormente agir sobre eles, justamente para construir e 
organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada. Este conceito se refere ao:
Humanismo.
Gestaltismo.
 Construtivismo.
Behaviorismo.
Marxismo.
Explicação:
Construtivismo - construção do conhecimento pelo próprio indivíduo e em parceria (presença do meio).
 
 8a Questão
A educação nos acompanha por toda a vida. A todo o momento estamos aprendendo, ensinando, nos educando e
participando da educação de alguém. Assim, a educação é um processo que guarda múltiplas dimensões: pessoal, social,
econômica, política, filosófica. Diz respeito a processos individuais e coletivos de aprendizagem, diz respeito as diversas
culturas, e histórias de vida. Nesse sentido, responder sobre o conceito de aprendizagem não é tarefa fácil e considera-se
que os alunos apresentem:
conhecimento científico para corresponderem as demandas do currículo disciplinar
dons naturais e herança genética, fatores determinantes no sucesso ou fracasso escolar
 diversos saberes e ritmos cognitivos e que, portanto, devem ser respeitados seu tempo de aprendizagem
capacidade intelectual dentro da faixa de normalidade proposta pelos estudos da psicologia
uma aprendizagem específica que deve ser medida pelo instrumento prova, visando a competição no mercado 
de trabalho
Explicação:
A prova não deve ser o único caminho oferecido ao aluno, sobretudo, quando se contempla as múltiplas dimensões no 
processo de aprendizagem; é preciso valorizar o currículo real, vivido, as diversas experiências, não padronizar os alunos 
mediante médias, selecionando os bons (aqueles que tiram notas altas) dos ruins (notas baixas) e não se trata apenas do 
fator genético - essa compreensão expressa visão reducionista de sujeito, de mundo, de educação.
1a Questão
Na teoria de Piaget, o desenvolvimento humano é resultado :
 da maturação do potencial que o indivíduo dispõe e o que o meio exige.
da imitação de certos modelos sociais.
da percepção que indivíduo faz do ambiente.
das influências e controles sofridos pelo indivíduo.
da maturação.
Explicação:
Fatores interno (aspecto biológico) e externo (meio social imediato: família, escola)
 
 2a Questão
Qual desses teóricos listados abaixo descreveu que em cada estágio o ego passa por uma crise (que dá nome ao estágio). 
Esta crise pode ter um desfecho positivo (ritualização) ou negativo (ritualismo)?
 Piaget
Skinner
Ausubel
 Erikson
Freud
Explicação:
O autor que fala em crise é Erickon
 
 3a Questão
Para o Dr Drauzio Varella, no artigo sobre Genética e Comportamento Social: " A partir dos anos 1990, com a explosão da 
neurogenética, aprendemos que as influências genéticas existem, são fundamentais, mas que os genes interagem com 
ambiente de forma muito mais complexa, mutável e imprevisível do que poderia sonhar nossa vã filosofia de tempos atrás".
Esta afirmativa é coerente com qual premissa abaixo?
 Genes contêm informações importantes sobre o nosso comportamento, temperamento e funcionamento fisiológico, entretanto, sempre precisam estar relacionados com características ambientais gerando uma relação 
dialética e dinâmica de determinação de caracteres.
Não há provas sobre qualquer determinação genética sobre os componentes comportamentais dos seres 
humanos, portanto, a formação psíquica é totalmente relacionada às condições ambientais.
Genes são estruturas que determinam nosso comportamento, temperamento e funcionamento fisiológico de 
forma sistemática e repetitiva.
Os seres humanos apresentam muito mais influencia de fatores ambientais no processo de desenvolvimento das
crianças do que propriamente as predisposições genéticas, pois os pais transmitem apenas 10% das 
informações aos seus descendentes diretos.
Há uma interação entre o material genético e o ambiente, sendo que os genes apresentam uma força propulsora
muito maior no desenvolvimento dos comportamentos humanos na primeira fase da infância, quando a criança 
é totalmente voltada para o seu desenvolvimento fisiológico.
Explicação:
A herança genética e o fator meio são elementos determinantes na formação do indivíduo e não há que se ter hierarquia, 
ou seja, dizer que um fator é mais importante que o outro.
 
 4a Questão
Qual dos teóricos citados abaixo, afirma que, a aprendizagem de novas habilidades cognitivas é conduzida por um adulto, 
que modela e estrutura a experiência de aprendizagem da criança, alcançada no que ele chama de zona de 
desenvolvimento proximal, que seria uma gama de tarefas difíceis para a criança fazer sozinha, mas que ela pode 
conseguir através da orientação?
Sigmund Freud
Erik Erikson
Melanie KleinLev Vygostsky
Jean Piaget
Explicação:
Vygotsky trata dos conceitos tais como zona de desenvolvimento real, proximal e potencial.
 
 5a Questão
Há várias teorias de aprendizagem e cada uma explica de forma diferente como a criança passa para estágios mais
sofisticados de inteligência e desenvolvimento. Leia o texto abaixo e marque a questão que preenche corretamente as
lacunas. "As diferentes etapas cognitivas apresentam características próprias e cada uma delas constitui um determinado
tipo de equilíbrio. Ao longo do desenvolvimento mental, passa-se de uma para outra etapa, buscando um novo e mais
completo equilíbrio que depende, entretanto, das construções passadas." A teoria acima se refere à teoria de
desenvolvimento humano, proposta por _______________ e trata do conceito de __________________________.
Lev Vygotsky - Zona de desenvolvimento proximal
B. F. Skinner - Condicionamento Operante
Carl Rogers - Empatia
Jean Piaget - Egocentrismo
 Jean Piaget - Estágios de desenvolvimento cognitivo
Explicação:
Piaget que desenvolveu a teoria psicogenética; a teoria do desenvolvimento intelectual, cognitivo da criança.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
Nas práticas pedagógicas inspiradas na Epistemologia Genética de Jean Piaget o aluno deve ser o protagonista de seu 
aprendizado, orientado pelo professor. Assim, o esperado nessas práticas é que: I) O nível de desenvolvimento cognitivo do 
aluno seja considerado nas propostas pedagógicas. II) A ênfase esteja na quantidade dos conteúdos assimilados, pois isso 
valoriza a escolarização. III) Os conteúdos sejam considerados como objetos que favorecerão a construção da inteligência. 
Sobre essas afirmativas podemos dizer que:
B) Apenas II e III são corretas
C) I e III são incorretas
 A) Apenas I e III são corretas
E) Todas são incorretas
D) Apenas a II é correta
Explicação: Das afirmativas propostas a unica que não está correta é aquela que considera a enfase nos conteúdos como 
elemento de protagonismo do sujeito que aprende, pois esse não é um valor derivado da obra piagetiana.
 
 7a Questão
O principal representante da aprendizagem cognitivista:
D ( ) L. S. Vigotski;
 J. Piaget;
J. B. Watson;
H. Wallon;
B. F. Skinner;
Explicação:
Piaget concentrou seus estudos nos estágios cognitivos da criança.
 
 8a Questão
Considerando os estágios de desenvolvimento da teoria de Jean Piaget, relacione a Coluna A com a Coluna B:
 COLUNA A COLUNA B
 1. Período: Sensório-
motor
 ( ) Ocorre a função semiótica, que permite o surgimento da linguagem. O desenvolvimento do pensamento acelera. É a fase dos famosos ¿porquês¿. Ainda tem fala 
imitativa.
 2. Período: Pré-
operatório
 ( ) Auge do desenvolvimento da inteligência. Corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. Passagem do pensamento concreto 
para o formal, abstrato (realiza operações no plano das ideias).
 3. Operatório concreto ( ) A inteligência trabalha por meio das percepções e das ações. É uma inteligência eminentemente prática. A ausência da função semiótica é a principal 
característica deste período.
 4. Operatório formal ( ) Egocentrismo intelectual e social superado. Início da construção lógica (coordena de pontos de vista diferentes). Período em que o indivíduo consolida as 
conservações de número, substância, volume e peso.
 3, 1, 4, 2 
 2, 4, 1, 3
 2, 1, 4, 3
 1, 2, 4, 3
 4, 2, 3, 1
Explicação:
COLUNA A COLUNA B
1. Período: Sensório-
motor
(2) Ocorre a função semiótica, que permite o surgimento da linguagem. O desenvolvimento do pensamento acelera. É a fase dos famosos ¿porquês¿. Ainda tem fala 
imitativa.
2. Período: Pré-
operatório
(4) Auge do desenvolvimento da inteligência. Corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. Passagem do pensamento concreto para o 
formal, abstrato (realiza operações no plano das ideias).
3. Operatório concreto (1) A inteligência trabalha por meio das percepções e das ações. É uma inteligência eminentemente prática. A ausência da função semiótica é a principal característica deste período.
4. Operatório formal
(3) Egocentrismo intelectual e social superado. Início da construção lógica (coordena de pontos de vista diferentes). Período em que o indivíduo consolida as 
conservações de número, substância, volume e peso.
1a Questão
(TSEProva, 2012) Ao longo dos tempos, a educação afeta e é afetada por diferentes teorias que buscam entender o homem,
a sociedade, e a forma como o conhecimento acontece. Na área educacional, a pedagogia busca, portanto, em cada teoria 
uma maneira de conceber a escola e os processos de ensino e aprendizagem. A teoria que sustenta a concepção de que o 
sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, de tal forma que impliquem tanto na 
aquisição quanto na modificação dos comportamentos é conhecida como
psicanalista
sócio-interacionista.
humanista.
 cognitivista.
 comportamentalista.
Explicação:
Comportamentalista ou behaviorista
 
 2a Questão
Uma das ideias mais importantes de Lev Vygotsky sobre o processo de aprendizagem envolve o que ele chamou de zona de
desenvolvimento proximal e que se refere:
 à distância observada entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial de aprendizagem de uma pessoa.
ao ambiente em que o aluno se encontra e que é relativo à área de conteúdos que passará a estudar.
à relação entre o desenvolvimento na aprendizagem de um aluno em comparação à de outros alunos da mesma 
classe, sem considerar os aspectos sócio-histórico-cultural de cada indivíduo
à distância mínima entre o que aluno não sabe e o que deveria saber sem qualquer interferência do professor.
 à relação afetiva existente entre educador e educando e destes entre si, que proporciona um clima propício à aprendizagem.
Explicação:
à distância observada entre o nível de desenvolvimento real ( o que o indivíduo realiza sozinho, já consegue realizar 
sozinho) e o nível de desenvolvimento potencial de aprendizagem de uma pessoa. (com ajuda de uma pessoa mais 
experiente)
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Os recém-nascidos são dotados de reflexos importantes. A tendência que o bebê tem de virar a cabeça na direção de 
qualquer coisa que toque a sua bochecha é chamado de:
 reflexo de deglutição
reflexo de sucção
reflexo de preensão
 reflexo de orientação
 nenhuma das respostas acima
Explicação:
de orientação, pois o bebê direciona a cabeça para um determinado lugar, lado, então, o fato de direcionar, logo, podemos 
pensar em orientação.
 
 4a Questão
Incomodada com o mau comportamento de seus alunos em sala, Mariana deixou todos os seus alunos sem intervalo. Ficar 
sem intervalo é um exemplo de qual dos conceitos Behavioristas?
Recompensa
Condicionamento reflexo
Reforço positivo
 Punição
 Reforço negativo
Explicação:
Foi uma punição, pois a professora pretendeu extinguir um comportanemtno inadequado dos alunos.
 
 5a Questão
Para estimular o hábito da leitura em seus alunos, a professora Carla prometeu que, ao final do bimestre, quem conseguir 
ler o maior número de livros ganhará um livro de literatura de presente. Considerando a teoria Behaviorista, podemos dizer 
o livro de literatura ilustra qual dos conceitos abaixo no processo de condicionamento?
 Recompensa
Estímulo aversivo
Punição
Comportamento operante
Reforço negativo
Explicação:
Recompensa, reforço positivo.
 
 6a Questão
A professora Rosa, para estimular o hábito de estudos em seus alunos, prometeu que, ao final do bimestre, quem tiver 
realizado todas as atividades de casa ganhará um ponto extra na nota. Ao fazer isso, podemos dizer que a professora 
Selma aplicou qual dos conceitos Behavioristas?Punição
Reforço
Reforço negativo
Estímulo aversivo
 Reforço positivo
Explicação:
Reforço positivo, uma premiação.
 
 7a Questão
No ensino dos conteúdos, durante as aulas de Educação Física, há sempre valores morais em jogo, tais como: a justiça e a 
injustiça, o certo e o errado, a solidariedade e o egoísmo, o respeito e o desrespeito, dentre outros. Portanto, ensinar um 
determinado movimento, habilidade ou fundamento dentro do contexto de um conteúdo específico de ensino, é, antes de 
tudo, ensinar regras de comportamento e de convivência social. Para Piaget (1994), a evolução da prática e da consciência 
da regra abrange três fases que seguem a seguinte ordem de desenvolvimento:
c) heteronomia, anomia e autonomia.
e) autonomia, heteronomia e anomia.
 b) anomia, autonomia e heteronomia
a) heteronomia, autonomia e anomia.
 d) anomia, heteronomia e autonomia.
Explicação:
Os 3 estágios do desenvolvimento moral: anomia, heteronomia, autonomia.
 
 8a Questão
Para Vygotsky, a história da sociedade e o desenvolvimento do homem caminham juntos e, mais do que isso, estão de tal 
forma intrincados, que um não seria o que é sem o outro. Com essa perspectiva, é que Vygotsky estudou o 
desenvolvimento infantil. Marque a alternativa que corresponde a essa ideia:
 O sujeito tem um papel ativo na sociedade, modifica e é modificado pelo seu meio.
O comportamento infantil ocorre como respostas condicionadas aos estímulos do meio.
Ação e reação são componentes básicos do desenvolvimento infantil.
Nascemos uma tábula rasa.
A criança é fruto do meio.
Explicação:
O sujeito é ativo na sociedade porque constroi a sociedade e é cosntruído por ela; não se trata de tábula rasa, como se 
fosse um sujeito passivo conforme modelo behaviorista que considera o homem uma "folha em branco", "um nada" que é 
preenchido a partir de reforços positivo e negativo. Não se trata também, segundo Vygotsky de condicionamento, de 
repetição de comportamentos controlados pelo meio.
1a Questão
Segundo Skinner, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito 
resultante, no sentido de satisfazer-lhe alguma necessidade, ou seja, a relação que se estabelece entre ação e seu efeito. 
Essa conceituação diz respeito à (ao):
 condicionamento operante.
Nenhuma das alternativas
reforçamento primário.
condicionamento clássico.
reforçamento secundário.
Explicação:
O reforço positivo sobre uma determinada ação que ocorre de imediato após o mesmo (condicionamento operante); é 
voluntário
 
 2a Questão
"Peixe fora d'água". A exemplo de muitos outros, Lindolfo mudou do campo para a cidade. Ao fazer onze anos, 'toda uma
vida', segundo seu pai, Lindolfo emigrou com sua família porque as dívidas não lhe permitiam que seu pai prosseguisse
trabalhando na terra herdada dos seus avós. Na cidade, Lindolfo foi matriculado na escola do bairro onde sua mãe
conseguira trabalho de doméstica e juntos percorriam o mesmo caminho todos os dias... Para Lindolfo foi muito difícil a
adaptação ao novo meio e à escola: seu jeito de falar com um sotaque diferente e termos próprios provocavam deboches e
brincadeiras maliciosas. Embora Lindolfo tivesse uma relação cordial com o professor, ele se sentia como um "peixe fora
d'água" em sua turma. Muitas das coisas tratadas na aula não lhe interessavam ou ele não as compreendia bem. Um dia o
professor indicou o estudo de um animal nativo como trabalho de pesquisa. Lindolfo sentiu que toda a sua infância estava
presente em sua memória, mas não dispunha de material para ilustrar o que desejava comunicar, mas, com entusiasmo,
pôs-se a desenhar um tatu, animal que ele conhecia muito bem. Lindolfo conhecia o habitat natural do tatu e costumava
vigiar suas saídas para procurar alimento; muitas vezes observou com emoção os passeios da mãe tatu com suas crias.
Nesta aula, Lindolfo foi o primeiro voluntário para contar e explicar tudo o que sabia sobre o tatu. Todos ficaram
impressionados com seu conhecimento e, a partir deste dia Lindolfo passou a ser visto e tratado como membro da turma.
Você, sendo um professor "vygotskyano", analise as afirmativas abaixo:
I. Na visão vyotskyana, cabe ao educador o papel de interventor, desafiador e provocador de situações que levem os alunos
a aprenderem a aprender, buscando articular a experiência cotidiana dos alunos.
II. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno. Aprender é, de certa forma,
descobrir com seus próprios instrumentos os pensamentos e conhecimentos institucionalizados socialmente.
III. A intervenção pedagógica é um processo de muita importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Nesse
processo, o educador não precisa provocar desempenhos avançados tampouco aproximar essas experiências da vivência
cotidiana dos alunos.
IV. A escola e o educador que desejam alcançar sucesso de todos os alunos terão de se imbuir desta prática pedagógica
vygotskyana. Mas isso só é possível se o professor nessa dinâmica transformar a sala de aula em um rico espaço de
aceitação de vozes diferenciadas e discordantes.
Estão corretas:
Todas são verdadeiras.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
 I, II e IV.
Explicação:
A prática vigotskiana requer mediação, valorização do conhecimento, das experiências, vivências dos alunos, aprender a 
lidar com a pluralidade cultural que marca o espaço escolar.
 
 3a Questão
Um amigo seu sempre falou da vontade de fazer um curso superior, mas acabou não tendo tempo e nem dedicação para 
realizar esse sonho. Depois de anos você o encontra e, no meio da conversa, ele faz a seguinte afirmação: Não queria 
mesmo ter feito curso superior, hoje em dia isso não tem valor nenhum. O importante é saber na prática! É possível que 
seu amigo esteja usando um mecanismo de defesa para compensar sua frustração. Qual o mecanismo de defesa utilizado?
Desculpas
 racionalização
defesa
projeção
perfeccionismo
Explicação:
A racionalização muitas vezes nãopermite a pessoa mergulhar, a fundo, nas suas emoçoes.
 
 4a Questão
(ENADE, 2005) Duas crianças muito competitivas recusaram a possibilidade de desenvolver, juntas, uma mesma atividade. 
A professora incentivou os alunos a trabalhar em dupla, ¿para que pudessem aprender mais¿. Ao fazer esta consideração, a
professora se aproxima do princípio de que a aprendizagem é um processo
empírico.
 social.
condicionante.
inato.
¿gestáltico¿.
Explicação:
Na teoria de Lev Vygotsky a aprendizagem sempre será um processo social
 
 5a Questão
Vygotsky é um dos representantes do sociointeracionismo que se refere a um modelo pedagógico que valoriza o processo 
de aprendizagem significativo através da interação social dos alunos entre si e com o professor. Esta prática se classifica 
como:
 Mediação e envolvimento com o objeto de estudos
Exigência de padronização de respostas
Manipulação e condicionamento de informações
Punição pelo erro apresentado
Classificação dos alunos do melhor para o pior
Explicação: Fala de interelações
 
 6a Questão
(TSEProva, 2012) Ao longo dos tempos, a educação afeta e é afetada por diferentes teorias que buscam entender o homem,
a sociedade, e a forma como o conhecimento acontece. Na área educacional, a pedagogia busca, portanto, em cada teoria 
uma maneira de conceber a escola e os processos de ensino e aprendizagem. A teoria que sustenta a concepção de que o 
sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, de tal forma que impliquem tanto na 
aquisição quanto na modificação dos comportamentos é conhecida como
humanista.
sócio-interacionista.
cognitivista.
 comportamentalista.
psicanalista
Explicação:
Comportamentalista ou behaviorista
 
 7a Questão
A escola Archê está promovendo uma seleção para acontratação de professores para atuarem junto às turmas do primeiro
ano do ensino fundamental, como professores regentes. Como pré-requisito para a contratação, são exigidos formação em
pedagogia e experiência com docência de pelo menos 2 anos e conhecimento sobre as práticas de alfabetização. Além
disso, é necessário conhecimento da teoria de Lev Vygotsky, pois a escola está fundamentada no sociointeracionismo como
concepção de conhecimento que fundamentará a atuação docente. Das respostas abaixo, qual é a única que faz
parte dos pressupostos teórico-metodológicos da concepção sociointeracionista?
O aluno construirá seu conhecimento na interação com os objetos que fazem parte de sua cultura, sobretudo, os
instrumentos da informática, pois esses são os mais importantes para serem utilizados na escola como material 
de nosso contexto sociocultural.
O sociointeracionismo tem uma concepção de desenvolvimento muito específica: ele é resultado das pressões 
do meio sociocultural sobre a criança e acontece a partir dos conhecimentos que são transmitidos às crianças, 
pelos companheiros mais experientes, nas interações escolares.
 Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pois na concepção sociointeracionista, o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem. Desta forma, as atividades escolares, mediadas pelo 
professor, devem colaborar para trazer novas informações que ressignifiquem os conhecimentos cotidianos que 
os alunos já trazem.
A aprendizagem na concepção sociointeracionista acontece mediante o treino e a memorização dos conteúdos 
que são trabalhados na sala de aula, pois a aprendizagem exige a disciplina de estudo e de exercícios que 
ajudem ao aluno fixar o conteúdo.
A criança é um sujeito passivo que terá seu comportamento moldado pelo meio em que vive, pois na teoria 
sociocultural há uma relevância dos aspectos ambientais na formação psíquica do aluno.
Explicação:
Não há que se ter pressão e sim respeitar o ritmo do indivíduo que é considerado sujeito ativo na busca pelo conhecimento;
não há que se incentivar a memorização, pois não se trata de obter um aprendizado mecânico, de fora para dentro e a 
tecnologia não é o único recurso didático que pode ser utilizado no processo de aprendizagem.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
Para Vygotsky, a história da sociedade e o desenvolvimento do homem caminham juntos e, mais do que isso, estão de tal 
forma intrincados, que um não seria o que é sem o outro. Com essa perspectiva, é que Vygotsky estudou o 
desenvolvimento infantil. Marque a alternativa que corresponde a essa ideia:
 O sujeito tem um papel ativo na sociedade, modifica e é modificado pelo seu meio.
Nascemos uma tábula rasa.
O comportamento infantil ocorre como respostas condicionadas aos estímulos do meio.
Ação e reação são componentes básicos do desenvolvimento infantil.
A criança é fruto do meio.
Explicação:
O sujeito é ativo na sociedade porque constroi a sociedade e é cosntruído por ela; não se trata de tábula rasa, como se 
fosse um sujeito passivo conforme modelo behaviorista que considera o homem uma "folha em branco", "um nada" que é 
preenchido a partir de reforços positivo e negativo. Não se trata também, segundo Vygotsky de condicionamento, de 
repetição de comportamentos controlados pelo meio.
1a Questão
(FCC) A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson, psicanalista, propõe oito estágios durante o ciclo vital. Cada um 
deles envolve uma crise na personalidade, que surge de acordo com a maturação do indivíduo e deve ser satisfatoriamente
resolvida para um desenvolvimento saudável do ego. Segundo esta teoria, na adolescência,
não ocorrerá atualizações de períodos anteriores, pois, uma vez superados os conflitos da infância, esses não 
têm mais papel de importância na vida do sujeito.
a identidade pode se desenvolver de duas formas: 1) pelo processo de diferenciação e de integração; 2) pelo 
processo de substituição.
a produtividade e a autoestima encontram-se como elementos principais da crise.
 o esforço do adolescente para compreender sua identidade é parte de um processo saudável e vital, fundamentado nas realizações dos estágios anteriores, e estabelece as bases para enfrentar as crises da vida 
adulta.
a possibilidade de envolver-se de forma profunda com outras pessoas é um dos principais focos da crise de 
identidade.
Explicação:
A crise da identidade se resolve na medida em que o adolescente vai passando pelos estágios de forma equilibrada.
 
 2a Questão
A teoria de Vigotsky Põe em pauta a discussão do papel do social no desenvolvimento mental. No processo de 
Aprendizagem. Na concepção de Vigotsky, podemos definir a Zona de Desenvolvimento proximal em:
Atividade ou conhecimento que a criança não domina, mas espera-se que seja capaz de saber e/ou realizar, 
independente de etnia, religião ou cultura
 Distância entre o que a criança já pode realizar sozinha e aquilo que ela é capaz de desenvolver com o auxílio de alguém
Tudo aquilo que a criança é capaz de realizar sozinha
Sistema de mediação simbólica que organiza os signos em estruturas complexas
É a zona coordenativa e alternativa do conhecimento
Explicação:
Na concepção de Vygotsky. O processo de desenvolvimento e aprendizagem 
caminham de forma articulada. A Zona de Desenvolvimento Proximal é o conceito 
utilizado para explicar como num momento a criança pode fazer algo com a ajuda 
do outro e posteriormente realizará sozinha.
 
 3a Questão
A diversidade de objetos da psicologia é explicada pelo fato de este campo do conhecimento ter se constituído como área
do conhecimento científico só muito recentemente (BOCK, A.M.M., Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia, p.
21).
Desse modo, por sua diversidade de objetos, a Psicologia tem diferentes correntes teóricas que compreendem o
comportamento humano e os fenômenos mentais de formas diferentes. Considerando, então, os conhecimentos nas
diferentes correntes teóricas da Psicologia, qual abordagem entende que a sexualidade é o centro da vida psíquica?
Teoria Psicossocial do desenvolvimento
Aprendizagem significativa
Gestalt
Behaviorismo
 Psicanálise
Explicação:
A Psicanálise de Freud que concentra seus estudos no desenvolvimento psicossexual.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Qual desses teóricos listados abaixo descreveu que em cada estágio o ego passa por uma crise (que dá nome ao estágio). 
Esta crise pode ter um desfecho positivo (ritualização) ou negativo (ritualismo)?
 Erikson
Skinner
Piaget
Freud
Ausubel
Explicação:
O autor que fala em crise é Erickon
 
 5a Questão
A teoria freudiana do desenvolvimento parte do pressuposto que:
os condicionamentos operante e clássico são fundamentais na formação da personalidade.
a hereditariedade determina o desenvolvimento psicológico.
o desenvolvimento psicológico resulta da ação dos fatores culturais.
 os primeiros anos de vida do indivíduo determinam o seu desenvolvimento psicológico.
os componentes genéticos são fundamentais no desenvolvimento psicológico.
Explicação:
Os problemas vivenciados na infência se refletirão na vida adulta.
 
 6a Questão
"Propôs a existência de uma pulsão sexual básica, inconsciente, instintiva,que chamou de libido (energia sexual) básica, 
inconsciente, instintiva em cada indivíduo), cuja força é motivadora atrás de todo comportamento humano". O texto 
anterior caracteriza o pensamento de:
 Freud
Erikson
Paulo Freire
Vygotsky
Piaget
Explicação:
Freud tratou dos estágios psicossexuais, falando da libido que se concentra nas fases, partes do corpo, energia sexual.
 
 7a Questão
Erik Erikson foi um grande estudioso do Desenvolvimento Humano, principalmente do desenvolvimento infantil. Erikson 
afirmava que a vida possuía estágios de desenvolvimento e que estes estágios eram marcadospor crises do Ego. Tais 
crises, vivenciadas pelo ser, o levariam a (re)constituir a sua personalidade de forma sadia ou não. Em relação a Teoria do 
Desenvolvimento de Erikson NÃO podemos afirmar:
No estagio Intimidade X Isolamento, o sujeito com uma identidade já definida e bem fortalecida pela fase 
anterior (adolescência), estará pronto para unir a sua identidade com a de outra pessoa, sem se sentir 
ameaçado
No estágio Iniciativa X Culpa (quanto e quinto ano) a criança passa a perceber as diferenças sexuais, os papeis 
desempenhados por homens e mulheres na sua cultura. Se a sua curiosidade ¿sexual¿ e intelectual natural for 
reprimida e castigada, poderá desenvolver sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas 
situações ou de buscar novos conhecimentos;
Qualquer tarefa desenvolvimental que não é completada com sucesso deixa um resíduo que interfere na tarefa 
posterior
No estágio da integridade X desesperança (Velhice) Se o envelhecimento ocorre com sentimento de 
produtividade e valorização do que foi vivido, sem arrependimentos e lamentações haverá integridade e ganhos,
do contrário, um sentimento de tempo perdido e a impossibilidade de começar de novo trará tristeza e 
desesperança.
 Erikson, sendo discípulo de Freud, afirma que o homem é um ser social e que a sua personalidade é moldada na infância
 
 8a Questão
Duas crianças muito competitivas recusaram a possibilidade de desenvolver, juntas, uma mesma atividade. A professora
fez a mediação pedagógica, incentivando os alunos a trabalhar em dupla, "para que pudessem aprender mais". Ao fazer
esta consideração, a professora se aproxima do princípio de que a aprendizagem é um processo:
empírico
condicionante
inato
reativo
 social
Explicação:
Um processo interativo, social, de troca de conhecimentos.
1a Questão
A mediação simbólica é um importante conceito da psicologia sócio-histórica e permite ao professor:
tratar o aluno com respeito
buscar instrumentos tecnológicos
 utilizar recursos culturais da realidade do aluno para facilitar a aprendizagem
fazer com que a família seja colaboradora
valorizar a carga genética do aluno
Explicação:
Trata-se da articulação entre os conhecimentos espontâneos dos alunos e o conhecimento científico mediado e articulado 
pelo professor.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Para Erikson, o momento crítico de integração na formação da personalidade ocorre:
na fase adulta
na Velhice
na infância
 na adolescência
na fase pré-natal
Explicação:
Adolescência, momento de crise vivenciado.
 
 3a Questão
O processo de pareamento de estímulos acontece quando são apresentados dois estímulos, um condicionado e outro 
neutro, simultaneamente, de modo que após algum tempo, ambos os estímulos sejam capazes de disparar a resposta 
comportamental. Desta forma, podemos dizer que a pessoa aprendeu a emitir um comportamento, mediante a 
apresentação do estímulo. O comportamento resultante do pareamento de estímulos é chamado de...
Comportamento Reforçador.
Comportamento Operante
 Comportamento Respondente
Comportamento Inexistente
Comportamento Instintivo
Explicação:
É um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. Ivan Pavlov 
descreveu a obtenção do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm
certa resposta. Exemplo: salivação do cachorro. Chamado de condicionamento clássico.
 
 4a Questão
Pedro é gestor de uma unidade educativa localizada na região metropolitana de São Paulo. Todo ano, Pedro investe em
formação continuada dos seus professores como forma de melhorar qualitativamente as relações de aprendizagem no
colégio. Este ano o tema da formação foi: A Psicologia de Vygotsky e sua concepção de desenvolvimento. O professor que
trabalhar fundamentado nos postulados de Vygotsky verá o desenvolvimento da criança como:
Um processo de maturação que antecede a aprendizagem escolar.
Um processo ativo no qual o dom que a criança traz consigo será posto em prática.
Um processo que desqualifica a cultura proveniente das camadas populares, pois gera o empobrecimento 
intelectual da criança.
Um processo que independe da aprendizagem.
 Uma apropriação ativa do conhecimento existente na sociedade em que a criança vive, integrando ao seu pensamento o conhecimento e sua cultura.
Explicação:
A abordagem de Vygotsky é sócio cultural, sócio histórica; logo, predominância desse fator sobre o biológico, conforme 
Piaget considera.
Gabarito Coment.
 
 5a Questão
"Impulsivo, egoísta, inseguro. Inconsequente, irresponsável, instável. Questionador,
teimoso, arrogante. Não é de hoje que esses adjetivos são usados para descrever os
adolescentes. Há décadas, os jovens com idades entre 10 e 19 anos são vistos e
compreendidos pela ótica dos estereótipos. ¿Tenho vontade de trancar meu filho no
quarto e só tirá-lo de lá quando ele for adulto¿, dizem alguns pais. ¿Lá vem o
aborrescente¿, falam outros. Pesquisas recentes, no entanto, têm mostrado que essa
percepção negativa não condiz com a realidade. Os adolescentes podem até ser
impulsivos e egoístas, questionadores e arrogantes. Mas são muito mais do que isso.
'Durante anos, limitamos nosso entendimento dessa etapa ao que ouvíamos de
psicólogos que tratavam jovens e famílias que buscavam ajuda profissional em
momentos de crise', explica o psiquiatra Laurence Steinberg, pesquisador da Temple
University, nos Estados Unidos, uma das maiores autoridades mundiais quando o
assunto é comportamento juvenil. 'Agora, revendo dados sem nos limitarmos às famílias
e aos jovens com problemas, percebemos que essa faixa etária é bem mais tranquila e
produtiva do que os estereótipos nos faziam imaginar'¿. Fonte:
http://www.istoe.com.br/reportagens/219918_O+LADO+BOM+DO+ABORRESCENTE Na
fase da adolescência, o sujeito também experiencia muitas transformações nos
diferentes aspectos do desenvolvimento. O trecho da reportagem acima, se
consideradas as premissas de Erick Erickson para explicar o desenvolvimento humano,
ilustra uma das dimensões do comportamento e desenvolvimento juvenil que pode
estar relacionado a - MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
Mudanças cognitivas
 Formação da identidade
Desenvolvimento intelectual
Iniciação sexual
Maturação biológica
Explicação:
Para Erkson é a fase da crise da identidade.
 
 6a Questão
Considerando que Vygotsky é um dos representantes do sociointeracionismo que se refere a um modelo pedagógico em
que se valoriza o processo de aprendizagem significativo e que deverá ocorrer através da interação social entre os alunos e
entre os alunos e o professor, marque a resposta que condiz com essa prática:
manipulação e condicionamento de informações
punição pelo erro apresentado
exigência de padronização de respostas
 mediação e envolvimento com o objeto de estudos
classificação dos alunos do melhor para o pior
Explicação:
O método adotado é o da mediação entre os conhecimentos espontâneos dos alunos e o conhecimento científico do 
professor.
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito 
idades que decorrem desde o nascimento até à morte, pertencendo as quatro primeiras ao período de bebê e de infância, e
as três últimas aos anos adultos e à velhice, cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente 
positiva e uma negativa. Para a Questão chave: serei capaz de fazer as coisas sozinho ou precisarei da ajuda dos outros, 
qual estágio que se refere tal questão?
Estágio Psicossocial 1 Confiança básica vs. Desconfiança
Estágio Psicossocial 4 Atividade vs. InferioridadeEstágio Psicossocial 2 Autonomia vs. Vergonha e Dúvida
Estágio Psicossocial 5 Identidade vs. Confusão de papeis
Estágio Psicossocial 3 Iniciativa vs. Culpa
Explicação:
A segunda etapa da teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson tem lugar durante a primeira infância e é focada em 
crianças que desenvolvem uma maior sensação de controle pessoal. Neste ponto do desenvolvimento, as crianças estão 
apenas começando a ganhar um pouco de independência. Elas estão começando a executar ações básicas por conta 
própria e a tomar decisões simples sobre o que elas preferem. Ao permitir que as crianças façam escolhas e tomem o 
controle, pais e cuidadores podem ajudar as crianças a desenvolverem um senso de autonomia.
 
 8a Questão
Nas práticas pedagógicas inspiradas na Epistemologia Genética de Jean Piaget o aluno deve ser o protagonista de seu 
aprendizado, orientado pelo professor. Assim, o esperado nessas práticas é que: I) O nível de desenvolvimento cognitivo do 
aluno seja considerado nas propostas pedagógicas. II) A ênfase esteja na quantidade dos conteúdos assimilados, pois isso 
valoriza a escolarização. III) Os conteúdos sejam considerados como objetos que favorecerão a construção da inteligência. 
Sobre essas afirmativas podemos dizer que:
 A) Apenas I e III são corretas
B) Apenas II e III são corretas
C) I e III são incorretas
D) Apenas a II é correta
E) Todas são incorretas
Explicação: Das afirmativas propostas a unica que não está correta é aquela que considera a enfase nos conteúdos como 
elemento de protagonismo do sujeito que aprende, pois esse não é um valor derivado da obra piagetiana.
1a Questão
(IF, 20170 Essa teoria postula que a aprendizagem ocorre quando novas ideias ou informações se relacionam com conceitos
relevantes e disponíveis na estrutura cognitiva do estudante predisposto a aprender. Orienta que o conteúdo a ser 
trabalhado em sala de aula deve ser flexível em relação à experiência de vida do estudante. Trata-se, ainda, de uma teoria 
que defende a valorização dos conhecimentos prévios necessários à construção das estruturas mentais, permitindo ao 
estudante (re)construir conhecimentos de natureza diversa. Trata-se da teoria da aprendizagem
Nenhuma das alternativas anteriores
culturalista.
humanista.
 behaviorista.
 significativa.
Explicação:
Aprendizagem significativa - o aluno se envolve com o objeto de estudos, interioriza os conceitos, .relacionando a 
conhecimentos prévios X memorização.
 
