Buscar

av saude da criança.docx

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602987755)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale abaixo a resposta esperada quando é dado um estímulo com o objetivo de testar a Reação Cervical de Retificação, em um bebê saudável com 20 dias de nascido.
		
	
	Extensão do cotovelo do lado para onde a face foi virada e flexão do cotovelo do lado oposto.
	
	Extensão dos braços e das mãos em direção ao solo.
	
	Extensão da cabeça com extensão de tronco e membros.
	
	Flexão com abdução dos braços, seguida de retorno a postura de repouso.
	 
	Rotação em bloco do tronco para onde a face foi virada.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603089732)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com idade corrigida de 3 meses
		
	 
	Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	Quando em decúbito lateral não possui a capacidade de tocar uma mão na outra
	
	O RTCA já desapareceu completamente, não se apresenta de nenhuma forma, nem incompleto.
	
	Quando puxado para sentar, a cabeça não acompanha o tronco, ficando em hiperextensão.
	
	Quando em prono a descarga de peso é feita somente na cabeça, sem a participação da cintura escapular.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602556253)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise a seguinte afirmativa: "poderíamos caminhar com diversos tipos de velocidade de macha, mas normalmente caminhamos em um ritmo preferido que é individual e pode variar segundo exigências ambientais." Esta manutenção do ritmo da marcha diz respeito a qual das teorias do controle motor?
		
	
	Teoria dos Sistemas
	 
	Teoria da Ação Dinâmica
	
	Teoria Ecológica
	
	Teoria Reflexa
	
	Teoria Hierárquica
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603172929)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1. Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com desenvolvimento motor normal
		
	
	d. Apresenta maior movimentação dos membros superiores em relação aos inferiores quando em prono.
	 
	e. Reflexo de sucção presente, para que seja possível a realização da mamada
	
	c. Os quadris permanecem fletidos, levemente abduzidos e rodados internamente.
	
	a. Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	b. Quando em prono a descarga de peso é feita primariamente na extremidade superior.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602556254)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A teoria que expandiu conhecimento sobre o Sistema Nervoso Central e que deixou de considerá-lo um sistema sensório-motor que reage aos estímulos do ambiente e o enxergou como um sistema de percepção/ação capaz de explorar ativamente o meio, a fim de satisfazer seus próprios objetivos é:
		
	
	Teoria da Ação Dinâmica
	 
	Teoria Ecológica
	
	Teoria dos Sistemas
	
	Teoria Hierárquica
	 
	Teoria da Programação Motora
 
	1a Questão (Ref.:201602517105)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da Avaliação Fisioterápica nas crianças portadoras de ECI recomenda-se :
		
	
	Avaliação inicial para indicação do meio aquático como facilitador da estimulação das etapas motoras e sensitivas
	
	Utilizar preferentemente o Método Bobath, que se baseia na utilização de estímulos proprioceptivos facilitadores das respostas motoras partindo de respostas reflexas e chegando à motricidade voluntária.
	 
	Avaliação funcional pela oferta de brinquedos e sugestão de atividades para diagnosticar o estágio motor que a criança se encontra e orientar o profissional em seu planejamento
	
	Avaliação neurológica dos reflexos primitivos e considerar o Índice de Apgar, no direcionamento do tratamento fisioterápico
	
	Utilizar o Método Kabat,que se baseia na inibição dos reflexos primitivos e dos padrões patológicos de movimento levando o paciente ao controle voluntário dos movimentos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602518054)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A família de Ana Clara , 6 meses, comemora o desenvolvimento da pequena : ela já está sentando sozinha e brinca com os brinquedos que lhe são oferecidos sem cair. Estando sentada passa para o chão e se arrasta, na direção da mãe , sorrindo. Refletindo sobre as etapas motoras do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida ,assinale V ,para as corretas e F para as não-corretas:
		
	 
	O bebê deve permanecer no carrinho, deitado, até o pediatra liberá-lo para o transporte ao colo.
	 
	O bebê senta independente antes de adquirir o controle de cabeça.Controlar a cabeça significa vencer a gravidade.
	 
	O bebê inicia os primeiros passos porque as reações de equilíbrio estão se instalando. A maturidade cerebral já permite a locomoção de pé.
	 
