Buscar

Atividade de Ética e diversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno (a): Ivan Moleta 
	
	Professor (a): 
	
	Disciplina: Ética e Diversidade Cultural 
	
	Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
	Unidade: 
	
	Turma/UTA: Banco de Dados 
	Turno: Manhã 
	
	Data: 
	Valor da atividade: 35
	
	
	Nota:
ATIVIDADE BIMESTRAL
 
Explique o processo de humanização do homem e a incompletude deste.
O ser humano é essencialmente incompleto. É um projeto, cuja existência é um permanente processo de complementação. O humano no homem não é um dado biológico fixo, mas um patamar de existência a ser conquistado.
A incompletude humana pode ser facilmente sentida. Não se encontram pessoas completamente satisfeitas com seu estado atual ou situação de vida. A satisfação de uma aspiração é o trampolim para o desejo de uma nova situação. É as​sim com o salário que se recebe, com o circulo de relações que se cultiva, com a casa em que se vive, com os conhecimentos que se têm. Até mesmo a extensão da vida humana biológica é insatisfatória: aspira-se à eternidade...
Explique: ética, moral e lei.
 
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
Leis são acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justi​ça mínima, ou direitos mínimos de ser. Importante ressaltar que a lei não é a justiça, ou seja, o cumprimento da lei não é o máximo que os indivíduos conse​guem desenvolver em prol da própria realização. É apenas um instrumento para fazer justiça, enquanto encarregada de ga​rantir justiça mínima.
Caracterize a ética de acordo com Platão e Aristóteles.
Platão propõe uma ética transcendente, dado que o fundamento de sua proposta ética não é a realidade empírica do mundo, nem mesmo as condutas humanas ou as relações humanas, mas sim o mundo inteligível. O filósofo centra suas indagações na Ideia perfeita, boa e justa que organiza a sociedade e dirige a conduta humana. As Ideias formam a realidade platônica e são os modelos segundo os quais os homens tem seus valores, leis, moral.
A ética aristotélica inicia-se com o estabelecimento da noção de felicidade. Neste sentido, pode ser considerada eudemonista por buscar o que é o bem agir em escala humana, o agir segundo a virtude – diferentemente de Platão, que buscava a essência das ideias de felicidade e da ideia do Bem sem relacioná-las diretamente à prática. A felicidade é definida como uma certa atividade da alma que vai de acordo com uma perfeita virtude. 
Por que pode-se afirmar que a felicidade é uma atividade em conformidade com a virtude?
Não basta que um homem seja educado e tenha virtudes as quais não pratique. O homem verdadeiramente virtuoso é aquele que sempre pratica suas virtudes, e quanto maior for o número de virtudes que o homem pratica, mais virtuoso ele será, e a virtude está diretamente ligada com a felicidade, pois aquele que pratica muitas virtudes tanto mais feliz será.
Explique a ética do dever de acordo com Kant.
A ética do dever, iniciada por Kant, pretende discriminar as regras do que é certo ou errado moralmente utilizando uma noção chamada imperativo categórico, segundo o qual a ação é moral se a regra da ação puder ser tomada como regra universal, ou seja, se puder ser observada e seguida por todos os seres humanos, sem contradição.
Explique a ética do psicologismo.
O psicologismo pode ser apreendido como uma prática de elaboração de si. 
Um reducionismo na medida em que busca explicar todos os elementos da experiência humana a partir da dimensão psicológica dessa experiência. Assim, a própria lógica, ou a metafísica ou a experiência estética, poderiam ser reduzidas a formas do pensamento humano, a modos de operar da mente.
Relacione a ética do utilitarismo com a ética na sociedade atual.
O utilitarismo é uma doutrina ética defendida principalmente por Jeremy Beantha, e Jhon Stuart Mil que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade. Trata-se então de uma moral eudomonista, mas que, ao contrário do egoísmo
A Ética na sociedade atual é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral. Ela é diferente da Moral, pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética
Como você percebe a ética na sociedade brasileira na atualidade?
A ética é a ciência que estuda o comportamento humano com ênfase tanto nos valores individuais como nos valores do indivíduo perante o grupo de convívio. Cada vez mais a sociedade está exigindo do indivíduo e das organizações seriedade e dignidade nos seus atos sejam eles políticos, sociais, culturais ou religiosos.

Outros materiais