 2a Questão
Para introduzir o conteúdo da subtração, a professora inicia sua aula com uma questão relacionada à adição. Durante sua 
explicação, ela problematiza e pergunta às crianças: "E se ao invés de juntarmos as 5 tampinhas com as outras 3, eu 
tivesse cinco tapinhas e quisesse dar três para minha irmã? Como faríamos? No caso apresentado, tomando a teoria da 
Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel, podemos pensar que a ação da professora sobre o pensamento do aluno 
ilustra qual dos conceitos abaixo?
 Mediação
Ancoragem
Nenhuma das alternativas
 Aprendizagem significativa
Conceito subsunsor
Explicação:
É mediação porque é uma estratégia de interação da professora.
 
 3a Questão
Com relação à memória, alguns pesquisadores acreditam que sessões de recordações naturais fazem parte da experiência
diária de todos os bebês, pois os mesmos acontecimentos ocorrem de maneira semelhante dia após dia e os bebês
demonstram reconhecer estímulos habituais. Os pesquisadores também perceberam que as recordações logo são
esquecidas, pois em um breve período os bebês esquecem. Então, pensando nessas afirmativas, podemos assegurar
que a memória em bebês...
o ambiente não irá oferecer o potencial para ser percebido.
 é um acontecimento que se assemelha à memorização.
 é o processamento mental das informações que são recebidas dos órgãos sensoriais.
é um fenômeno automático que todos, em toda parte, sentem da mesma maneira.
é um processo ativo e cognitivo pelo qual o indivíduo interage sempre da mesma forma.
Explicação:
O bebê vai processando mentalmente em função dos estímulos do meio, contando com os órgãos dos sentidos.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Marque a afirmativa correta com referência aos conceitos fundamentais sobre Aprendizagem Significativa:
Refere-se ao significado inerente a certos tipos de materiais concretos que são recursos didáticos utilizados para 
tornar a aula mais dinâmica porque o professor deixa de ser parceiro na construção do conhecimento.
 Subsunçor. Um conhecimento específico, existente na estrutura cognitiva do indivíduo, que permite dar significado a um novo conhecimento que lhe é apresentado ou por ele descoberto. Até mesmo o aprendizado por 
descoberta depende de subsunçores, ou seja, de saberes prévios.
Refere-se ao relacionamento arbitrário entre aluno e professor de modo que é preciso trabalhar o conteúdo 
previsto no programa de ensino porque o professor define o que é importante para o aluno.
Aprendizagem por descoberta não é dada a chance para o aprendiz descobrir o que vai aprender. O mesmo 
conteúdo precisa ser descoberto várias vezes. O conteúdo não é internalizado e não serve de base para outros 
subsequentes.
 A aprendizagem se dá por recepção. Recebe-se a informação como pronta e acabada. Cabe ao aluno atuar ativamente sobre o material, a fim de relacioná-lo a idéias relevantes disponíveis em sua estrutura cognitiva. O 
aluno ajuda o professor o tempo todo e questiona.
Explicação:
Aprendizagem significativa envolve interiorização acerca dos conceitos, envolvimento com o objeto de estudos, 
compreensão e não massificação de conteúdos; envolve também partir dos saberes dos alunos e parceria entre aluno e 
professor.
 
 5a Questão
Marque F (FALSO) ou V (VERDADEIRO) e depois marque a resposta correta:
 (1) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o resultado em detrimento do processo de aprendizagem
 (2) No construtivismo, o aluno é sujeito ativo porque se debruça sobre o objeto de estudos
 (3) A mediação dos saberes é uma estratégia esperada no modelo tecnicista respaldado no Behaviorismo
 (4) A aprendizagem se torna significativa quando o professor solicita aos alunos que memorizem um questionário com 
perguntas e respostas
(5) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o processo de aprendizagem em detrimento do produto final
 F V F F V
 F F V F V
F F V V F
V V F F V
V F V F V
Explicação:
(1 )O modelo da construção do conhecimento enfatiza o resultado em detrimento do processo de aprendizagem - F porque 
considera o que o aluno conseguiu produzir e não trabalha com a lacuna cognitiva, contempla-se processo de 
aprendizagem em detrimento do resultado final, da nota .
 (2) No construtivismo, o aluno é sujeito ativo porque se debruça sobre o objeto de estudos - V - o aluno é considerado 
sujeito ativo porque se permite ao aluno esse espaço da autonomia, da busca, do experimentar, ter contato com o objeto 
de estudos na relação organismo-meio. 
 (3) A mediação dos saberes é uma estratégia esperada no modelo tecnicista respaldado no Behaviorismo - F não há 
mediação e sim controle e manipulação do meio, exigência de que o aluno apresente comportamentos que são 
determinados pelo sistema como corretos, eliminando comportamentos inaceitáveis, inadequados, porém adequados e 
inadequados pra que e pra quem, para o sistema? 
 (4) A aprendizagem se torna significativa quando o professor solicita aos alunos que memorizem um questionário com 
perguntas e respostas - F quando a aprendizagem significativa não existe memorização e sim compreensão acerca do que 
se está estudando, se interioriza os conceitos, não há um aprendizado automático e sim de construção e reflexão
(5) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o processo de aprendizagem emdetrimento do produto final - V 
contempla-se o que o aluno está produzindo, como está produzindo e não o erro; o erro não é visto de forma punitiva; 
trabalha-se o erro ao longo do processo de aprendizagem.
 
 6a Questão
Considerando a aprendizagem significativa de Ausubel, a professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 
usou de algumas estratégias desse autor para planejar a sua aula, a saber:
I) pouco importa se o aluno tenha o interesse por aprender, ele pode apenas memorizar o material de forma arbitrária.
II) que ocorra a conexão ou a vinculação do que o aluno sabe com os conhecimentos novos.
III) que o material a ser aprendido seja potencialmente significativo.
IV) que o professor seja um estimulador e não centralizador do conhecimento.
Considerando as afirmativas acima, quais estão corretas:
Todas são verdadeiras.
 II, III e IV.
 I, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
Explicação:
Aprendizagem significativa está diretamente ligada aos conhecimentos prévios do indivíduo, cabendo ao professor construir
conhecimentos em parceria com os alunos X memorização (aprendizagem mecânica)
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Num debate sobre o tipo de formação que ofereciam para os alunos do colégio Zeus, o professor Roberto trouxe o 
referencial da aprendizagem significativa para nortear as aulas de ciências. Dentro desse referencial, qual seria a postura 
correta do professor para o ensino de ciências?
iniciar os estudos sobre a produção científica sobre o tema e concluir com experimentos práticos que mostrem o 
significado das teorias estudadas.
trabalhar com o conhecimento do estado da arte do tema pesquisando tudo o que já foi sistematizado sobre ele 
e que tenha significado na vida do aluno.
 retratar a explicação científica tendo a cultura do aluno e suas experiências anteriores sobre o tema estudado como âncoras que serão usadas na memorização do conhecimento .
evocar as memórias dos alunos sobre os fatos da natureza, corrigindo todas as distorções da realidade e 
apresentando os erros que eles têm na construção do pensamento significativo.
trabalhar com questões do ENEN afim de mostrar o significado das questões nos exames nacionais.
Explicação:
Considerar as experiências prévias dos alunos.
 
 8a Questão
4. A aprendizagem significativa ocorre quando: I) Os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o 
conhecimento prévio que o aluno possui. II) A ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e modificação
do conceito subsunçor. III) Leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações 
que favoreçam a aprendizagem. IV) O que os estudantes sabiam não era considerado e entendia-se que só aprenderiam se 
fossem ensinados por alguém.
Todas estão corretas.
I, II, IV
II, III, IV
I, III, IV
 I, II, III
Explicação:
Aprendizagem significativa está relacionada aos conhecimentos prévios dos alunos; Ausubel trata de conceitos tais como 
ancoragem e subsunçores.
1a Questão
(IF, 20170 Essa teoria postula que a aprendizagem ocorre quando novas ideias ou informações se relacionam com conceitos
relevantes e disponíveis na estrutura cognitiva do estudante predisposto a aprender. Orienta que o conteúdo a ser 
trabalhado em sala de aula deve ser flexível em relação à experiência de vida do estudante. Trata-se, ainda, de uma teoria 
que defende a valorização dos conhecimentos prévios necessários à construção das estruturas mentais, permitindo ao 
estudante (re)construir conhecimentos de natureza diversa. Trata-se da teoria da aprendizagem
humanista.
 significativa.
culturalista.
Nenhuma das alternativas anteriores
behaviorista.
Explicação:
Aprendizagem significativa - o aluno se envolve com o objeto de estudos, interioriza os conceitos, .relacionando a 
conhecimentos prévios X memorização.
 
 2a Questão
Para introduzir o conteúdo da subtração, a professora inicia sua aula com uma questão relacionada à adição. Durante sua 
explicação, ela problematiza e pergunta às crianças: "E se ao invés de juntarmos as 5 tampinhas com as outras 3, eu 
tivesse cinco tapinhas e quisesse dar três para minha irmã? Como faríamos? No caso apresentado, tomando a teoria da 
Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel, podemos pensar que a ação da professora sobre o pensamento do aluno 
ilustra qual dos conceitos abaixo?
Ancoragem
Aprendizagem significativa
Nenhuma das alternativas
Conceito subsunsor
 Mediação
Explicação:
É mediação porque é uma estratégia de interação da professora.
 
 3a Questão
Com relação à memória, alguns pesquisadores acreditam que sessões de recordações naturais fazem parte da experiência
diária de todos os bebês, pois os mesmos acontecimentos ocorrem de maneira semelhante dia após dia e os bebês
demonstram reconhecer estímulos habituais. Os pesquisadores também perceberam que as recordações logo são
esquecidas, pois em um breve período os bebês esquecem. Então, pensando nessas afirmativas, podemos assegurar
que a memória em bebês...
é um processo ativo e cognitivo pelo qual o indivíduo interage sempre da mesma forma.
 é o processamento mental das informações que são recebidas dos órgãos sensoriais.
é um fenômeno automático que todos, em toda parte, sentem da mesma maneira.
é um acontecimento que se assemelha à memorização.
o ambiente não irá oferecer o potencial para ser percebido.
Explicação:
O bebê vai processando mentalmente em função dos estímulos do meio, contando com os órgãos dos sentidos.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Marque a afirmativa correta com referência aos conceitos fundamentais sobre Aprendizagem Significativa:
Refere-se ao significado inerente a certos tipos de materiais concretos que são recursos didáticos utilizados para 
tornar a aula mais dinâmica porque o professor deixa de ser parceiro na construção do conhecimento.
A aprendizagem se dá por recepção. Recebe-se a informação como pronta e acabada. Cabe ao aluno atuar 
ativamente sobre o material, a fim de relacioná-lo a idéias relevantes disponíveis em sua estrutura cognitiva. O 
aluno ajuda o professor o tempo todo e questiona.
Refere-se ao relacionamento arbitrário entre aluno e professor de modo que é preciso trabalhar o conteúdo 
previsto no programa de ensino porque o professor define o que é importante para o aluno.
Aprendizagem por descoberta não é dada a chance para o aprendiz descobrir o que vai aprender. O mesmo 
conteúdo precisa ser descoberto várias vezes. O conteúdo não é internalizado e não serve de base para outros 
subsequentes.
 Subsunçor. Um conhecimento específico, existente na estrutura cognitiva do indivíduo, que permite dar significado a um novo conhecimento que lhe é apresentado ou por ele descoberto. Até mesmo o aprendizado por 
descoberta depende de subsunçores, ou seja, de saberes prévios.
Explicação:
Aprendizagem significativa envolve interiorização acerca dos conceitos, envolvimento com o objeto de estudos, 
compreensão e não massificação de conteúdos; envolve também partir dos saberes dos alunos e parceria entre aluno e 
professor.
 
 5a Questão
Marque F (FALSO) ou V (VERDADEIRO) e depois marque a resposta correta:
 (1) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o resultado em detrimento do processo de aprendizagem
 (2) No construtivismo, o aluno é sujeito ativo porque se debruça sobre o objeto de estudos
 (3) A mediação dos saberes é uma estratégia esperada no modelo tecnicista respaldado no Behaviorismo
 (4) A aprendizagem se torna significativa quando o professor solicita aos alunos que memorizem um questionário com 
perguntas e respostas
(5) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o processo de aprendizagem em detrimento do produto final
F F V F V
V V F F V
 F V F F V
V F V F V
F F V V F
Explicação:(1 )O modelo da construção do conhecimento enfatiza o resultado em detrimento do processo de aprendizagem - F porque 
considera o que o aluno conseguiu produzir e não trabalha com a lacuna cognitiva, contempla-se processo de 
aprendizagem em detrimento do resultado final, da nota .
 (2) No construtivismo, o aluno é sujeito ativo porque se debruça sobre o objeto de estudos - V - o aluno é considerado 
sujeito ativo porque se permite ao aluno esse espaço da autonomia, da busca, do experimentar, ter contato com o objeto 
de estudos na relação organismo-meio. 
 (3) A mediação dos saberes é uma estratégia esperada no modelo tecnicista respaldado no Behaviorismo - F não há 
mediação e sim controle e manipulação do meio, exigência de que o aluno apresente comportamentos que são 
determinados pelo sistema como corretos, eliminando comportamentos inaceitáveis, inadequados, porém adequados e 
inadequados pra que e pra quem, para o sistema? 
 (4) A aprendizagem se torna significativa quando o professor solicita aos alunos que memorizem um questionário com 
perguntas e respostas - F quando a aprendizagem significativa não existe memorização e sim compreensão acerca do que 
se está estudando, se interioriza os conceitos, não há um aprendizado automático e sim de construção e reflexão
(5) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o processo de aprendizagem em detrimento do produto final - V 
contempla-se o que o aluno está produzindo, como está produzindo e não o erro; o erro não é visto de forma punitiva; 
trabalha-se o erro ao longo do processo de aprendizagem.
 
 6a Questão
Considerando a aprendizagem significativa de Ausubel, a professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 
usou de algumas estratégias desse autor para planejar a sua aula, a saber:
I) pouco importa se o aluno tenha o interesse por aprender, ele pode apenas memorizar o material de forma arbitrária.
II) que ocorra a conexão ou a vinculação do que o aluno sabe com os conhecimentos novos.
III) que o material a ser aprendido seja potencialmente significativo.
IV) que o professor seja um estimulador e não centralizador do conhecimento.
Considerando as afirmativas acima, quais estão corretas:
I, II e IV.
 II, III e IV.
I, III e IV.
Todas são verdadeiras.
 I, II e III.
Explicação:
Aprendizagem significativa está diretamente ligada aos conhecimentos prévios do indivíduo, cabendo ao professor construir
conhecimentos em parceria com os alunos X memorização (aprendizagem mecânica)
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Num debate sobre o tipo de formação que ofereciam para os alunos do colégio Zeus, o professor Roberto trouxe o 
referencial da aprendizagem significativa para nortear as aulas de ciências. Dentro desse referencial, qual seria a postura 
correta do professor para o ensino de ciências?
trabalhar com o conhecimento do estado da arte do tema pesquisando tudo o que já foi sistematizado sobre ele 
e que tenha significado na vida do aluno.
trabalhar com questões do ENEN afim de mostrar o significado das questões nos exames nacionais.
 retratar a explicação científica tendo a cultura do aluno e suas experiências anteriores sobre o tema estudado como âncoras que serão usadas na memorização do conhecimento .
iniciar os estudos sobre a produção científica sobre o tema e concluir com experimentos práticos que mostrem o 
significado das teorias estudadas.
evocar as memórias dos alunos sobre os fatos da natureza, corrigindo todas as distorções da realidade e 
apresentando os erros que eles têm na construção do pensamento significativo.
Explicação:
Considerar as experiências prévias dos alunos.
 
 8a Questão
4. A aprendizagem significativa ocorre quando: I) Os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o 
conhecimento prévio que o aluno possui. II) A ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e modificação
do conceito subsunçor. III) Leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações 
que favoreçam a aprendizagem. IV) O que os estudantes sabiam não era considerado e entendia-se que só aprenderiam se 
fossem ensinados por alguém.
Todas estão corretas.
 I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
II, III, IV
Explicação:
Aprendizagem significativa está relacionada aos conhecimentos prévios dos alunos; Ausubel trata de conceitos tais como 
ancoragem e subsunçores.
1a Questão
Marque F (FALSO) ou V (VERDADEIRO) e depois marque a resposta correta:
 (1) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o resultado em detrimento do processo de aprendizagem
 (2) No construtivismo, o aluno é sujeito ativo porque se debruça sobre o objeto de estudos
 (3) A mediação dos saberes é uma estratégia esperada no modelo tecnicista respaldado no Behaviorismo
 (4) A aprendizagem se torna significativa quando o professor solicita aos alunos que memorizem um questionário com 
perguntas e respostas
(5) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o processo de aprendizagem em detrimento do produto final
F F V F V
F F V V F
V F V F V
V V F F V
 F V F F V
Explicação:
(1 )O modelo da construção do conhecimento enfatiza o resultado em detrimento do processo de aprendizagem - F porque 
considera o que o aluno conseguiu produzir e não trabalha com a lacuna cognitiva, contempla-se processo de 
aprendizagem em detrimento do resultado final, da nota .
 (2) No construtivismo, o aluno é sujeito ativo porque se debruça sobre o objeto de estudos - V - o aluno é considerado 
sujeito ativo porque se permite ao aluno esse espaço da autonomia, da busca, do experimentar, ter contato com o objeto 
de estudos na relação organismo-meio. 
 (3) A mediação dos saberes é uma estratégia esperada no modelo tecnicista respaldado no Behaviorismo - F não há 
mediação e sim controle e manipulação do meio, exigência de que o aluno apresente comportamentos que são 
determinados pelo sistema como corretos, eliminando comportamentos inaceitáveis, inadequados, porém adequados e 
inadequados pra que e pra quem, para o sistema? 
 (4) A aprendizagem se torna significativa quando o professor solicita aos alunos que memorizem um questionário com 
perguntas e respostas - F quando a aprendizagem significativa não existe memorização e sim compreensão acerca do que 
se está estudando, se interioriza os conceitos, não há um aprendizado automático e sim de construção e reflexão
(5) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o processo de aprendizagem em detrimento do produto final - V 
contempla-se o que o aluno está produzindo, como está produzindo e não o erro; o erro não é visto de forma punitiva; 
trabalha-se o erro ao longo do processo de aprendizagem.
 
 2a Questão
Com base na imagem do quebra-cabeça sobre a Aprendizagem Significativa, analise as duas afirmativas:
I) a aprendizagem significativa é um processo cognitivo no qual o conceito de mediação está plenamente presente, pois
para que ocorra a aprendizagem é necessário novos desafios, contextualizados e que possam ter algum sentido para o
aluno, de modo que o ajude a compreender a relação entre o conteúdo que vai ser aprendido e aquilo que o aluno já sabe.
II) Ausubel parte do pressuposto de que os indivíduos apresentam organizações cognitivas internas baseadas em
conhecimentos de caráter conceitual, sendo sua complexidade determinada não pelo número de conceitos que contém,
mas sim pelas relações que os conceitos existentes estabelecem entre si, dando ao sujeito a possibilidade de reconstruir o
conhecimento.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar:
as duas afirmativas são falsas.
 as duas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
as duas são verdadeiras, mas não estabelecemrelação entre si.
a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
Explicação:
Ambas as alternativas estão corretas pois se considera a experiência prévia do indivíduo.
 
 3a Questão
Analise as seguintes afirmações acerca do processo de ensino e de aprendizagem, classificando-as em V (verdadeira) ou F 
(falsa).
I. ( ) Se, por um lado, há erros que são cometidos por simples engano ou desconhecimento; por outro, há erros que são 
integrantes e inerentes ao processo de aprendizagem, são os chamados erros construtivos.
II. ( ) É insubstituível a atuação do aluno na construção dos significados sobre os conteúdos da aprendizagem.
III. ( ) Por estar situado fora do indivíduo, o conhecimento é algo a ser adquirido por ele por meio da cópia do real.
IV. ( ) O conhecimento não é algo pronto, acabado, mas uma construção histórica e social, na qual interferem fatores de 
ordem antropológica, cultural e psicológica, entre outros.
De acordo com a perspectiva construtivista, a classificação correta, de cima para baixo, é:
F; V; F; V.
 V; V; F; V.
F; V; V; V
V; V; V; F.
V; V; V; V.
Explicação:
O sujeito é ativo na busca pelo conhecimento e se contempla processo de aprendizagem em detrimento do produto final no
construtivismo; aprendizado se dá de dentro para fora e não ao contrário; não se trata de memorizar, se trata de se 
envolver com o objeto de estudos.
 
 4a Questão
Considerando a aprendizagem significativa de Ausubel, a professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 
usou de algumas estratégias desse autor para planejar a sua aula, a saber:
I) pouco importa se o aluno tenha o interesse por aprender, ele pode apenas memorizar o material de forma arbitrária.
II) que ocorra a conexão ou a vinculação do que o aluno sabe com os conhecimentos novos.
III) que o material a ser aprendido seja potencialmente significativo.
IV) que o professor seja um estimulador e não centralizador do conhecimento.
Considerando as afirmativas acima, quais estão corretas:
I, III e IV.
Todas são verdadeiras.
I, II e IV.
I, II e III.
 II, III e IV.
Explicação:
Aprendizagem significativa está diretamente ligada aos conhecimentos prévios do indivíduo, cabendo ao professor construir
conhecimentos em parceria com os alunos X memorização (aprendizagem mecânica)
Gabarito Coment.
 
 5a Questão
Em relação à Aprendizagem Significativa, NÃO se pode afirmar que:
 A disposição para a aprendizagem depende unicamente do aluno.
Depende de uma interação cooperativa entre professor e alunos.
Empenho em profundidade na aprendizagem, envolvimento com o objeto de estudos.
Depende de uma motivação intrínseca.
O professor deverá intervir sempre que necessário.
Explicação:
A construção do conhecimento se dá em parceria entre alunos e professores.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
Com relação à memória, alguns pesquisadores acreditam que sessões de recordações naturais fazem parte da experiência
diária de todos os bebês, pois os mesmos acontecimentos ocorrem de maneira semelhante dia após dia e os bebês
demonstram reconhecer estímulos habituais. Os pesquisadores também perceberam que as recordações logo são
esquecidas, pois em um breve período os bebês esquecem. Então, pensando nessas afirmativas, podemos assegurar
que a memória em bebês...
é um acontecimento que se assemelha à memorização.
 é o processamento mental das informações que são recebidas dos órgãos sensoriais.
é um processo ativo e cognitivo pelo qual o indivíduo interage sempre da mesma forma.
o ambiente não irá oferecer o potencial para ser percebido.
é um fenômeno automático que todos, em toda parte, sentem da mesma maneira.
Explicação:
O bebê vai processando mentalmente em função dos estímulos do meio, contando com os órgãos dos sentidos.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Leia o trecho da reportagem: Quando a perda de memória é Alzheimer, publicada no site
http://www.terra.com.br/istoegente/278/saude/index.htm.Acesso em 13/02/2013, às 23 horas. A queixa de perda de
memória é comum entre pessoas idosas. Quando perguntados ¿sua memória é melhor ou pior do que já foi?, entre 60% e
80% dos idosos dizem que a memória é pior. Nos idosos, a memória é um processo psicológico particularmente delicado em
função da velocidade de processamento de estímulos e a atenção, pois muitos idosos não acompanham a produção de
ideias e veiculação de notícias na contemporaneidade. É consenso entre os especialistas que um cérebro estimulado
consegue armazenar melhor as informações e acessar as memórias. Na Universidade para a Terceira Idade, há uma
preocupação especial em ativar as capacidades mnemônicas através das poesias, músicas e narrativas autobiográficas.
Marque qual das assertivas abaixo explica a utilização das atividades citadas para o estímulo à capacidade de evocação
mnêmica.
A memória no idoso deve resgatar as aprendizagens que teve ao longo da vida, sobretudo, as que 
circunscrevem à área da linguagem.
O trabalho de memória para a fase da senilidade deve ser simples para não diminuir a auto-estima e deixar o 
idoso ainda mais deprimido.
A capacidade de memória do idoso é limitada apenas as suas questões pessoais relacionadas com a sua vida 
emocional.
 A evocação mnêmica do idoso sempre está relacionada com elementos motivadores que apresentam relação emocional como evento a ser lembrado.
O idoso tem mais facilidade para usar a memória executiva do que as memórias declarativas e procedurais.
Explicação:
A evocação dos dados de memória está relacionado à questões emocionais.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
Num debate sobre o tipo de formação que ofereciam para os alunos do colégio Zeus, o professor Roberto trouxe o 
referencial da aprendizagem significativa para nortear as aulas de ciências. Dentro desse referencial, qual seria a postura 
correta do professor para o ensino de ciências?
trabalhar com o conhecimento do estado da arte do tema pesquisando tudo o que já foi sistematizado sobre ele 
e que tenha significado na vida do aluno.
 retratar a explicação científica tendo a cultura do aluno e suas experiências anteriores sobre o tema estudado como âncoras que serão usadas na memorização do conhecimento .
iniciar os estudos sobre a produção científica sobre o tema e concluir com experimentos práticos que mostrem o 
significado das teorias estudadas.
evocar as memórias dos alunos sobre os fatos da natureza, corrigindo todas as distorções da realidade e 
apresentando os erros que eles têm na construção do pensamento significativo.
trabalhar com questões do ENEN afim de mostrar o significado das questões nos exames nacionais.
Explicação:
Considerar as experiências prévias dos alunos.
1a Questão
David Ausubel estudou acerca da aprendizagem significativa. Em sua concepção são necessárias três condições para que 
ocorra a aprendizagem significativa. Analise as afirmativas abaixo considerando essas condições e marque a resposta 
correta.
O novo conteúdo deve ser apreendido de forma isolada para que não seja influenciado por aprendizagens 
realizadas anteriormente.
O conteúdo deve possuir conceitos e não precisa ser estruturado de forma lógica.
 Para que a aprendizagem significativa ocorra é necessário que haja a vontade do aprendiz de relacionar o novo conhecimento com o conhecimento já existente.
O material de estudo deve ser apresentado ao aluno de forma lenta para que ele possa organizar os processos de
auto-aprendizagem.
O material instrucional não precisa conter, necessariamente, subsunçores, pois a relação entre eles e o novo 
conhecimento é totalmente arbitrária .
Explicação:
Requer relação entre o novo conhecimento e o já existente pelo indivíduo, suas experiências prévias.
 
 2a Questão
(IF, 20170 Essa teoria postula que a aprendizagem ocorre quando novasideias ou informações se relacionam com conceitos
relevantes e disponíveis na estrutura cognitiva do estudante predisposto a aprender. Orienta que o conteúdo a ser 
trabalhado em sala de aula deve ser flexível em relação à experiência de vida do estudante. Trata-se, ainda, de uma teoria 
que defende a valorização dos conhecimentos prévios necessários à construção das estruturas mentais, permitindo ao 
estudante (re)construir conhecimentos de natureza diversa. Trata-se da teoria da aprendizagem
behaviorista.
culturalista.
Nenhuma das alternativas anteriores
humanista.
 significativa.
Explicação:
Aprendizagem significativa - o aluno se envolve com o objeto de estudos, interioriza os conceitos, .relacionando a 
conhecimentos prévios X memorização.
 
 3a Questão
A aprendizagem significativa depende de alguns pressupostos que envolvem a relação professor - aluno -conhecimento. 
Nesse sentido, NÃO é correto afirmar que:
A aprendizagem significativa depende de uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a 
necessidade e a vontade de aprender.
A disposição para a aprendizagem significativa não depende exclusivamente do aluno, demanda que a prática 
didática garanta condições para que essa atitude se manifeste e prevaleça.
O professor necessita fazer uso de organizadores prévios que facilitem realmente a aprendizagem, principalmente 
quando o conteúdo não for familiar ao aluno.
 O professor precisa elaborar muitas atividades, de modo que sobrecarregue o aluno com informações excessivamente detalhadas e pormenorizadas para facilitar a aprendizagem.
O professor precisa conhecer a estrutura cognitiva de seus alunos e propor desafios compatíveis com suas 
potencialidades.
Explicação:
Não se trata de quantidade de tarefas, não se trata de massificação de informações quando se pretende que o aluno 
aprenda de forma significativa.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Há muitas formas de aprender. Os cognitivistas concebem a aprendizagem como uma modificação na estrutura cognitiva 
do aprendiz. Assinale uma importante característica da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel.
A aprendizagem significativa acontece por acúmulo de informações e capacidade de memorização do aprendiz.
Na aprendizagem significativa, os armazenamentos na memória são arbitrários e induzem a aprendizagem 
porque são fixados durante os exercícios repetitivos passados pelo professor.
A aprendizagem será significativa, somente se utilizar como modelo de aprendizagem os mapas conceituais para 
o ensino de ciências.
 Quando a concepção acadêmica é ligada à concepção prévia do conhecimento do aluno e há uma reorganização do conhecimento, podemos dizer que a aprendizagem foi significativa.
Tudo o que é aprendido pelo aluno na escola faz parte do paradigma da aprendizagem significativa, pois a escola 
adota um currículo previamente planejado para ser importante para a formação do aluno.
Explicação:
Quando se leva em conta no processo de aprendizagem o conhecimento prévio do aluno.
Gabarito Coment.
 
 5a Questão
No que se refere à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel:
I- O subsunçor é um conceito, uma ideia, uma proposição já existente na estrutura cognitiva, capaz de servir de ancoradouro a um novo
conceito, ideia ou proposição de modo que o indivíduo possa atribuir significados a essa nova informação.
II- aprendizagem significativa, um processo através do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária e não literal a um
aspecto relevante da estrutura cognitiva do aprendiz.
III- novas ideias e informações podem ser aprendidas e retidas na medida em que conceitos relevantes e inclusivos estejam
adequadamente claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo e sirvam, dessa forma, de ancoradouro a novas ideias e conceitos.
É correto afirmar:
Apenas a afirmativa III está correta
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
 As alternativas I, II e III estão corretas
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Explicação:
As 3 alternativas estão corretas porque consideram as experiências prévias do indivíduo.
 
 6a Questão
De acordo com o modelo pedagógico construtivista, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, 
orientar os educandos, envolvendo-os com o objeto de estudos, de modo que o aluno se sinta motivado no caminho da 
aprendizagem:
mecânica
mnemônica
reprodutora
dependente
 significativa
Explicação:
Significativa, pois o aluno "saboreia" por dentro o conhecimento, se envolve com o objeto de estudos, interioriza conceitos 
e não decora; o aprendizado se dá de dentro para fora.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Diferencie a aprendizagem significativa da aprendizagem por condicionamento:
A aprendizagem significativa envolve a apreensão de comportamentos, e a aprendizagem por condicionamento 
destaca o uso do que é aprendido, bem como com o valor deste conhecimento
A aprendizagem significativa trabalha de forma tecnicista, com reforços e punições, ao passo que a 
aprendizagem por condicionamento enfatiza o sentido do conhecimento para a pessoa que aprende
 A aprendizagem significativa propõe que o conhecimento prévio seja valorizado, ao passo que a aprendizagem por condicionamento desconsidera este aspecto, focando apenas o comportamento
A aprendizagem significativa e a aprendizagem por condicionamento são, basicamente, a mesma teoria, 
diferindo apenas no nome e nos seus principais autores
A aprendizagem por condicionamento se baseia nas premissas da sociologia crítica, ao passo que a 
aprendizagem significativa utiliza a teoria behaviorista como norte
Explicação:
De acordo com David Ausubel, o fator mais importante daa prendizagem significativa são os conceitos prévios ou 
presumidos que o aluno já traz sobre o tema estudado. A aprendizagem por condicionamento trabalha com a modelagem 
de informação através da transmissão de informações do professor para o aluno.
 
 8a Questão
O rendimento escolar de Ana está muito baixo. Seu pai preocupado com a situação, elaborou um questionário-resumo do 
conteúdo da disciplina para que ele se preparasse para a prova. Ana estudou bastante e lembra-se de todo o conteúdo. Na 
hora da prova esqueceu muitos conteúdos e foi mal na prova. Qual das fases de memória Ana vem apresentando 
dificuldades?
Fase da aquisição
 Fase da evocação
Fase operacional
Fase sensorial
Fase da retenção
Explicação:
Ana apresenta problemas na fase de evocação, pois consegue compreender e reter a informação na memória, mas não 
consegue evocá-la.
1a Questão
Em relação à Aprendizagem Significativa, NÃO se pode afirmar que:
Depende de uma motivação intrínseca.
Depende de uma interação cooperativa entre professor e alunos.
O professor deverá intervir sempre que necessário.
Empenho em profundidade na aprendizagem, envolvimento com o objeto de estudos.
 A disposição para a aprendizagem depende unicamente do aluno.
Explicação:
A construção do conhecimento se dá em parceria entre alunos e professores.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Analise as seguintes afirmações acerca do processo de ensino e de aprendizagem, classificando-as em V (verdadeira) ou F 
(falsa).
I. ( ) Se, por um lado, há erros que são cometidos por simples engano ou desconhecimento; por outro, há erros que são 
integrantes e inerentes ao processo de aprendizagem, são os chamados erros construtivos.
II. ( ) É insubstituível a atuação do aluno na construção dos significados sobre os conteúdos da aprendizagem.
III. ( ) Por estar situado fora do indivíduo, o conhecimento é algo a ser adquirido por ele por meio da cópia do real.
IV. ( ) O conhecimento não é algo pronto, acabado, mas uma construção histórica e social, na qual interferem fatores de 
ordem antropológica,cultural e psicológica, entre outros.
De acordo com a perspectiva construtivista, a classificação correta, de cima para baixo, é:
F; V; V; V
F; V; F; V.
 V; V; F; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
Explicação:
O sujeito é ativo na busca pelo conhecimento e se contempla processo de aprendizagem em detrimento do produto final no
construtivismo; aprendizado se dá de dentro para fora e não ao contrário; não se trata de memorizar, se trata de se 
envolver com o objeto de estudos.
 
 3a Questão
Considerando a aprendizagem significativa de Ausubel, a professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 
usou de algumas estratégias desse autor para planejar a sua aula, a saber:
I) pouco importa se o aluno tenha o interesse por aprender, ele pode apenas memorizar o material de forma arbitrária.
II) que ocorra a conexão ou a vinculação do que o aluno sabe com os conhecimentos novos.
III) que o material a ser aprendido seja potencialmente significativo.
IV) que o professor seja um estimulador e não centralizador do conhecimento.
Considerando as afirmativas acima, quais estão corretas:
 II, III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
Todas são verdadeiras.
Explicação:
Aprendizagem significativa está diretamente ligada aos conhecimentos prévios do indivíduo, cabendo ao professor construir
conhecimentos em parceria com os alunos X memorização (aprendizagem mecânica)
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Com relação à memória, alguns pesquisadores acreditam que sessões de recordações naturais fazem parte da experiência
diária de todos os bebês, pois os mesmos acontecimentos ocorrem de maneira semelhante dia após dia e os bebês
demonstram reconhecer estímulos habituais. Os pesquisadores também perceberam que as recordações logo são
esquecidas, pois em um breve período os bebês esquecem. Então, pensando nessas afirmativas, podemos assegurar
que a memória em bebês...
é um processo ativo e cognitivo pelo qual o indivíduo interage sempre da mesma forma.
o ambiente não irá oferecer o potencial para ser percebido.
é um fenômeno automático que todos, em toda parte, sentem da mesma maneira.
é um acontecimento que se assemelha à memorização.
 é o processamento mental das informações que são recebidas dos órgãos sensoriais.
Explicação:
O bebê vai processando mentalmente em função dos estímulos do meio, contando com os órgãos dos sentidos.
Gabarito Coment.
 