	O bebê anda sozinho, independente, sem necessidade de primeiro colocar-se de pé e andar de lado ;
	 
	O desenvolvimento do bebê depende do processo maturacional e da estimulação do ambiente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602547094)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança de 11 meses foi internada para investigação diagnóstica com um quadro de febre e dificuldades respiratórias. Durante o período internado o pediatra responsável detectou outras alterações no desenvolvimento motor. Solicitou avaliação fisioterapêutica onde foram observados os seguintes sintomas: controle de cabeça ainda insuficiente em DV; permanece na postura de ¿Puppy¿ sem auxílio; só se mantém sentado com apoio; explora o meio com o olhar e leva as mãos a linha média. Com estes dados conclui-se que: (concurso público)
		
	 
	sua idade motora é incompatível com sua idade cronológica;
	
	sua idade motora está em torno de 6 meses;
	
	sua idade motora é compatível com sua idade cronológica;
	
	sua idade motora é compatível com a idade cronológica de 1 mês;
	
	sua idade motora é de 9 meses.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602514411)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação fisioterapêutica é um dos momentos mais importantes para o Fisioterapeuta traçar um perfil do desenvolvimento da criança e prescrever uma conduta que venha o máximo possível ao encontro das necessidades do paciente. Para isso, o Fisioterapeuta possui vários recursos avaliativos além de uma anamnese diferenciada. Sendo assim, marque a alternativa correta quanto ao que deve ser considerado em uma avaliação pediátrica: I-A história gestacional e saúde materna mesmo após o parto II-A história do parto e o índice de Apgar III-Se os reflexos e as reações correspondem a idade da criança IV-Se o pré natal foi adequadamente realizado
		
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	 
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603172051)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A idade corrigida, também designada idade pós-concepção, traduz o ajuste da idade cronológica em função do grau de prematuridade. Embora não esteja totalmente esclarecido até quando devemos corrigir a idade do prematuro, a maioria dos autores recomenda utilizar a idade corrigida na avaliação do crescimento e do desenvolvimento até os 2 anos de idade, a fim de obter a expectativa real para cada criança, sem subestimar o prematuro ao confrontá-lo com os padrões de referência. Um bebê, atualmente com 6 meses de idade cronológica, nasceu com 30 semanas de idade gestacional. Assinale abaixo a idade corrigida para está criança aos 6 meses.
		
	
	5 meses
	
	5 meses e 10 dias
	 
	3 meses e 20 dias
	
	2 meses e 10 dias
	
	4 meses e 20 dias
 
	1a Questão (Ref.:201602984892)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Controle motor é definido como a habilidade de regularou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Há diferentes teorias sobre este tema. Considerando as diferentes Teorias de Controle Motor existentes, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A Teoria Ecológica apresenta a relação do movimento com o meio externo, conferindo importância à utilização das percepções para orientar as ações. Esta Teoria ampliou a concepção de função do sistema nervoso, que passou de sensório-motor, simplesmente reagindo às variáveis do ambiente, a um sistema de percepção e ação que explora ativamente o ambiente para alcançar seus objetivos.
	
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	
	Para Sherrington, o movimento é gerado num circuito que envolve um órgão receptor, um condutor e um efetor, gerando respostas automáticas com padrões de movimento definidos, o que corresponde a Teoria do Reflexo.
	
	As Teorias do Controle Motor descrevem pontos de vista relacionados ao modo como o movimento é controlado e enfatizam diferentes aspectos que fundamentam a neurofisiologia e a neuroanatomia relacionadas ao controle do movimento.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602556253)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Analise a seguinte afirmativa: "poderíamos caminhar com diversos tipos de velocidade de macha, mas normalmente caminhamos em um ritmo preferido que é individual e pode variar segundo exigências ambientais." Esta manutenção do ritmo da marcha diz respeito a qual das teorias do controle motor?
		
	
	Teoria dos Sistemas
	 
	Teoria da Ação Dinâmica
	 
	Teoria Ecológica
	
	Teoria Reflexa
	
	Teoria Hierárquica
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602556256)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alguns autores sugeriam que o controle motor ocorre devido a reflexos organizados hierarquicamente no sistema nervoso, mas não esclarece a dominância do comportamento reflexo que acontece em algumas situações como no exemplo da pisada em um prego que leva a uma resposta reflexa estereotipada de retirada imediata da perna. Este enfoque foi desenvolvido com base na união de duas teorias. São elas:
		
	
	Teoria dos Sistemas e Reflexa
	
	Teoria Reflexa e Sistemas
	
	Teoria da Ação Dinâmica e Ecológica
	 
	Teoria Hierárquica e Reflexa
	
	Teoria Ecológica e Hierárquica
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603015369)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança acompanhada pelo programa de saúde da família de uma cidade do interior, evidenciava lentidão no desenvolvimento da fala e independência motora, mas o menor alcançou a marcha antes de 18 meses. No exame de rotina, aos quatro anos, o agente de saúde observou que o menino demonstrava dificuldades para correr e levantar-se do chão. Em um exame mais minucioso, observou-se discreta queda plantar e hipertrofia de panturrilhas. Que patologia e compatível com a presença desse histórico de sintomas?
		
