Buscar

POLÍTICA PARTIDÁRIA

Prévia do material em texto

POLÍTICA PARTIDÁRIA
A política é uma referência permanente em todas as dimensões do nosso cotidiano, na medida que este se desenvolve como vida em sociedade. Embora o termo "política" seja muitas vezes utilizado de um modo vago, é possível precisar seu significado a partir dos movimentos que visam interferir na realidade social a partir da existência de conflitos que não podem ser resolvidos de outra forma.
Desta maneira, a política surge junto com a própria história, com o dinamismo de uma realidade em constante transformação que continuadamente se revela insuficiente e insatisfatória e que não é fruto do acaso, mas resulta da atividade dos próprios homens vivendo em sociedade.
A Política e as Políticas
Apesar do grande número de aspectos particulares aplicados a palavra "política", uma delas goza de indiscutível unanimidade: a referência ao poder político, à esfera da política institucional. Portanto, todas as atividades ligadas de algum modo a essa esfera, e o espaço onde se realizam, também são políticas.
As pessoas, no seu relacionamento cotidiano, desenvolvem políticas para alcançar seus objetivos nas relações de trabalho, de amor ou de lazer; portanto, dizer "Você precisa se politizar mais" é completamente diferente de dizer "Você precisa ser mais político". Pois, dessa forma, estará se fazendo uma distinção entre valor político, que pretende interferir na estrutura do Poder Institucional, e o valor político não institucional, ligado a qualquer outro movimento fora da esfera da política institucional.
Deste modo, interessa perceber que, na verdade o que existe na sociedade são políticas, ou melhor, propostas políticas – seja elas por anseios e interesses sociais ou pela busca do poder institucional – e que estas se relacionam dinamicamente entre si e com a trama social, a que procuram conferir uma expressão política.
A freqüente sensação de camisa-de-força com que a política é encarada pelas pessoas em suas atividades individuais é o que acaba tornando a política uma espécie de mal necessário, uma atividade social transformadora pela qual se visa realizar certos fins utilizando-se de determinados meios. Enfim, um instrumente de que há precisão na vida em sociedade.
Portanto, a pessoa alienada oculta-se ao papel de elemento dinâmico principal, de produtor da historia. Portanto, embora o sujeito da política seja o homem, a política é a política da luta de classes.
Assim, Gramsci interroga no homem, a um só tempo libertador e poeta, a ambigüidade profunda com que se defronta em seu cotidiano.
 Uma Visão Histórica
A política na atualidade já não significa limitar-se ao estudo do Estado ou dos partidos, mas repensar as necessidades do passado que levaram a constituir estas instituições.
Portanto, hoje o que a política significa é resultado de um longo processo histórico durante o qual ela se firmou como atividade na vida social dos homens, e que continua em movimento, aberta a novas transformações.
Atividades Políticas de Gregos e Romanos
O termo "política" foi cunhado a partir da atividade social desenvolvida pelos homens da polis, a "cidade-estado" grega. Em outros locais, como na Pérsia e no Egito, a atividade política seria a do governante, que comandava autocraticamente o coletivo em direção a certos objetivos: as guerras, as edificações públicas. Na Grécia a atividade política desenvolver-se ia como cimento da própria vida social. Acrescentando aos outros estados a referencia à cidade, ao coletivo da polis, ao discurso, à cidadania, à soberania, à lei.
Portanto, a política grega é entendida como uma experiência que se reflete na vida pessoal, harmonizando-a com o coletivo, com o coletivo, assim, tornando-a um referencial para o comportamento individual em face do coletivo social, da multiplicidade da polis.
Logo, contrariamente aos gregos, os romanos seriam voltados a objetivos de manifestações particulares, sendo assim, administradores que protegem interesses dos nobres, dos familiares e dos proprietários de terras, impondo os objetivos destes aos demais. Desta maneira, em Roma a atividade política concentrava-se na disputa pelo poder de tutela do Estado, como instituição a serviços de interesses privados.
Dessa forma durante a Idade Média a política apresentou-se em duplicidade: a de "poder político", que era exercida pela nobreza e a de "poder civil", representada pela "Igreja". Como estas tinham o poder de direção pela forca e pelo convencimento, exigiu-se uma nova concepção de Estado e um tempo dominador e dirigente, que Maquiavel denominaria de príncipe, o governo do estado.
Maquiavel e o Estado
A política adquire maioridade quando se passa a distinguir Estado de governo. Esta seria a lição do florentino Nicolau Bernardo Maquiavel (1469-1527). Com razão o maquiavelismo sempre é lembrado quanto se tornam claras as astúcias realizadas por um governo que quer se manter a todo custo com o controle do Estado.
Em Maquiavel a questão do governo é deslocada para o estado e é a condição de ser governo, o que levaria a estudar o Estado. Pois na sua visão, a política é algo acessível a todos, no entanto o acesso a essa atividade depende da capacidade de se tornar agente, que é uma virtude que pode ser adquirida.
Deste modo, qual seria a base que poderia avaliar essa "virtude" necessária para se tornar um "príncipe"?
Seriam as classes sociais, segundo o filósofo alemão Karl Marx.
Marx e as Classes
Marx (1818-1883) foi o primeiro a estudar as relações entre política e classes; para ele a questão do Estado seria transferida para as classes.
O Estado tem um governo, portanto este governo é sujeito aos moldes do Estado que por sua vez representa uma classe, e precisa submeter-se ao comportamento e aos interesses desta. Dessa forma, o espaço onde é realizada a atividade política deixa de ser relativo ao Estado, passando a ser também praticada no plano das classes, pois para ele a "política" é a atividade que resulta da luta entre classes "sociais".
Em Marx essa opção de classe é autônoma, independente da vontade.
 Atividade Política, Estado e Cotidiano
O governo, a presença do Estado, as eleições, os partidos estão aí, exigindo um mínimo de posicionamento de…

Continue navegando