 5a Questão
Com base na imagem do quebra-cabeça sobre a Aprendizagem Significativa, analise as duas afirmativas:
I) a aprendizagem significativa é um processo cognitivo no qual o conceito de mediação está plenamente presente, pois
para que ocorra a aprendizagem é necessário novos desafios, contextualizados e que possam ter algum sentido para o
aluno, de modo que o ajude a compreender a relação entre o conteúdo que vai ser aprendido e aquilo que o aluno já sabe.
II) Ausubel parte do pressuposto de que os indivíduos apresentam organizações cognitivas internas baseadas em
conhecimentos de caráter conceitual, sendo sua complexidade determinada não pelo número de conceitos que contém,
mas sim pelas relações que os conceitos existentes estabelecem entre si, dando ao sujeito a possibilidade de reconstruir o
conhecimento.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar:
as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
 as duas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
as duas afirmativas são falsas.
Explicação:
Ambas as alternativas estão corretas pois se considera a experiência prévia do indivíduo.
 
 6a Questão
Leia o trecho da reportagem: Quando a perda de memória é Alzheimer, publicada no site
http://www.terra.com.br/istoegente/278/saude/index.htm.Acesso em 13/02/2013, às 23 horas. A queixa de perda de
memória é comum entre pessoas idosas. Quando perguntados ¿sua memória é melhor ou pior do que já foi?, entre 60% e
80% dos idosos dizem que a memória é pior. Nos idosos, a memória é um processo psicológico particularmente delicado em
função da velocidade de processamento de estímulos e a atenção, pois muitos idosos não acompanham a produção de
ideias e veiculação de notícias na contemporaneidade. É consenso entre os especialistas que um cérebro estimulado
consegue armazenar melhor as informações e acessar as memórias. Na Universidade para a Terceira Idade, há uma
preocupação especial em ativar as capacidades mnemônicas através das poesias, músicas e narrativas autobiográficas.
Marque qual das assertivas abaixo explica a utilização das atividades citadas para o estímulo à capacidade de evocação
mnêmica.
A capacidade de memória do idoso é limitada apenas as suas questões pessoais relacionadas com a sua vida 
emocional.
O idoso tem mais facilidade para usar a memória executiva do que as memórias declarativas e procedurais.
A memória no idoso deve resgatar as aprendizagens que teve ao longo da vida, sobretudo, as que 
circunscrevem à área da linguagem.
 A evocação mnêmica do idoso sempre está relacionada com elementos motivadores que apresentam relação emocional como evento a ser lembrado.
O trabalho de memória para a fase da senilidade deve ser simples para não diminuir a auto-estima e deixar o 
idoso ainda mais deprimido.
Explicação:
A evocação dos dados de memória está relacionado à questões emocionais.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Num debate sobre o tipo de formação que ofereciam para os alunos do colégio Zeus, o professor Roberto trouxe o 
referencial da aprendizagem significativa para nortear as aulas de ciências. Dentro desse referencial, qual seria a postura 
correta do professor para o ensino de ciências?
evocar as memórias dos alunos sobre os fatos da natureza, corrigindo todas as distorções da realidade e 
apresentando os erros que eles têm na construção do pensamento significativo.
trabalhar com o conhecimento do estado da arte do tema pesquisando tudo o que já foi sistematizado sobre ele 
e que tenha significado na vida do aluno.
trabalhar com questões do ENEN afim de mostrar o significado das questões nos exames nacionais.
 retratar a explicação científica tendo a cultura do aluno e suas experiências anteriores sobre o tema estudado como âncoras que serão usadas na memorização do conhecimento .
iniciar os estudos sobre a produção científica sobre o tema e concluir com experimentos práticos que mostrem o 
significado das teorias estudadas.
Explicação:
Considerar as experiências prévias dos alunos.
 
 8a Questão
Marque F (FALSO) ou V (VERDADEIRO) e depois marque a resposta correta:
 (1) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o resultado em detrimento do processo de aprendizagem
 (2) No construtivismo, o aluno é sujeito ativo porque se debruça sobre o objeto de estudos
 (3) A mediação dos saberes é uma estratégia esperada no modelo tecnicista respaldado no Behaviorismo
 (4) A aprendizagem se torna significativa quando o professor solicita aos alunos que memorizem um questionário com 
perguntas e respostas
(5) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o processo de aprendizagem em detrimento do produto final
V V F F V
F F V F V
V F V F V
 F V F F V
F F V V F
Explicação:
(1 )O modelo da construção do conhecimento enfatiza o resultado em detrimento do processo de aprendizagem - F porque 
considera o que o aluno conseguiu produzir e não trabalha com a lacuna cognitiva, contempla-se processo de 
aprendizagem em detrimento do resultado final, da nota .
 (2) No construtivismo, o aluno é sujeito ativo porque se debruça sobre o objeto de estudos - V - o aluno é considerado 
sujeito ativo porque se permite ao aluno esse espaço da autonomia, da busca, do experimentar, ter contatocom o objeto 
de estudos na relação organismo-meio. 
 (3) A mediação dos saberes é uma estratégia esperada no modelo tecnicista respaldado no Behaviorismo - F não há 
mediação e sim controle e manipulação do meio, exigência de que o aluno apresente comportamentos que são 
determinados pelo sistema como corretos, eliminando comportamentos inaceitáveis, inadequados, porém adequados e 
inadequados pra que e pra quem, para o sistema? 
 (4) A aprendizagem se torna significativa quando o professor solicita aos alunos que memorizem um questionário com 
perguntas e respostas - F quando a aprendizagem significativa não existe memorização e sim compreensão acerca do que 
se está estudando, se interioriza os conceitos, não há um aprendizado automático e sim de construção e reflexão
(5) O modelo da construção do conhecimento enfatiza o processo de aprendizagem em detrimento do produto final - V 
contempla-se o que o aluno está produzindo, como está produzindo e não o erro; o erro não é visto de forma punitiva; 
trabalha-se o erro ao longo do processo de aprendizagem.
1a Questão
Analise as assertivas sobre expertise musical:
A expertise está relacionada aos processos de acúmulo de conhecimento e aos mecanismos de monitoração e controle dos
processos cognitivos. Porque
Visa estruturar o desempenho de um delimitado conjunto de tarefas de forma eficiente, utilizando-se de uma série de
estratégias para resolução de problemas presentes no seu repertório de estudo.
Considerando as duas assertivas, é correto afirmar que
As duas são falsas.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
 As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
Explicação:
As duas assertivas são verdadeiras porque o occonhecimento musical ajuda a pessoa a resolver outros problemas de 
raciocínio.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar
à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentarão dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na
escola. Marque os 3 principais comportamentos do TDAH predominante desatento na escola.
Conversas, hiperatividade mental e impulsividade.
 Dificuldade cognitiva, dificuldade na decodificação e dispersão nos pensamentos.
Falha na memória, dificuldade cognitiva e impulsividade.
Impulsividade, falta de destreza psicomotora e dificuldade cognitiva.
 Dispersão, pouco foco durante as explicações e desatenção.
Explicação:
O TDAH predominante desatento se caracteriza por perda de foco atencional e pouca motivação para estudo por ser uma 
atividade cognitiva obrigatória.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Segundo Noam Chomsky, o dispositivo de aquisição da linguagem necessita da seguinte condição para ser detonado:
interação da criança através da repetição de fonemas;
interação linguística de qualidade com outros indivíduos;
experiência da criança com as diferentes linguagens;
 dos recursos da língua (sintaxe, fonologia, semântica).
 exposição aos dados da língua da criança em seu contexto;
Explicação:
A criança precisa estar em interação social e vivendo a corrente da língua.
 
 4a Questão
Nos anos 50, Noam Chomsky produziu uma revolução cognitiva no estudo sobre a língua quando a definiu como:
Objeto externo à mente
Língua como uma adequação aos estrangeirismos que existem.
 Objeto interno à mente
 Elemento relacionado ao inconsciente
Língua como suporte para as aquisições matemáticas
Explicação:
Para Noam Chomsky a linguagem é um objeto interna na mente porque já nascemos ocm a predisposição para 
desenvolvermos a linguagem.
 
 5a Questão
Segundo Chomsky, podemos caracterizar a linguagem como:
 I. Característica da espécie humana que faz uso de signos linguísticos para a livre expressão do pensamento e que
distingue o homem dos animais e das máquinas.
 II. Propriedade responsável por termos história, cultura e diversidade.
III. Um sistema internamente complexo, com subsistemas internos distintos (fonologia, sintaxe, semântica, pragmática,
etc.).
 Assinale a opção correta:
Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
Apenas a alternativa I é verdadeira.
Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
 As alternativas I, II e III são verdadeiras.
Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
Explicação:
Todas as alternastivas estão corretas e segundo o autor, nós nascemos com um sistema linguístico inato como uma 
predisposição para a lingugaem oral
 
 6a Questão
Noam Chomsky trouxe uma contribuição ímpar para a compreensão da cognição humana ao estudar o desenvolvimento da
linguagem. Sua principal premissa teórica é: o uso de signos linguísticos para a livre expressão do pensamento distingue o
homem dos animais e das máquinas. É a propriedade responsável por termos história, cultura e diversidade.
Fundamentados nesta concepção, marque a única resposta que complemente a premissa citada.
Somente os homens podem falar porque nascem com o aparelho fonador mais desenvolvido, ao contrário dos
demais animais que também têm linguagem mas não desenvolveram a capacidade fonética.
As produções culturais foram criadas a partir do contato com a cultura letrada acadêmica da espécie humana.
A comunicação faz parte da espécie humana pela real capacidade que os seres humanos construíram de se 
comunicarem com os símios e outros primatas.
 Os homens aprendem a falar porque apresentam uma predisposição genética que os dotam de um Mecanismo
de aquisição de Linguagem.
A linguagem é aprendida a partir da escuta que o bebê já apresenta durante a gestação. Se não houver essa 
escuta, os bebês já nascem sem a capacidade de falar.
Explicação:
De axcordo ocm a teoria de Noam Chomsky a linguagem é desenvolvida apartir de ummecanismo inato que nos promove a 
capacidade de comunicação desdwe que estejamos imersos na corrente linguística do nosso grupo.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Estudar um instrumento musical para desenvolver a expertise requer uma experiência humana multifacetada e 
multidimensional que envolve:
 I. Compreender as diversas dimensões que compõem tal processo de aprendizagem pode fazer avançar não somente o 
nosso conhecimento sobre música, mas sobre a mente humana como um todo.
 II. Desenvolver diferentes estratégias para resolver problemas, criar representações elaboradas e desenvolver suas 
habilidades por meio de estudo intenso e prolongado.
 III. Desenvolver uma habilidade adquirida por meio da prática, sistematicamente planejadas com o objetivo promover a 
superação de dificuldades e de produzir melhoras efetivas em sua performance.
 Assinale a opção correta:
Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
 As alternativas I, II e III são verdadeiras.
Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
Apenas a alternativa I é verdadeira.
Explicação:
Todas as alternativas estão corretas porque a aprendizagem da música desencadeia vários processos cognitivos.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
No que se refere ao manejo do TDAH nas escolas, marque a questão que explique a (s) ação (ões) mais adequada (s) do 
professor.
 a. O professor deve compreender a dinâmica de funcionamento do aluno e oferecer ajuda sempre que necessário.
 b. O professor pode oferecer a assistência individual para alunos que necessitem mais dele ou de outro facilitador.
 c. Como esses alunos têm baixa motivação e apresentam problemas psicológicos, é muito importante sempre encorajar 
sua atenção e participação.
Apenas a questão a
Apenas a questão c
 Todasas questões
Apenas as questões a e c
Nenhuma das questões está correta
Explicação:
Todas as questões estão corretas no que se refere ao manejo acadêmico dos alunos com TDAH porque precisam ser 
motivados e receber atenção individual.
1a Questão
Maria tem 14 anos e foi diagnosticada com TDAH. Sua família percebia algumas dificuldades de organização na jovem, mas 
nunca havia visto prejuízo em sua aprendizagem. Entretanto, essa semana, sua mãe recebeu uma carta da coordenação 
pedagógica do colégio que dizia assim: Nos dias atuais, é cada vez maior o número de crianças e adolescentes 
diagnosticados com déficit de atenção. Sabemos que o TDAH interfere na capacidade de aprendizagem de uma pessoa por 
diminuir o seu grau de atenção concentrada. Com Maria, tem acontecido processo semelhante porque agora ela não 
consegue acompanhar as explicações e exercícios. A família foi pesquisar sobre os principais sintomas de TDAH e como 
eles interferem na aprendizagem. Marque a alternativa que apresenta esses sintomas e seus prejuízos na escola.
Hiperatividade e inteligência acima da média dos jovens
Déficit de atenção e supercapacidade de realização de tarefas
Déficit de atenção, mas uma compensação de uma memória excelente
 Déficit de atenção e da motivação para estudar
Desorganização e alto grau de motivação para as disciplinas exatas
Explicação:
Quem tem TDAH apresneta déficit de atenção e pouca motivação para estudar tudo o que é obrigatório.
 
 2a Questão
No que se refere à teoria defendida por Noam Chomsky nos anos 50, assinale a alternativa correta.
O conhecimento da gramática gerativa tem relação com o conhecimento que os pais têm sobre a língua e que é 
transmitido geneticamente.
 Pressuposto que todas as crianças nascem com Mecanismos de aquisição da Línguagem.
A língua não é especificidade dos humanos
As crianças nascem com predisposição para aprenderem línguas estrangeiras, desde que aprendam sobre elas nos 
primeiros anos de vida.
O estado inicial da faculdade de linguagem - Language Acquisition Device (LAD) é compartilhado apenas por 
pessoas estrangeiras em outros países diferentes do seu de origem.
Explicação:
Para o autor, as crianaçs já nascem com predisposição neutológica para aprender e se comunicarem através da linguagem 
oral.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Quanto à teoria inatista em aquisição da linguagem, formulada por Noam Chomsky, são corretas as afirmativas abaixo, 
exceto:
O sujeito é ativo no processamento da linguagem que se dá por meio de processos mentais superiores.
 O homem nasce com um dispositivo inato para aquisição de linguagem, conhecido por Language Acquisition Device (LAD)
A linguagem é uma estrutura cognitiva caracterizada por propriedades genéticas inatas.
A estrutura mental é o fundamento que embasa o processo de aquisição de linguagem.
 A linguagem é um comportamento que pode ser aprendido como qualquer outro comportamento.
Explicação:
Apesar de a criança nascer com predisposição para desenvolver a linguagem oral, ela precisa estar na corrente de 
linguagem do seu povo para aprender as regras.
 
 4a Questão
Todo professor precisa conhecer sobre o TDAH para mediar à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentam
dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na escola. A seletividade aos estímulos relevantes é condição
necessária para a ocorrência da aprendizagem em geral e, em especial, as escolares. Estamos falando de qual processo
psicológico?
Percepção
Motivação
Imaginação
 Atenção
Memória
Explicação:
Durante o processo cognitivo da atenção, o aluno seleciona os objetos e assuntos que deseja se concentrar.
 
 5a Questão
Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar
à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentarão dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na
escola. Quais ações podem ajudar, efetivamente, no manejo de dificuldades acadêmicas dos alunos com TDAH?
 Diminuição dos estímulos dispersivos e estímulo do foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
Diminuição dos exercícios escolares e das pesquisas pois são os maiores fatores de desistência e evasão nos 
estudos.
Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
Diminuição das atividades em grupo, pois elas impedem que o aluno com TDAH construa seu conhecimento de 
forma autônoma.
 Aumento dos estímulos visuais e sonoros para chamar a atenção do aluno em vários momentos das atividades
Explicação:
Como o aluno com TDAH tem dificuldade de manter o foco atencional, quanto menos estímulo melhor para a sua 
concentração.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar
à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentaram dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na
escola. Qual (is) ação (ões) pode (m) prejudicar a manutenção do foco atencional dos alunos em sala e aula?
 a. Salas com muitos alunos e muitos estímulos sonoros e visuais.
b. Estímulo do foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
 c. Oferecer a assistência individual para alunos que necessitem mais dele ou de outro facilitador.
 Estão corretas as questões:
 Todas as questões
Apenas b
Questões a e c
 Apenas a
Apenas a questão c
Explicação:
Uma sala de aula com muitos alunos ajuda a aumentar a dipersão pelo excesso de estímulos e barulho.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais é uma tarefa cotidiana que requer o engajamento do
professor, pois os alunos que mais trazem enfrentamentos, desafios e problemas são os que mais precisam de uma
mediação diferenciada para alcançar os objetivos educacionais. Dos manejos abaixo, qual pode, efetivamente, diminuir o
mau rendimento do aluno com TDAH?
Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
Aumento das atividades em grupo, pois elas favorecem a internalização dos pensamentos e conclusões dos 
demais alunos que apresentam mais preparo.
Diminuição dos exercícios escolares e das pesquisas pois são os maiores fatores de desistência e evasão nos 
estudos.
 Estímulo ao foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
Diminuição das atividades em grupo, pois elas impedem que o aluno com TDAH construa seu conhecimento de 
forma autônoma.
Explicação:
O professor precisa criar estratégias de mediação que tornem as aulas mais motivadas para que o aluno se concentre e 
realize as atividades.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
No que se refere ao manejo do TDAH, percebemos que o sistema educacional deve se modificar para atender às
particularidades dos alunos, como forma de respeitar a inclusão de alunos com déficit atencionais. Marque a alternativa que
melhor responde a esse manejo.
 a. Favorecer a atividade do aluno preparando o trabalho de forma mais simples, com regras claras.
 b. Utilizar todos os tipos de recursos didáticos para organizar e desenvolver as tarefas.
c. Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
 Estão corretas:
Apenas a resposta a
Respostas b e c
Todas as respostas
Apenas a resposta b
 Respostas a e b
Explicação:
Os alunos jamais terão a sua comrpeensão aumentada fazendo cópias de materiais escritos. Eles devem fazer a síntese.
1a Questão
Analise as assertivas sobre expertise musical:
A expertise está relacionada aos processos de acúmulo de conhecimento e aos mecanismos de monitoração e controle dos
processos cognitivos. Porque
Visa estruturaro desempenho de um delimitado conjunto de tarefas de forma eficiente, utilizando-se de uma série de
estratégias para resolução de problemas presentes no seu repertório de estudo.
Considerando as duas assertivas, é correto afirmar que
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
As duas são falsas.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
 As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
As duas assertivas são verdadeiras porque o occonhecimento musical ajuda a pessoa a resolver outros problemas de 
raciocínio.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Noam Chomsky trouxe uma contribuição ímpar para a compreensão da cognição humana ao estudar o desenvolvimento da
linguagem. Sua principal premissa teórica é: o uso de signos linguísticos para a livre expressão do pensamento distingue o
homem dos animais e das máquinas. É a propriedade responsável por termos história, cultura e diversidade.
Fundamentados nesta concepção, marque a única resposta que complemente a premissa citada.
As produções culturais foram criadas a partir do contato com a cultura letrada acadêmica da espécie humana.
Somente os homens podem falar porque nascem com o aparelho fonador mais desenvolvido, ao contrário dos
demais animais que também têm linguagem mas não desenvolveram a capacidade fonética.
A comunicação faz parte da espécie humana pela real capacidade que os seres humanos construíram de se 
comunicarem com os símios e outros primatas.
 Os homens aprendem a falar porque apresentam uma predisposição genética que os dotam de um Mecanismode aquisição de Linguagem.
A linguagem é aprendida a partir da escuta que o bebê já apresenta durante a gestação. Se não houver essa 
escuta, os bebês já nascem sem a capacidade de falar.
Explicação:
De axcordo ocm a teoria de Noam Chomsky a linguagem é desenvolvida apartir de ummecanismo inato que nos promove a 
capacidade de comunicação desdwe que estejamos imersos na corrente linguística do nosso grupo.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Todo professor precisa conhecer sobre o TDAH para mediar à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentam
dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na escola. A seletividade aos estímulos relevantes é condição
necessária para a ocorrência da aprendizagem em geral e, em especial, as escolares. Estamos falando de qual processo
psicológico?
Memória
Percepção
 Atenção
Imaginação
Motivação
Explicação:
Durante o processo cognitivo da atenção, o aluno seleciona os objetos e assuntos que deseja se concentrar.
 
 4a Questão
Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar
à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentarão dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na
escola. Quais ações podem ajudar, efetivamente, no manejo de dificuldades acadêmicas dos alunos com TDAH?
 Diminuição dos estímulos dispersivos e estímulo do foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
Diminuição dos exercícios escolares e das pesquisas pois são os maiores fatores de desistência e evasão nos 
estudos.
Diminuição das atividades em grupo, pois elas impedem que o aluno com TDAH construa seu conhecimento de 
forma autônoma.
Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
Aumento dos estímulos visuais e sonoros para chamar a atenção do aluno em vários momentos das atividades
Explicação:
Como o aluno com TDAH tem dificuldade de manter o foco atencional, quanto menos estímulo melhor para a sua 
concentração.
Gabarito Coment.
 
 5a Questão
Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar
à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentaram dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na
escola. Qual (is) ação (ões) pode (m) prejudicar a manutenção do foco atencional dos alunos em sala e aula?
 a. Salas com muitos alunos e muitos estímulos sonoros e visuais.
b. Estímulo do foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
 c. Oferecer a assistência individual para alunos que necessitem mais dele ou de outro facilitador.
 Estão corretas as questões:
 Apenas a
Todas as questões
Apenas a questão c
Questões a e c
Apenas b
Explicação:
Uma sala de aula com muitos alunos ajuda a aumentar a dipersão pelo excesso de estímulos e barulho.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais é uma tarefa cotidiana que requer o engajamento do
professor, pois os alunos que mais trazem enfrentamentos, desafios e problemas são os que mais precisam de uma
mediação diferenciada para alcançar os objetivos educacionais. Dos manejos abaixo, qual pode, efetivamente, diminuir o
mau rendimento do aluno com TDAH?
Diminuição dos exercícios escolares e das pesquisas pois são os maiores fatores de desistência e evasão nos 
estudos.
 Estímulo ao foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
Diminuição das atividades em grupo, pois elas impedem que o aluno com TDAH construa seu conhecimento de 
forma autônoma.
Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
Aumento das atividades em grupo, pois elas favorecem a internalização dos pensamentos e conclusões dos 
demais alunos que apresentam mais preparo.
Explicação:
O professor precisa criar estratégias de mediação que tornem as aulas mais motivadas para que o aluno se concentre e 
realize as atividades.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Quanto à teoria inatista em aquisição da linguagem, formulada por Noam Chomsky, são corretas as afirmativas abaixo, 
exceto:
A linguagem é uma estrutura cognitiva caracterizada por propriedades genéticas inatas.
O homem nasce com um dispositivo inato para aquisição de linguagem, conhecido por Language Acquisition 
Device (LAD)
 A linguagem é um comportamento que pode ser aprendido como qualquer outro comportamento.
A estrutura mental é o fundamento que embasa o processo de aquisição de linguagem.
O sujeito é ativo no processamento da linguagem que se dá por meio de processos mentais superiores.
Explicação:
Apesar de a criança nascer com predisposição para desenvolver a linguagem oral, ela precisa estar na corrente de 
linguagem do seu povo para aprender as regras.
 
 8a Questão
No que se refere à teoria defendida por Noam Chomsky nos anos 50, assinale a alternativa correta.
As crianças nascem com predisposição para aprenderem línguas estrangeiras, desde que aprendam sobre elas nos 
primeiros anos de vida.
 Pressuposto que todas as crianças nascem com Mecanismos de aquisição da Línguagem.
O conhecimento da gramática gerativa tem relação com o conhecimento que os pais têm sobre a língua e que é 
transmitido geneticamente.
O estado inicial da faculdade de linguagem - Language Acquisition Device (LAD) é compartilhado apenas por 
pessoas estrangeiras em outros países diferentes do seu de origem.
A língua não é especificidade dos humanos
Explicação:
Para o autor, as crianaçs já nascem com predisposição neutológica para aprender e se comunicarem através da linguagem 
oral.
1a Questão
Maria tem 14 anos e foi diagnosticada com TDAH. Sua família percebia algumas dificuldades de organização na jovem, mas 
nunca havia visto prejuízo em sua aprendizagem. Entretanto, essa semana, sua mãe recebeu uma carta da coordenação 
pedagógica do colégio que dizia assim: Nos dias atuais, é cada vez maior o número de crianças e adolescentes 
diagnosticados com déficit de atenção. Sabemos que o TDAH interferena capacidade de aprendizagem de uma pessoa por 
diminuir o seu grau de atenção concentrada. Com Maria, tem acontecido processo semelhante porque agora ela não 
consegue acompanhar as explicações e exercícios. A família foi pesquisar sobre os principais sintomas de TDAH e como 
eles interferem na aprendizagem. Marque a alternativa que apresenta esses sintomas e seus prejuízos na escola.
Hiperatividade e inteligência acima da média dos jovens
Desorganização e alto grau de motivação para as disciplinas exatas
Déficit de atenção e supercapacidade de realização de tarefas
Déficit de atenção, mas uma compensação de uma memória excelente
 Déficit de atenção e da motivação para estudar
Explicação:
Quem tem TDAH apresneta déficit de atenção e pouca motivação para estudar tudo o que é obrigatório.
 
 2a Questão
A linguagem representa:
 É um sistema de símbolos culturais internalizados,e é utilizada com o fim último de comunicação social.
É representada pela mímica.
É apenas a fala do indivíduo
É um processo de aprendizagem pela imitação
É tudo aquilo que o indivíduo utiliza para armazenar informação.
Explicação:
Resultado de uma cultura internalizada, visando a comunicação social.
 
 3a Questão
Sabendo que a criança é dotada do Mecanismo de Aquisição de Linguagem, podemos afirmar:
 I. A criança exposta à língua que é falada ao seu redor, utiliza-se do Language Acquisition Device (LAD) para interpretar os
dados linguísticos aos quais é exposta.
 II. Da interação entre o contexto e o LAD a criança deduz a gramática da língua particular da sua cultura (português,
inglês, japonês etc.).
 III. A criança desenvolve a linguagem de forma aleatória, mesmo sem estar num ambiente que estimule a fala, poderá
desenvolver plenamente a gramática da língua.
 Assinale a opção correta:
Apenas a alternativa I é verdadeira.
 Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
As alternativas I, II e III são verdadeiras.
Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
Explicação:
O autor diz que a criança precisa estar na corrente cultural e linguística do seu povo para aprender as normas da 
linguagem.
 
 4a Questão
Segundo Noam Chomsky, o dispositivo de aquisição da linguagem necessita da seguinte condição para ser detonado:
interação da criança através da repetição de fonemas;
dos recursos da língua (sintaxe, fonologia, semântica).
interação linguística de qualidade com outros indivíduos;
experiência da criança com as diferentes linguagens;
 exposição aos dados da língua da criança em seu contexto;
Explicação:
A criança precisa estar em interação social e vivendo a corrente da língua.
 
 5a Questão
No que se refere ao manejo do TDAH nas escolas, marque a questão que explique a (s) ação (ões) mais adequada (s) do 
professor.
 a. O professor deve compreender a dinâmica de funcionamento do aluno e oferecer ajuda sempre que necessário.
 b. O professor pode oferecer a assistência individual para alunos que necessitem mais dele ou de outro facilitador.
 c. Como esses alunos têm baixa motivação e apresentam problemas psicológicos, é muito importante sempre encorajar 
sua atenção e participação.
Nenhuma das questões está correta
Apenas a questão c
Apenas a questão a
 Todas as questões
Apenas as questões a e c
Explicação:
Todas as questões estão corretas no que se refere ao manejo acadêmico dos alunos com TDAH porque precisam ser 
motivados e receber atenção individual.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
Estudar um instrumento musical para desenvolver a expertise requer uma experiência humana multifacetada e 
multidimensional que envolve:
 I. Compreender as diversas dimensões que compõem tal processo de aprendizagem pode fazer avançar não somente o 
nosso conhecimento sobre música, mas sobre a mente humana como um todo.
 II. Desenvolver diferentes estratégias para resolver problemas, criar representações elaboradas e desenvolver suas 
habilidades por meio de estudo intenso e prolongado.
 III. Desenvolver uma habilidade adquirida por meio da prática, sistematicamente planejadas com o objetivo promover a 
superação de dificuldades e de produzir melhoras efetivas em sua performance.
 Assinale a opção correta:
Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
 As alternativas I, II e III são verdadeiras.
Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
Apenas a alternativa I é verdadeira.
Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
Explicação:
Todas as alternativas estão corretas porque a aprendizagem da música desencadeia vários processos cognitivos.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar
à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentarão dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na
escola. Marque os 3 principais comportamentos do TDAH predominante desatento na escola.
 Dispersão, pouco foco durante as explicações e desatenção.
Dificuldade cognitiva, dificuldade na decodificação e dispersão nos pensamentos.
Impulsividade, falta de destreza psicomotora e dificuldade cognitiva.
Falha na memória, dificuldade cognitiva e impulsividade.
Conversas, hiperatividade mental e impulsividade.
Explicação:
O TDAH predominante desatento se caracteriza por perda de foco atencional e pouca motivação para estudo por ser uma 
atividade cognitiva obrigatória.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
No que se refere ao manejo do TDAH, percebemos que o sistema educacional deve se modificar para atender às
particularidades dos alunos, como forma de respeitar a inclusão de alunos com déficit atencionais. Marque a alternativa que
melhor responde a esse manejo.
 a. Favorecer a atividade do aluno preparando o trabalho de forma mais simples, com regras claras.
 b. Utilizar todos os tipos de recursos didáticos para organizar e desenvolver as tarefas.
c. Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
 Estão corretas:
Apenas a resposta b
 Respostas a e b
Respostas b e c
Apenas a resposta a
Todas as respostas
Explicação:
Os alunos jamais terão a sua comrpeensão aumentada fazendo cópias de materiais escritos. Eles devem fazer a síntese.
1a Questão
Nos anos 50, Noam Chomsky produziu uma revolução cognitiva no estudo sobre a língua quando a definiu como:
Língua como suporte para as aquisições matemáticas
 Objeto interno à mente
Elemento relacionado ao inconsciente
Objeto externo à mente
Língua como uma adequação aos estrangeirismos que existem.
Explicação:
Para Noam Chomsky a linguagem é um objeto interna na mente porque já nascemos ocm a predisposição para 
desenvolvermos a linguagem.
 
 2a Questão
Noam Chomsky trouxe uma contribuição ímpar para a compreensão da cognição humana ao estudar o desenvolvimento da
linguagem. Sua principal premissa teórica é: o uso de signos linguísticos para a livre expressão do pensamento distingue o
homem dos animais e das máquinas. É a propriedade responsável por termos história, cultura e diversidade.
Fundamentados nesta concepção, marque a única resposta que complemente a premissa citada.
As produções culturais foram criadas a partir do contato com a cultura letrada acadêmica da espécie humana.
Somente os homens podem falar porque nascem com o aparelho fonador mais desenvolvido, ao contrário dos
demais animais que também têm linguagem mas não desenvolveram a capacidade fonética.
A comunicação faz parte da espécie humana pela real capacidade que os seres humanos construíram de se 
comunicarem com os símios e outros primatas.
 Os homens aprendem a falar porque apresentam uma predisposição genética que os dotam de um Mecanismode aquisição de Linguagem.
A linguagemé aprendida a partir da escuta que o bebê já apresenta durante a gestação. Se não houver essa 
escuta, os bebês já nascem sem a capacidade de falar.
Explicação:
De axcordo ocm a teoria de Noam Chomsky a linguagem é desenvolvida apartir de ummecanismo inato que nos promove a 
capacidade de comunicação desdwe que estejamos imersos na corrente linguística do nosso grupo.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Todo professor precisa conhecer sobre o TDAH para mediar à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentam
dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na escola. A seletividade aos estímulos relevantes é condição
necessária para a ocorrência da aprendizagem em geral e, em especial, as escolares. Estamos falando de qual processo
psicológico?
Motivação
Percepção
Imaginação
Memória
 Atenção
Explicação:
Durante o processo cognitivo da atenção, o aluno seleciona os objetos e assuntos que deseja se concentrar.
 
 4a Questão
Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar
à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentarão dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na
escola. Quais ações podem ajudar, efetivamente, no manejo de dificuldades acadêmicas dos alunos com TDAH?
Diminuição das atividades em grupo, pois elas impedem que o aluno com TDAH construa seu conhecimento de 
forma autônoma.
Diminuição dos exercícios escolares e das pesquisas pois são os maiores fatores de desistência e evasão nos 
estudos.
 Diminuição dos estímulos dispersivos e estímulo do foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
Aumento dos estímulos visuais e sonoros para chamar a atenção do aluno em vários momentos das atividades
Explicação:
Como o aluno com TDAH tem dificuldade de manter o foco atencional, quanto menos estímulo melhor para a sua 
concentração.
Gabarito Coment.
 
 5a Questão
Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar
à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentaram dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na
escola. Qual (is) ação (ões) pode (m) prejudicar a manutenção do foco atencional dos alunos em sala e aula?
 a. Salas com muitos alunos e muitos estímulos sonoros e visuais.
b. Estímulo do foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
 c. Oferecer a assistência individual para alunos que necessitem mais dele ou de outro facilitador.
 Estão corretas as questões:
Apenas b
 Apenas a
Apenas a questão c
Questões a e c
Todas as questões
Explicação:
Uma sala de aula com muitos alunos ajuda a aumentar a dipersão pelo excesso de estímulos e barulho.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais é uma tarefa cotidiana que requer o engajamento do
professor, pois os alunos que mais trazem enfrentamentos, desafios e problemas são os que mais precisam de uma
mediação diferenciada para alcançar os objetivos educacionais. Dos manejos abaixo, qual pode, efetivamente, diminuir o
mau rendimento do aluno com TDAH?
Diminuição das atividades em grupo, pois elas impedem que o aluno com TDAH construa seu conhecimento de 
forma autônoma.
 Estímulo ao foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
Diminuição dos exercícios escolares e das pesquisas pois são os maiores fatores de desistência e evasão nos 
estudos.
Aumento das atividades em grupo, pois elas favorecem a internalização dos pensamentos e conclusões dos 
demais alunos que apresentam mais preparo.
Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
Explicação:
O professor precisa criar estratégias de mediação que tornem as aulas mais motivadas para que o aluno se concentre e 
realize as atividades.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Quanto à teoria inatista em aquisição da linguagem, formulada por Noam Chomsky, são corretas as afirmativas abaixo, 
exceto:
O homem nasce com um dispositivo inato para aquisição de linguagem, conhecido por Language Acquisition 
Device (LAD)
O sujeito é ativo no processamento da linguagem que se dá por meio de processos mentais superiores.
A estrutura mental é o fundamento que embasa o processo de aquisição de linguagem.
 A linguagem é um comportamento que pode ser aprendido como qualquer outro comportamento.
A linguagem é uma estrutura cognitiva caracterizada por propriedades genéticas inatas.
Explicação:
Apesar de a criança nascer com predisposição para desenvolver a linguagem oral, ela precisa estar na corrente de 
linguagem do seu povo para aprender as regras.
 