	 
	Distrofia Muscular de Duchenne.
	
	Paralisia Cerebral do tipo Diplégica.
	
	Distrofia Muscular de Becker.
	
	Espinha Bífida Oculta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603168177)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente gênero masculino, 5 meses de idade, foi encaminhado ao setor de Fisioterapia devido a um atraso no desenvolvimento motor. Este atraso pode ser caracterizado pela ausência da seguinte atividade:
		
	
	Manutenção da postura ortostática
	 
	Controlar a cabeça em prono
	
	Engatinhar
	
	Sentar sem apoio
	
	Arrastar
 
	1a Questão (Ref.:201603173585)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança acompanhada pelo programa de saúde da família de uma cidade do interior, evidenciava lentidão no desenvolvimento da fala e independência motora, mas o menor alcançou a marcha antes de 18 meses. No exame de rotina, aos quatro anos, o agente de saúde observou que o menino demonstrava dificuldades para correr e levantar-se do chão. Em um exame mais minucioso, observou-se discreta queda plantar e hipertrofia de panturrilhas. Que patologia e compatível com a presença desse histórico de sintomas?
		
	
	Paralisia Cerebral do tipo Diplégica.
	
	Espinha Bífida Oculta.
	
	Distrofia de cinturas.
	 
	Distrofia Muscular de Duchenne.
	
	Distrofia Muscular de Becker.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602518317)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente A.F.S., 3 anos. Chegou em seu consultório de fisioterapia acompanhado pela mãe, que relata ter esquecido o encaminhamento médico em sua casa e não sabe dizer o nome da doença de seu filho. Em sua avaliação, você percebe que o paciente apresenta paralisia de membros inferiores com perda da sensibilidade cutânea, ausência de controle urinário e fecal, deformidades músculo-esqueléticas e cicatriz extensa em região de coluna lombar alta. Ao questionar a mãe sobre a cicatriz, ela afirma que a criança necessitou de cirurgia devido à lesão com exposição de tecido nervoso não recoberto por pele que a criança apresentava desde o nascimento. O provável diagnóstico desde paciente é:
		
	
	Paralisia braquial obstétrica
	
	Medula presa
	
	Síndrome de West
	 
	Mielomeningocele
	
	Lipomielomeningocele
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602556264)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	São considerados Fatores de Risco Estabelecido para o bebê:
		
	 
	Peso inferior a 1500g
	
	Convulsões neonatais
	
	Má ligação entre os pais e o bebê
	
	Alterações cromossômicas
	 
	Lesão do plexo braquial
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602518394)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente E.R.O., 3 anos de idade, sexo masculino, No primeiro mês de vida começou a apresentar espasmos em flexão dos membros superiores e musculatura cervical, com freqüência de 3 a 5 vezes por dia. Ao exame neurológico, hipotonia dos membros superiores e inferiores. O EEG mostrou padrão de hipsarritmia. O provável diagnóstico deste paciente é:
		
	
	Síndrome alcoólica fetal
	 
	Síndrome de West
	
	Cardiopatia congênita
	
	Paralisia cerebral
	
	Retinopatia da infância
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603058151)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à Luxação Congênita de Quadril é correto afirmar:
		
	
	Não é realizado o tratamento de fisioterapia durante a utilização do aparelho de fixação (gesso);
	
	A hidroterapia é contra indicada
	 
	O objetivo do tratamento visa repor a luxação e manter esta reposição, causando o menor traumatismo possível a cabeça do fêmur e aos tecidos moles adjacentes à articulação coxofemoral;
	
	O treinamento da marcha deve ser iniciado precocemente, mesmo se os membros inferiores não estiverem em alinhamento normal;
	
	Sempre será necessário o uso de órtese;

Continue navegando