Buscar

Exercicios Lei de Crimes Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
9a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente e será punida, entre outras, com a(s) seguinte(s) sanção(ões): a) advertência e multa simples, que serão aplicadas somente nos casos de inobservância das normas da Lei n.º 9.605/1998.
		
	
	apreensão dos animais, produtos ou subprodutos da fauna e flora, instrumentos e petrechos, o que não inclui os equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados na infração.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	demolição e embargo da obra, sendo defeso o embargo de atividade, que deverá ser coibida por meio de tutela inibitória.
	 
	destruição e inutilização do produto e multa diária, sendo esta última aplicada sempre que o cometimento da infração se prolongar no tempo.
	
	A ação descrita não terá qualquer repercussão na esferal administrativa ambiental.
	
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Fiorillo analisa que a lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) pode ser dividida em duas partes, são elas:
		
	
	Parte geral, que apresenta apenas as normas processuais penais e a parte especial, que indica as infrações penais em espécie.
	
	Parte geral, que apresenta as normas processuais penais que sempre repete redações contidas na Lei 9.099/95 (Juizado Especial Criminal) e a parte especial, que indica as normas penais.
	 
	Parte geral (compreendida entre os Art. 2º e 28), que apresenta as normas penais e processuais penais gerais e que muitas vezes repete redações contidas no Código Penal e de Processo Penal e, em virtude do princípio da especialidade, cria institutos aplicáveis somente aos crimes ambientais e a parte especial, que indica as infrações penais em espécie.
	
	Parte geral (compreendida entre os Art. 2º e 28), que apresenta apenas as normas penais e a parte especial, que indica as infrações penais.
	
	Parte especial (compreendida entre os Art. 2º e 28), que apresenta as normas penais e processuais penais gerais e que muitas vezes repete redações contidas no Código Penal e de Processo Penal e, em virtude do princípio da especialidade, cria institutos aplicáveis somente aos crimes ambientais e a parte geral, que indica as infrações penais em espécie.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre a Responsabilidade Ambiental na esfera penal, verifica-se que:
		
	
	a responsabilidade da Pessoa Jurídica exclui a da pessoa física, desde que o ilícito seja cometido por decisão do representante legal ou contratual no interesse da entidade.
	
	são penas restritivas de direitos da Pessoa Jurídica: a prestação de serviços à comunidade, a interdição temporária de direitos e a prestação pecuniária.
	
	é possível a desconsideração da Pessoa Jurídica sempre que a personalidade servir de obstáculo à responsabilização individual do agente criminoso.
	
	considera-se infração administrativa ambiental a concessão de licença, autorização ou permissão em desacordo com as normas ambientais.
	 
	para a jurisprudência do STJ é possível a responsabilização penal da Pessoa Jurídica desde que cumulada com a responsabilidade da pessoa física que age com o elemento subjetivo próprio do evento criminoso.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os arts. 38 a 53, da lei 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais, tipificam os crimes contra a Flora e tem como objetivo sua proteção e tutela. Marque o conceito correto sobre o crime ambiental contra a flora:
		
	 
	Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia.
	
	Art. 50. Destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas, protetora de mangues, independentemente de não ser objeto de especial preservação.
	
	Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano.
	
	Art. 51. Comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, mesmo com licença ou registro da autoridade competente.
	
	Art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la de acordo com as normas de proteção.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Constituição Federal de 1988 (art. 225, § 3º) as pessoas jurídicas podem cometer infrações ambientais. Sendo assim, é CORRETO afirmar que as sanções para tais infrações podem ser:
		
	
	administrativas e constitucionais
	 
	penais e administrativas
	
	penais e constitucionais
	
	somente administrativas
	
	somente penais
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nas infrações penais previstas na Lei nº 9.605/98, ou seja, a lei que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, a ação penal é de iniciativa:
		
	
	Pública condicionada à representação.
	
	Privada subsidiária da pública.
	
	Privada personalíssima.
	 
	Pública incondicionada.
	
	Pública condicionada à requisição.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Complete com a resposta CORRETA sobre a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro sujo no pais, e que incorre em crime ambiental, denominado tráfico de:
		
	
	Animais em Extinção
	 
	Animais Silvestres
	
	Animais Peçonhentos
	
	Aves Migratórias
	
	Animais Selvagens
	 8a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Lei Ambiental, deve ser desconsiderada a pessoa jurídica:
		
	
	Toda vez que ocorrer fraude contra credores públicos.
	
	Diante da impossibilidade de reconhecer e identificar o real causador do danos ambiental.
	 
	Sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente.
	
	Sempre que ocorrer lesão ao patrimônio público.
	
	Sempre que a pessoa jurídica auferir lucro excessivo em relação às suas atividades.

Continue navegando