 8a Questão
No que se refere à teoria defendida por Noam Chomsky nos anos 50, assinale a alternativa correta.
A língua não é especificidade dos humanos
 Pressuposto que todas as crianças nascem com Mecanismos de aquisição da Línguagem.
O conhecimento da gramática gerativa tem relação com o conhecimento que os pais têm sobre a língua e que é 
transmitido geneticamente.
As crianças nascem com predisposição para aprenderem línguas estrangeiras, desde que aprendam sobre elas nos 
primeiros anos de vida.
O estado inicial da faculdade de linguagem - Language Acquisition Device (LAD) é compartilhado apenas por 
pessoas estrangeiras em outros países diferentes do seu de origem.
Explicação:
Para o autor, as crianaçs já nascem com predisposição neutológica para aprender e se comunicarem através da linguagem 
oral.
1a Questão
Em relação ao Desenvolvimento Biossocial nos dois primeiros anos de vida, analise a alternativa que não se enquadra
nessa faixa etária:
Desenvolvimento de várias habilidades: sentar, levantar, caminhar, correr, tocar, agarrar, apertar, jogar, etc.
 Desenvolvem as habilidades motoras finas como segurar o lápis ou amarrar o cadarço dos sapatos.
Desenvolvimento do cérebro: crescimento do tamanho, densidade e complexidade.
 Adoção de novos comportamentos a todo momento.
Crescimento físico demasiadamente rápido.
Explicação:
Parece obvio que uma criança de 2 anos ainda não desenvolveu habilidades motoras finas como segurar o lápis ou amarrar 
o cadarço dos sapatos
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Segundo dados de pesquisa, com um ano de idade as emoções das crianças já são muito mais variadas e previsíveis do que
no momento do nascimento, tão responsivas ao mundo externo quanto aos estados internos. Falando a respeito da
importância das interações sociais nesse período, está INCORRETO afirmar que:
 logo após o nascimento, as crianças são incapazes de expressar angústia, tristeza e contentamento.
a autoconsciência desenvolve-se no segundo ano de vida e possibilita um novo conjunto de emoções.
a família é um grupo social que funciona como um dos elementos determinantes do desenvolvimento e 
aprendizagem.
as crianças pequenas também observam os traços de personalidade dos pais e procuram copiá-los, segundo a 
teoria da aprendizagem social.
 o contexto social ensina às crianças quando e como expressar suas emoções. A referência social em relação aos pais e também às mães começa por volta dos 6 meses.
Explicação:
As crianças podem expressar sentimentos desde que nascem; a propósito, desde o útero materno já sentem sentimentos 
de rejeição.
 
 3a Questão
De acordo com os apontamentos da disciplina: "Aos 5 anos, o corpo caloso conecta os hemisférios direito e esquerdo do
cérebro, tornando a comunicação entre eles mais eficiente, permitindo as crianças coordenar as funções que envolvem
ambos os lados do cérebro e o corpo e também ações mais complexas". Sabemos que algumas habilidades cognitivasnão
podem ser apresentadas antes dos 5 anos de idade pela imaturidade neurológica da criança. Algumas dessas estão em
franca construção no estágio pré-operatório.
 Qual a alternativa em que todas as habilidades cognitivas fazem parte do estágio pré-operatório ?
 Linguagem, conservação de massa e pensamento categorial.
Linguagem, pensamento hipotético dedutivo e egocentrismo.
Egocentrismo, conservação de massa e pensamento hipotético dedutivo.
Linguagem, coordenação de meios e fins e pensamentos abstratos.
 Imitação, simbolização, linguagem.
Explicação:
Imitação , simbilozação são caracteríticas do desenvolvimento do estágio pre-operatório que se inicia com o surgimento da 
linguagem.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
No período sensório motor, a criança ainda não percebe que o objeto continua a existir, mesmo que não esteja mais ao 
alcance de sua visão. É por isso que certas brincadeiras, como se esconder atrás de um pano e reaparecer provocam tanta 
felicidade na criança. Esta percepção (ou noção) vai se desenvolvendo gradativamente ao longo desta etapa do 
desenvolvimento. Qual o nome desta percepção?
 Noção de permanência do objeto
Noção de conservação de substância
Noção de seriação simples de objetos
Noção de conservação de quantidades
Noção de conservação de volume
Explicação:
Aproximadamente aos 10 meses de idade, na fase sensório--motora, o bebê começa a perceber que o objeto permanece 
memso fora dos eu campo de visão. É o chamado objeto permanente.
 
 5a Questão
Segundo a proposta de Piaget para o desenvolvimento cognitivo, ao final do período sensório-motor, as crianças:
b) já conseguem colocar-se na posição de outra pessoa, pois o nível de abstração, apesar de não estar ainda bem 
estabelecido, está em fase avançada de aquisição.
a) já possuem habilidade de realizar processos de seriação, pois já estão bem estabelecidos os recursos cognitivos 
de conservação e reversibilidade
d) tendem a expressar, paulatinamente, aspectos da organização cognitiva do período seguinte, o período 
operatório formal.
c) possuem a reversibilidade intelectual consolidada, mas a conservação intelectual ainda não
 e) já possuem certa capacidade simbólica. Tal fato é expresso pelo início da aquisição da linguagem.
Explicação:
Sensório motor de zero a 2 anos, início da aquisição da linguagem.
 
 6a Questão
Piaget descobriu que as crianças são na verdade aprendizes ativos. Ele acredita que o ser humano está sempre querendo
entender o mundo e classificou a evolução da capacidade de compreensão em estágios universais, e afirmou que cada
estágio apresenta a conquista de certas habilidades que aprimoram essa capacidade de compreensão. Pensando na
aprendizagem dos bebês está INCORRETO afirmar que:
o bebê de 1 ano ainda não desenvolveu a representação mental.
a experiência com objetos e eventos diferentes também é essencial.
eles coordenam e organizam noções iniciais de categorias como macio, duro, achatado, redondo e flexível.
 até o primeiro ano de vida todos os bebês são capazes de classificar ou discriminar qualquer objeto.
as habilidades de percepção os ajudam a identificar dados que eles recebem de suas experiências diárias.
Explicação:
Os bebês não são capazes de classisficar e discriminar objetos
 
 7a Questão
Ao observar seu bebê de 6 meses de idade, Marta percebe que ele realiza uma atividade de forma repetitiva: jogar a
chupeta no chão. Como não compreende essa atitude, já que o bebê gosta e se acalma ao usar a chupeta, Marta pergunta
para a educadora da creche por que ele faz isso. Como resposta, a educadora responde que é um esquema de
conhecimento que faz parte das reações circulares. Marque a única alternativa que responde corretamente sobre o
que são reações circulares na obra de Jean Piaget.
É uma reação típica dos primeiros dias de vida quando o bebê vive um ciclo temporal que se limita a dormir e se
alimentar.
 São reações que objetivam provocar resposta de outra pessoa ou objetivo de acordo com o comportamento dobebê.
 Reações comportamentais que são motivadas pelo interesse em objetos que normalmente não são oferecidos ao bebê e geram muita ansiedade diante do seu desejo.
Essas reações acontecem como um ciclo vicioso quando o bebê está insatisfeito com o tratamento que lhe é 
dispensado.
São reações típicas de birra que se iniciam quando a criança já tem tônus muscular para ficar sentada.
Explicação:
O bebê vai percebendo que quando joga a bola, alguém aparece novamente com a bola, o que lhe traz satisfação ao ver 
alguém familiar a ele.
 
 8a Questão
Jean Piaget denominou os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança de período:
 sensório-motor;
condicionado;
de esquemas;
pré-operatório
operações formais
Explicação: Sensório-motor
1a Questão
Ao observar seu bebê de 6 meses de idade, Marta percebe que ele realiza uma atividade de forma repetitiva: jogar a
chupeta no chão. Como não compreende essa atitude, já que o bebê gosta e se acalma ao usar a chupeta, Marta pergunta
para a educadora da creche por que ele faz isso. Como resposta, a educadora responde que é um esquema de
conhecimento que faz parte das reações circulares. Marque a única alternativa que responde corretamente sobre o
que são reações circulares na obra de Jean Piaget.
É uma reação típica dos primeiros dias de vida quando o bebê vive um ciclo temporal que se limita a dormir e se
alimentar.
 São reações que objetivam provocar resposta de outra pessoa ou objetivo de acordo com o comportamento dobebê.
São reações típicas de birra que se iniciam quando a criança já tem tônus muscular para ficar sentada.
Essas reações acontecem como um ciclo vicioso quando o bebê está insatisfeito com o tratamento que lhe é 
dispensado.
Reações comportamentais que são motivadas pelo interesse em objetos que normalmente não são oferecidos 
ao bebê e geram muita ansiedade diante do seu desejo.
Explicação:
O bebê vai percebendo que quando joga a bola, alguém aparece novamente com a bola, o que lhe traz satisfação ao ver 
alguém familiar a ele.
 
 2a Questão
Está INCORRETO afirmar que: A importância de creches de qualidade com berçários que ofereçam atividades
que estimulem o desenvolvimento dos bebês se dá pelo fato de os bebês...
possuírem a mesma motivação que faz as crianças parecerem pequenos cientistas e que elas procurem 
compreender tudo que descreve o mundo em que vivem.
necessitarem de uma interatividade da linguagem inicial.
 necessitarem de uma relação concreta com estimulação sensório-motora.
 serem muito pequenos e ainda não precisarem interagir com as pessoas que cuidam dela.
desenvolverem um conhecimento sobre as ofertas de objetos estimulantes com cores, tamanhos e texturas 
apropriadas.
Explicação:
A criança precisa interagir, receber estímulos do meio; o que é fundamental em seu desenvolvimento e aprendizagem, uma
situação obvia.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Segundo a proposta de Piaget para o desenvolvimento cognitivo, ao final do período sensório-motor, as crianças:
b) já conseguem colocar-se na posição de outra pessoa, pois o nível de abstração, apesar de não estar ainda bem 
estabelecido, está em fase avançada de aquisição.
d) tendem a expressar, paulatinamente, aspectos da organização cognitiva do período seguinte, o período 
operatório formal.
a) já possuem habilidade de realizar processos de seriação, pois já estão bem estabelecidos os recursos cognitivos 
de conservação e reversibilidade
 e) já possuem certa capacidade simbólica. Tal fato é expresso pelo início da aquisição da linguagem.
c) possuem a reversibilidade intelectual consolidada, mas a conservação intelectual ainda não
Explicação:
Sensório motor de zero a 2 anos, início da aquisição da linguagem.
 
 4a Questão
Nos dois primeiros anos de vida,mais especificamente no desenvolvimento físico, podemos considerar que:
a criança tem muita dificuldade de ganhar peso
 os recém-nascidos são avaliados do ponto de vista médico, a partir do Índice de Apgar em cinco itens (ritmo cardíaco; respiratório; tônus muscular; cor; reação à estimulação dos pés). Neste, verifica-se a condição de vida 
do bebê
 os reflexos como sucção e preensão estão ausentes nesta fase
o bebê fica acordado mais de 16 horas brincando, e não chora, pois nesta fase ele é muito calmo.
as doenças respiratórias são raras nesta faixa etária, para alívio das mães.
Explicação: Primeira Infância - os recém-nascidos são avaliados do ponto de vista médico, a partir do Índice de Apgar em 
cinco itens (ritmo cardíaco; respiratório; tônus muscular; cor; reação à estimulação dos pés). Neste, verifica-se a condição 
de vida do bebê
 
 5a Questão
Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques
próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal
do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente
emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades
onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e
sua condição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os
impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica
como a genética influencia o desenvolvimento humano.
Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido 
grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social.
O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso 
desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades 
previstas geneticamente.
Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, 
sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação 
neurológica e genética.
A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de 
fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos 
os fatores.
 A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
Explicação:
Se o enunciado da questão fala para marcar a alternativa em que fique evidente a influência da genética, então, a 
alternativa correta é a que mostra que a genética é predominante frente aos aspectos sociais, ainda que não seja, não 
exista essa hierarquia entre os fatores determinantes do rendimento escolar, no desenvolvimento e aprendizagem.
 
 6a Questão
Com relação ao desenvolvimento da inteligência, é correto afirmar que:
tem a ver com os antecedentes culturais, pois isto é que ajuda a desenvolver a inteligência;
 começa a desenvolver-se durante a primeira infância;
é hereditária e por isso direcionada.
vai se desenvolvendo ao longo dos anos da segunda infância;
tem relação com a classe sócio-econômica;
Explicação: Começa a desenvolver-se durante a primeira infância;
 
 7a Questão
Na turma do Jardim II de uma escola, a professora propõe a seus alunos, todos com idades variando entre 4 e 5 anos, uma
brincadeira de bola. Ela divide a turma em 2 times. É um jogo animado, até que a bola sai da quadra. João, que estava do
lado direito da quadra, vê que a bola bateu no chão do time adversário antes de sair e, portanto, acha que a bola é do time
dele. Pedro, o aluno do outro time e que estava do lado esquerdo da quadra, tem uma percepção diferente. Não há um
acordo entre eles e ambos acham que estão com razão e não conseguem se colocar no lugar do outro. Levando-se em
consideração a Teoria Piagetiana dos estágios de desenvolvimento, podemos supor que se tratam de crianças
do estágio pré-operatório (2 a 7 anos) e esta "disputa" tem relação com uma característica fundamental deste
estágio, a saber:
 intuição
animismo
 egocentrismo
antropomorfismo
irreversibilidade
Explicação:
Na fase do desenvolvimento moral, a criança encontra-se, sobretudo no início dessa faixa etária na anomia, 
desconhecimento de regras, portanto, o fenômeno observado é o do egocentrismo.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
Segundo dados de pesquisa, com um ano de idade as emoções das crianças já são muito mais variadas e previsíveis do que
no momento do nascimento, tão responsivas ao mundo externo quanto aos estados internos. Falando a respeito da
importância das interações sociais nesse período, está INCORRETO afirmar que:
as crianças pequenas também observam os traços de personalidade dos pais e procuram copiá-los, segundo a 
teoria da aprendizagem social.
o contexto social ensina às crianças quando e como expressar suas emoções. A referência social em relação aos 
pais e também às mães começa por volta dos 6 meses.
 logo após o nascimento, as crianças são incapazes de expressar angústia, tristeza e contentamento.
a autoconsciência desenvolve-se no segundo ano de vida e possibilita um novo conjunto de emoções.
a família é um grupo social que funciona como um dos elementos determinantes do desenvolvimento e 
aprendizagem.
Explicação:
As crianças podem expressar sentimentos desde que nascem; a propósito, desde o útero materno já sentem sentimentos 
de rejeição.
1a Questão
Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de:
 exploração e experimentação sobre os objetos, utilizando-se de esquemas sensórios-motores.
desenvolvimento das informações de seu código genético
 satisfação de suas necessidades básicas (de alimentação, de sono, de higiene etc.).
estímulos e experiências proporcionados pelos adultos que a cercam, possibilitando o aprendizado de suas 
primeiras rotinas.
maturação das capacidades inatas, a partir dos reflexos.
Explicação:
Segundo Piaget, a criança está no período sensório-motor, percebe e conhece os objetos colocando-os na boca por 
exemplo.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Paula é a primeira filha de um casal. Ela está com 10 meses e está fisicamente perfeita. A mãe, entretanto, surpreende-se
ao vê-la levar objetos na boca todo o tempo, para morder ou lamber. Paula quer tudo que consegue alcançar. A mãe,
preocupada, procura informações com a vizinha professora. Segundo Piaget, esta criança encontra-se em um estágio do
desenvolvimento cognitivo onde este movimento é esperado, pois as crianças utilizam as habilidades com as quais já
nasceram, primordialmente a de sugar e de agarrar. Este estágio é denominado:
pré-intelectivo
operatório formal
pré-operatório
 sensório-motor
operatório concreto
Explicação:
Sensório motor
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Assinale a opção que indica os estágios do desenvolvimento cognitivo que, segundo Piaget, integram a compreensão de 
números e o pensamento egocêntrico, respectivamente ao estágio
pré-operacional; operações concretas
operações formais; pré-operacional
 pré-operacional; operações concretas;
 operações concretas; pré-operacional
operações concretas; estágio das operações formais;
Explicação:
Os números e as funções operatórias são aquisições do estágio operatório-conreto.4a Questão
Nos dois primeiros anos de vida, mais especificamente no desenvolvimento físico, podemos considerar que:
o bebê fica acordado mais de 16 horas brincando, e não chora, pois nesta fase ele é muito calmo.
 os recém-nascidos são avaliados do ponto de vista médico, a partir do Índice de Apgar em cinco itens (ritmo cardíaco; respiratório; tônus muscular; cor; reação à estimulação dos pés). Neste, verifica-se a condição de vida 
do bebê
os reflexos como sucção e preensão estão ausentes nesta fase
a criança tem muita dificuldade de ganhar peso
as doenças respiratórias são raras nesta faixa etária, para alívio das mães.
Explicação: Primeira Infância - os recém-nascidos são avaliados do ponto de vista médico, a partir do Índice de Apgar em 
cinco itens (ritmo cardíaco; respiratório; tônus muscular; cor; reação à estimulação dos pés). Neste, verifica-se a condição 
de vida do bebê
 
 5a Questão
Com relação ao desenvolvimento da inteligência, é correto afirmar que:
vai se desenvolvendo ao longo dos anos da segunda infância;
 começa a desenvolver-se durante a primeira infância;
é hereditária e por isso direcionada.
tem a ver com os antecedentes culturais, pois isto é que ajuda a desenvolver a inteligência;
tem relação com a classe sócio-econômica;
Explicação: Começa a desenvolver-se durante a primeira infância;
 
 6a Questão
Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques
próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal
do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente
emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades
onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e
sua condição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os
impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica
como a genética influencia o desenvolvimento humano.
A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de 
fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos 
os fatores.
Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, 
sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação 
neurológica e genética.
O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso 
desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades 
previstas geneticamente.
Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido 
grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social.
 A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
Explicação:
Se o enunciado da questão fala para marcar a alternativa em que fique evidente a influência da genética, então, a 
alternativa correta é a que mostra que a genética é predominante frente aos aspectos sociais, ainda que não seja, não 
exista essa hierarquia entre os fatores determinantes do rendimento escolar, no desenvolvimento e aprendizagem.
 
 7a Questão
Está INCORRETO afirmar que: A importância de creches de qualidade com berçários que ofereçam atividades
que estimulem o desenvolvimento dos bebês se dá pelo fato de os bebês...
 serem muito pequenos e ainda não precisarem interagir com as pessoas que cuidam dela.
possuírem a mesma motivação que faz as crianças parecerem pequenos cientistas e que elas procurem 
compreender tudo que descreve o mundo em que vivem.
necessitarem de uma interatividade da linguagem inicial.
necessitarem de uma relação concreta com estimulação sensório-motora.
desenvolverem um conhecimento sobre as ofertas de objetos estimulantes com cores, tamanhos e texturas 
apropriadas.
Explicação:
A criança precisa interagir, receber estímulos do meio; o que é fundamental em seu desenvolvimento e aprendizagem, uma
situação obvia.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
Na turma do Jardim II de uma escola, a professora propõe a seus alunos, todos com idades variando entre 4 e 5 anos, uma
brincadeira de bola. Ela divide a turma em 2 times. É um jogo animado, até que a bola sai da quadra. João, que estava do
lado direito da quadra, vê que a bola bateu no chão do time adversário antes de sair e, portanto, acha que a bola é do time
dele. Pedro, o aluno do outro time e que estava do lado esquerdo da quadra, tem uma percepção diferente. Não há um
acordo entre eles e ambos acham que estão com razão e não conseguem se colocar no lugar do outro. Levando-se em
consideração a Teoria Piagetiana dos estágios de desenvolvimento, podemos supor que se tratam de crianças
do estágio pré-operatório (2 a 7 anos) e esta "disputa" tem relação com uma característica fundamental deste
estágio, a saber:
 egocentrismo
irreversibilidade
animismo
antropomorfismo
intuição
Explicação:
Na fase do desenvolvimento moral, a criança encontra-se, sobretudo no início dessa faixa etária na anomia, 
desconhecimento de regras, portanto, o fenômeno observado é o do egocentrismo.
1a Questão
Na escola, a professora trabalha, com as crianças de até os dois primeiros anos de idade, atividades como: andar 
livremente, batendo palmas; andar para frente; passar por dentro de túneis; provocar sons com o próprio corpo: soprar, 
estalar a língua, bater as mãos no próprio corpo e em objetos. Neste caso, a professora trabalha o desenvolvimento 
intelectual da criança chamado por Piaget de período:
Condicionado
De avaliação
De aprendizagem
De esquema
 Sensório-motor
Explicação:
Todas essas atividades fazem parte do desenvolvimento sensório-motor.
 
 2a Questão
Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de:
satisfação de suas necessidades básicas (de alimentação, de sono, de higiene etc.).
estímulos e experiências proporcionados pelos adultos que a cercam, possibilitando o aprendizado de suas 
primeiras rotinas.
maturação das capacidades inatas, a partir dos reflexos.
 exploração e experimentação sobre os objetos, utilizando-se de esquemas sensórios-motores.
desenvolvimento das informações de seu código genético
Explicação:
Segundo Piaget, a criança está no período sensório-motor, percebe e conhece os objetos colocando-os na boca por 
exemplo.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Segundo BERGER (2003), a partir de seus estudos sobre os dois primeiros anos de idade, as forças do crescimento e do
desenvolvimento biossocial são muito poderosas. A prova disso é visível a qualquer observador, pois adotam novos
comportamentos e exibem um domínio cada vez maior de novas habilidades: sentam, levantam, caminham, correm,
agarram, jogam, apertam e cada objeto torna-se algo a ser explorado com cada sentido e cada membro. A respeito das
primeiras emoções dos bebês, está CORRETO afirmar:
 o choro pode significar um pedido de socorro, alertando os responsáveis quanto à necessidade de proteção.
as emoções das crianças contribuem para as interações sociais, mas não devemos nos preocupar com um 
choro, um sorriso ou uma careta, pois são apenas espasmos musculares.
recém-nascidos ainda não são capazes de arregalaros olhos de interesse quando alguma coisa atrai sua 
atenção.
o bebê não é capaz de reconhecer a voz ou o cheiro de sua mãe que a alimenta
um pequeno sorriso em resposta a um som tranquilizador ou a um estômago cheio só irá surgir em torno do 
primeiro mês de vida.
Explicação:
Parece obvio que os pais, os adultos não devem ser displiscentes com um choro de uma criança, sobretudo,bebês.
 
 4a Questão
Um trem de brinquedo desaparece dentro de um túnel. Nesse momento, a criança passa a acreditar que o trem deixou de 
existir. Essa experiência cognitiva indica a ausência do princípio da ______________ que é característica do estágio 
_______________
acomodação - pré-operacional
adaptação - pré-operacional
 permanência do objeto - sensório-motor
permanência do objeto - pré-operacional
assimilação - sensório-motor
Explicação:
Permanência do objeto - sensório-motor , faixa etária de zero a dois anos em que criança está "aprisionada" ao aqui e 
agora.
 
 5a Questão
No período sensório motor, a criança ainda não percebe que o objeto continua a existir, mesmo que não esteja mais ao 
alcance de sua visão. É por isso que certas brincadeiras, como se esconder atrás de um pano e reaparecer provocam tanta 
felicidade na criança. Esta percepção (ou noção) vai se desenvolvendo gradativamente ao longo desta etapa do 
desenvolvimento. Qual o nome desta percepção?
Noção de conservação de quantidades
Noção de conservação de substância
Noção de conservação de volume
 Noção de permanência do objeto
Noção de seriação simples de objetos
Explicação:
Aproximadamente aos 10 meses de idade, na fase sensório--motora, o bebê começa a perceber que o objeto permanece 
memso fora dos eu campo de visão. É o chamado objeto permanente.
 
 6a Questão
De acordo com a perspectiva construtivista, o desenvolvimento cognitivo da criança está ligado à interação social e aos 
afetos, desde o nascimento até a vida adulta. Considerando a afirmação acima, pode-se concluir que
qualidade cognitiva é conseqüência do tipo de interação social e das emoções, que não a afetam 
retroativamente.
 o desenvolvimento cognitivo segue junto com o desenvolvimento social e afetivo, em relações de correspondência ou alternância.
a qualidade do desenvolvimento cognitivo na infância será transformada na idade adulta, nada restando no 
adulto do que foi adquirido na infância.
o desenvolvimento cognitivo na idade adulta faz com que o indivíduo fique impermeável à interferência do mundo
social e das emoções
a pobreza cognitiva leva a dificuldades de interação social e impede por completo a construção de esquemas 
afetivos.
Explicação:
O desenvolvimento do ser humano deve ser estudado integralmente pois todos os elementos estão intrinsecamente ligados
e relacionados. 
 
 7a Questão
Aos 2 anos de idade, muitas crianças ainda se encontram no estágio sensório motor descrito por Jean Piaget. Elas estão 
descobrindo o universo através da inteligência prática e dos seus órgãos do sentido. Muito de sua inteligência é construída 
nas interações sociais domésticas e na relação com seus pares. Marque a única alternativa que faça parte do estágio 
sensório-motor.
 Desenvolvimento dos reflexos responsáveis pela sobrevivência do bebê
Construção da noção de gênero masculino e feminino bem como do desejo sexual que será exercido durante a 
puberdade.
Desenvolvimento de esquemas cognitivos responsáveis pela superação do egocentrismo em suas interações.
Aparecimento da linguagem oral e pictórica
Desenvolvimento das praxias finas
Explicação:
Nesta fase, a criança está desenvolvendo os reflexos e a motricidade ampla.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
O estudo de Piaget teve grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstrou que a transmissão de 
conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem
condições de absorver. Acreditava que todas as crianças passavam por etapas do desenvolvimento. Qual é a primeira 
etapa?
Psicomotor
 Sensório-motor
Pré-operatório
Operatório concreto
Operatório formal
Explicação:
A primeira fase de desenvolvimento na teoria de Jean Piaget foi chamada de sensório-motora.
1a Questão
 
 Analise se as ideias abaixo correspondem ao Desenvolvimento Físico, Cognitivo, Social ou da Personalidade da 
Primeira Infância (0 a 2 anos), e a seguir coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas frases:
( ) Após a primeira palavra, os bebês adicionam palavras lentamente durante alguns meses, e, então, de maneira 
acelerada. A maioria possui um vocabulário de cerca de 50 palavras, por volta dos 18 meses: Desenvolnvimento Cognitivo
( ) Nos mesmos meses, o bebê está elaborando a primeira etapa de um senso do seIf (eu), o self subjetivo. O bebê 
entende a si mesmo como existindo separadamente e capaz de fazer as coisas acontecerem: Desenvolvimento da 
Personalidade
( ) O rápido aperfeiçoamento das habilidades locomotoras e manipulativas ocorre nos dois primeiros anos. O bebê evolui 
do engatinhar para o andar e para o correr, e de uma habilidade de preensão deficitária para uma boa preensão: 
Desenvolvimento Físico
( ) Pais, assim como mães, formam vínculos fortes com seus bebês, embora os pais evidenciem mais comportamentos de 
jogo com os filhos do que as mães: Desenvolvimento Social
Agora, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
 
 
 
V, F, F, V
F, F, F, V
F, V, V, F
 V, V, F, V
 V, V, V, V
Explicação:
 Todas as colocações estão corretas
 
 2a Questão
Na escola, a professora trabalha, com as crianças de até os dois primeiros anos de idade, atividades como: andar 
livremente, batendo palmas; andar para frente; passar por dentro de túneis; provocar sons com o próprio corpo: soprar, 
estalar a língua, bater as mãos no próprio corpo e em objetos. Neste caso, a professora trabalha o desenvolvimento 
intelectual da criança chamado por Piaget de período:
De esquema
De aprendizagem
 Sensório-motor
Condicionado
De avaliação
Explicação:
Todas essas atividades fazem parte do desenvolvimento sensório-motor.
 
 3a Questão
Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de:
satisfação de suas necessidades básicas (de alimentação, de sono, de higiene etc.).
 exploração e experimentação sobre os objetos, utilizando-se de esquemas sensórios-motores.
maturação das capacidades inatas, a partir dos reflexos.
desenvolvimento das informações de seu código genético
estímulos e experiências proporcionados pelos adultos que a cercam, possibilitando o aprendizado de suas 
primeiras rotinas.
Explicação:
Segundo Piaget, a criança está no período sensório-motor, percebe e conhece os objetos colocando-os na boca por 
exemplo.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Segundo BERGER (2003), a partir de seus estudos sobre os dois primeiros anos de idade, as forças do crescimento e do
desenvolvimento biossocial são muito poderosas. A prova disso é visível a qualquer observador, pois adotam novos
comportamentos e exibem um domínio cada vez maior de novas habilidades: sentam, levantam, caminham, correm,
agarram, jogam, apertam e cada objeto torna-se algo a ser explorado com cada sentido e cada membro. A respeito das
primeiras emoções dos bebês, está CORRETO afirmar:
 o choro pode significar um pedido de socorro, alertando os responsáveis quanto à necessidade de proteção.
um pequeno sorriso em resposta a um som tranquilizador ou a um estômago cheio só irá surgir em torno do 
primeiro mês de vida.
o bebê não é capaz de reconhecer a voz ou o cheiro de sua mãe que a alimenta
recém-nascidos ainda não são capazes de arregalar os olhos de interesse quando alguma coisa atraisua 
atenção.
as emoções das crianças contribuem para as interações sociais, mas não devemos nos preocupar com um 
choro, um sorriso ou uma careta, pois são apenas espasmos musculares.
Explicação:
Parece obvio que os pais, os adultos não devem ser displiscentes com um choro de uma criança, sobretudo,bebês.
 
 5a Questão
Um trem de brinquedo desaparece dentro de um túnel. Nesse momento, a criança passa a acreditar que o trem deixou de 
existir. Essa experiência cognitiva indica a ausência do princípio da ______________ que é característica do estágio 
_______________
 permanência do objeto - sensório-motor
permanência do objeto - pré-operacional
adaptação - pré-operacional
assimilação - sensório-motor
acomodação - pré-operacional
Explicação:
Permanência do objeto - sensório-motor , faixa etária de zero a dois anos em que criança está "aprisionada" ao aqui e 
agora.
 
 6a Questão
No período sensório motor, a criança ainda não percebe que o objeto continua a existir, mesmo que não esteja mais ao 
alcance de sua visão. É por isso que certas brincadeiras, como se esconder atrás de um pano e reaparecer provocam tanta 
felicidade na criança. Esta percepção (ou noção) vai se desenvolvendo gradativamente ao longo desta etapa do 
desenvolvimento. Qual o nome desta percepção?
Noção de conservação de quantidades
Noção de conservação de substância
Noção de conservação de volume
Noção de seriação simples de objetos
 Noção de permanência do objeto
Explicação:
Aproximadamente aos 10 meses de idade, na fase sensório--motora, o bebê começa a perceber que o objeto permanece 
memso fora dos eu campo de visão. É o chamado objeto permanente.
 
 7a Questão
De acordo com a perspectiva construtivista, o desenvolvimento cognitivo da criança está ligado à interação social e aos 
afetos, desde o nascimento até a vida adulta. Considerando a afirmação acima, pode-se concluir que
a pobreza cognitiva leva a dificuldades de interação social e impede por completo a construção de esquemas 
afetivos.
o desenvolvimento cognitivo na idade adulta faz com que o indivíduo fique impermeável à interferência do mundo
social e das emoções
qualidade cognitiva é conseqüência do tipo de interação social e das emoções, que não a afetam 
retroativamente.
a qualidade do desenvolvimento cognitivo na infância será transformada na idade adulta, nada restando no 
adulto do que foi adquirido na infância.
 o desenvolvimento cognitivo segue junto com o desenvolvimento social e afetivo, em relações de correspondência ou alternância.
Explicação:
O desenvolvimento do ser humano deve ser estudado integralmente pois todos os elementos estão intrinsecamente ligados
e relacionados. 
 
 8a Questão
Aos 2 anos de idade, muitas crianças ainda se encontram no estágio sensório motor descrito por Jean Piaget. Elas estão 
descobrindo o universo através da inteligência prática e dos seus órgãos do sentido. Muito de sua inteligência é construída 
nas interações sociais domésticas e na relação com seus pares. Marque a única alternativa que faça parte do estágio 
sensório-motor.
Desenvolvimento de esquemas cognitivos responsáveis pela superação do egocentrismo em suas interações.
Construção da noção de gênero masculino e feminino bem como do desejo sexual que será exercido durante a 
puberdade.
Aparecimento da linguagem oral e pictórica
 Desenvolvimento dos reflexos responsáveis pela sobrevivência do bebê
Desenvolvimento das praxias finas
Explicação:
Nesta fase, a criança está desenvolvendo os reflexos e a motricidade ampla.
1a Questão
São características fundamentais do estágio de desenvolvimento cognitivo pré-operatório:
Egocentrismo e Pensamento lógico
 Linguagem, Imaginação e Praxias
Egocentrismo, Coordenação de meios e fins
Praxias e Construção do objeto permanente
Linguagem e Lógica matemática
Explicação:
No estágio pre-operatório a principal caracterítica é o desenvolvimento da linguagem, mas também temos o 
desenvolvimento das praxias cada vez mais aperfeiçoadas.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
A criança que respeita as regras e é capaz de compreender que elas são necessárias para a convivência social e além
disso, ela coopera porque está baseada nos princípios do respeito mútuo, se encontra na em que fase do desenvolvimento
moral, de acordo com Piaget?
Dicotomia.
Anomia.
Empatia.
 Autonomia.
Heteronomia.
Explicação:
Autonomia pois adquire consciência do porquê deve seguir a regra; na anomia é a fase do desenovolvimento moral que a 
criança desconhece as regras, está vivendo o fenômeno do egocentrismo e na heteronomia está na fase de alguém de fora 
ter que explicar porque não pode fazer determinada "coisa",mas, ainda não compreende bem o porquê. Obedece porque 
alguém de fora sinalizou para, como no caso de pais, professores.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
A maioria das crianças de quatro anos de idade se encontra em um processo de desenvolvimento cognitivo característico 
do estágio chamado:
operatório-concreto.
sensório-motor.
operatório-formal.
 pré-operatório.
sensório-motor e pré-operacional
Explicação:
Pré-operatório
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Marina e Carlos estão brincando. De repente, eles começam a brigar, pois Marina não quer emprestar seus brinquedos para
Carlos. Se tomamos a Epistemologia Genética, teoria proposta por Piaget, para pensarmos o estágio do desenvolvimento do
pensamento de Marina, podemos dizer que ela se encontra no estágio:
Sensório-motor
Nenhuma das alterantivas
Operações formais
Operações concretas
 Pré-operatório
Explicação:
No pré-operatório, fase que se encontra também do egocentrismo.
 
 5a Questão
A escola Logos, selecionou um novo programa de computador para ser usada na educação infantil. Ao fazer a escolha dos
jogos que seriam utilizados para crianças de 3 anos de idade, os professores consideraram os jogos inapropriados pela faixa
etária por exigirem habilidades cognitivas que as crianças ainda não haviam construído.
Das alternativas abaixo, marque a única que faz parte do estágio pré-operatório.
Noção de inclusão de classes.
Pensamento hipotético-dedutivo.
Abstração.
 Simbolização.
Conservação de volume.
Explicação:
Todas as alternativas fazem parte do estágio operatório-concreto, exceto a simbolização.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
Pedro foi matriculado aos 5 anos de idade por sua mãe na Educação Infantil. Logo no segundo mês, sua mãe questionou à
coordenação pedagógica por que não havia maior sistematização de alfabetização nas atividades pedagógicas. Dos
argumentos abaixo qual estaria(m) correta(s) para explicar para esta mãe a importância da brincadeira de alfabetização.
I. Antes de aprender a ler e a escrever, a criança precisa exercitar a representação através dos jogos de faz-de-conta.
 II. A brincadeira prepara a criança tanto na cognição quanto na psicomotricidade para as habilidades necessárias à
aprendizagem da leitura e da escrita.
III. Durante a brincadeira são desenvolvidas praxias importantes para a coordenação motora fina requeridas na
aprendizagem da escrita.
Estão corretas: 
As alternativas I e II
Apenas a alternativa I.
Apenas a II
As alternativas II e III.
 Todas as questões.
Explicação:
Todas as respostas estão corretas porque a brincadeira é um exercício completo que desdenvolve tanto habilidades 
cognitivas, quanto relacionais, quanto psicomotoras.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
João é um menino de 3 anos de tamanho e peso adequados a sua idade cronológica. Ele ainda não fala e não demonstra ter
qualquer apego às pessoas que cuidam dele. Levando-se em consideração as necessidades básicas de desenvolvimento 
podemos dizer que há um atraso:
No desenvolvimento intelectual.
 No desenvolvimento cognitivoe psicossocial
No desenvolvimento físico.
No desenvolvimento físico e psicossocial
No desenvolvimento motor e afetivo
Explicação:
Dentre as alternativas, está claro que há uma lacuna no desenovlvimento cognitivo (maturação orgânica), comprometendo 
a fala e o fator social.
 
