petição 1
3 pág.

petição 1


Disciplina(prática Civil I)9 materiais25 seguidores
Pré-visualização1 página
EXELENTÌSSIMO SENHOR Dr. JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA CÍVEL DA COMARCADE TERESINA \u2013 PIAUÍ
ANTÔNIO DA SILVA, menor em impúbere, neste ato representado por sua mãe, MARIA DE SILVA , viúva, professora, CPF, DOMICÍLIADA NA RUA. ,Nº. ,RG. ,e por seu advogada representada que subscreve, vem respeitosamente a Vossa Excelência com fulcro no artigo 1º, III da Constituição Federal e artigo 109º da Lei 6.015 de 1973 ,propor a presente:
AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL
DOS FATOS 
O menor impúbere nasceu 04/08/2004 nesta mesma comarca, sendo registrado como ANTONIO DA SIVA, conforme certidão de nascimento em anexo.
Ocorre que o referido cartório equivocou-se na realização de seu registro, tendo sedo suprimido do requerente o prenome SOUSA, pertencente a seu pai recusando-se a retificar o registro de inclusão do sobrenome paterno.
É importante consignar que a falta do sobrenome SOUSA ao nome do autor tem sido causa de grande tristeza e questionamentos por parte da família.
É importante ressaltar que com a admissibilidade da inclusão do sobrenome permitirá perpetuar e homenagear a família pela o qual ele é conhecido.
Em síntese do fatos 
DO DIREITO
Consoante no artigo 16º do CC;
\u201cArt. 16. Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome.\u201d
 
 E do artigo 109 da lei 6.015/73;
 \u201cArt. 109. Quem pretender que se restaure, supra ou retifique assentamento no Registro Civil, requererá, em petição fundamentada e instruída com documentos ou com indicação de testemunhas, que o Juiz o ordene, ouvido o órgão do Ministério Público e os interessados, no prazo de cinco dias, que correrá em cartório.\u201d
Em consonância com o caso apresentado ,os artigos acima citados colaboram para que o pedido do requerente seja aceito como procedente e deferido .
Entendimento jurisprudencial reafirma o que já foi exposto;
Processo 0805595-07.2018.8.12.0001 - Retificação ou Suprimento ou Restauração de Registro Civil - Retificação de Nome
Reqte: Elke Andrade Lage - Eduardo Felipe de Melo Filho
ADV: KIMBERLY CASSIA DE SOUSA CORREA (OAB 20036/MS)
\u2018\u2019...ISTO POSTO, e pelo mais que dos autos consta, com fundamento no art. 487, I, do Código de Processo Civil, hei por bem julgar procedente o pedido de retificação de registro civil, para alterar o assento de casamento dos REQUERENTES, registrado no 1º Ofício de Registro Civil de Governador Valadares- MG, sob o n. 6170, livro B Auxiliar - 11, folhas 163, para que o nome da nubente passe a constar Elke Andrade Lage de Melo. Custas e despesas processuais pela parte autora. Sem honorários advocatícios. Certificado o trânsito em julgado, expeça-se o respectivo mandado de averbação, com observância do art. 109, § 5º, da Lei n. 6.015/73.\u2019\u2019
DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer que a presente seja julgada totalmente procedente, nos seguintes termos:
Requer a concessão da gratuidade da justiça nos termos do artigo 5º , LXXIV da Constituição Federal
Oitiva do Ministério Publico que seja julgado procedente o pedido, expedindo-se o competente mandado, determinando-se ao Oficial de Registro Cível competente que retifique o que foi apontado
Que seja aceito a produção de todas em direito admitidas
Dar-se o valor da causa _____
Nestes termos, pede deferimento
Teresina, __/____ de 2018
_____________________________________________________
OAB-PI nº