Buscar

ativ 35055 primeira pronta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SHAPE \* MERGEFORMAT ���
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
	
	
	
ATIVIDADE 01
01. Conceitue Administração de Recursos Humanos. Liste as políticas tradicionais de RH.
R: RH é a area da administração que cuida do suprimento , da manutenção e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa. Ela envolve atividades de atrair, manter e desenvolver pessoas nas empresas. A ,A D M requer, necessariamente, a conjunção de duas realidades, empresa pessoas , sem empresas não haveria a ARH, a ARH esta preocupada em fazer com o relacionamento entre empresas pessoas sejaexelente.
Suprimento, aplicação , manutenção , desenvolvimento, controle, 
Politica de desenvolvimento de carrera , politica de captação de talento , politica de qualidade de vida. 
02. Dentre os diversos objetivos da ARH nas organizações, caracterize pelo menos 03 dos apresentados na aula. Argumente sua visão sobre eles; 
R: Administração de Recursos humanos trabalha como um elo que dar suporte para que as outras áreas entendam e possam cumprir toda as políticas de recursos humanos desenvolvida pelo administrador de RH e aprovada e implantada pela direção da empresa
Facilitar a implantação de mudanças: Implantar mudanças dentro de uma organização não é e nunca será fácil, pois mudanças envolve pessoas e muitas vezes funcionários que já estão acostumado com a rotina diária dentro da empresa, e para cumprir esse objetivo a administração de recursos humanos tem um papel de suma importância pois através de seu pessoal capacitado em lidar com colaboradores faz com que as mudanças sejam entendidas e aceitadas pela grande maioria.
Desenvolver planejamento de carreira: Dentro de uma organização existe uma gama de colaboradores preparados ou que estão se preparando para assumir cargos de direção, desta forma a administração de recursos humanos tem como objetivo incentivar esses colaboradores desenvolvendo um planejamento de carreira em que esses colaboradores não precisem trocar de empresa para conseguir alavancar sua carreira profissional.
 