 8a Questão
A linguagem inaugura uma nova forma de inteligibilidade na fase de desenvolvimento denominada de pré-operatória. Das
características abaixo apresentadas pelas crianças de 2 a 6 anos, qual delas é decorrente do desenvolvimento linguístico?
Coordenação de meios e fins.
Lateralidade.
 Planejamento mental.
 Egocentrismo cognitivo.
Praxias.
Explicação:
O planejamento mental é feito a partir da interanalização da linguagem oral.
1a Questão
Um novo programa de computador foi adquirido pela rede escolar Maximus para complementar a formação das crianças de
educação infantil. Ao fazer o planejamento pedagógico da turma de crianças de 3 anos de idade que usariam o programa
citado, os professores precisariam fazer uma busca por jogos que desenvolvessem habilidades do estágio pré-operatório.
Das alternativas abaixo, qual faz parte do desenvolvimento cognitivo na fase pré-operatória.
Pensamento lógico-matemático
Construção de objeto permanente
 Representação mental
Coordenação de meios e fins
Abstração
Explicação:
A representação mental é a característica principal do estágio pré-operatório.
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Crianças de dois anos de idade apresentam uma atividade simbólica bastante exuberante que é resultado da aquisição da 
linguagem. Outra característica desta fase de desenvolvimento que pode ser observada após a aquisição da linguagem é:
a construção do objeto permanente
as noções perceptivas da forma dos objetos
 as brincadeiras de faz-de-conta
a construção da noção de conservação de massa
a superação do egocentrismo afetivo
Explicação:
Cria situações com o objeto; cabo de vassoura se transforma em cavalinho.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
(SEPLAG/BA, 2010) Segundo Piaget, na etapa do desenvolvimento cognitivo que corresponde à faixa etária dos 7 aos 11/12 
anos, a criança tem, dentre outras, as seguintes capacidades
 Realizar operações matemáticas, compreender o ponto de vista dos outros e compreender os próprios erros.
Formar conceitos abstratos (liberdade, justiça), compreender os próprios erros e ter noção de permanência do 
objeto.
Compreender o ponto de vista dos outros, realizar operações matemáticas e criticar os valores morais e sociais.
Demonstrar criatividade para trabalhar com hipóteses formais, ter noção de permanência do objeto e realizar 
operações matemáticas.
 Criticar os valores morais e sociais, realizar operações lógicas e ter noção de permanência do objeto.
Explicação:
Se encontra na fase da heteronomia, sendo capaz de compreender regras.
 
 4a Questão
Márcia tem 8 anos de idade, cursa o 3º. ano do ensino fundamental. Estava no laboratório de ciências de seu colégio
realizando experiências com água em diferentes tubos de ensaio. Num desses experimentos, Márcia conta que ao passar a
água de um tubo de ensaio fino para outro com um diâmetro maior de largura, percebeu que o volume de água se
mantinha o mesmo e podia ser identificado na numeração do tubo. Entretanto, seus amigos foram categóricos em afirmar
que a água tinha diminuído a quantidade quando foi passada para o tubo mais largo. Marcia tentou provar a inconsistência
da fala dos amigos, retornando com a água para o tubo anterior e mostrando que o volume era o mesmo. Qual das
operações abaixo foi realizada por Marcia neste experimento?
 A reversibilidade
 A conservação da massa
A simbolização
O pensamento hipotético-dedutivo
A permanência do objeto
Explicação:
Reversibilidade -flexibilização do pensamento.
Gabarito Coment.
 
 5a Questão
À medida que a criança cresce, o corpo fica mais forte e ela adquire maior controle e coordenação. A criança entre 2 e 6
anos de idade movimenta-se com maior velocidade e torna-se mais capaz de dirigir e aperfeiçoar suas próprias atividades.
Com relação às habilidades motoras está INCORRETO afirmar que:
enquanto uma criança tem a oportunidade de brincar em um espaço adequado e tem os colegas e estruturas 
apropriadas, as habilidades motoras grossas desenvolvem-se rapidamente.
o principal motivo de as crianças terem dificuldades com as habilidades motoras finas é que elas simplesmente 
ainda não desenvolveram o controle muscular, a paciência e o discernimento necessários.
 pais e professores podem estimular hábitos de higiene como usar o guardanapo e lavar as mãos após as refeições.
de um modo geral, as crianças aprendem as habilidades motoras básicas ensinando a si mesmas e aprendendo 
com outras crianças.
 coisas como despejar o suco de uma jarra no copo, cortar a comida com garfo e faca costumam ser fáceis para crianças de 2 a 6 anos que frequentam creches desde bebê, pois são treinadas para isso.
Explicação:
Nessa faixa etária, não é aconselhável oferecer faca a criança para cortar alimentos.
 
 6a Questão
Jean Piaget criou uma teoria de estudo sobre o desenvolvimento humano. Nela, há fases que são estruturadas a partir de 
uma habilidade básica que ajudará na construção de vários outros esquemas de conhecimento. Qual das características 
abaixo ainda não faz parte do estágio pré-operatório por ser um esquema de conhecimento ainda não construído.
Imitação e jogo simbólico.
 Abstração e lógica hipotético-dedutivo.
Simbolização e representação mental.
Pensamento egocêntrico e habilidades sociais.
Linguagem e socialização.
Explicação:
A abstração é uma função cognitiva complexa que consegue pensar sobre coisas nunca vistas. Uma caracterítica da 
adolescência.
 
 7a Questão
Durante um experimento, uma criança recebeu 25 animais de brinquedo: dezoito vacas e sete
cachorros. Quando perguntada se havia mais vacas ou mais animais ela ficou perplexa e respondeu que
havia mais vacas. Segundo Piaget, neste estágio a criança não pode conciliar itens individuais
pertencendo a duas classes diferentes ao mesmo tempo. Em que estágio do desenvolvimento cognitivo
ocorre esta situação.
operações formais
equilibração
 pré operacional
sensório motor
operações concretas
Explicação:
Pré-operatório, ainda não desenvolveu a flexibilização de raciocínio.
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 8a Questão
Jean Piaget fez uma extensa pesquisa empírica na qual caracterizou os estágios do desenvolvimento cognitivo em 4 
principais fases. O segundo estágio recebeu qual denominação e era marcado por qual característica principal?
Pré-operatório e pensamento lógico-matemático.
 Pré-operatório , emergência de linguagem.
Operatório e habilidades sociais.
Egocêntrico e coordenação motora fina.
Egocêntrico e construção do objeto permanente.
Explicação:
O estágio pré-operatório é iniciado com a amergência da linguagem.
1a Questão
Aos dois anos de idade a criança inaugura uma nova forma de construção de conhecimento permeada por esquemas
cognitivos simbólicos. Na linguagem, em todas as suas modalidades, aparecem os principais esquemas de conhecimentos
construídos nesta fase. Piaget fez um minucioso estudo sobre esse período e o denominou de?
 Pré-operatório
Sensório-operatório
Linguístico-operatório
Operatório-concreto
Operatório-lógico
Explicação:
Pré-operatório.
 
 2a Questão
A escola Logos, selecionou um novo programa de computador para ser usada na educação infantil. Ao fazer a escolha dos
jogos que seriam utilizados para crianças de 3 anos de idade, os professores consideraram os jogos inapropriados pela faixa
etária por exigirem habilidades cognitivas que as crianças ainda não haviam construído.
Das alternativas abaixo, marque a única quefaz parte do estágio pré-operatório.
Noção de inclusão de classes.
Pensamento hipotético-dedutivo.
Abstração.
Conservação de volume.
 Simbolização.
Explicação:
Todas as alternativas fazem parte do estágio operatório-concreto, exceto a simbolização.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
De acordo com Piaget, uma das fases do desenvolvimento moral do indivíduo é a heteromia , que significa:
fase em que as criança já conhece as regras e as respeita porque têm consciência de sua importância para o bem 
estar social.
 fase em que a criança considera a regra como uma lei rígida que deve ser sempre obedecida, já que essa regra foi apresentada por um adulto que exerce autoridade sobre ela.
fase em que as regras estão ausentes, pois não há ainda a compreensão delas.
fase em que a criança só aprende as regras, se houver punição por parte dos adultos.
fase em que as crianças sabem das regras , mas não a seguem por indisciplina.
Explicação:
A criança acata a regra pois alguém de fora, pais e professores são referenciais para ela na determinação da mesma.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Uma secretaria de educação está planejando criar uma brinquedoteca para ser um polo de atendimento para as crianças
da educação infantil do município. Em seu planejamento, ela atenderá crianças nas faixas etárias de 3 a 6 anos, logo, os
brinquedos e jogos devem se ajustar a essa capacidade cognitiva e aos interesses das crianças. Em se tratando da
teoria de Jean Piaget sobre o Desenvolvimento Humano, em qual estágio cognitivo essas crianças estariam
nesta faixa etária?
Sensório-Motor
Lógico-operatório
 Pré-operatório
Operatório-concerto
Pré-operatório e Lógico-formal
Explicação:
3 a 6 anos - pré-operatório.
Gabarito Coment.
 
 5a Questão
A criança que respeita as regras e é capaz de compreender que elas são necessárias para a convivência social e além
disso, ela coopera porque está baseada nos princípios do respeito mútuo, se encontra na em que fase do desenvolvimento
moral, de acordo com Piaget?
 Autonomia.
Heteronomia.
Dicotomia.
Empatia.
Anomia.
Explicação:
Autonomia pois adquire consciência do porquê deve seguir a regra; na anomia é a fase do desenovolvimento moral que a 
criança desconhece as regras, está vivendo o fenômeno do egocentrismo e na heteronomia está na fase de alguém de fora 
ter que explicar porque não pode fazer determinada "coisa",mas, ainda não compreende bem o porquê. Obedece porque 
alguém de fora sinalizou para, como no caso de pais, professores.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
Michelle tem 2 anos de idade e ganhou um velotrol como presente de Natal. Entretanto, a menina não apresentou 
desenvoltura para pedalá-lo. Passou um dia se arrastando com o brinquedo até que a tia percebeu que ele não estava 
adequado para a sua faixa etária. Qual dos elementos do desenvolvimento pode explicar o fraco desempenho da menina.
Os fracos estímulos e incentivos recebidos pelo meio.
 A maturação neurofisiológica
A hereditariedade
A pouca noção de lateralidade
A linguagem corporal
Explicação:
Aos dois anos de idade Michelle não apresneta maturidade neurológica para pedalar.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Débora tem 6 anos e é incapaz de perceber que uma ação feita pode ser desfeita. Ela ainda não compreende que a adição
é o inverso da subtração e que tudo que é escrito pode ser lido e tudo que é lido pode ser escrito. Essa característica do
pensamento de Débora é denominada por Piaget de:
Pensamento abstrato
Equilibração
 Irreversibilidade
Acomodação
Simbolismo
Explicação:
Falta ainda a criança o pensamento flexível, a reversibilidade; não consegue ainda relatar seu caminho de sua casa a escola
e vice versa.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
João é um menino de 3 anos de tamanho e peso adequados a sua idade cronológica. Ele ainda não fala e não demonstra ter
qualquer apego às pessoas que cuidam dele. Levando-se em consideração as necessidades básicas de desenvolvimento 
podemos dizer que há um atraso:
No desenvolvimento físico e psicossocial
No desenvolvimento físico.
No desenvolvimento intelectual.
No desenvolvimento motor e afetivo
 No desenvolvimento cognitivo e psicossocial
Explicação:
Dentre as alternativas, está claro que há uma lacuna no desenovlvimento cognitivo (maturação orgânica), comprometendo 
a fala e o fator social.
1a Questão
De acordo com Jean Piaget, a segunda infância é marcada por grande desenvolvimento cognitivo. Dentre elas a 
característica que não representa esse período, encontra-se na alternativa:
Os comportamentos motores de locomoção como o engatinhar, o andar, e posteriormente o controle motor.
 Os atos reflexos.
O aprendizado da sociabilidade e da interação afetiva.
O animismo, o egocentrismo e a capacidade simbólica do "faz de conta".
Os comportamentos ligados ao reconhecimento à aprendizagem e a construção da linguagem.
Explicação:
O ato reflexo é uma forma de inteligência da fase sensório-motora.
 
 2a Questão
Na chegada de um Novo Bebê de acordo com Diane E. Papalia, Sally W. Olds 
& Ruth D. Feldman ocorrem algumas transformações no comportamento dos 
irmãos. Marque a afirmativa INCORRETA:
A criança tende a apresentar regressão em seu comportamento, temendo 
perder o amor de seus pais pois até o momento da chegada do irmão, ela era a 
única que recebia colo de seus familiares.
 
Comportamentos são observados no irmão mais velho diante a 
chegada do bebê. Ele sugere levar o bebê de volta ao hospital, dá-lo a 
alguém ou eliminá-lo pelo vaso sanitário.
As crianças reagem de diversas maneiras à chegada de um irmão ou 
de uma irmã. Para atrair a atenção da mãe chupam o dedo, urinam 
nas calças e pedem para mamar ou voltam a falar na linguagem 
infantil. O comportamento verbal é alterado.
 Uma criança de 3 a 5 anos já mostra maturidade e se sente segura em relação 
ao amor da figura materna, principalmente porque percebe que a mãe está 
direcionando sua atenção exatamente ao filho mais novo porque ele que mais 
precisa de atenção por ser pequeno.
Orgulhar-se por serem "grandes" e capazes de se vestir, usar o penico, fazer as 
refeições com os adultos e ajudar a cuidar do bebê são reações observáveis no 
comportamento dos irmãos mais velhos frente à chegada dos seus irmãos mais 
novos.
Explicação:
Uma criança pequena tende a apresentar comportamento regredido quando da chegada de um irmão mais novo, pois 
receia perder o amor da mãe.
 
 3a Questão
Pedro foi matriculado aos 4 anos de idade por sua mãe na Educação Infantil. Logo no segundo mês de aulas, sua mãe
questionou à coordenação pedagógica por que não havia maior sistematização de alfabetização nas atividades
pedagógicas em detrimento da supervalorização de brincadeiras e jogos simbólicos.
Qual o esquema de conhecimento que faz parte do estágio pré-operatório e que é muito desenvolvido na brincadeira e que
é fundamental na alfabetização ?
Ordenação.
Conservação de quantidade.
Coordenação de meios e fins.
Raciocínio lógico.
 Representação.
Explicação:
A representação mental é a principal caracterítica do estágio pre-operatório que deve ser desenvolda para a alfabetização.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Diante do espelho, Marcos representa o mesmo personagem do filme que assiste todos os dias. Reproduz falas, gestos e as
cenas mais interessantes que assistiu ontem. Sua mãe percebe que ele brinca de ser "homem aranha" e consegue
reproduzir detalhes que nem ela havia percebido. Como este processo pode ser explicado no desenvolvimento da criança e
qual seu nome? 
Marcos finge que é o personagem para se identificar com suas características físicas. Mimetismo.
É uma sátira da realidade por perceber que é ficção. Simbiose.
Marcos representa a realidade por acreditar que o"homem aranha" existe e ele pode se tornar igual. 
Condensação.
 É uma representação da realidade com o objetivo de compreendê-la. Imitação.
Marcos tem certeza que tudo é uma brincadeira. Negação da realidade.
Explicação:
Marcos representa a realidade através da imitação do homem aranha para compreende-lo.
 
 5a Questão
(VUNESP - Rio Preto 2011) Na faixa de 4 anos (estágio pré-operacional), o pensamento infantil tem como característica o 
egocentrismo. Essa afirmação indica que, nessa fase, a criança
consegue abstrair determinados aspectos da realidade a seu redor
consegue estabelecer um contato recíproco com outras crianças.
 não consegue considerar seu ponto de vista como um entre muitos.
reconhece que não é o centro de tudo o que está no mundo
não consegue centralizar a atenção em si própria.
Explicação:
No egocentrismo a criança não consegue levar em consideração o ponto de vista dos outros.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
São características fundamentais do estágio de desenvolvimento cognitivo pré-operatório:
Egocentrismo e Pensamento lógico
Linguagem e Lógica matemática
Egocentrismo, Coordenação de meios e fins
Praxias e Construção do objeto permanente
 Linguagem, Imaginação e Praxias
Explicação:
No estágio pre-operatório a principal caracterítica é o desenvolvimento da linguagem, mas também temos o 
desenvolvimento das praxias cada vez mais aperfeiçoadas.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Débora tem 6 anos e é incapaz de perceber que uma ação feita pode ser desfeita. Ela ainda não compreende que a adição
é o inverso da subtração e que tudo que é escrito pode ser lido e tudo que é lido pode ser escrito. Essa característica do
pensamento de Débora é denominada por Piaget de:
Pensamento abstrato
Simbolismo
Acomodação
Equilibração
 Irreversibilidade
Explicação:
Falta ainda a criança o pensamento flexível, a reversibilidade; não consegue ainda relatar seu caminho de sua casa a escola
e vice versa.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
A criança que respeita as regras e é capaz de compreender que elas são necessárias para a convivência social e além
disso, ela coopera porque está baseada nos princípios do respeito mútuo, se encontra na em que fase do desenvolvimento
moral, de acordo com Piaget?
Empatia.
Heteronomia.
Dicotomia.
 Autonomia.
Anomia.
Explicação:
Autonomia pois adquire consciência do porquê deve seguir a regra; na anomia é a fase do desenovolvimento moral que a 
criança desconhece as regras, está vivendo o fenômeno do egocentrismo e na heteronomia está na fase de alguém de fora 
ter que explicar porque não pode fazer determinada "coisa",mas, ainda não compreende bem o porquê. Obedece porque 
alguém de fora sinalizou para, como no caso de pais, professores.
1a Questão
Jean Piaget criou uma teoria de estudo sobre o desenvolvimento humano. Nela, há fases que são estruturadas a partir de 
uma habilidade básica que ajudará na construção de vários outros esquemas de conhecimento. Qual das características 
abaixo ainda não faz parte do estágio pré-operatório por ser um esquema de conhecimento ainda não construído.
Simbolização e representação mental.
Linguagem e socialização.
Pensamento egocêntrico e habilidades sociais.
 Abstração e lógica hipotético-dedutivo.
Imitação e jogo simbólico.
Explicação:
A abstração é uma função cognitiva complexa que consegue pensar sobre coisas nunca vistas. Uma caracterítica da 
adolescência.
 
 2a Questão
Nathalia é uma estagiaria de Educação Física que iniciou seu estágio na Educação Infantil com crianças de 3 e 4 anos de 
idade. Logo no primeiro dia, ela percebeu que as crianças se comunicavam por algumas palavras, imitavam a atitude da 
professora e de outros colegas e, por fim, estavam profundamente interessadas em brincar com objetos que mudavam de 
função dentro de um jogo simbólico. Estes comportamentos podem ser explicados pela vivência da criança num estágio do 
desenvolvimento que foi pesquisado por Piaget. Qual estágio tem essas características?
Operatório Formal
Operatório Concreto
 Pré-operatório
Pré-Formal
Sensório Motor
Explicação:
Todas as caracteríticas se relacionam com o estágio pré-operatório porque estão fundamentados na linguagem e na função 
simbólica
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Aos 5 anos, o corpo caloso conecta os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, tornando a comunicação entre eles mais
eficiente, permitindo as crianças coordenarem as funções que envolvem ambos os lados do cérebro e o corpo e também
ações mais complexas. Desta forma, sabemos que sistematizar a alfabetização antes dos 5 anos, pode gerar uma
incompetência na criança pela imaturidade das estruturas neurológicas. Qual das alternativas abaixo é fundamental para o
desenvolvimento da alfabetização.
Egocentrismo
 Representação mental
Reversibilidade
Praxias amplas
Conservação de massa e volume
Explicação:
A leitura e a escrita são atividades cognitivas que vão requerer a representação mental.
 
 4a Questão
Marina e Carlos estão brincando. De repente, eles começam a brigar, pois Marina não quer emprestar seus brinquedos para
Carlos. Se tomamos a Epistemologia Genética, teoria proposta por Piaget, para pensarmos o estágio do desenvolvimento do
pensamento de Marina, podemos dizer que ela se encontra no estágio:
Operações formais
Sensório-motor
 Pré-operatório
Nenhuma das alterantivas
Operações concretas
Explicação:
No pré-operatório, fase que se encontra também do egocentrismo.
 
 5a Questão
Analise as assertivas sobre o pensamento desenvolvido pela criança no Estágio Pré-Operatório:
A criança ainda não pode desenvolver um pensamento ou ideia de acordo com princípios lógicos, dada a tendência de
focalizar o raciocínio em um único aspecto de uma questão.
Porque
A criança tem a tendência de ser estática no raciocínio, mas já compreende que o mundo não é mais imutável, podendo
sofrer alterações em seu estado presente.
Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
a primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
 a primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
as duas são falsas.
Explicação:
Nesse estagio, a criança ainda não desenvolveu toda sua capacidade de abstração, está no processo de; de raciocínio 
lógico, entretanto, ela não é estática na construção do conhecimento, é considerada sujeito ativo.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
Rafaela está com 3 anos de idade e esta semana passou por uma experiência nova na creche: a construção de uma
maquete referente à contação de uma história infantil. Antes de a professora oferecer os objetos que comporiam a
maquete, orientou um relato coletivo de história infantil. Qual habilidade cognitiva a professora quis desenvolver com essa
proposta lúdico-pedagógica?
Praxias amplas.
 Linguagem oral.
Coordenação de meios e fins.
Construção do objeto permanente.
Egocentrismo cognitivo.
Explicação:
Através da Linguagem oral a professora buscou organizar o pensamento da criança.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Diante do espelho, Marcos representa o mesmo personagem do filme que assiste todos os dias. Reproduz falas, gestos e as
cenas mais interessantes que assistiu ontem. Sua mãe percebe que ele brinca de ser "homem aranha" e consegue
reproduzir detalhes que nem ela havia percebido. Qual o nome do processo que está sendo vivenciado por Marcos e em
que fase do desenvolvimento cognitivo ele ocorre? 
Identificação e Lógico formal.
Identificação e Sensório motor.
Imitação e Sensório motor.
 Imitação e Pré operatório.
Negação e Lógico formal.
Explicação:Marcos imita o Homem-aranha e está na fase pré-operatória.
 
 8a Questão
A maioria das crianças de quatro anos de idade se encontra em um processo de desenvolvimento cognitivo característico 
do estágio chamado:
sensório-motor.
operatório-formal.
operatório-concreto.
sensório-motor e pré-operacional
 pré-operatório.
Explicação:
Pré-operatório
1a Questão
Muitos artistas notáveis apresentam publicamente as suas dificuldades com a leitura e a escrita. Dificuldades essas 
oriundas de um Transtorno da Linguagem que é neurobiológico e que confere ao cérebro uma forma inteiramente nova de 
funcionamento, ora trazendo aumento da criatividade e da capacidade expressiva ora trazendo muitos prejuízos para a 
compreensão dos textos lidos. É a Dislexia. Marque abaixo as características comuns deste transtorno.
Os problemas são todos de ordem neurológica e se caracterizam pela desatenção e pela hiperatividade motora 
durante as aulas de português.
É um transtorno na capacidade de contar, conhecer as relações monetárias e ter noção de quantidade e 
ordenação.
 Um transtorno que causa atraso no desenvolvimento da fala, dificuldades na pronúncia, na compreensão da leitura e na lembrança dos fatos já lidos.
Um transtorno que afeta a cognição do aluno e sua capacidade de prestar atenção nas explicações dos 
professores
É uma dificuldade de aprendizagem que aparece no desenvolvimento da criança em decorrência da didática 
utilizada pelos professores.
Explicação:
Dificuldades na pronuncia de palavras, na interpretação de texto
 
 2a Questão
No que se refere ao processo educativo dos alunos com TDAH, sabemos que há muito para ser compreendido pelos
educadores sobre adolescentes que não se concentram. Neste sentido, quais seriam as estratégias corretas para fazer o
manejo educativo das dificuldades enfrentadas por esses jovens:
I) Despertar a sua motivação através da premiação e do reconhecimento dos seus êxitos escolares.
 II) Acompanhar de forma sistemática todas as conquistas dos jovens, trazendo para o processo educativo as mais
exemplares punições quando os mesmos não alcançarem os objetivos propostos para a sua idade.
III) Colocá-los sentados próximos aos professores e com poucos estímulos visuais para que não se desconcentrem criando
outros focos de observação.
Estão corretas
Apenas a alternativa III
Apenas a alternativa I
 Alternativas I e III
Todas as alternativas
Alternativa II e III
Explicação:
Não há que se destacar a punição, enfatizá-la, torná-la pública.
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Segundo Papalia, Olds e Feldman (2008) as crianças destas fase costumam ter internalizado a vergonha e o orgulho. Elas 
também são capazes de externalizar, verbalizar situações conflitantes. À medida que o tempo passa, as crianças 
conscientizam-se de seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros. Sabem controlar melhor sua expressão 
emocional em situações sociais e sabem responder à pertubação emocional dos outros, diferente do estagio anterior e que 
estavam presas ao egocentrismo. Indique que período do desenvolvimento é esse:
Pré-adolescentes
 Crianças de 7 a 11 anos
Crianças de 2 a 6 anos
Crianças da primeira infância
Crianças de 0 a 2 anos
Explicação:
Se a fase do egocentrismo é de 2 a 6 anos e no enunciado se solicita a fase seguinte, então, é de 7 a 11 anos.
 
 4a Questão
A neuroplasticidade é a capacidade que temos de transformar o nosso cérebro de acordo com as demandas culturais que
nos são solicitadas. Como um aluno com dislexia pode melhorar a sua capacidade de leitura para ter melhor compreensão
dos textos escolares?
 I) Leitura repetida de um mesmo texto para memorizá-lo.
 II) Leitura com grifos dos conteúdos mais importantes
III)Leitura de textos e síntese do que se compreendeu.
 Está(ão) correta(s):
Apenas I
Somente a resposta II
Todas as respostas
 Apenas as respostas II e III
Apenas a resposta III
Explicação:
A leitura repetitiva é um mecanismo mecanicista enão cognitivo, por isso, não é relevante para o processo de 
neuroplasticidade do disléxico..
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 5a Questão
Uma criança com erros de leitura repetidos, demora para copiar tarefas do quadro fazendo traços ilegíveis pode ser 
diagnosticado com um transtorno de:
Disritmia
 Dislexia
Discalculia
Discografia
Dislalia
Explicação: Dislexia é o transtorno citado
 
 6a Questão
Como estratégicas facilitadoras de aprendizagem para o aluno com discalculia, podemos indicar:
1-O uso de calculadora e tabuada.
2-O uso de caderno quadriculado.
3-Iniciar cada período da aula com o resumo da sessão anterior a uma visão geral dos novos temas.
4-O uso de códigos visuais, diagramas, sublinhados, esquemas, para permitir concentrar atenção nos expoentes, variáveis,
símbolos de operações, etc., o que facilita a sua compreensão, aprendizagem e generalização.
5-Elaborar questões claras e diretas nas avaliações, reduzindo-se ao mínimo o número de questões, sem limite de tempo,
aplicando-a de tal sorte que o aluno esteja acompanhado apenas de um professor para certificar se entendeu o enunciado das
questões.
 
 Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as afirmativas 1 ,3, 4 e 5 estão corretas.
Explicação:
Todas as alternativas estão corretas porque versam sobre o manejo acadêmico da discalculia.
 
 7a Questão
Em relação ao processo de avaliação, algumas intervenções se fazem necessárias, como por exemplo: maior tempo para
realização das provas, intervalo entre elas, leitura oral das provas, provas orais, não descontar pontos por falhas na
ortografia, possibilidade de responder em tópicos ou com a ajuda de um escrivão.
Estas intervenções fazem referência a qual transtorno de aprendizagem?
discalculia
ecolalia
disfasia
 dislexia
dislalia
Explicação:
Dislexia
 
 8a Questão
Estava escrito no documento que a escola recebeu da Secretaria de Educação sobre como fazer o manejo acadêmico de
crianças com TDAH: "A escola precisa se apresentar como um espaço aberto de fato, acolhedor, preparado para aceitar o
desafio que é desenvolver os processos de construção de conhecimento atendendo às particularidades de cada aluno, pois
o que marca a espécie humana é a singularidade e, no cotidiano escolar, é a forma como cada um aprende".
Com esta frase, a escola pretende atender às necessidades educativas especiais de crianças com TDAH, dentre elas,
podemos destacar:
Dislexia e baixa memória
Impulsividade e deficiência cognitiva
 Déficit de atenção e impulsividade
Prejuízo nos cálculos matemáticos e deficiência cognitiva
Déficit cognitivo e linguístico
Explicação:
TDAH apresenta déficit de atenção e impulsividade, não, necessariamente dificuldades cognitivas e de linguagem; dislexia 
é dificuldade na leitura, escrita, interpretação de textos e prejuízo em cálculos, se trata da discalculia.
1a Questão
Ser discalcúlico é um transtorno de aprendizagem que apresenta uma causa neurobiológica. Marque a única característica 
abaixo que NÂO faz parte do transtorno de aprendizagem matemática discalculia.
 É uma dificuldade de aprendizagem que aparece no desenvolvimento da criança em decorrência da didática utilizada pelos professores
É uma incapacidade que aparece também na participação de jogos de raciocínio e nos passos de uma dança.
É um transtorno na capacidade de contar, conhecer as relações monetárias, e ter noção de quantidade e 
ordenação.
A criança com esse transtorno apresenta uma dificuldade na organização do pensamento matemático, chegando 
a trocar os sinais das operações, embora compreenda oque seja cada uma das operações matemáticas.
É uma dificuldade para calcular, bem como para executar funções operatórias, operações matemáticas e 
compreender toda a relação com os números, as quantidades e o dinheiro.
Explicação:
A dificuldade não está no professor e sim no indivíduo em lidar com a matemática.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
O estágio pré-operatório inaugura uma nova forma de inteligibilidade da criança. Nesta fase, ela constrói esquemas de 
conhecimento que diferem do estágio cognitivo anterior pela emergência de qual habilidade:
Estabilidade emocional
Lógico-matemática
Coordenação de meios e fins
Psicomotricidade
 Linguagem
Explicação:
A linguagem é principal esquema de conehcimento desenvolvido na fase pre-opertória.
 
 3a Questão
Dentre as várias intervenções que poderão ajudar um aluno com dislexia em sala de aula, podemos considerar como 
corretas:
1- Realizar provas orais em substituição às provas escritas.
2- Permitir que o aluno leia oralmente as questões durante a prova.
3- Possibilitar pausas durante as aulas, em horários combinados previamente.
4- Segmentar uma atividade em várias outras, para que o aluno possa ter uma mediação mais frequente.
5- Manter as rotinas, para que o aluno autorregule sua atenção, tenha motivação e segurança para investir em novas 
aprendizagens.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas.
Somente as afirmativas 4 e 5 estão corretas.
Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas.
 Todas as afirmativas estão corretas.
Explicação:
Realizar provas orais em substituição às provas escritas; Permitir que o aluno leia oralmente as questões durante a prova; 
Possibilitar pausas durante as aulas, em horários combinados previamente; Segmentar uma atividade em várias outras, 
para que o aluno possa ter uma mediação mais frequente; Manter as rotinas, para que o aluno autorregule sua atenção, 
tenha motivação e segurança para investir em novas aprendizagens - segundo os manuais de especialistas no assunto.
 
 4a Questão
No que se refere ao processo educativo dos alunos com TDAH, sabemos que há muito para ser compreendido pelos
educadores sobre adolescentes que não se concentram. Neste sentido, quais seriam as estratégias corretas para fazer o
manejo educativo das dificuldades enfrentadas por esses jovens:
I) Despertar a sua motivação através da premiação e do reconhecimento dos seus êxitos escolares.
 II) Acompanhar de forma sistemática todas as conquistas dos jovens, trazendo para o processo educativo as mais
exemplares punições quando os mesmos não alcançarem os objetivos propostos para a sua idade.
III) Colocá-los sentados próximos aos professores e com poucos estímulos visuais para que não se desconcentrem criando
outros focos de observação.
Estão corretas
Apenas a alternativa III
Todas as alternativas
Apenas a alternativa I
Alternativa II e III
 Alternativas I e III
Explicação:
Não há que se destacar a punição, enfatizá-la, torná-la pública.
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 5a Questão
Em relação ao planejamento de intervenções comportamentais para o aluno com TDAH, é correto afirmar que:
1- Quando o alvo para a mudança é o comportamento do aluno durante períodos de trabalho independente, as instruções
iniciais sobre a tarefa devem envolver um número pequeno de etapas.
2- Lições de casa e tarefas/projetos relacionados devem ser anunciados um de cada vez, com a divisão de tarefas mais
complexas em unidades menores.
3- As tarefas devem ser apresentadas todas de uma vez para que depois o portador de TDAH faça uma de cada vez;
4- Crianças com diagnóstico de TDAH geralmente necessitam de feedback mais frequente e específico que seus colegas, 
para otimizar o desempenho.
5- Materiais repetitivos (por exemplo: solicitar que o aluno complete novamente as folhas de exercícios em que cometeu
muitos erros) devem ser evitados. Alternativamente, uma tarefa voltada para a mesma habilidade ou área conceitual pode
ser substituída, para evitar o tédio e a exacerbação potencial dos problemas de atenção.
 
1, 2 e 3 estão corretas.
2, 3, 4 e 5 estão corretas.
 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
 
1, 2, 3 e 4 estão corretas.
2, 3 e 5 estão corretas.
Explicação:
A 3 está errada pois não se deve apresentar as tarefas todas juntas.
 
 6a Questão
Analise os seguintes sintomas: erro na formação de números; inabilidade de efetuar somas simples; inabilidade para 
reconhecer sinais operacionais; falha de memória para fatos numéricos; dificuldade de transportar números nos cálculos. 
Estes sintomas estão relacionados, a qual tipo de distúrbio:
Acalculia
 Discalculia
Afasia
Disgrafia
Dislalia
Explicação: Estes sintomas estão relacionados ao distúrbio discalculia. A dificuldade em aprender aritmética pode ter várias
causas: pedagógicas, capacidade intelectual limitada e disfunções do sistema nervoso central. Na aritmética, pode haver 
muitas deficiências de identificação dos símbolos visuais, de cálculo, de concepção de ideias e de aspectos verbais e não 
verbais.
 
 7a Questão
Uma criança com oito anos de idade apresenta repetidamente erros de leitura, levar três vezes mais tempo do que
qualquer outra para copiar algo do quadro, produzindo rabisco grandes e ilegíveis. Essa criança poderá apresentar
um transtorno de aprendizagem que muitas vezes são detectados na escola. De acordo com as características descritas
acima, está CORRETO afirmar que a criança apresenta características de:
dislalia
disritmia
 dislexia
discografia
discalculia
Explicação:
Dificuldades na leitura e na escrita.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
Muitos artistas notáveis apresentam publicamente as suas dificuldades com a leitura e a escrita. Dificuldades essas 
oriundas de um Transtorno da Linguagem que é neurobiológico e que confere ao cérebro uma forma inteiramente nova de 
funcionamento, ora trazendo aumento da criatividade e da capacidade expressiva ora trazendo muitos prejuízos para a 
compreensão dos textos lidos. É a Dislexia. Marque abaixo as características comuns deste transtorno.
É uma dificuldade de aprendizagem que aparece no desenvolvimento da criança em decorrência da didática 
utilizada pelos professores.
É um transtorno na capacidade de contar, conhecer as relações monetárias e ter noção de quantidade e 
ordenação.
 Um transtorno que causa atraso no desenvolvimento da fala, dificuldades na pronúncia, na compreensão da leitura e na lembrança dos fatos já lidos.
Os problemas são todos de ordem neurológica e se caracterizam pela desatenção e pela hiperatividade motora 
durante as aulas de português.
Um transtorno que afeta a cognição do aluno e sua capacidade de prestar atenção nas explicações dos 
professores
Explicação:
Dificuldades na pronuncia de palavras, na interpretação de texto
1a Questão
A neuroplasticidade é a capacidade que temos de transformar o nosso cérebro de acordo com as demandas culturais que
nos são solicitadas. Um aluno com dislexia, por exemplo, pode ter as suas habilidades de leitura transformadas a partir de
atividades que promovam esta neuroplasticidade. Marque a alternativa que apresenta atividades capazes de promover
esse manejo da dislexia na escola.
 I) Atenção quase individualizada; monitoramento do progresso da leitura e contação de histórias;
II) Cópias dos textos para fixação de conteúdo e soletração dos textos
III) Relacionar a história e os eventos vividos, fazer debates e promover atividades que utilizem outras formas de
linguagem.
Está(ão) correta(s):
Apenas I
Somente a resposta II
 Apenas as respostas I e III
Todas as respostas
Apenas a resposta III
Explicação:
As cópias são são processos mais mecanicistas quecognitivos, por isso, não atuam na dinâmica cognitiva da pessoa com 
dislexia.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Uma criança com oito anos de idade apresenta repetidamente erros de leitura, levar três vezes mais tempo do que
qualquer outra para copiar algo do quadro, produzindo rabisco grandes e ilegíveis. Essa criança poderá apresentar
um transtorno de aprendizagem que muitas vezes são detectados na escola. De acordo com as características descritas
acima, está CORRETO afirmar que a criança apresenta características de:
discalculia
dislalia
discografia
 dislexia
disritmia
Explicação:
Dificuldades na leitura e na escrita.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Analise a seguinte colocação: É um transtorno neurobiológico, de base genética, que se caracteriza por sintomas de 
desatenção, acompanha ou não de hiperatividade e impulsividade, resultando de um desenvolvimento não adequado 
causando dificuldades na vida diária. Este transtorno seria:
Disgrafia
Dislexia
Disortografia
Afasia
 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Explicação: TDHA - é um transtorno neurobiológico, de base genética, que se caracteriza por sintomas de desatenção, 
acompanha ou não de hiperatividade e impulsividade, resultando de um desenvolvimento não adequado causando 
dificuldades na vida diária.
 
