Buscar

AV2 METODOGIA CIENTÍFICA

Prévia do material em texto

1) 
A pesquisa bibliográfica é um tipo necessário de pesquisa para todos os estudos científicos. Portanto, não há como desenvolver uma pesquisa sem buscar fundamentar o estudo a partir das fontes bibliográficas. Sobre a pesquisa bibliográfica, analise as afirmativas a seguir:
I  Todos os estudos requerem a fase bibliográfica, exceto aqueles de caráter empírico que buscam resolver situações muito novas, para as quais ainda não existam fontes suficientes.
II - A pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre determinado assunto, mas propicia o exame do tema sob novo enfoque ou abordagem, o que favorece conclusões inovadoras.
III  São considerados como fontes bibliográficas os documentos oficiais, as legislações e as fontes estatísticas.
IV  A pesquisa bibliográfica trabalha principalmente com fonte primárias, em geral obtidas pelo próprio autor da pesquisa.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
b)
As afirmativas I e III estão corretas.
c)
As afirmativas II e IV estão corretas.
d)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
e)
A afirmativa II está correta.
Alternativa assinalada
2) 
No planejamento da pesquisa, uma das etapas mais importantes se refere à formulação do problema da pesquisa. O problema da pesquisa deve ser compreendido como:
Alternativas:
a)
A resposta provisória que pretende servir de indicador para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados.
b)
A questão orientadora do estudo. O problema é uma indagação, a qual se recomenda que seja elaborada na forma de pergunta, para assim melhor orientar o processo de organização do estudo.
Alternativa assinalada
c)
Os objetivos que se pretende alcançar com o estudo, devendo ser restabelecidos o objetivo geral e os objetivos específicos.
d)
O tipo de pesquisa que será desenvolvido. Recomenda-se optar sempre pelas abordagens que permitam atender às necessidades do estudo.
e)
O momento em que o pesquisador define como irá obter os dados para o estudo, sendo um problema para o pesquisador resolver.
3) 
No âmbito das ciências sociais, três são os paradigmas que se destacam: o Positivismo, o Estruturalismo e o Materialismo Histórico Dialético. Com relação a esses paradigmas, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(    ) Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, sendo que para ele a ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois com isso se teria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio. 
(     )Para o Estruturalismo só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas. 
(     )Para uma análise estruturalista é preciso descrever exaustivamente os fatos observados, além de analisá-los em si mesmos e em relação ao conjunto. 
(     )São dois os princípios fundamentais do materialismo dialético: o princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos e o princípio de movimento permanente e desenvolvimento. 
A correta sequência é:
Alternativas:
a)
V, F, V, V.
Alternativa assinalada
b)
F, V, F, V.
c)
V, V, V, F.
d)
V, F, F, F.
e)
F, V, V, F.
4) 
Para a elaboração de um texto científico, alguns cuidados devem ser tomados não apenas com relação ao conteúdo, mas também com relação à forma. Para padronizar e facilitar a elaboração desses documentos, deve-se recorrer à normalização específica. As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT oferecem uma forma de padronização e são, atualmente, as mais adotadas especialmente nas produções nacionais.
Analise a seguinte citação: 
O resumo indicativo "tem uma natureza essencialmente descritiva sobre o que foi realizado, contendo informações gerais sobre os assuntos constantes do trabalho". (FERREIRA, 2011, p.49). 
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, 2011.
Assinale o tipo de citação:
Alternativas:
a)
Citação direta curta.
Alternativa assinalada
b)
Citação direta
c)
Citação indireta.
d)
Citação de citação.
e)
Citação direta longa.
5) 
Os pesquisadores precisam escrever para transmitir o resultado de seus estudos – investigações, de seus conhecimentos. São consideradas publicações científicas: artigo científico, comunicação científica, ensaio, informe científico, paper, resenha crítica, trabalho de conclusão de curso, monografia, dissertação e tese. Complete a lacuna. De acordo com Medeiros (2009, p.213) "Entende-se por________uma síntese de pensamentos aplicados a um tema específico. Esta síntese deverá ser original e reconhecer a fonte do material utilizado". Essa definição corresponde a qual tipo de publicação científica.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Paper.
Alternativa assinalada
b)
Resumo.
c)
Resenha.
d)
Comunicação científica.
e)
Artigo científico.

Continue navegando