03. Quais as observações em relação ao perfil, atuação, responsabilidade do ADMINISTRADOR DE RECURSOS HUMANOS? Argumente sua resposta; 
R: O administrador precisar analisar que as pessoas precisam das empresas e as empresas necessitam das pessoas e se as empresas necessitam das pessoas para a sua sobrevivência. Devem estar atento as novidades e tendências do mercado, buscar o conhecimento de forma incessante, ser um profundo conhecedor e cuidar das políticas de RH, conciliar os objetivos organizacionais e individuais, proporcionar a organização pessoas bem treinadas e motivadas, desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar a mudança e dar ênfase as pessoas. O administrador de recurso humanos deve preocupar-se com as relações humana no ambiente organizacional, procurando criar situações que estimulem as pessoas a comprometer-se com os objetivos organizacionais.
04. A Administração de Recursos Humanos na perspectiva contemporânea:
A - cuida da parte referente ao desenvolvimento das pessoas que pertencem à organização.X ( correta )
B - encarrega-se das rotinas trabalhistas, tendo sob sua responsabilidade a administração dos eventos burocráticos decorrentes do contrato de trabalho.
C - encarrega-se da definição de metas e objetivos estratégicos a partir dos quais se define o recrutamento e a seleção de recursos humanos.
D - cuida das relações trabalhistas externas da empresa com os sindicatos, com o Governo e com outros órgãos públicos.
E - responsabiliza-se pela operacionalização das estratégias de desenvolvimento organizacional das empresas.
05. Desenvolver papéis de recursos humanos e criar um RH estratégico e eficiente na organização reúne um conjunto de desafios ao administrador. Leva-se tempo para ser capaz de entender a complexidade do ambiente e também a conhecer todas as necessidades da empresa. As práticas de Gestão de Pessoas 
A - devem criar aptidões organizacionais que aumentem o nível de competitividade das empresas.
B - não precisam estar alinhadas ao que o mercado exige, pois o RH e a própria gestão de pessoas está vinculada ao ambiente interno.
C - são eficazes quando a empresa que as adota tem bastante dinheiro para realizá-las. Normalmente empresas de médio e grande porte tem RH bem desenvolvido. 
D - têm influência apenas em aspectos internos das empresas.
E - NDA ( correta )
ATIVIDADE 02
01. O que é uma Organizacional Empresarial? Conceitue e Exemplifique; 
R: Organização Empresarial é uma ou mais pessoas jurídicas, legalmente constituída, que trabalha de forma coordenada e controlada, com tarefas e atribuições de responsabilidades bem definidas, visando alcançar objetivos. As organizações Empresarial podem ser de finalidade econômica, com ou sem fins lucrativos, desempenhar funções culturais, políticas educacionais e de serviços, ter uma estrutura formal ou informal, e ter abrangências no pais ou fora dele.
Para explicar melhor podemos pegar como exemplo uma cooperativa, aonde produtores de um determinado produto se reúnem criam uma empresa a legalizam e juntos comercializam seus produtos buscando sempre uma melhor rentabilidade.
02. Quais os desafios da Administração de Recursos Humanos, frente à diversidade de ambientes organizacionais? Justifique sua resposta
R: Os desafios são, Saber lidar com pessoas de diferentes lugares, pois com a globalização as empresas estão cada vez mais contratando mão de obra estrangeira, fazer com que as atividades sejam eficaz, que contribua pra a realização dos resultados previsto pela direção, ser um agente transformador, promover uma cultura forte de RH que facilite o processo de mudanças quando necessário for, e trabalhar sempre para que a empresa tenha um retorno lucrativo, respeitando todas as legislações imposta no local aonde a empresa está inserida
Como citei no início com a globalização o Ambiente dentro das organizações tende a mudar constantemente, as empresas estão cada vez mais recrutando mão de obra especializada de vários lugares do mundo, e esses profissionais trazem com ele além de sus conhecimentos técnicos, trazem também suas crenças, culturas, credo, religião, sexo e capacidade física, cabe administração de Recursos humanos fazer com que haja uma harmonia entre estes trabalhadores vindo de fora os que residem no local aonde a empresa está inserida.
03. Como se dá ou se caracteriza um Ambiente Organizacional? A gestão de Pessoas varia de ambiente para ambiente?  JUSTIFIQUE
R: Se caracteriza em Ambiente interno e externo, interno são os colaboradores, administração, cultura organizacionais, tecnologia, estrutura e instalações físicas, enquanto a externa é constituída pelos elementos que se encontra fora da organização mais está ligado a ela, como os fornecedores, clientes concorrência.
A gestão de pessoas varia de ambiente para ambiente pois mesmo estando ligado a organização o modo de lidar com cada um é diferente, suas necessidades são diferentes, cabe ao gestor conhecer estas necessidades para poder dar e receber o melhor de cada ambiente.
04 - Para atuar de forma estratégica, o RH de uma organização deve desempenhar quatro papéis: de agente de mudanças, de parceiro estratégico, de especialista em administração e de defensor dos funcionários. Qual das seguintes ações favorece a atuação de RH como parceiro estratégico?
A - Obter o ajuste entre os planos de recursos humanos e os planos empresariais e focalizar os resultados e não meramente as atividades operacionais da área. ( correta )
B - Oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional aos funcionários e suprir os funcionários com os recursos necessários para atingir as metas definidas.
C - Garantir que os funcionários estejam totalmente comprometidos com a empresa e orientar os gerentes para que eles compreendam a importância de ter funcionários motivados.
D - Identificar e otimizar os processosda área que contribuirão para aumentar a credibilidade de recursos humanos, criando um modelo de transformação e de novas culturas.
E - Aumentar a capacidade de a organização se engajar e capitalizar as mudanças, traduzindo a visão da empresa em atitudes e comportamentos valorizados.
05 - Leia as inserções e assinale corretamente: 
I - Organização empresarial ou comercial constitui um grupo de pessoas que se juntam com objetivos de produzir ou comercializar produtos ou serviços para alcançar resultados econômicos e sociais. 
PORQUE
II- As organizações são instituições com fins especiais. Elas se concentram em tarefas como produzir serviços, informações, conhecimentos, produtos para atender às necessidades de determinadas classes sociais.
A respeito dessas duas informações, é CORRETO afirmar que:
A) as duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. ( correta )
B) as duas informações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
E) as duas afirmações são falsas.

Outros materiais