 4a Questão
Antônio tem 17 anos e foi diagnosticado com TDAH. Sua família percebia algumas dificuldades de organização no jovem, 
mas nunca havia visto prejuízo em sua aprendizagem. Entretanto, essa semana, sua mãe recebeu uma carta da 
coordenação pedagógica do colégio que dizia assim: Nos dias atuais, é cada vez maior o número de crianças e 
adolescentes diagnosticados com déficit de atenção. Sabemos que o TDAH interfere na capacidade de aprendizagem de 
uma pessoa por diminuir o seu grau de atenção concentrada. Com Antônio, tem acontecido processo semelhante porque 
agora ele não consegue acompanhar as explicações e exercícios¿. A família ficou muito preocupada e foi informada de 
algumas modificações na rotina de Antônio para ajudá-lo no colégio. Das alternativas abaixo, marque a única que poderia 
efetivamente ajuda-lo a diminuir os prejuízos acadêmicos provocados pelos baixos índices atencionais.
Sentar-se perto da janela ou da porta
Passar a aula pesquisando sobre o mesmo tema na web em seu celular para ficar mais motivado
Passar as aulas gravando todas as explicações do professor
 Sentar-se na frente e participar ativamente da aula
Copiar duas vezes todo o conteúdo colocado no quadro
Explicação:
Ele precisa sentar-se a frente e particpar ativamente para manter seu foco atencional e aumentar a sua motivação a partir 
da interação com o professor.
 
 5a Questão
A neuroplasticidade é a capacidade que temos de transformar o nosso cérebro de acordo com as demandas culturais que
nos são solicitadas. Como um aluno com dislexia pode melhorar a sua capacidade de leitura para ter melhor compreensão
dos textos escolares?
 I) Leitura repetida de um mesmo texto para memorizá-lo.
 II) Leitura com grifos dos conteúdos mais importantes
III)Leitura de textos e síntese do que se compreendeu.
 Está(ão) correta(s):
Apenas I
Somente a resposta II
Todas as respostas
 Apenas as respostas II e III
Apenas a resposta III
Explicação:
A leitura repetitiva é um mecanismo mecanicista enão cognitivo, por isso, não é relevante para o processo de 
neuroplasticidade do disléxico..
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 6a Questão
Ser discalcúlico é um transtorno de aprendizagem que apresenta uma causa neurobiológica. Marque a única característica 
abaixo que NÂO faz parte do transtorno de aprendizagem matemática discalculia.
 É uma dificuldade de aprendizagem que aparece no desenvolvimento da criança em decorrência da didática utilizada pelos professores
É um transtorno na capacidade de contar, conhecer as relações monetárias, e ter noção de quantidade e 
ordenação.
É uma incapacidade que aparece também na participação de jogos de raciocínio e nos passos de uma dança.
A criança com esse transtorno apresenta uma dificuldade na organização do pensamento matemático, chegando 
a trocar os sinais das operações, embora compreenda o que seja cada uma das operações matemáticas.
É uma dificuldade para calcular, bem como para executar funções operatórias, operações matemáticas e 
compreender toda a relação com os números, as quantidades e o dinheiro.
Explicação:
A dificuldade não está no professor e sim no indivíduo em lidar com a matemática.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Uma criança com erros de leitura repetidos, demora para copiar tarefas do quadro fazendo traços ilegíveis pode ser 
diagnosticado com um transtorno de:
Discalculia
Discografia
 Dislexia
Dislalia
Disritmia
Explicação: Dislexia é o transtorno citado
 
 8a Questão
Pedro já se alfabetizou há 3 anos mas ainda conserva dificuldades na leitura e interpretação dos textos.
Ficou reprovado no último ano por não ter atingido os objetivos com a Língua Portuguesa. É inteligente,
mas não apresenta bom rendimento acadêmico. Além dessa dificuldade, ainda não consegue soletrar,
fazer rima nem ler fluentemente qualquer texto. Sua professora sugeriu que Pedro realizasse uma
avaliação psicopedagógica, pois parece apresentar um transtorno de aprendizagem. Qual poderia ser
esse transtorno e por quê?
Discalculia. Porque apresenta dificuldades no cálculo matemático e na leitura.
Disgrafia. Porque apresenta dificuldades na leitura e interpretação.
Disortografia. Porque apresenta dificuldades de aprendizagem na leitura.
 Dislexia. Porque apresenta dificuldades na leitura e interpretação.
Disortografia. Porque apresenta dificuldade com a sonorização dos textos.
Explicação:
Pelas caracteríticas, sugere-se que Pedro tenha dislexia porque tem dificuldades para ler e interpretar o que está escrito.
1a Questão
Dentre as várias intervenções que poderão ajudar um aluno com dislexia em sala de aula, podemos considerar como 
corretas:
1- Realizar provas orais em substituição às provas escritas.
2- Permitir que o aluno leia oralmente as questões durante a prova.
3- Possibilitar pausas durante as aulas, em horários combinados previamente.
4- Segmentar uma atividade em várias outras, para que o aluno possa ter uma mediação mais frequente.
5- Manter as rotinas, para que o aluno autorregule sua atenção, tenha motivação e segurança para investir em novas 
aprendizagens.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas.
 Todas as afirmativas estão corretas.
Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
Somente as afirmativas 4 e 5 estão corretas.
Explicação:
Realizar provas orais em substituição às provas escritas; Permitir que o aluno leia oralmente as questões durante a prova; 
Possibilitar pausas durante as aulas, em horários combinados previamente; Segmentar uma atividade em várias outras, 
para que o aluno possa ter uma mediação mais frequente; Manter as rotinas, para que o aluno autorregule sua atenção, 
tenha motivação e segurança para investir em novas aprendizagens - segundo os manuais de especialistas no assunto.
 
 2a Questão
Caso um determinado aluno recém chegado à sua sala de aula apresente sinais como copiar de forma errada as palavras 
no quadro, inversão de sílabas e de palavras, lentidão na leitura, que se apresenta sem modulação ou ritmo, você poderia 
pensar que este aluno sofre de......
Depressão infantil
TDAH
 Dislexia
Discalculia
Transtorno do Espectro Autista
Explicação:
Dificuldades na escrita.
 
 3a Questão
Estava escrito no documento que a escola recebeu da Secretaria de Educação sobre como fazer o manejo acadêmico de
crianças com TDAH: "A escola precisa se apresentar como um espaço aberto defato, acolhedor, preparado para aceitar o
desafio que é desenvolver os processos de construção de conhecimento atendendo às particularidades de cada aluno, pois
o que marca a espécie humana é a singularidade e, no cotidiano escolar, é a forma como cada um aprende".
Com esta frase, a escola pretende atender às necessidades educativas especiais de crianças com TDAH, dentre elas,
podemos destacar:
Impulsividade e deficiência cognitiva
 Déficit de atenção e impulsividade
Dislexia e baixa memória
Prejuízo nos cálculos matemáticos e deficiência cognitiva
Déficit cognitivo e linguístico
Explicação:
TDAH apresenta déficit de atenção e impulsividade, não, necessariamente dificuldades cognitivas e de linguagem; dislexia 
é dificuldade na leitura, escrita, interpretação de textos e prejuízo em cálculos, se trata da discalculia.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
No que se refere ao processo educativo dos alunos com TDAH, sabemos que há muito para ser compreendido pelos
educadores sobre adolescentes que não se concentram. Neste sentido, quais seriam as estratégias corretas para fazer o
manejo educativo das dificuldades enfrentadas por esses jovens:
I) Despertar a sua motivação através da premiação e do reconhecimento dos seus êxitos escolares.
 II) Acompanhar de forma sistemática todas as conquistas dos jovens, trazendo para o processo educativo as mais
exemplares punições quando os mesmos não alcançarem os objetivos propostos para a sua idade.
III) Colocá-los sentados próximos aos professores e com poucos estímulos visuais para que não se desconcentrem criando
outros focos de observação.
Estão corretas
Todas as alternativas
 Alternativas I e III
Alternativa II e III
Apenas a alternativa I
Apenas a alternativa III
Explicação:
Não há que se destacar a punição, enfatizá-la, torná-la pública.
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 5a Questão
Sobre o desenvolvimento cognitivo da criança de 07 a 11 anos é INCORRETO afirmar:
O egocentrismo e a fantasia diminuem e ela se torna capaz de relacionar-se com a realidade física e social de 
maneira mais objetiva.
As crianças entram no estágio de operações concretas, quando podem utilizar operações mentais para resolver 
problemas concretos (reais).
A criança apresenta modificações consideráveis no seu comportamento e nas suas interações com os 
companheiros.
As crianças são capazes de pensar com lógica porque podem levar múltiplos aspectos de uma situação em 
consideração.
 As crianças conseguem lidar com hipóteses e fazer abstrações, visto que seu pensamento já está na etapa operatória formal.
Explicação:
Apenas no operatório formal são capazes de desenvolver o pensamento abstrato, criar hipóteses.
 
 6a Questão
Analise os seguintes sintomas: erro na formação de números; inabilidade de efetuar somas simples; inabilidade para 
reconhecer sinais operacionais; falha de memória para fatos numéricos; dificuldade de transportar números nos cálculos. 
Estes sintomas estão relacionados, a qual tipo de distúrbio:
Afasia
Disgrafia
 Discalculia
Dislalia
Acalculia
Explicação: Estes sintomas estão relacionados ao distúrbio discalculia. A dificuldade em aprender aritmética pode ter várias
causas: pedagógicas, capacidade intelectual limitada e disfunções do sistema nervoso central. Na aritmética, pode haver 
muitas deficiências de identificação dos símbolos visuais, de cálculo, de concepção de ideias e de aspectos verbais e não 
verbais.
 
 7a Questão
Como estratégicas facilitadoras de aprendizagem para o aluno com discalculia, podemos indicar:
1-O uso de calculadora e tabuada.
2-O uso de caderno quadriculado.
3-Iniciar cada período da aula com o resumo da sessão anterior a uma visão geral dos novos temas.
4-O uso de códigos visuais, diagramas, sublinhados, esquemas, para permitir concentrar atenção nos expoentes, variáveis,
símbolos de operações, etc., o que facilita a sua compreensão, aprendizagem e generalização.
5-Elaborar questões claras e diretas nas avaliações, reduzindo-se ao mínimo o número de questões, sem limite de tempo,
aplicando-a de tal sorte que o aluno esteja acompanhado apenas de um professor para certificar se entendeu o enunciado das
questões.
 
Apenas as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as afirmativas 1 ,3, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
 Todas as afirmativas estão corretas.
Explicação:
Todas as alternativas estão corretas porque versam sobre o manejo acadêmico da discalculia.
 
 8a Questão
Em relação ao planejamento de intervenções comportamentais para o aluno com TDAH, é correto afirmar que:
1- Quando o alvo para a mudança é o comportamento do aluno durante períodos de trabalho independente, as instruções
iniciais sobre a tarefa devem envolver um número pequeno de etapas.
2- Lições de casa e tarefas/projetos relacionados devem ser anunciados um de cada vez, com a divisão de tarefas mais
complexas em unidades menores.
3- As tarefas devem ser apresentadas todas de uma vez para que depois o portador de TDAH faça uma de cada vez;
4- Crianças com diagnóstico de TDAH geralmente necessitam de feedback mais frequente e específico que seus colegas, 
para otimizar o desempenho.
5- Materiais repetitivos (por exemplo: solicitar que o aluno complete novamente as folhas de exercícios em que cometeu
muitos erros) devem ser evitados. Alternativamente, uma tarefa voltada para a mesma habilidade ou área conceitual pode
ser substituída, para evitar o tédio e a exacerbação potencial dos problemas de atenção.
 
1, 2 e 3 estão corretas.
 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
 
2, 3 e 5 estão corretas.
1, 2, 3 e 4 estão corretas.
2, 3, 4 e 5 estão corretas.
Explicação:
A 3 está errada pois não se deve apresentar as tarefas todas juntas.
1a Questão
A neuroplasticidade é a capacidade que temos de transformar o nosso cérebro de acordo com as demandas culturais que
nos são solicitadas. Um aluno com dislexia, por exemplo, pode ter as suas habilidades de leitura transformadas a partir de
atividades que promovam esta neuroplasticidade. Marque a alternativa que apresenta atividades capazes de promover
esse manejo da dislexia na escola.
 I) Atenção quase individualizada; monitoramento do progresso da leitura e contação de histórias;
II) Cópias dos textos para fixação de conteúdo e soletração dos textos
III) Relacionar a história e os eventos vividos, fazer debates e promover atividades que utilizem outras formas de
linguagem.
Está(ão) correta(s):
Somente a resposta II
Apenas I
Apenas a resposta III
Todas as respostas
 Apenas as respostas I e III
Explicação:
As cópias são são processos mais mecanicistas que cognitivos, por isso, não atuam na dinâmica cognitiva da pessoa com 
dislexia.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Pedro já se alfabetizou há 3 anos mas ainda conserva dificuldades na leitura e interpretação dos textos.
Ficou reprovado no último ano por não ter atingido os objetivos com a Língua Portuguesa. É inteligente,
mas não apresenta bom rendimento acadêmico. Além dessa dificuldade, ainda não consegue soletrar,
fazer rima nem ler fluentemente qualquer texto. Sua professora sugeriu que Pedro realizasse uma
avaliação psicopedagógica, pois parece apresentar um transtorno de aprendizagem. Qual poderia ser
esse transtorno e por quê?
Discalculia. Porque apresenta dificuldades no cálculo matemático e na leitura.
Disortografia. Porque apresenta dificuldades de aprendizagem na leitura.
Disortografia. Porque apresenta dificuldade com a sonorização dos textos.
 Dislexia. Porque apresenta dificuldades na leitura e interpretação.
Disgrafia. Porque apresenta dificuldades na leitura e interpretação.
Explicação:
Pelascaracteríticas, sugere-se que Pedro tenha dislexia porque tem dificuldades para ler e interpretar o que está escrito.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Uma criança com erros de leitura repetidos, demora para copiar tarefas do quadro fazendo traços ilegíveis pode ser 
diagnosticado com um transtorno de:
Discografia
Disritmia
Dislalia
Discalculia
 Dislexia
Explicação: Dislexia é o transtorno citado
 
 4a Questão
A neuroplasticidade é a capacidade que temos de transformar o nosso cérebro de acordo com as demandas culturais que
nos são solicitadas. Como um aluno com dislexia pode melhorar a sua capacidade de leitura para ter melhor compreensão
dos textos escolares?
 I) Leitura repetida de um mesmo texto para memorizá-lo.
 II) Leitura com grifos dos conteúdos mais importantes
III)Leitura de textos e síntese do que se compreendeu.
 Está(ão) correta(s):
Somente a resposta II
Todas as respostas
Apenas a resposta III
 Apenas as respostas II e III
Apenas I
Explicação:
A leitura repetitiva é um mecanismo mecanicista enão cognitivo, por isso, não é relevante para o processo de 
neuroplasticidade do disléxico..
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 5a Questão
Antônio tem 17 anos e foi diagnosticado com TDAH. Sua família percebia algumas dificuldades de organização no jovem, 
mas nunca havia visto prejuízo em sua aprendizagem. Entretanto, essa semana, sua mãe recebeu uma carta da 
coordenação pedagógica do colégio que dizia assim: Nos dias atuais, é cada vez maior o número de crianças e 
adolescentes diagnosticados com déficit de atenção. Sabemos que o TDAH interfere na capacidade de aprendizagem de 
uma pessoa por diminuir o seu grau de atenção concentrada. Com Antônio, tem acontecido processo semelhante porque 
agora ele não consegue acompanhar as explicações e exercícios¿. A família ficou muito preocupada e foi informada de 
algumas modificações na rotina de Antônio para ajudá-lo no colégio. Das alternativas abaixo, marque a única que poderia 
efetivamente ajuda-lo a diminuir os prejuízos acadêmicos provocados pelos baixos índices atencionais.
Passar a aula pesquisando sobre o mesmo tema na web em seu celular para ficar mais motivado
 Sentar-se na frente e participar ativamente da aula
Passar as aulas gravando todas as explicações do professor
Copiar duas vezes todo o conteúdo colocado no quadro
Sentar-se perto da janela ou da porta
Explicação:
Ele precisa sentar-se a frente e particpar ativamente para manter seu foco atencional e aumentar a sua motivação a partir 
da interação com o professor.
 
 6a Questão
Caso um determinado aluno recém chegado à sua sala de aula apresente sinais como copiar de forma errada as palavras 
no quadro, inversão de sílabas e de palavras, lentidão na leitura, que se apresenta sem modulação ou ritmo, você poderia 
pensar que este aluno sofre de......
Transtorno do Espectro Autista
Discalculia
TDAH
 Dislexia
Depressão infantil
Explicação:
Dificuldades na escrita.
 
 7a Questão
Dentre as várias intervenções que poderão ajudar um aluno com dislexia em sala de aula, podemos considerar como 
corretas:
1- Realizar provas orais em substituição às provas escritas.
2- Permitir que o aluno leia oralmente as questões durante a prova.
3- Possibilitar pausas durante as aulas, em horários combinados previamente.
4- Segmentar uma atividade em várias outras, para que o aluno possa ter uma mediação mais frequente.
5- Manter as rotinas, para que o aluno autorregule sua atenção, tenha motivação e segurança para investir em novas 
aprendizagens.
 Todas as afirmativas estão corretas.
Somente as afirmativas 4 e 5 estão corretas.
Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas.
Explicação:
Realizar provas orais em substituição às provas escritas; Permitir que o aluno leia oralmente as questões durante a prova; 
Possibilitar pausas durante as aulas, em horários combinados previamente; Segmentar uma atividade em várias outras, 
para que o aluno possa ter uma mediação mais frequente; Manter as rotinas, para que o aluno autorregule sua atenção, 
tenha motivação e segurança para investir em novas aprendizagens - segundo os manuais de especialistas no assunto.
 
 8a Questão
No que se refere ao processo educativo dos alunos com TDAH, sabemos que há muito para ser compreendido pelos
educadores sobre adolescentes que não se concentram. Neste sentido, quais seriam as estratégias corretas para fazer o
manejo educativo das dificuldades enfrentadas por esses jovens:
I) Despertar a sua motivação através da premiação e do reconhecimento dos seus êxitos escolares.
 II) Acompanhar de forma sistemática todas as conquistas dos jovens, trazendo para o processo educativo as mais
exemplares punições quando os mesmos não alcançarem os objetivos propostos para a sua idade.
III) Colocá-los sentados próximos aos professores e com poucos estímulos visuais para que não se desconcentrem criando
outros focos de observação.
Estão corretas
Todas as alternativas
Apenas a alternativa I
 Alternativas I e III
Alternativa II e III
Apenas a alternativa III
Explicação:
Não há que se destacar a punição, enfatizá-la, torná-la pública.
1a Questão
Muitos pais criam objeções à desordem criada pela mania de seus filhos de colecionar coisas, principalmente quando os
objetos são de pequeno valor material. Muitos adultos têm vontade de se desfazer do sortimento de conchas, pedrinhas,
cartões, figurinhas ou seja o que for. Pensando nas características do período operatório-concreto, como um professor
poderá orientar um pai a reagir a essa situação?
as crianças costumam apresentar muita teimosia nesse período, por isso quando seu filho não estiver por perto 
você pode jogar tudo fora, pois ele depois irá esquecer.
as crianças nesse período precisam de limites claros e seguros, portanto você deve jogar os objetos fora, pois a 
criança precisa perceber que você é a autoridade.
os pais devem se responsabilizar por todas as coleções que as crianças fazem, colando as figurinhas em álbum 
para que os filhos não vivenciem situações de frustração ao cometer algum engano.
as crianças nesse período se comportam apresentando algumas manias estranhas, entre elas o hábito de 
colecionar coisas sem muita importância. Compre novos brinquedos que ela deixará você jogar os objetos velhos
fora.
 as crianças aprendem por meio de manipulação ativa. Contar e classificar essas coleções e compará-las entre si são combustíveis para o desenvolvimento intelectual.
Explicação:
Parece óbvio que não se trata dos pais desrespeitarem os filhos, jogando suas coisas fora sem o consentimento deles e nem
fazer por eles atividades como colar figurinha no album, pintar seus cadernos de desenho; deixá-los vivenciar tais 
situações.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
O cérebro das crianças desenvolve-se tão rapidamente quanto o corpo durante os anos escolares. Portanto, como se
poderia esperar, as habilidades intelectuais são dominadas por meio da motivação, da orientação e da prática. A criança
em idade escolar tem avidez por aprender, é capaz de focalizar sua atenção, a lembrar fatos, a dominar operações lógicas
e a utilizar vários códigos linguísticos. Crianças entre os 7 e os 11 anos do mundo inteiro têm recebido algum tipo de
esforço para treiná-la, ensiná-la e educá-la. Porém, ainda existem muitas diferenças na forma como as técnicas de ensino
são oferecidas. Com relação a este aspecto, está INCORRETO afirmar que:
o professor deve servir como orientador, guia e amigo no lugar de um disciplinador autoritário.
a interação social entre as crianças com níveis diferentes de desenvolvimento é fundamental para o ato de 
aprender.
de um modo geral, as crianças em idade escolar que acreditamem seus esforços são mais motivadas e 
envolvidas nas atividades.
 métodos nos quais os alunos são proibidos de falar, ou interagir durante a aula facilitam o aprendizado, pois permitem aumentar a concentração.
a comunicação é uma habilidade importante e as crianças aprendem pela palavra, pela escrita e pela leitura.
Explicação:
Trata-se da relevância de se permitir que o aluno seja sujeito ativo, participe ativamente das atividades escolares.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Na aprendizagem dos cálculos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental, é frequente a utilização do ábaco 
pelas crianças, o que ilustra a necessidade e a característica do modelo de pensamento de uma das fases do 
desenvolvimento propostas por Piaget, em sua teoria que busca explicar como o sujeito constrói conhecimento. Que fase 
seria esta?
Pré-operatório
Operatório
 Operações concretas
Operações formais
Sensório Motor
Explicação:
 Neste estágio a criança para realizar operações necessita de materiais concretos pois 
seu pensamento se organiza tendo como base elementos da realidade.
 
 4a Questão
De forma geral, podemos afirmar que as crianças em idade escolar passam mais tempo na escola do que fora dela,
estudam mais e brincam menos. Esse fato se dá pela capacidade que as crianças têm de aprender. Nessa fase da vida
aumenta a importância de a criança frequentar a escola. Com relação a esse aspecto, está INCORRETO afirmar que:
 alguns dos progressos do pensamento nos anos escolares são consequência da maturação do cérebro, por isso não devemos nos preocupar com os métodos, pois todas as crianças irão alcançar as mesmas habilidades.
professores e pais, em parceria, podem contribuir acompanhando as tarefas escolares da criança.
os processos de raciocínio das crianças em idade escolar são inteiramente diferentes dos processos das crianças 
mais novas. A capacidade de direcionarem o pensamento e se tornarem aprendizes mais eficazes é muito maior.
uma notável melhora ocorre na capacidade das crianças de se concentrar na tarefa em andamento e de ignorar 
distrações.
a base de conhecimento cresce a cada ano escolar, tornando mais fácil a assimilação de novas informações.
Explicação:
Devemos nos preocupar com o método, sim, pois se trata da importância, influência do meio.
 
 5a Questão
Antônio é professor de matemática e neste ano começou a ministrar aulas para o quarto ano do ensino fundamental. Ele 
percebeu que precisava conhecer melhor os aspectos de desenvolvimento da faixa etária para a qual estava lecionando, 
uma fase conhecida como operatório-concreta que foi assim categorizada por Piaget. Decidiu procurar conhecimentos no 
campo da psicologia e percebeu que existiam diferentes características do desenvolvimento humano. Analise as afirmativas
abaixo e assinale a que estiver correta.
Esta fase é marcada pela grande mudança de raciocínio simbólico para o material, no qual a criança usará 
principalmente os órgãos do sentido para compreender a realidade.
A criança aos 10 anos de idade, na fase operatório-concreta já domina os esquemas hipotéticos dedutivos e os 
simbólicos.
 No estágio operatório concreto, a criança constrói os esquemas de seriação e inclusão de classes.
No estágio operatório concreto, a criança constrói a noção de objeto permanente e os esquemas simbólicos.
Toda criança nesta faixa etária ainda apresenta esquemas egocêntricos de compreender a realidade material
Explicação:
A fase operratória concreta é muito rica em raciocinio matemático e com isso a criança desenvolve o sistema de inclusão 
em classes e seriação.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
Digamos que você está jogando ¿Banco Imobiliário¿ com um grupo de crianças. Elas são capazes de entender as regras do 
jogo. No entanto, as crianças não são capazes de fazer transações hipotéticas relacionadas com empréstimos bancários e 
pactos especiais com outros jogadores. De acordo com Piaget, as crianças que estão jogando, provavelmente se encontram
em qual estágio de desenvolvimento cognitivo?
Pré-operacional
Operações formais
 Operações concretas
Pré-operacional intuitivo
Sensório motor
Explicação:
Operatório concreto
 
 7a Questão
Ao lidar com representações, a criança constrói aos poucos verdadeiros sistemas, objetivos, coerentes e reversíveis, ou 
seja, ela começa a operar. Esse trecho refere-se a qual período da teoria de Jean Piaget?
Personalismo
Operações Formais
 Operações Concretas
Sensório-motor
Pré-operacional
Explicação:
A criança começa a apresentar a reversibilidade do pensamento; exemplo: descrever o caminho da casa a escola e vice 
versa; mas primeiro é preciso passar pela experiência, no plano concreto.
 
 8a Questão
Sobre o desenvolvimento social da criança de 7 a 11 anos é correto afirmar:
 A escola, professores e amigos passam a ter papel central na vida da criança.
A criança está presa ao egocentrismo e, portanto, incapaz de considerar o ponto de vista alheio.
A família tem papel central na socialização.
O interesse sexual é aumentado.
As brincadeiras individuais são mais importantes do que as coletivas.
Explicação:
As relações interpessoais com amigos e professores, interação social além do ambiente familiar.
1a Questão
Muitos pais criam objeções à desordem criada pela mania de seus filhos de colecionar coisas, principalmente quando os
objetos são de pequeno valor material. Muitos adultos têm vontade de se desfazer do sortimento de conchas, pedrinhas,
cartões, figurinhas ou seja o que for. Pensando nas características do período operatório-concreto, como um professor
poderá orientar um pai a reagir a essa situação?
as crianças nesse período se comportam apresentando algumas manias estranhas, entre elas o hábito de 
colecionar coisas sem muita importância. Compre novos brinquedos que ela deixará você jogar os objetos velhos
fora.
os pais devem se responsabilizar por todas as coleções que as crianças fazem, colando as figurinhas em álbum 
para que os filhos não vivenciem situações de frustração ao cometer algum engano.
 as crianças aprendem por meio de manipulação ativa. Contar e classificar essas coleções e compará-las entre si são combustíveis para o desenvolvimento intelectual.
as crianças costumam apresentar muita teimosia nesse período, por isso quando seu filho não estiver por perto 
você pode jogar tudo fora, pois ele depois irá esquecer.
as crianças nesse período precisam de limites claros e seguros, portanto você deve jogar os objetos fora, pois a 
criança precisa perceber que você é a autoridade.
Explicação:
Parece óbvio que não se trata dos pais desrespeitarem os filhos, jogando suas coisas fora sem o consentimento deles e nem
fazer por eles atividades como colar figurinha no album, pintar seus cadernos de desenho; deixá-los vivenciar tais 
situações.
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Digamos que você está jogando ¿Banco Imobiliário¿ com um grupo de crianças. Elas são capazes de entender as regras do 
jogo. No entanto, as crianças não são capazes de fazer transações hipotéticas relacionadas com empréstimos bancários e 
pactos especiais com outros jogadores. De acordo com Piaget, as crianças que estão jogando, provavelmente se encontram
em qual estágio de desenvolvimento cognitivo?
Sensório motor
Operações formais
 Operações concretas
Pré-operacional
Pré-operacional intuitivo
Explicação:
Operatório concreto
 
 3a Questão
O cérebro das crianças desenvolve-se tão rapidamente quanto o corpo durante os anos escolares. Portanto, como se
poderia esperar, as habilidades intelectuais são dominadas por meio da motivação, da orientação e da prática. A criança
em idade escolar tem avidez por aprender, é capaz de focalizar sua atenção, a lembrar fatos, a dominar operações lógicas
e a utilizar vários códigos linguísticos. Crianças entre os 7 e os 11anos do mundo inteiro têm recebido algum tipo de
esforço para treiná-la, ensiná-la e educá-la. Porém, ainda existem muitas diferenças na forma como as técnicas de ensino
são oferecidas. Com relação a este aspecto, está INCORRETO afirmar que:
a comunicação é uma habilidade importante e as crianças aprendem pela palavra, pela escrita e pela leitura.
de um modo geral, as crianças em idade escolar que acreditam em seus esforços são mais motivadas e 
envolvidas nas atividades.
 métodos nos quais os alunos são proibidos de falar, ou interagir durante a aula facilitam o aprendizado, pois permitem aumentar a concentração.
o professor deve servir como orientador, guia e amigo no lugar de um disciplinador autoritário.
a interação social entre as crianças com níveis diferentes de desenvolvimento é fundamental para o ato de 
aprender.
Explicação:
Trata-se da relevância de se permitir que o aluno seja sujeito ativo, participe ativamente das atividades escolares.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
De forma geral, podemos afirmar que as crianças em idade escolar passam mais tempo na escola do que fora dela,
estudam mais e brincam menos. Esse fato se dá pela capacidade que as crianças têm de aprender. Nessa fase da vida
aumenta a importância de a criança frequentar a escola. Com relação a esse aspecto, está INCORRETO afirmar que:
uma notável melhora ocorre na capacidade das crianças de se concentrar na tarefa em andamento e de ignorar 
distrações.
os processos de raciocínio das crianças em idade escolar são inteiramente diferentes dos processos das crianças 
mais novas. A capacidade de direcionarem o pensamento e se tornarem aprendizes mais eficazes é muito maior.
a base de conhecimento cresce a cada ano escolar, tornando mais fácil a assimilação de novas informações.
 alguns dos progressos do pensamento nos anos escolares são consequência da maturação do cérebro, por isso não devemos nos preocupar com os métodos, pois todas as crianças irão alcançar as mesmas habilidades.
professores e pais, em parceria, podem contribuir acompanhando as tarefas escolares da criança.
Explicação:
Devemos nos preocupar com o método, sim, pois se trata da importância, influência do meio.
 
 5a Questão
Ao lidar com representações, a criança constrói aos poucos verdadeiros sistemas, objetivos, coerentes e reversíveis, ou 
seja, ela começa a operar. Esse trecho refere-se a qual período da teoria de Jean Piaget?
Personalismo
Pré-operacional
Sensório-motor
 Operações Concretas
Operações Formais
Explicação:
A criança começa a apresentar a reversibilidade do pensamento; exemplo: descrever o caminho da casa a escola e vice 
versa; mas primeiro é preciso passar pela experiência, no plano concreto.
 
 6a Questão
Antônio é professor de matemática e neste ano começou a ministrar aulas para o quarto ano do ensino fundamental. Ele 
percebeu que precisava conhecer melhor os aspectos de desenvolvimento da faixa etária para a qual estava lecionando, 
uma fase conhecida como operatório-concreta que foi assim categorizada por Piaget. Decidiu procurar conhecimentos no 
campo da psicologia e percebeu que existiam diferentes características do desenvolvimento humano. Analise as afirmativas
abaixo e assinale a que estiver correta.
Esta fase é marcada pela grande mudança de raciocínio simbólico para o material, no qual a criança usará 
principalmente os órgãos do sentido para compreender a realidade.
Toda criança nesta faixa etária ainda apresenta esquemas egocêntricos de compreender a realidade material
No estágio operatório concreto, a criança constrói a noção de objeto permanente e os esquemas simbólicos.
 No estágio operatório concreto, a criança constrói os esquemas de seriação e inclusão de classes.
A criança aos 10 anos de idade, na fase operatório-concreta já domina os esquemas hipotéticos dedutivos e os 
simbólicos.
Explicação:
A fase operratória concreta é muito rica em raciocinio matemático e com isso a criança desenvolve o sistema de inclusão 
em classes e seriação.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Na aprendizagem dos cálculos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental, é frequente a utilização do ábaco 
pelas crianças, o que ilustra a necessidade e a característica do modelo de pensamento de uma das fases do 
desenvolvimento propostas por Piaget, em sua teoria que busca explicar como o sujeito constrói conhecimento. Que fase 
seria esta?
Pré-operatório
 Operações concretas
Operações formais
Operatório
Sensório Motor
Explicação:
 Neste estágio a criança para realizar operações necessita de materiais concretos pois 
seu pensamento se organiza tendo como base elementos da realidade.
 
 8a Questão
Sobre o desenvolvimento social da criança de 7 a 11 anos é correto afirmar:
O interesse sexual é aumentado.
As brincadeiras individuais são mais importantes do que as coletivas.
 A escola, professores e amigos passam a ter papel central na vida da criança.
A criança está presa ao egocentrismo e, portanto, incapaz de considerar o ponto de vista alheio.
A família tem papel central na socialização.
Explicação:
As relações interpessoais com amigos e professores, interação social além do ambiente familiar.
1a Questão
De uma forma geral, considerando a teoria clássica de Piaget, as crianças de cerca de 8 anos de idade apresentam um 
desenvolvimento cognitivo característico do estágio denominado:
c) operatório-formal.
d) pré-operatório.
a) sensório motor.
e) simbólico
 b) operatório-concreto.
Explicação:
Operatório concreto.
 
 2a Questão
A criança já consegue ter noção da conservação de líquido, volume e massa. Consegue ter reversibilidade no pensamento e
usa explicações causais para compreender os fatos. O que ela ainda não consegue é lidar com o pensamento abstrato em 
sua plenitude. Que período é este?
operatório formal
sensório-motor
pré-operatório
abstrato
 operatório concreto
Explicação:
Todas a scaracteríticas faladas se referem ao estágio oepratório-concreto, pois a criança é conservadora e compreende a 
reversibilidade.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Sobre o estágio das operações concretas, marque a opção que não corresponde a uma característica dessa
fase do desenvolvimento:
 A criança torna-se capaz de exercer o raciocínio científico e de lógica formal e pode aceitar a forma de um argumento, denominado raciocínio indutivo.
A criança torna-se capaz de a reversibilidade, que é a compreensão de que às vezes uma coisa que foi modificada 
pode voltar ao estado original revertendo-se o processo de mudança.
A criança torna-se capaz de cooperar, porque não confunde mais seu próprio ponto de vista com o dos outros, 
dissociando-os mesmo para coordená-los.
A criança torna-se capaz de resolver diversos tipos de problemas de conservação, ou seja, a criança pode 
encontrar as respostas mentalmente sem precisar medir ou pesar objetos.
A criança torna-se, então, capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais, embora limitadas pelo mundo real.
Explicação:
Raciocínio científico, operatório formal é apenas na adolescência, segundo Piaget.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Ao lidar com representações, a criança constrói aos poucos verdadeiros sistemas, objetivos, coerentes e reversíveis, ou 
seja, ela começa a operar. Esse trecho refere-se a qual período da teoria de Jean Piaget?
Pré-operacional
 Operações Concretas
Sensório-motor
Operações Formais
Personalismo
Explicação:
A criança começa a apresentar a reversibilidade do pensamento; exemplo: descrever o caminho da casa a escola e vice 
versa; mas primeiro é preciso passar pela experiência, no plano concreto.
 
