Buscar

exercício comunicação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O discurso é uma comunicação comum em todas as sociedades. O discurso pode acontecer em situações relacionadas ao ambiente acadêmico, profissional, político, além de outras situações de convívio social. Gêneros como resenha são típicos do universo do texto escrito, do outro lado, um debate na televisão é um exemplo de gênero oral. Porém, há gêneros que irão conviver com uma mistura de oralidade e escrita. Sua produção poderá ser escrita, mas seu objetivo é uma apresentação verbal. O discurso é um exemplo disso.Abaixo temos um trecho de um discurso realizado pelo Presidente Getúlio Vargas (1882-1954) e dirigido ao povo brasileiro. Vamos ler um trecho: 
Trabalhadores do Brasil
Depois de quase 6 anos de afastamento, durante os quais nunca me saíram do pensamento a imagem e a lembrança do grato e longo convívio que mantive convosco, eis-me outra vez aqui ao vosso lado, para falar com a familiaridade amiga de outros tempos, e para dizer que voltei a fim de defender os interesses mais legítimos do povo, e promover as medidas indispensáveis ao bem estar dos trabalhadores. 
Esta festa de 1º de maio tem para mim e para vós, uma expressão simbólica: é o primeiro dia de encontro entre os trabalhadores e o novo governo. E é com profunda emoção que retorno ao vosso convívio nesse ambiente de regojizo e festa nacional. Em que nos revemos uns aos outros a céu aberto e em que o governo fala ao povo de amigo para amigo na linguagem simples, leal e fraca que sempre lhes falei. 
Nas horas de glória e de triunfo, assim como nas de sofrimento e de perseguições, os trabalhadores foram sempre fiéis, desinteressados e valorosos. E posso repetir hoje, de coração, o que mais de uma vez proclamei: os trabalhadores nunca me decepcionaram. Nunca se aproximaram de mim para pleitear interesses particulares ou favores pessoais. Pleitearam sempre para a coletividade a que pertencem, pelo reconhecimento dos seus direitos, pela melhoria das suas condições de vida, pelas reivindicações da classe e pelo bem-estar dos seus semelhantes.
Fonte: http://discursostranscritos.blogspot.com.br/2015/03/discurso-getulio-vargas-dia-trabalho.html
O vocabulário e a variante linguística são típicos do período histórico. O texto é de difícil compreensão, considerando a diversidade cultural e social dos ouvintes. Possivelmente, grande parte da população brasileira não compreendeu a fala do dirigente da nação. Diante do trecho apresentado e da relação entre texto oral e escrito, desenvolva um texto dissertativo que aborde a importância de saber transitar do uso de uma linguagem escrita para a linguagem oral e vice-versa. 
Seu texto será avaliado a partir dos seguintes critérios:
• Sua questão deverá conter no mínimo 5 linhas e no máximo 10 linhas.
 • Análise leva em conta, de forma correta, os conceitos teóricos expostos no conteúdo referencial;
• Análise explora os conceitos teóricos a partir da situação apresentada para estudo;
• A resposta está redigida de forma coesa e coerente, com boa organização de parágrafo;
• A resposta está escrita na norma padrão da língua portuguesa.
AVISO IMPORTANTE: “É importante que saiba: sua resposta deve ser original, elaborada a partir de suas reflexões e leituras. As respostas que contiverem textos copiados de outras fontes sem os devidos créditos não serão aceitas. Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os créditos do autor da produção original seguindo as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Lembre-se de que a citação pode complementar sua resposta, mas sua atividade será avaliada com base na sua reflexão e adequação em relação ao enunciado da questão”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando