Buscar

Trabalho psicoendócrinologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho psicoendócrinologia - transtornos alimentares: Anorexia Nervosa e Bulimia
Aluna: Vitória Vasata
Turma: 347
Descreva os principais critérios para o diagnostico de:
Anorexia Nervosa: perda de peso intensa e intencional, recusa em manter o peso acima do mínimo normal adequado a idade e à altura. Medo intenso do ganho de peso, ou de se tornar gordo, busca desenfreada pela magreza. Distorção grotesca da imagem corporal – perturbação no modo de vivenciar o peso corporal. Para mulheres: alterações do ciclo menstrual.
Bulimia: uma grande ingestão de alimentos com sensação de perda de controle (episódios bulímicos). A preocupação excessiva com o peso corporal e a imagem corporal leva a pessoa a cometer métodos inadequados para o controle de peso como: vômitos induzidos, o uso de medicamentos (diuréticos, remédios inibidores de apetite e laxantes), abuso da cafeína, dietas e exercícios físicos em excesso. 
Cite as principais causas desses distúrbios.
Causas podem ser diversas, e variam de pessoa para pessoa. Inclui aspectos sociais, culturais e ambientais. Focado sempre na ideia de que devemos ser magros e atraentes. Podemos ver muitas propagandas na televisão, revistas, jornais e na internet a favor de regimes, que convence o publico que o corpo pode e deve ser moldado. Então começam muitas vezes com uma simples dieta, pelo paciente em resposta a um excesso de peso real ou imaginário. Também há estudos, tentando comprovar que anorexia e ou a bulimia podem ser transmitidas geneticamente. 
Quais as características clinicas diferenciais entre as duas patologias?
Anorexia: a perda de peso é enorme, geralmente, deixa a pessoa desnutrida a ponto de morrer (casos mais severos). Isso acontece porque quem sofre desse distúrbio come muito pouco, às vezes nada, para conseguir emagrecer. 
Bulimia: o peso corporal do paciente é normal ou com sobrepeso, ele sofre de compulsão alimentar, com frequentes ataques à comida, seguidos de arrependimentos, que levam muitas vezes a forçar a vinda do vômito. 
Organize um Plano de tratamento para as mesmas.
Tanto a anorexia como a bulimia precisa de acompanhamento, um plano de tratamento que incluiria uma psicoterapia individual. Com um possível caderno/diário para o próprio paciente escrevesse seus episódios bulimicos, sentimentos e sensações. Uma psicoterapia com a família, para que a família do paciente compreenda melhor a situação, e assim podendo facilitar o convívio e a vida dele nos ambientes sociais e em casa. Cuidar em alguns casos, pois a família pode haver hábitos alimentares irregulares, prejudicando a melhoria do paciente. Muitas vezes pode precisar de remédios/psicofármacos. Na anorexia nervosa, o ideal é remédios que contribuam com aumento do peso, e na bulimia é mais indicado antidepressivos/ansiolíticos. Uma nutricionista, para indicar planos alimentares mais específicos para cada paciente e seu distúrbio. Em casos mais severos, opta pela internação do paciente, sem interrupção no tratamento. 
Aborde alguns aspectos do funcionamento emocional das pessoas que apresentam esses problemas:
Medo de aumentar o peso, chega a ser um medo irracional, que não tem como controlar. O medo que controla o comportamento alimentar da pessoa, mesmo após o emagrecimento. Principal motivo do distúrbio alimentar é o comportamento obsessivo do paciente. O medo também vem muito da mídia. Então mulheres adolescentes buscam a beleza e aos olhos da mídia, beleza é igual à magreza. Então para atingir a perfeição, passam por dietas extremamente rígidas com uma busca desenfreada pela magreza, para serem aceitas perante a sociedade, que induz a maioria da população a sentir medo de engordar.
Os tratamentos alimentares apresentam as maiores taxas de mortalidade entre os transtornos psiquiátricos. Porque? 
Os transtornos alimentares apresentam uma grande distorção da imagem do corpo. Muitas vezes esses transtornos se tornam muito severos, que resultam em diversos problemas físicos e psicológicos. Começam com sintomas leves, até problemas cardiovasculares, renais e endócrinas, tão graves que podem acarretar a morte. Principal causa de morte, como já dito, é a desnutrição. Respondendo a pergunta, sim, é uma das maiores taxas de mortalidade entre os transtornos psiquiátricos. A pessoa por deixar de comer, ou comer irregularmente, é muito fraca, desnutrida, pode ter depressão, ansiedade e o medo de engordar é constante, então não param com a compulsão.

Outros materiais