 5a Questão
De forma geral, podemos afirmar que as crianças em idade escolar passam mais tempo na escola do que fora dela,
estudam mais e brincam menos. Esse fato se dá pela capacidade queas crianças têm de aprender. Nessa fase da vida
aumenta a importância de a criança frequentar a escola. Com relação a esse aspecto, está INCORRETO afirmar que:
 alguns dos progressos do pensamento nos anos escolares são consequência da maturação do cérebro, por isso não devemos nos preocupar com os métodos, pois todas as crianças irão alcançar as mesmas habilidades.
os processos de raciocínio das crianças em idade escolar são inteiramente diferentes dos processos das crianças 
mais novas. A capacidade de direcionarem o pensamento e se tornarem aprendizes mais eficazes é muito maior.
professores e pais, em parceria, podem contribuir acompanhando as tarefas escolares da criança.
a base de conhecimento cresce a cada ano escolar, tornando mais fácil a assimilação de novas informações.
uma notável melhora ocorre na capacidade das crianças de se concentrar na tarefa em andamento e de ignorar 
distrações.
Explicação:
Devemos nos preocupar com o método, sim, pois se trata da importância, influência do meio.
 
 6a Questão
A partir do desenvolvimento de uma criança de 6 a 12 anos de idade, relacione a Coluna A com a Coluna B: 
 Coluna A Coluna B
1. Desenvolvimento físico ( ) Propôs uma grande mudança no pensamento da criança por volta dos 6 anos, quando ¿operações¿ poderosas, como a reversibilidade, a adição ou a 
classificação múltipla são entendidas.
2. Desenvolvimento 
cognitivo ( ) As amizades individuais também se tornam mais comuns e mais duradouras; são, quase todas, ditadas pela segregação de gênero.
3. Desenvolvimento 
emocional ( ) Uma baixa auto-estima está fortemente associada à depressão nas crianças dessa idade.
4. Desenvolvimento social ( ) Problemas de saúde incluem a obesidade e acidentes
2, 3, 4, 1
 2, 4, 3, 1
3, 4, 2, 1
4, 3, 1, 2
1, 2, 4, 3
Explicação:
Propôs uma grande mudança no pensamento da criança... a afirmativa fala em operações - DESENVOLVIMENTO COGNITIVO;
As amizades individuais também se tornam mais comuns e mais duradouras; são, quase todas, ditadas pela segregação de 
gênero - relações interpessoais - DESENVOLVIMENTO SOCIAL;
Uma baixa auto-estima está fortemente associada à depressão nas crianças dessa idade - está em "jogo" os sentimentos, 
as emoções - DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL;
Problemas de saúde incluem a obesidade e acidentes - DESENVOLVIMENTO FÍSICO.
 
 7a Questão
Muitos pais criam objeções à desordem criada pela mania de seus filhos de colecionar coisas, principalmente quando os
objetos são de pequeno valor material. Muitos adultos têm vontade de se desfazer do sortimento de conchas, pedrinhas,
cartões, figurinhas ou seja o que for. Pensando nas características do período operatório-concreto, como um professor
poderá orientar um pai a reagir a essa situação?
as crianças costumam apresentar muita teimosia nesse período, por isso quando seu filho não estiver por perto 
você pode jogar tudo fora, pois ele depois irá esquecer.
 as crianças aprendem por meio de manipulação ativa. Contar e classificar essas coleções e compará-las entre si são combustíveis para o desenvolvimento intelectual.
os pais devem se responsabilizar por todas as coleções que as crianças fazem, colando as figurinhas em álbum 
para que os filhos não vivenciem situações de frustração ao cometer algum engano.
as crianças nesse período precisam de limites claros e seguros, portanto você deve jogar os objetos fora, pois a 
criança precisa perceber que você é a autoridade.
as crianças nesse período se comportam apresentando algumas manias estranhas, entre elas o hábito de 
colecionar coisas sem muita importância. Compre novos brinquedos que ela deixará você jogar os objetos velhos
fora.
Explicação:
Parece óbvio que não se trata dos pais desrespeitarem os filhos, jogando suas coisas fora sem o consentimento deles e nem
fazer por eles atividades como colar figurinha no album, pintar seus cadernos de desenho; deixá-los vivenciar tais 
situações.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
Na aprendizagem dos cálculos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental, é frequente a utilização do ábaco 
pelas crianças, o que ilustra a necessidade e a característica do modelo de pensamento de uma das fases do 
desenvolvimento propostas por Piaget, em sua teoria que busca explicar como o sujeito constrói conhecimento. Que fase 
seria esta?
Sensório Motor
Operatório
 Operações concretas
Operações formais
Pré-operatório
Explicação:
 Neste estágio a criança para realizar operações necessita de materiais concretos pois 
seu pensamento se organiza tendo como base elementos da realidade.
1a Questão
A adolescência é um período de conflitos e de construção da autonomia moral e ética, que permite ao adolescente a vida 
em sociedade. A esse respeito é correto afirmar:
Os princípios éticos do adolescente é construído na primeira infância.
A autonomia moral e os princípios éticos são herança genética.
Está correto o ditado popular: "Pau que nasce torto morro torto".
 A partir de suas especulações ideológicas, o adolescente deve encontrar sua autonomia moral, definindo, assim, seus princípios éticos.
A autonomia moral e os princípios éticos nascem com a pessoa.
Explicação:
A autonomia moral é um processo de desenvolvimento que culmina na auto-legislação e respeito às regras.
 
 2a Questão
Estudos e pesquisas de Piaget sobre o desenvolvimento humano demonstraram que existem formas de perceber, 
compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. A passagem do pensamento concreto para o 
pensamento formal, abstrato, ocorre dos
 11 ou 12 anos em diante.
0 aos 2 anos.
2 aos 7 anos.
7 aos 11 ou 12 anos.
4 a 7 anos.
Explicação:
Nesta fase, o adoelscente muda seus esquemas cognitivos para esquemas lógicos-formais.
 
 3a Questão
Digamos que você está jogando ¿Banco Imobiliário¿ com um grupo de crianças. Elas são capazes de entender as regras do 
jogo. No entanto, as crianças não são capazes de fazer transações hipotéticas relacionadas com empréstimos bancários e 
pactos especiais com outros jogadores. De acordo com Piaget, as crianças que estão jogando, provavelmente se encontram
em qual estágio de desenvolvimento cognitivo?
Operações formais
Pré-operacional
Pré-operacional intuitivo
Sensório motor
 Operações concretas
Explicação:
Operatório concreto
 
 4a Questão
A superação do egocentrismo é uma importante característica do estágio de desenvolvimento cognitivo Operatório 
Concreto discutido por Jean Piaget. Assinale outro importante esquema de conhecimento desenvolvido nesta fase.
criação de hipóteses sobre temas nunca experimentados.
desenvolvimento da percepção e da memória pela aquisição da linguagem.
conservação do objeto permanente
criação de imagens mentais
 conservação da massa, volume e substância.
Explicação:
conservação da massa, volume e substância
 
 5a Questão
O cérebro das crianças desenvolve-se tão rapidamente quanto o corpo durante os anos escolares. Portanto, como se
poderia esperar, as habilidades intelectuais são dominadas por meio da motivação, da orientação e da prática. A criança
em idade escolar tem avidez por aprender, é capaz de focalizar sua atenção, a lembrar fatos, a dominar operações lógicas
e a utilizar vários códigos linguísticos. Crianças entre os 7 e os 11 anos do mundo inteiro têm recebido algum tipo de
esforço para treiná-la, ensiná-la e educá-la. Porém, ainda existem muitas diferenças na forma como as técnicas de ensino
são oferecidas. Com relação a este aspecto, está INCORRETO afirmar que:
de um modo geral, as crianças em idade escolar que acreditam em seus esforços são mais motivadas e 
envolvidas nas atividades.
a interação social entre as crianças com níveis diferentes de desenvolvimento é fundamental para o ato de 
aprender.
a comunicação é uma habilidade importantee as crianças aprendem pela palavra, pela escrita e pela leitura.
o professor deve servir como orientador, guia e amigo no lugar de um disciplinador autoritário.
 métodos nos quais os alunos são proibidos de falar, ou interagir durante a aula facilitam o aprendizado, pois permitem aumentar a concentração.
Explicação:
Trata-se da relevância de se permitir que o aluno seja sujeito ativo, participe ativamente das atividades escolares.
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
No que se refere a manifestação do pensamento da criança em seu processo de desenvolvimento cognitivo, e de acordo 
com a teoria Construtivista, no período chamado das Operações Concretas, a criança consegue, EXCETO:
 E) Elaborar hipóteses.
D) Formar o conceito de número.
C) Trabalhar com ideias sob dois pontos de vista, simultaneamente.
B) Estabelecer corretamente as relações de causa e efeito e de meio e fim.
A) Sequenciar ideias ou eventos.
Explicação:
Elaborar hipótese é no estágio operatório formal.
 
 7a Questão
Piaget, ao estudar o desenvolvimento do pensamento, percebeu que na fase operatório concreta algumas capacidades se 
desenvolvem na criança. Marque a alternativa que represente somente aquisições cognitivas dessa fase.
 Esquemas de Pensamento de Reversibilidade e Conversação
Construção de hipóteses e deduções
Esquemas de pensamento simbólicos e dedutivos
Formação do pensamento lógico-formal
Construção da categoria de Objeto permanente
Explicação:
Nesta fase, as principais aquisições dacriança são s esquemas de reversibilidade e o pensamento conservador.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
Você está jogando "Detetive" com um grupo de crianças que apresentam as seguintes características: elas entendem as
regras do jogo; mas não sabem criar hipóteses e estratégias para descobrir quem é o suspeito, o assassino. Então, de
acordo com os estágios de Piaget essas crianças estão com o desenvolvimento cognitivo compatível com a fase:
Sensório-motor
Hipotético
 Operações concretas
Pré-operacional
Operações formais
Explicação:
Estão na fase operatória-concreta porque não sabem abstrair para imaginar quem seria o personagem
1a Questão
De uma forma geral, considerando a teoria clássica de Piaget, as crianças de cerca de 8 anos de idade apresentam um 
desenvolvimento cognitivo característico do estágio denominado:
a) sensório motor.
e) simbólico
d) pré-operatório.
c) operatório-formal.
 b) operatório-concreto.
Explicação:
Operatório concreto.
 
 2a Questão
A criança já consegue ter noção da conservação de líquido, volume e massa. Consegue ter reversibilidade no pensamento e
usa explicações causais para compreender os fatos. O que ela ainda não consegue é lidar com o pensamento abstrato em 
sua plenitude. Que período é este?
operatório formal
pré-operatório
 operatório concreto
sensório-motor
abstrato
Explicação:
Todas a scaracteríticas faladas se referem ao estágio oepratório-concreto, pois a criança é conservadora e compreende a 
reversibilidade.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Sobre o estágio das operações concretas, marque a opção que não corresponde a uma característica dessa
fase do desenvolvimento:
A criança torna-se, então, capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais, embora limitadas pelo mundo real.
A criança torna-se capaz de a reversibilidade, que é a compreensão de que às vezes uma coisa que foi modificada 
pode voltar ao estado original revertendo-se o processo de mudança.
 A criança torna-se capaz de exercer o raciocínio científico e de lógica formal e pode aceitar a forma de um argumento, denominado raciocínio indutivo.
A criança torna-se capaz de cooperar, porque não confunde mais seu próprio ponto de vista com o dos outros, 
dissociando-os mesmo para coordená-los.
A criança torna-se capaz de resolver diversos tipos de problemas de conservação, ou seja, a criança pode 
encontrar as respostas mentalmente sem precisar medir ou pesar objetos.
Explicação:
Raciocínio científico, operatório formal é apenas na adolescência, segundo Piaget.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Ao lidar com representações, a criança constrói aos poucos verdadeiros sistemas, objetivos, coerentes e reversíveis, ou 
seja, ela começa a operar. Esse trecho refere-se a qual período da teoria de Jean Piaget?
Pré-operacional
 Operações Concretas
Personalismo
Operações Formais
Sensório-motor
Explicação:
A criança começa a apresentar a reversibilidade do pensamento; exemplo: descrever o caminho da casa a escola e vice 
versa; mas primeiro é preciso passar pela experiência, no plano concreto.
 
 5a Questão
De forma geral, podemos afirmar que as crianças em idade escolar passam mais tempo na escola do que fora dela,
estudam mais e brincam menos. Esse fato se dá pela capacidade que as crianças têm de aprender. Nessa fase da vida
aumenta a importância de a criança frequentar a escola. Com relação a esse aspecto, está INCORRETO afirmar que:
os processos de raciocínio das crianças em idade escolar são inteiramente diferentes dos processos das crianças 
mais novas. A capacidade de direcionarem o pensamento e se tornarem aprendizes mais eficazes é muito maior.
uma notável melhora ocorre na capacidade das crianças de se concentrar na tarefa em andamento e de ignorar 
distrações.
professores e pais, em parceria, podem contribuir acompanhando as tarefas escolares da criança.
a base de conhecimento cresce a cada ano escolar, tornando mais fácil a assimilação de novas informações.
 alguns dos progressos do pensamento nos anos escolares são consequência da maturação do cérebro, por isso não devemos nos preocupar com os métodos, pois todas as crianças irão alcançar as mesmas habilidades.
Explicação:
Devemos nos preocupar com o método, sim, pois se trata da importância, influência do meio.
 
 6a Questão
A partir do desenvolvimento de uma criança de 6 a 12 anos de idade, relacione a Coluna A com a Coluna B: 
 Coluna A Coluna B
1. Desenvolvimento físico ( ) Propôs uma grande mudança no pensamento da criança por volta dos 6 anos, quando ¿operações¿ poderosas, como a reversibilidade, a adição ou a 
classificação múltipla são entendidas.
2. Desenvolvimento 
cognitivo ( ) As amizades individuais também se tornam mais comuns e mais duradouras; são, quase todas, ditadas pela segregação de gênero.
3. Desenvolvimento 
emocional ( ) Uma baixa auto-estima está fortemente associada à depressão nas crianças dessa idade.
4. Desenvolvimento social ( ) Problemas de saúde incluem a obesidade e acidentes
2, 3, 4, 1
 2, 4, 3, 1
1, 2, 4, 3
3, 4, 2, 1
4, 3, 1, 2
Explicação:
Propôs uma grande mudança no pensamento da criança... a afirmativa fala em operações - DESENVOLVIMENTO COGNITIVO;
As amizades individuais também se tornam mais comuns e mais duradouras; são, quase todas, ditadas pela segregação de 
gênero - relações interpessoais - DESENVOLVIMENTO SOCIAL;
Uma baixa auto-estima está fortemente associada à depressão nas crianças dessa idade - está em "jogo" os sentimentos, 
as emoções - DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL;
Problemas de saúde incluem a obesidade e acidentes - DESENVOLVIMENTO FÍSICO.
 
 7a Questão
Muitos pais criam objeções à desordem criada pela mania de seus filhos de colecionar coisas, principalmente quando os
objetos são de pequeno valor material. Muitos adultos têm vontade de se desfazer do sortimento de conchas, pedrinhas,
cartões, figurinhas ou seja o que for. Pensando nas características do período operatório-concreto, como um professor
poderá orientar um pai a reagir a essa situação?
os pais devem se responsabilizar por todas as coleções que as crianças fazem, colando as figurinhas em álbum 
para que os filhos não vivenciem situações de frustração ao cometer algum engano.
 as crianças aprendem por meio de manipulação ativa.Contar e classificar essas coleções e compará-las entre si são combustíveis para o desenvolvimento intelectual.
as crianças costumam apresentar muita teimosia nesse período, por isso quando seu filho não estiver por perto 
você pode jogar tudo fora, pois ele depois irá esquecer.
as crianças nesse período precisam de limites claros e seguros, portanto você deve jogar os objetos fora, pois a 
criança precisa perceber que você é a autoridade.
as crianças nesse período se comportam apresentando algumas manias estranhas, entre elas o hábito de 
colecionar coisas sem muita importância. Compre novos brinquedos que ela deixará você jogar os objetos velhos
fora.
Explicação:
Parece óbvio que não se trata dos pais desrespeitarem os filhos, jogando suas coisas fora sem o consentimento deles e nem
fazer por eles atividades como colar figurinha no album, pintar seus cadernos de desenho; deixá-los vivenciar tais 
situações.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
Na aprendizagem dos cálculos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental, é frequente a utilização do ábaco 
pelas crianças, o que ilustra a necessidade e a característica do modelo de pensamento de uma das fases do 
desenvolvimento propostas por Piaget, em sua teoria que busca explicar como o sujeito constrói conhecimento. Que fase 
seria esta?
Operações formais
Pré-operatório
Operatório
 Operações concretas
Sensório Motor
Explicação:
 Neste estágio a criança para realizar operações necessita de materiais concretos pois 
seu pensamento se organiza tendo como base elementos da realidade.
1a Questão
A adolescência é o período de transição da infância para a idade adulta. Provavelmente é o período mais desafiador e
apresenta muitas mudanças biossociais. Com relação à adolescência, está INCORRETO afirmar que:
A maioria dos adolescentes é por natureza inovador, idealista, desafiador de riscos, aberto a novos padrões.
É uma fase a qual o adolescente deseja ter autonomia e libertar-se das regras que são impostas pela família.
Nessa fase, os adolescentes, que se envolvem em atividades sexuais precoces, enfrentam um risco adicional.
 Problemas sérios, nesse período, geralmente são causados por questões biológicas, que estão no indivíduo, mas só aparecem nesse período.
Nenhum período do desenvolvimento se caracteriza por mudanças biológicas tão multifacetadas e tão 
instigantes.
Explicação:
Considerar o biológico o único elemento determinante é ter visão reducionista de mundo, de sujeito, de homem, de aluno, 
de ser humano que é caracterizado pela complexidade e cada teoria do campo da psicologia oferece uma interpretação, 
um olhar sobre o ser humano tendo em vista as pesquisas realizadas por estudiosos, autores de suas respectivas teorias, 
linhas de pensamento, modelos teóricos.
 
 2a Questão
A adolescência é uma fase do desenvolvimento em que a tomada de decisões é fundamentada por uma forma de cognição
que permite ao adolescente pensar sobre fatos ou assuntos nunca antes vivenciados. Qual é o nome desta
característica e ela é típica de qual fase do desenvolvimento cognitivo, segundo a teoria de Jean Piaget?
Representação - Estágio das Operações Simbólicas
Abstração - Estágio Operatório Concreto
Simbolização - Estágio Egocêntrico
Representação - Estágio Lógico Formal
 Abstração - Estágio Lógico formal
Explicação:
Estágio ; lógico formal, o indivíduo se encontra no plano abstrato, sendo capaz de discutir, compreender conceitos 
abstratos. Seu vocabulário se sofistica.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Com relação a adolescência, qual das seguintes afirmações está correta:
A adolescência é período de curta duração e fácil transição.
A adolescência é aceita e compreendida por todas as sociedade.
A adolescência de baixa maturidade cognitiva e poucos desafios sociais
Durante a adolescência ocorre o egocentrismo que é a incapacidade de se colocar no local do outro.
 Mesmo quando o ambiente facilita os processos de maturação, o adolescente ainda poderá enfrentar problemas pessoais e fases difíceis a transpor
Explicação:
A fase da adolescência é longa e permeda por conflitos gerados pela crise que ocorre em vários elementos do 
desenvolvimento humano como a emoção, a socialização, a cognição etc.
 
 4a Questão
O estudo de Piaget teve grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstrou que a transmissão de 
conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem
condições de absorver. Acreditava que todas as crianças passavam por etapas do desenvolvimento. Qual é a última etapa?
Pré-operatório
 Operatório formal
Psicomotor
Sensório-motor
Operatório concreto
Explicação:
A última etapa acontece como amadurecimento dos esquemas cognitivos na adolescência e se chama operatório formal.
 
 5a Questão
13. Assinale a alternativa correta: Uma característica do período formal:
E ( ) Concreto
A ( ) Irreversibilidade
D ( ) Reversibilidade
 B ( ) Abstração
C ( ) Animismo
Explicação:
Vocabulário e o pensamento vão se sofisticando e no estágio operatório formal, o indivíduo é capaz de formular hipóteses, 
discutir sobre desigualdade social, ética, democracia, justiça...
 
 6a Questão
A adolescência é uma fase muito rica na construção de habilidades cognitivas e relacionais. Marque a alternativa que 
apresenta uma importante construção cognitiva desenvolvida na adolescência.
Conservação do volume
 Pensamento abstrato
Memória associativa
Planejamento mental
Conhecimento sobre o sistema monetário
Explicação: A abstração significa a capacidade de refletir sobre temas nunca experimentados. Uma construção típica da 
adolescência.
 
 7a Questão
Quando o adolescente sai escondido para uma festa ou responde a uma pergunta inocente dos pais
com uma explosão emocional, a culpa não é só dos hormônios. Descobertas científicas recentes
provam que não apenas o corpo, mas também a mente passa por grandes mudanças na
adolescência. Dentre as mudanças e os riscos comuns na adolescência, podemos afirmar:
I. O uso abusivo de álcool, fumo e outras drogas é capaz de prejudicar o bem estar do usuário, em
termos biológicos ou psicossociais.
II. O uso ou a experimentação de drogas ocorre com a maior parte dos adolescentes, e quase todos
eles sabem como obter cigarro, bebida alcoólica e outras drogas.
III. Os riscos de suicídio suicídio ocorre na maioria das vezes após o adolescente ter vivenciado
situação de grande tensão, como: perdas, rompimentos de relação, fracasso escolar ou profissional,
briga com pais etc.
Marque a alternativa correta:
 Todas as afirmativas são verdadeiras
Apenas as afirmativas I e a II são verdadeiras
Apenas as afirmativas II e a III são verdadeiras
Apenas as afirmativas I e a III são verdadeiras
Nenhuma afirmativa é verdadeira
Explicação:
Os adolescentes ficam vulneráveis a situações de risco pois desejam se autoafirmar, vivenciam a crise da identidade, 
sentimentos de menosvalia e para serem aceitos no grupo, tendem a concordar e ceder as influências do meio.
 
 8a Questão
Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, isto é, o adolescente realiza as
operações no plano das ideias, sem necessitar de manipulação ou referências concretas, como no período anterior. Qual
período do desenvolvimento segundo Piaget respalda a afirmativa acima?
 Período das Operações Formais
Período Sensório-Motor
Período Sexual
Período Pré-Operatório
Período das Operações Concretas
Explicação:
Operatório formal
1a Questão
A adolescência é uma fase muito rica na construção de habilidades cognitivas e relacionais. Marque a alternativa que 
apresenta uma importante construção cognitiva desenvolvida na adolescência.
 Pensamento abstrato
Planejamento mentalConhecimento sobre o sistema monetário
Conservação do volume
Memória associativa
Explicação: A abstração significa a capacidade de refletir sobre temas nunca experimentados. Uma construção típica da 
adolescência.
 
 2a Questão
Com relação a adolescência, qual das seguintes afirmações está correta:
Durante a adolescência ocorre o egocentrismo que é a incapacidade de se colocar no local do outro.
 Mesmo quando o ambiente facilita os processos de maturação, o adolescente ainda poderá enfrentar problemas pessoais e fases difíceis a transpor
A adolescência é aceita e compreendida por todas as sociedade.
A adolescência de baixa maturidade cognitiva e poucos desafios sociais
A adolescência é período de curta duração e fácil transição.
Explicação:
A fase da adolescência é longa e permeda por conflitos gerados pela crise que ocorre em vários elementos do 
desenvolvimento humano como a emoção, a socialização, a cognição etc.
 
 3a Questão
13. Assinale a alternativa correta: Uma característica do período formal:
D ( ) Reversibilidade
 B ( ) Abstração
A ( ) Irreversibilidade
C ( ) Animismo
E ( ) Concreto
Explicação:
Vocabulário e o pensamento vão se sofisticando e no estágio operatório formal, o indivíduo é capaz de formular hipóteses, 
discutir sobre desigualdade social, ética, democracia, justiça...
 
 4a Questão
Quando o adolescente sai escondido para uma festa ou responde a uma pergunta inocente dos pais
com uma explosão emocional, a culpa não é só dos hormônios. Descobertas científicas recentes
provam que não apenas o corpo, mas também a mente passa por grandes mudanças na
adolescência. Dentre as mudanças e os riscos comuns na adolescência, podemos afirmar:
I. O uso abusivo de álcool, fumo e outras drogas é capaz de prejudicar o bem estar do usuário, em
termos biológicos ou psicossociais.
II. O uso ou a experimentação de drogas ocorre com a maior parte dos adolescentes, e quase todos
eles sabem como obter cigarro, bebida alcoólica e outras drogas.
III. Os riscos de suicídio suicídio ocorre na maioria das vezes após o adolescente ter vivenciado
situação de grande tensão, como: perdas, rompimentos de relação, fracasso escolar ou profissional,
briga com pais etc.
Marque a alternativa correta:
Apenas as afirmativas II e a III são verdadeiras
Apenas as afirmativas I e a II são verdadeiras
Apenas as afirmativas I e a III são verdadeiras
 Todas as afirmativas são verdadeiras
Nenhuma afirmativa é verdadeira
Explicação:
Os adolescentes ficam vulneráveis a situações de risco pois desejam se autoafirmar, vivenciam a crise da identidade, 
sentimentos de menosvalia e para serem aceitos no grupo, tendem a concordar e ceder as influências do meio.
 
 5a Questão
Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, isto é, o adolescente realiza as
operações no plano das ideias, sem necessitar de manipulação ou referências concretas, como no período anterior. Qual
período do desenvolvimento segundo Piaget respalda a afirmativa acima?
Período Pré-Operatório
Período Sexual
Período das Operações Concretas
Período Sensório-Motor
 Período das Operações Formais
Explicação:
Operatório formal
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 6a Questão
A adolescência é o período de transição da infância para a idade adulta. Provavelmente é o período mais desafiador e
apresenta muitas mudanças biossociais. Com relação à adolescência, está INCORRETO afirmar que:
É uma fase a qual o adolescente deseja ter autonomia e libertar-se das regras que são impostas pela família.
Nessa fase, os adolescentes, que se envolvem em atividades sexuais precoces, enfrentam um risco adicional.
A maioria dos adolescentes é por natureza inovador, idealista, desafiador de riscos, aberto a novos padrões.
 Problemas sérios, nesse período, geralmente são causados por questões biológicas, que estão no indivíduo, mas só aparecem nesse período.
Nenhum período do desenvolvimento se caracteriza por mudanças biológicas tão multifacetadas e tão 
instigantes.
Explicação:
Considerar o biológico o único elemento determinante é ter visão reducionista de mundo, de sujeito, de homem, de aluno, 
de ser humano que é caracterizado pela complexidade e cada teoria do campo da psicologia oferece uma interpretação, 
um olhar sobre o ser humano tendo em vista as pesquisas realizadas por estudiosos, autores de suas respectivas teorias, 
linhas de pensamento, modelos teóricos.
 
 7a Questão
A adolescência é uma fase do desenvolvimento em que a tomada de decisões é fundamentada por uma forma de cognição
que permite ao adolescente pensar sobre fatos ou assuntos nunca antes vivenciados. Qual é o nome desta
característica e ela é típica de qual fase do desenvolvimento cognitivo, segundo a teoria de Jean Piaget?
Simbolização - Estágio Egocêntrico
Representação - Estágio das Operações Simbólicas
 Abstração - Estágio Lógico formal
Abstração - Estágio Operatório Concreto
Representação - Estágio Lógico Formal
Explicação:
Estágio ; lógico formal, o indivíduo se encontra no plano abstrato, sendo capaz de discutir, compreender conceitos 
abstratos. Seu vocabulário se sofistica.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
A adolescência é uma fase de grandes transformações, sobretudo nos aspectos físicos e fisiológicos. Das alternativas 
abaixo, marque a que representa as transformações no corpo do adolescente.
I) Crescimento de pelos e maior produção de hormônios sexuais.
II) Crescimento das mãos e pés e aumento de massa muscular.
III) Maior atividade nas glândulas sebáceas e aparecimentos dos fios capilares.
 Está (ão) correta (s).
Apenas as questões I e III estão corretas
Apenas a I está correta
Todas as questões estão corretas
 Apenas as questões I e II estão corretas
As questões II e III estão corretas
Explicação:
Os fios capilares aparecessem desde o início da vida e não na adolescência.
1a Questão
O estudo de Piaget teve grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstrou que a transmissão de 
conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem
condições de absorver. Acreditava que todas as crianças passavam por etapas do desenvolvimento. Qual é a última etapa?
Psicomotor
 Operatório formal
Operatório concreto
Pré-operatório
Sensório-motor
Explicação:
A última etapa acontece como amadurecimento dos esquemas cognitivos na adolescência e se chama operatório formal.
 
 2a Questão
13. Assinale a alternativa correta: Uma característica do período formal:
 B ( ) Abstração
A ( ) Irreversibilidade
C ( ) Animismo
E ( ) Concreto
D ( ) Reversibilidade
Explicação:
Vocabulário e o pensamento vão se sofisticando e no estágio operatório formal, o indivíduo é capaz de formular hipóteses, 
discutir sobre desigualdade social, ética, democracia, justiça...
 
 3a Questão
A adolescência é uma fase de grandes transformações, sobretudo nos aspectos físicos e fisiológicos. Das alternativas 
abaixo, marque a que representa as transformações no corpo do adolescente.
I) Crescimento de pelos e maior produção de hormônios sexuais.
II) Crescimento das mãos e pés e aumento de massa muscular.
III) Maior atividade nas glândulas sebáceas e aparecimentos dos fios capilares.
 Está (ão) correta (s).
As questões II e III estão corretas
Apenas a I está correta
Apenas as questões I e III estão corretas
Todas as questões estão corretas
 Apenas as questões I e II estão corretas
Explicação:
Os fios capilares aparecessem desde o início da vida e não na adolescência.
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Com base no desenvolvimento humano que ocorre no período da adolescência, analisa as afirmativas abaixo:
1- Nas fases de puberdade e adolescência, os jovensdiferem das crianças porque, em muitos aspectos, se parecem mais
com os adultos, mas, de alguma forma, eles não são adultos.
2- As transformações no corpo, mesmo que desejadas, podem, durante a puberdade, gerar insegurança e conflitos.
3- A "explosão" dos impulsos sexuais durante a adolescência por vezes resulta em sérias dificuldades nas relações
interpessoais e desempenho escolar.
4- Pode-se afirmar que os jovens são, geralmente, mais influenciáveis por novas ideologias e valores que os adultos.
5- Apesar de ser um tema polêmico, nos dias atuais há uma tendência de se atribuir à escola um papel importante na
orientação sexual de alunos, principalmente na fase de tantas mudanças biopsicológicas, como a adolescência.
Marque a resposta correta:
todas as afirmativas estão erradas
só a afirmativa 2 está errada
apenas a afirmativa 2 está correta
as afirmativas 1,3 e 4 estão erradas
 todas as afirmativas estão corretas
Explicação:
Todas as afirmativas estão corretas.
 
 5a Questão
O conceito ¿um aumento no tamanho do corpo de um indivíduo causado pela multiplicação ou aumento das células¿ refere-
se a:
aprendizagem/experiência
maturação
adaptação
 crescimento
desenvolvimento
 
 6a Questão
Chamamos de adolescência o período psicossociológico que se prolonga por vários anos, e se caracteriza pela transição 
entre:
a adolescência e a fase adulta
 a infância e a idade adulta
a infância até os 18 anos
a infância e a adolescência
o período de 11 aos 17 anos
Explicação:
Infância - adolescência - vida adulta
 
 7a Questão
Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, isto é, o adolescente realiza as
operações no plano das ideias, sem necessitar de manipulação ou referências concretas, como no período anterior. Qual
período do desenvolvimento segundo Piaget respalda a afirmativa acima?
Período das Operações Concretas
Período Sensório-Motor
Período Pré-Operatório
 Período das Operações Formais
Período Sexual
Explicação:
Operatório formal
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 8a Questão
A adolescência é uma fase muito rica na construção de habilidades cognitivas e relacionais. Marque a alternativa que 
apresenta uma importante construção cognitiva desenvolvida na adolescência.
Conhecimento sobre o sistema monetário
 Pensamento abstrato
Planejamento mental
Conservação do volume
Memória associativa
Explicação: A abstração significa a capacidade de refletir sobre temas nunca experimentados. Uma construção típica da 
adolescência.
1a Questão
Pedro tem 16 anos de idade e reclama que suas blusas já não lhe cabem. Reclama também que a todo momento esbarra 
ou derruba objetos criando grande mal-estar por onde passa. Sabemos que a adolescência é uma fase de grandes 
transformações, sobretudo nos aspectos físicos e fisiológicos. Marque qual a transformação da adolescência está 
acontecendo com Pedro e que são os alvos de suas insatisfações:
 Crescimento das extremidades corporais e re-organização dos mapas sensório-motores no cérebro.
Aumento do peso corporal e realinhamento do eixo horizontal do seu corpo
Realinhamento do eixo horizontal do seu corpo e aumento da massa muscular
Todas as transformações físicas do adolescente ocorrem pelas alterações hormonais.
Aumento da massa muscular e de maior produção das glândulas sebáceas
Explicação:
O adolescente cresce das extremidades para o centro e dessa forma, demoram um pouco para se adpatarem as novas 
estruturas corporais.
 
 2a Questão
São drogas potencialmente perigosas na adolescência pela liberalização contida nas leis nacionais que permite a sua venda
em estabelecimentos públicos para maiores de idade.:
I) Cigarro e álcool
II) Maconha e cigarro
III) Cigarro e anfetaminas
Todas estão corretas
Apenas a II está correta
Todas estão erradas
Apenas a I está errada
 Apenas a I está correta
Explicação:
Maconha e anfetaminas não são drogas permitidas.
 
 3a Questão
O conceito ¿um aumento no tamanho do corpo de um indivíduo causado pela multiplicação ou aumento das células¿ refere-
se a:
maturação
adaptação
 crescimento
desenvolvimento
aprendizagem/experiência
Explicação:
Crescimento físico
 
 4a Questão
A adolescência é o período de transição da infância para a idade adulta. Provavelmente é o período mais desafiador e
apresenta muitas mudanças biossociais. Com relação à adolescência, está INCORRETO afirmar que:
É uma fase a qual o adolescente deseja ter autonomia e libertar-se das regras que são impostas pela família.
Nessa fase, os adolescentes, que se envolvem em atividades sexuais precoces, enfrentam um risco adicional.
A maioria dos adolescentes é por natureza inovador, idealista, desafiador de riscos, aberto a novos padrões.
Nenhum período do desenvolvimento se caracteriza por mudanças biológicas tão multifacetadas e tão 
instigantes.
 Problemas sérios, nesse período, geralmente são causados por questões biológicas, que estão no indivíduo, mas só aparecem nesse período.
Explicação:
Considerar o biológico o único elemento determinante é ter visão reducionista de mundo, de sujeito, de homem, de aluno, 
de ser humano que é caracterizado pela complexidade e cada teoria do campo da psicologia oferece uma interpretação, 
um olhar sobre o ser humano tendo em vista as pesquisas realizadas por estudiosos, autores de suas respectivas teorias, 
linhas de pensamento, modelos teóricos.
 
 5a Questão
De acordo com Piaget quando o ser humano é capaz de fazer transações hipotéticas, significa que está em qual estágio de 
desenvolvimento?
Pré-operacional
Operações concretas
Pré-operacional intuitivo
Sensório motor
 Operações formais
Explicação:
Operatório formal quando o indivíduo é capaz de discutir conceitos como democracia, ética, justiça etc
 
 6a Questão
As taxas de depressão aumentam muito na adolescência e são mais elevadas entre as meninas. Sobre a depressão na 
adolescência é correto afirmar, EXCETO:
 A depressão na adolescência não está relacionada aos fatores culturais, mas deve-se a fatores genéticos e hereditários.
Adolescentes deprimidos apresentam maior probabilidade de provir de famílias com, pelo menos, um dos pais 
deprimido.
Uma das causas da depressão inclui a aceitação insuficiente por parte dos companheiros, na escola elementar.
Autoestima reduzida é um dos fatores que contribui para a depressão.
Níveis elevados de mudanças de vida ou estresse na adolescência são fatores que contribuem para a depressão.
Explicação:
O ser humano é complexo, então, diversos fatores são explicativos acerca do mesmo, dependendo do modelo teórico no 
campo da psicologia, mas, podemos afirmar que fatores genéticos, sociais, históricos, culturais, econômicos podem 
provocar a depressão.
 
 7a Questão
Segundo Piaget, neste estágio do desenvolvimento a criança já adquiriu a
capacidade de pensar e raciocinar sobre eventos hipotéticos e a capacidade
de separar o real do possível. Têm início os processos de pensamento
hipotético-dedutivos, com a aplicação do raciocínio lógico a todas as classes de
problemas:
 operações formais
pré operacional conceitual
pré operacional intuitivo
sensório motor
operações concretas
Explicação:
Operatório formal (adolescência)
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
Nesta fase, há o desligamento da realidade física permite raciocinar com acontecimentos reais ou abstratos, considerando 
não apenas seus aspectos imediatos e limitantes, mas também hipotetizar as possíveis consequências de cada uma das 
soluções propostas. Ele passa, por exemplo, a discutir o conceito de liberdade e independência, tentando convencer seus 
pais de que ao ser ¿dono de sua própria vida¿, ele saberá administrar seu horário em termos de estudo, lazeretc. Essas são
características do estágio:
 Operatório Formal
Sensório motor
Operatório Concreto
Operatório crescente
Pré-operatório
Explicação:
Essas são características de um adolescente na fase de desencolcimento Operatória formal.
1a Questão
A puberdade engloba o conjunto de modificações biológicas que transformam o corpo infantil em adulto,constituindo-se em
um dos elementos da adolescência. A puberdade é constituída pelos seguintes componentes. Marque a alternativa correta.
aparecimento dos caracteres sexuais; puberdade é um parâmetro universal e ocorre de maneira semelhante em
todos os indivíduos; crescimento dos órgãos periféricos;
desenvolvimento dos aparelhos respiratório, cardiovascular e outros ; crescimento dos órgãos periféricos; 
aceleração maturação sexual;
crescimento dos órgãos periféricos; desenvolvimento dos órgãos reprodutores; aparecimento dos caracteres 
sexuais.
 aceleração maturação sexual; desenvolvimento dos órgãos reprodutores; aparecimento dos caracteres sexuais; puberdade é um parâmetro universal e ocorre de maneira semelhante em todos os indivíduos.
desenvolvimento dos aparelhos respiratório, cardiovascular e outros ; crescimento dos órgãos periféricos; 
maturação psicológica.
Explicação:
Aceleração maturação sexual; desenvolvimento dos órgãos reprodutores; aparecimento dos caracteres sexuais; puberdade 
é um parâmetro universal e ocorre de maneira semelhante em todos os indivíduos. Dentre os itens, este está de acordo 
com a perspectiva da psicologia evolutiva, totalitária, universal, entretanto, sempre bom desenvolver uma visão crítica 
sobre essa linha de pensamento da psicologia elitista sobre o sujeito. Jamais podemos comparar e afirmar que duas 
meninas vivenciaram de forma igual, semelhante, que seja, o fenômeno da puberdade; uma menina moradora de rua e 
outra de classe média. 
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo, a criança em idade escolar entre 7 a 12 anos apresenta um declínio 
do egocentrismo intelectual e um crescente incremento do pensamento lógico hipotético encontrado no próximo período 
que denominamos de:
Operações informais
 Estágio formal.
Heteronomia.
Sensório-motor.
Pré-operacional
Explicação:
O ultimo estágio cognitivo é o operatório formal
 
 3a Questão
Sobre o desenvolvimento físico do adolescente é INCORRETO afirmar:
As meninas que amadurecem cedo tendem a se ajustar com menos facilidade do que os meninos que 
amadurecem cedo.
A espermarca, a primeira ejaculação de um menino, ocorre por volta dos 13 anos.
 Somente na menina é possível observar o estirão de crescimento.
A menarca, a primeira menstruação, ocorre em média, entre os 12 e 13 anos.
Os adolescentes, mais as do sexo feminino, tendem a ser sensíveis em relação a sua aparência física.
Explicação:
Fica evidente que essa alternativa é a incorreta: somente na menina é possível observar o estirão do crescimento, pois é 
fato que os meninos também sofrem esse fenômeno natural, entretanto, é bom que se desenvolva uma visão crítica sobre 
as outras alternativas, uma vez que não estão evidentes dados de pesquisa; a finalidade é não ficarmos, nos limitarmos ao 
empirismo, ao senso comum, a generalização, pensamento universal e consequentemente superficial, uma espécie de 
resposta aleatória, sem fundamentação científica, pois no enunciado não aparecem os dados pesquisados, a realidade 
pesquisada.
 
 4a Questão
Quando o adolescente sai escondido para uma festa ou responde a uma pergunta inocente dos pais
com uma explosão emocional, a culpa não é só dos hormônios. Descobertas científicas recentes
provam que não apenas o corpo, mas também a mente passa por grandes mudanças na
adolescência. Dentre as mudanças e os riscos comuns na adolescência, podemos afirmar:
I. O uso abusivo de álcool, fumo e outras drogas é capaz de prejudicar o bem estar do usuário, em
termos biológicos ou psicossociais.
II. O uso ou a experimentação de drogas ocorre com a maior parte dos adolescentes, e quase todos
eles sabem como obter cigarro, bebida alcoólica e outras drogas.
III. Os riscos de suicídio suicídio ocorre na maioria das vezes após o adolescente ter vivenciado
situação de grande tensão, como: perdas, rompimentos de relação, fracasso escolar ou profissional,
briga com pais etc.
Marque a alternativa correta:
Apenas as afirmativas I e a III são verdadeiras
 Todas as afirmativas são verdadeiras
Apenas as afirmativas I e a II são verdadeiras
Apenas as afirmativas II e a III são verdadeiras
Nenhuma afirmativa é verdadeira
Explicação:
Os adolescentes ficam vulneráveis a situações de risco pois desejam se autoafirmar, vivenciam a crise da identidade, 
sentimentos de menosvalia e para serem aceitos no grupo, tendem a concordar e ceder as influências do meio.
 
 5a Questão
Com relação aos estágios propostos por Jean Piaget é correto afirmar que
O estágio sensório motor é quando o sujeito percebe a diferencia clara entre o eu e o mundo para uma 
organização coerente de ações sensório-motoras diante do ambiente imediato.
Operatório concerto caracteriza-se pela a organização é inteiramente prática, pois abrange ajustamentos 
perceptivos e motores simples às coisas e não manipulações simbólicas delas.
O pré-operatório é caracterizada pelo uso restrito do conhecimento dos sentidos e habilidades motoras.
 O operatório formal é caracterizado pelo fato do indivíduo apresentar à crença na onipotência do pensamento e dessa forma acreditar ter a solução para todos os problemas.
Explicação:
Ok, na adolescência, segundo Piaget o indivíduo está no estágio formal e tem capacidade de discutir conceitos tais como 
democracia, justiça, etc; tem uma alternativa que está com erro de digitação (concreto é o correto e não concerto)
 
 6a Questão
Para Cória-Sabini (2010), é na adolescência que as operações passam a ocorrer no nível puramente verbal. Por isso, este 
período do desenvolvimento cognitivo foi denominado por Piaget de estágio das operações formais ou das operações 
hipotéticas-dedutivas. É característica do desenvolvimento cognitivo do adolescente, EXCETO:
Há o aumento na capacidade de processamento de informações.
Desenvolve-se a metacognição.
Podem lidar com problemas e testar hipóteses.
 Precisam pensar sobre as coisas concretas já que ainda são imaturos.
Podem pensar em termos de possibilidades.
Explicação:
Teoricamente já apresentam a capacidade de abstração , de elaboração do pensamento e lógica.
 
 7a Questão
Com relação a adolescência, qual das seguintes afirmações está correta:
Durante a adolescência ocorre o egocentrismo que é a incapacidade de se colocar no local do outro.
A adolescência de baixa maturidade cognitiva e poucos desafios sociais
 Mesmo quando o ambiente facilita os processos de maturação, o adolescente ainda poderá enfrentar problemas pessoais e fases difíceis a transpor
A adolescência é aceita e compreendida por todas as sociedade.
A adolescência é período de curta duração e fácil transição.
Explicação:
A fase da adolescência é longa e permeda por conflitos gerados pela crise que ocorre em vários elementos do 
desenvolvimento humano como a emoção, a socialização, a cognição etc.
 
 8a Questão
Cansado de não reter a atenção dos alunos, Marcelo tenta compreender o comportamento adolescente e como as 
transformações que lhe são inerentes podem estar afetando o interesse dos alunos pelos estudos. Marque a característica 
típica da adolescência que responde esse questionamento de Marcelo.
a grandiosidade porque cresceram e ganharam peso de adulto em apenas de anos de vida.
o mito da invencibilidade porque acham que sempre terão boas notas independente do que estudarem.
 tédio pelo embotamento afetivo do sistema de recompensa.
a hipersexualidade que desloca toda atenção queera destinada aos estudos para as relações amorosas.
a oposição aos pais que gera o comportamento rebelde de não querer estudar para provocá-los 
intencionalmente.
Explicação:
Os adolescentes têm um embotamento no sistema de recompensa que afeta o funcionamento da concentração e 
motivação.
1a Questão
(IFN/MG, 2014) A adolescência caracteriza-se por ser uma fase de transição entre a infância e a juventude. É uma etapa 
extremamente importante do desenvolvimento, com características muito próprias. Analise as afirmativas sobre 
características da adolescência e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A característica mais visível e clara é 
o acentuado desenvolvimento físico com fortes transformações internas e externas. ( ) Há o amadurecimento sexual, uma 
grande atividade hormonal, glandular, que levará à capacidade reprodutiva. ( ) Acontecem mudanças no nível social; o 
grupo de amigos tende a diminuir em importância. ( ) Surge o raciocínio lógico matemático, permitindo a compreensão de 
conceitos concretos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
V, F, V, F.
 V, V, F, F.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
Nenhuma das anteriores
Explicação:
Na fase da adolescência são observadas transformações corporais e psicológicas e há uma grande valorização ao grupo de 
amigos.
 
 2a Questão
À proporção que os adolescentes passam a pensar de maneira hipotética e abstrata, começam a deixar de lado o raciocínio
simplista e concreto e a construir visões de mundo mais imaginativas, mais abrangentes e mais complexas, então está 
INCORRETO afirmar que:
são capazes de discutir conceitos como justiça, democracia e ética.
estão interessados na opinião e na crítica de outras pessoas.
 confiam bastante em suas capacidades e não são vulneráveis a opiniões diferentes das suas.
estão prontos a questionar cada ideia que alguém tenha diferente das suas.
são altamente sensíveis a críticas reais ou previstas.
Explicação:
Os adolescentes são vulneráveis a opiniões diferentes das suas, gostam de debater.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública que está relacionado com a falta de informação e com a baixa 
qualidade de vida. Marque qual das alternativas abaixo explica a grande incidência nesta faixa etária.
Pouco desenvolvimento da memória para usar contraceptivos
Desconhecimento sobre a concepção de um bebê
Pensamento hipotético-dedutivo que as fazem não racionar sobre a realidade.
Desenvolvimento de atenção seletiva que as fazem apenas estudar
 Impulsividade em apresentar comportamentos de riscos
Explicação: Na adolescência existe uma comportamento grandioso no qual o jovem age impulsivamente não pensando 
sobre as consequências dos seus atos.
Gabarito Coment. Gabarito Coment.
 
 4a Questão
Os adolescentes constroem esquemas de conhecimento típicos do pensamento hipotético dedutivo. Marque a alternativa 
que explica esse processo.
Capacidade reflexiva sobre as situações de sua vida pessoal e social
 Capacidade de raciocinar sobre situações que não façam parte da realidade vivenciada
Maior discernimento sobre as suas escolhas através da criação de hipóteses que as expliquem.
Desenvolver mais esquemas de memória que possibilitem fazer novas hipóteses explicativas
Planejamento mental do que podem fazer sem precisar registar por escrito
Explicação: O pensamento hipotético dedutivo fala sobre uma capacidade de refletir e construir conhecimento sobre 
situações que não tenham passado pelo campo da experiência.
 
 5a Questão
((EXAME NACIONAL DE CURSOS 2000) Vestuário, ornamentos, calçados e outros itens que compõem a moda jovem 
apresentam-se como um dispositivo de identificação para adolescentes porque:
traduzem necessidades importantes nos dias de hoje.
mascaram a expressão da singularidade de cada adolescente.
dificultam a conjunção entre personalidade e cultura.
são aspectos pelos quais os jovens se sentem seduzidos.
 são símbolos através dos quais os adolescentes se inserem numa cultura coletiva.
Explicação:
A opinião dos amigos, o grupo de amigos tem relevância para essa fase da adolescência, bem como a aceitação do grupo.
 
 6a Questão
(ENADE, 2007) As brincadeiras de mau gosto que comumente ocorrem no âmbito da educação física e do esporte 
expressam, na atualidade, um fenômeno social denominado bullying, que vem se expandindo rapidamente nas escolas, nos
locais de trabalho, na vizinhança, nos espaços de lazer, entre outros. Trata-se de um conjunto de ações agressivas, 
intencionais e repetitivas (físicas ou psicológicas) cujo objetivo é intimidar, constranger, ridicularizar um indivíduo ou grupo 
incapaz de se defender. Impõe-se ao profissional de educação física saber identificar o fenômeno bullying, diferenciá-lo das 
brincadeiras próprias da idade da turma com que trabalha bem como preveni-lo por meio de estratégias adequadas do 
saber conviver. Entre os comportamentos considerados bullying, incluem-se: 
I fazer sistematicamente comentários depreciativos sobre o desempenho de um colega nas aulas de futebol, apelidando-o 
pejorativamente.
II tomar o lanche do colega, frequentemente, na hora do intervalo, fazendo que essa atitude pareça ser da iniciativa desse 
colega.
III dar tapinhas nas costas do colega ao cumprimentá-lo, sempre com expressão de entusiasmo.
IV grafitar as paredes dos ambientes esportivos com comentários ofensivos aos colegas e aos profissionais de educação 
física.
Estão certos apenas os itens:
II e III.
I e IV.
I e III.
 I, II e IV.
II, III e IV.
Explicação:
Questão obvia
 
 7a Questão
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência abrange a faixa entre 10 e 19 anos de idade, período da vida que
liga a infância à vida adulta. Nesta fase, principalmente após os 15 anos (22%), pode ocorrer a primeira relação sexual, a 
qual, na maioria das vezes é desprotegida de contracepção. Naquela faixa etária só 23% das adolescentes usaram algum 
método anticoncepcional naquele momento. Porquê? Fala São Paulo (65%) acreditam que a principal causa de gravidez na 
adolescência ocorre porque os jovens nessa idade fazem as coisas sem pensar nas consequências. Identifique qual 
característica da personalidade do adolescente pode explicar esse quadro.
Propensão ao uso de drogas
Identificação com turmas
 Impulsividade
Situação socioeconômica de pobreza.
Dificuldade de concentração
Explicação: Um fator que contribui para a altos índices de gravidez na adolescência é a impulsividade e a crença grandiosa 
que a gravidez não ocorrerá com elas.
 
 8a Questão
Sobre a adolescência e a Psicologia, analise as afirmativas a seguir. I. As problemáticas dos adolescentes iniciam-se com as 
mudanças corporais, com a definição do seu papel na procriação e segue com mudanças psicológicas. Assim, para lidar 
com essas problemáticas, o adolescente tem que renunciar à sua condição de criança. II. Na busca por sua identidade, o 
adolescente, busca a inserção em grupos heterogêneos. Ocorre um processo de identificação maciça com os componentes 
do grupo, no qual todos se identificam com cada um. Muitas vezes, o processo é tão intenso que o adolescente parece 
pertencer mais ao grupo de amigos do que ao grupo familiar. III. Uma das tarefas fundamentais, concomitante à busca de 
identidade do adolescente, é a elaboração do luto pela perda dos pais da infância. IV. Apenas quando o mundo adulto 
compreende adequadamente e facilita a tarefa evolutiva do adolescente, ele poderá desempenhar-se satisfatoriamente e 
gozar de sua identidade para construir uma personalidade mais sadia e eficaz. Estão corretas as afirmativas
I e III, apenas.
 I, III e IV, apenas
II, III e IV, apenas
II e IV, apenas
I, II e III apenas
Explicação:
A adolescência é uma fase de desenvolvimento em que ocorrem várias crises em funçãode perdas, ganhos e reorganziação
de estruturas de relaciomaneot e sentimento. Formar a identidade através da participação num grupo pode ser 
ummecanismo que promova a integração do jovem na sociedade.
1a Questão
Durante esse período de busca e indecisão, o indivíduo se caracteriza pela introversão, pois está continuamente voltado 
para os seus próprios sentimentos. Eles se entregam sistematicamente ao devaneio e demonstram grande interesse por 
narrativas, com cujos heróis se identificam facilmente (BARROS, 2008). Esse período se refere a:
Primeira infância
Terceira idade
 Adolescência
Segunda infância
Idade Adulto
Explicação:
Na adolescência, o sujeito entra numa espécie de crise em que re-significa as suas caracteríristas de personalidade e para 
isso, passa por uma introspecção.
 
 2a Questão
Sobre a adolescência é INCORRETO afirmar:
A adolescência está repleta de riscos ao desenvolvimento saudável.
Padrões de comportamento de risco, como consumo de bebidas alcoólicas, abuso de drogas, atividade sexual, 
envolvimento em gangues e uso de armas de fogo, tendem a se estabelecer no início da adolescência.
 Todos os adolescentes passaram ou irão passar por situações de risco social.
Uma das maiores crises da adolescência é a crise de identidade.
A adolescência está repleta de oportunidades de crescimento físico, cognitivo e psicossocial.
Explicação:
Não podemos generalizar e afirmar que todos passaram ou passarão por problemas de risco social. Logo, essa é a incorreta.
 
 3a Questão
A fase da adolescência é marcada por uma grande transformação tanto nos aspectos biossociais quanto nos cognitivos.
Piaget, em sua pesquisa, categorizou esta fase como estágio lógico-formal devido os esquemas de conhecimento altamente
especializados e abstratos que são apresentados pelos jovens. Qual das características abaixo também faz parte do estágio
lógico-formal?
Funções simbólicas
Raciocínio operatório-concreto
Egocentrismo
Conservação do objeto permanente
 Apresentação de uma lógica hipotético-dedutiva
Explicação:
O adolescente cria hipótese, possíveis soluções para problemas - é o esperado para essa fase, segundo a teoria de Piaget
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
A construção da identidade é um processo psíquico que ocorre ao longo da vida, entretanto, na adolescência, ela passa por
novos desafios. No que se refere à construção da identidade do adolescente, são importantes elementos que precisam ser
reorganizados em sua vida:
 Tamanho, forma do corpo e sexualidade
Noções de conservação de massa e volume
Os conceitos matemáticos e geométricos
Conhecimento sobre artes e outros temas joviais
Compreensão simbólica sobre os objetos
Explicação:
O adolescente entra numa crise de identidade porque precisa reconhecer seus gostos, sua estrutura corporal e seus 
desejos.
Gabarito Coment.
 
 5a Questão
Aos 16 anos de idade, Ana Clara ainda não conseguia cumprir todo o cronograma de estudos que a escola tinha lhe 
proposto para prepara-la para as avaliações do final do ano. Sabemos que sua dificuldade está relacionada ao processo de 
desenvolvimento das funções executivas. Marque a resposta que exemplifica corretamente o que é uma função executiva.
 Disciplina de avaliar o êxito de um projeto monitorando cada etapa realizada e sabendo contornar o que não foi bem-sucedido.
Disciplina para repetir a mesma rotina todos os dias, obedecendo às determinações dos adultos, pois eles têm 
mais experiência e sabem o que é melhor.
Habilidade de compreender seus estados internos e os estados emocionais das pessoas antes de tomar 
decisões.
Capacidade de fazer amigos e influenciar pessoas pela qualidade de sua argumentação.
Criatividade para romper com ideias e padrões dominantes através da produção de práticas mais democráticas e
organizadas.
Explicação: As funções executivas estão relacionadas com a capacidade de planejamento, organização e realização das 
tarefas.
 
 6a Questão
Sobre os relacionamentos familiares e entre amigos na fase da adolescência é correto afirmar, EXCETO:
 Os adolescentes não sofrem influência dos amigos, visto que já possuem caráter formado.
As famílias com figuras de autoridade formam adolescentes mais autoconfiantes, menos aptos a utilizar drogas.
O grupo de amigos pode ter influência tanto positiva como negativas sobre o comportamento do adoles. Os jovens 
que são rejeitados pelos amigos tendem a ter mais problemas de adaptação.
As relações com os companheiros passam a ser cada vez mais importantes, seja quantitativa, seja 
qualitativamente.
Os adolescentes são vulneráveis à pressão dos companheiros, bem no início da adolescência.
Explicação:
As relações sociais dos adoelscentes é totalmente permeada pela aceitação e participação nos grupos.
 
 7a Questão
Funções como raciocinar, raciocínio lógico, abstrato, elaborar pensamento, buscar 
soluções para problemas, formular hipóteses está diretamente relacionadas a estrutura:
Emocional
Sexual
 Cognitiva
Social
Física
Explicação:
Capacidade para raciocinar, pensamento lógico, abstrato, trata-se da estrutura cognitiva, intelectual.
 
 8a Questão
Sobre o desenvolvimento social do adolescente é correto afirmar, EXCETO:
A participação de grupos, a realização de diversas atividades, a exposição dos seus pontos de vista sobre os 
diversos assuntos, são fundamentais.
É pelas críticas dos outros e pelos resultados de suas ações que ele descobrirá a validade de suas ideias.
A partir de suas especulações ideológicas, ele deve encontrar sua autonomia moral, definindo, assim, seus 
princípios éticos.
 A construção da moralidade depende do que viveu na primeira infância, assim a experiência do adolescente não iráinterferir na construção de valores morais.
Com o tempo descobrirá a validade de suas ideias e isso fará com que suas propostas, ameaçadas pelo idealismo 
exagerado, voltem-se para o concreto e o real.
Explicação:
Não podemos dizer que a experiência do indivíduo não interferirá em sua vida e concepção de mundo.
1a Questão
(ENADE, 2007) As brincadeiras de mau gosto que comumente ocorrem no âmbito da educação física e do esporte 
expressam, na atualidade, um fenômeno social denominado bullying, que vem se expandindo rapidamente nas escolas, nos
locais de trabalho, na vizinhança, nos espaços de lazer, entre outros. Trata-se de um conjunto de ações agressivas, 
intencionais e repetitivas (físicas ou psicológicas) cujo objetivo é intimidar, constranger, ridicularizar um indivíduo ou grupo 
incapaz de se defender. Impõe-se ao profissional de educação física saber identificar o fenômeno bullying, diferenciá-lo das 
brincadeiras próprias da idade da turma com que trabalha bem como preveni-lo por meio de estratégias adequadas do 
saber conviver. Entre os comportamentos considerados bullying, incluem-se: 
I fazer sistematicamente comentários depreciativos sobre o desempenho de um colega nas aulas de futebol, apelidando-o 
pejorativamente.
II tomar o lanche do colega, frequentemente, na hora do intervalo, fazendo que essa atitude pareça ser da iniciativa desse 
colega.
III dar tapinhas nas costas do colega ao cumprimentá-lo, sempre com expressão de entusiasmo.
IV grafitar as paredes dos ambientes esportivos com comentários ofensivos aos colegas e aos profissionais de educação 
física.
Estão certos apenas os itens:
II, III e IV.
I e IV.
 I, II e IV.
II e III.
I e III.
Explicação:
Questão obvia
 
 2a Questão
((EXAME NACIONAL DE CURSOS 2000) Vestuário, ornamentos, calçados e outros itens que compõem a moda jovem 
apresentam-se como um dispositivo de identificação para adolescentes porque:
mascaram a expressão da singularidade de cada adolescente.
traduzem necessidades importantes nos dias de hoje.
 são símbolos através dos quais os adolescentes se inserem numa cultura coletiva.dificultam a conjunção entre personalidade e cultura.
são aspectos pelos quais os jovens se sentem seduzidos.
Explicação:
A opinião dos amigos, o grupo de amigos tem relevância para essa fase da adolescência, bem como a aceitação do grupo.
 
 3a Questão
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência abrange a faixa entre 10 e 19 anos de idade, período da vida que
liga a infância à vida adulta. Nesta fase, principalmente após os 15 anos (22%), pode ocorrer a primeira relação sexual, a 
qual, na maioria das vezes é desprotegida de contracepção. Naquela faixa etária só 23% das adolescentes usaram algum 
método anticoncepcional naquele momento. Porquê? Fala São Paulo (65%) acreditam que a principal causa de gravidez na 
adolescência ocorre porque os jovens nessa idade fazem as coisas sem pensar nas consequências. Identifique qual 
característica da personalidade do adolescente pode explicar esse quadro.
Identificação com turmas
 Impulsividade
Propensão ao uso de drogas
Dificuldade de concentração
Situação socioeconômica de pobreza.
Explicação: Um fator que contribui para a altos índices de gravidez na adolescência é a impulsividade e a crença grandiosa 
que a gravidez não ocorrerá com elas.
 
 4a Questão
(IFN/MG, 2014) A adolescência caracteriza-se por ser uma fase de transição entre a infância e a juventude. É uma etapa 
extremamente importante do desenvolvimento, com características muito próprias. Analise as afirmativas sobre 
características da adolescência e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A característica mais visível e clara é 
o acentuado desenvolvimento físico com fortes transformações internas e externas. ( ) Há o amadurecimento sexual, uma 
grande atividade hormonal, glandular, que levará à capacidade reprodutiva. ( ) Acontecem mudanças no nível social; o 
grupo de amigos tende a diminuir em importância. ( ) Surge o raciocínio lógico matemático, permitindo a compreensão de 
conceitos concretos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
V, F, V, F.
Nenhuma das anteriores
F, V, F, V.
F, F, V, V.
 V, V, F, F.
Explicação:
Na fase da adolescência são observadas transformações corporais e psicológicas e há uma grande valorização ao grupo de 
amigos.
 
 5a Questão
Sobre a adolescência e a Psicologia, analise as afirmativas a seguir. I. As problemáticas dos adolescentes iniciam-se com as 
mudanças corporais, com a definição do seu papel na procriação e segue com mudanças psicológicas. Assim, para lidar 
com essas problemáticas, o adolescente tem que renunciar à sua condição de criança. II. Na busca por sua identidade, o 
adolescente, busca a inserção em grupos heterogêneos. Ocorre um processo de identificação maciça com os componentes 
do grupo, no qual todos se identificam com cada um. Muitas vezes, o processo é tão intenso que o adolescente parece 
pertencer mais ao grupo de amigos do que ao grupo familiar. III. Uma das tarefas fundamentais, concomitante à busca de 
identidade do adolescente, é a elaboração do luto pela perda dos pais da infância. IV. Apenas quando o mundo adulto 
compreende adequadamente e facilita a tarefa evolutiva do adolescente, ele poderá desempenhar-se satisfatoriamente e 
gozar de sua identidade para construir uma personalidade mais sadia e eficaz. Estão corretas as afirmativas
II e IV, apenas
II, III e IV, apenas
I, II e III apenas
 I, III e IV, apenas
I e III, apenas.
Explicação:
A adolescência é uma fase de desenvolvimento em que ocorrem várias crises em função de perdas, ganhos e reorganziação
de estruturas de relaciomaneot e sentimento. Formar a identidade através da participação num grupo pode ser 
ummecanismo que promova a integração do jovem na sociedade.
 
 6a Questão
Os adolescentes constroem esquemas de conhecimento típicos do pensamento hipotético dedutivo. Marque a alternativa 
que explica esse processo.
Maior discernimento sobre as suas escolhas através da criação de hipóteses que as expliquem.
 Capacidade de raciocinar sobre situações que não façam parte da realidade vivenciada
Desenvolver mais esquemas de memória que possibilitem fazer novas hipóteses explicativas
Planejamento mental do que podem fazer sem precisar registar por escrito
Capacidade reflexiva sobre as situações de sua vida pessoal e social
Explicação: O pensamento hipotético dedutivo fala sobre uma capacidade de refletir e construir conhecimento sobre 
situações que não tenham passado pelo campo da experiência.
 
 7a Questão
Na adolescência, há uma sofisticação de várias habilidades cognitivas que ajudarão o jovem a se inserir no mundo dos 
adultos. São conquistas COGNITIVAS da adolescência
 Aumento do vocabulário bem como da capacidade de memória e raciocínio.
Pensamento jovial e opositivo
Oposição às determinações antigas dos familiares
Formação de grupos com a mesma identidade
Compreensão simbólica dos objetos
Explicação:
Há várias habilidades linguísticas que são desenvolvidas no estágio lógico-formal.
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
(Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) 2012) Segundo Vygotski (1996), é na fase da adolescência que se produz no 
adolescente um importante avanço no desenvolvimento intelectual, formando-se os verdadeiros conceitos. O pensamento 
por conceito
 abre para o jovem o mundo da consciência social e o conhecimento da ciência, da arte e as diversas esferas da vida cultural podem ser corretamente assimilados.
desfavorece o desenvolvimento do pensamento abstrato, consolidando o pensamento concreto.
dificulta a compreensão do jovem em relação a si mesmo, às pessoas ao seu redor e à realidade.
promove a aquisição de um caráter de atividade individual, enquanto é fortalecido o pensamento concreto em 
detrimento do abstrato.
propicia a conversão do conteúdo do pensamento em convicção externa, impedindo a consolidação e o 
desenvolvimento de suas normas de conduta.
Explicação:
No operatório formal, o adolescente se encontra no plano da abstração e não concreto, pois dentro de um padrão de 
normalidade, conforme os estágios de Piaget, é capaz de discutir conceitos tais como justiça, democracia, ética....
1a Questão
(IF/GO, 2014) A adolescência sempre foi um conceito bem complexo de se abordar. Nem mesmo os estudiosos conseguiram
chegar a um conceito único a respeito dessa fase do desenvolvimento. Quando ela começa e quando termina? Quais suas 
características principais? Alguns elementos, entretanto, são tidos como referências por quem, de algum modo, se dedica a
trabalhar com os mais novos. A adolescência é considerada um período que compreende a busca de identidade e o 
autoconhecimento; que é marcado pela busca de pares, o que provoca o distanciamento dos pais; e é nesse período que 
ocorre a explosão da sexualidade em sua forma adulta. SAYÃO, Roseli. ¿Adolescência: até quando?¿ (Adaptado). De acordo 
com o texto, a adolescência é um período que
 se relaciona a fenômenos biológicos, sociológicos e psicológicos.
compreende a maturidade do ser humano.
Envolve apenas mudanças psicológicas.
se define pela idade.
implica a aproximação do jovem com seus pais.
Explicação:
Trata-se de um fenômeno que se relaciona com mudanças física, psicológica e sociológica.
 
 2a Questão
Das transformações que ocorrem na adolescência, qual delas é mais perigosa para a integridade do jovem quando ele se 
percebe sem expectativas de futuro.
Sentimento de posse do próprio corpo
Pensamento lógico-formal
Desenvolvimento da sexualidade
 Comportamento de risco
Construção das funções executivas
Explicação: O comportamento de risco significa a vivência da impulsividade na relação de falta de auto-cuidado do 
adolescente.
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
Sobre o desenvolvimento sexual do adolescente é correto afirmar, EXCETO:
 A intenção do desenvolvimento da sexualidade nesta fase éa descoberta do próprio corpo.
A atividade sexual dos adolescentes envolve riscos de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis.
A orientação sexual ¿ heterossexual, homossexual ou bissexual parece ser influenciada por uma interação de 
fatores biológicos e ambientais e pode ser, pelo menos em parte genética.
Os adolescentes em maior risco são os que iniciam a atividade sexual cedo, possuem múltiplos parceiros, não se
previnem e são mal-informados sobre sexo.
As atitudes e os comportamentos sexuais são mais liberais do que no passado.
Explicação:
A descoberta do corpo, dos orgãos sexuais, pode se dá na fase fálica, de 3 a 5 anos, pelo menos a percepção de que 
menino e menina são diferentes. É preciso problematizar o que se está compreendendo por descoberta do corpo; pois por 
vezes, há adultos que ainda sequer se descobriram devido a tabu. A intenção então se não é o descobrimento do próprio 
corpo, pode ser a descoberta do corpo do outro ou a própria prática da sexualidade? 
 
 4a Questão
De acordo com Cória-Sabini (2010), na adolescência há uma expansão das tarefas sociais com a inserção do jovem na 
comunidade dos adultos. Assinale a alternativa que expõe essas tarefas.
b) Viajar sozinho e com verba própria
a) Cuidado com tarefas da casa
e) Ir para a escola sem transporte escolar
 c) Independência na tomada de decisões e uso da tecnologia
d) Escolha profissional de acordo com o desejo da família
Explicação:
Necessidade de autonomia
 
 5a Questão
A pessoa que não está satisfeita com sua aparência física, com suas habilidades e realizações sente-se enfraquecida, 
incapaz de lutar pelas coisas que deseja e sente menosprezo por si mesmo. Tende a estar sempre na defensiva. Mostra 
irritabilidade constante, depressão e sentimentos de amargura. Reclama muito da vida e se dedica mais a atividades 
solitárias. Neste caso, a solidão não é uma opção, mas uma espécie de fuga desenvolvida a partir do medo de não ser 
aceito pelos outros. A segurança adquirida nesta etapa é muito importante para a expansão dos objetivos de vida e das 
interações sociais e para a manutenção da autoestima. Essas são características do desenvolvimento emocional:
Adulto
infantil
Maduro
Imaturo
 Adolescente
Explicação:
Fase da adolescência é comum essas características descritas no enunciado.
 
 6a Questão
De acordo com a teoria do desenvolvimento dos Estágios de Jean Piaget, no estágio lógico-formal, os jovens conseguem
desenvolver habilidade cognitivas e relacionais muito sofisticadas que inauguram uma nova relação com a realidade. São
características COGNITIVAS do estágio lógico-formal:
 Capacidade de abstrair e raciocinar sobre temas nunca antes conhecidos
Pensamento opositivo e rebelde nas tomadas de decisões
Descoberta das pulsões sexuais
Egocentrismo cognitivo
Compreensão simbólica dos objetos
Explicação:
O estágio lógico-forma é marcado pelos esquemas cognitivos de abstração.
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
A fase da adolescência é marcada por uma grande transformação tanto nos aspectos biossociais quanto nos cognitivos.
Piaget, em sua pesquisa, categorizou esta fase como estágio lógico-formal devido os esquemas de conhecimento altamente
especializados e abstratos que são apresentados pelos jovens. Qual das características abaixo também faz parte do estágio
lógico-formal?
Egocentrismo
 Apresentação de uma lógica hipotético-dedutiva
Raciocínio operatório-concreto
Funções simbólicas
Conservação do objeto permanente
Explicação:
O adolescente cria hipótese, possíveis soluções para problemas - é o esperado para essa fase, segundo a teoria de Piaget
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
A construção da identidade é um processo psíquico que ocorre ao longo da vida, entretanto, na adolescência, ela passa por
novos desafios. No que se refere à construção da identidade do adolescente, são importantes elementos que precisam ser
reorganizados em sua vida:
Conhecimento sobre artes e outros temas joviais
Os conceitos matemáticos e geométricos
Compreensão simbólica sobre os objetos
Noções de conservação de massa e volume
 Tamanho, forma do corpo e sexualidade
Explicação:
O adolescente entra numa crise de identidade porque precisa reconhecer seus gostos, sua estrutura corporal e seus 
desejos.

Mais conteúdos dessa disciplina