Buscar

Resumo Estudo de caso Starbucks

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O texto Starbucks: melhorando o serviço ao cliente, de Youngme Moon e John Quelch, aborda várias questões relacionadas à importância de uma empresa obter gerenciamento de marketing.
Empresa multinacional norte-americana, a Starbucks possui a maior cadeia de cafeterias do mundo. Sua sede é localizada na cidade de Seattle, no estado de Washington, Estados Unidos. A companhia criou seu nome inspirada em parte pelo personagem Starbuck, do livro Moby Dick, que bebe café sem parar e seu logotipo é um entalhe escandinavo do século XVI de uma sereia com duas caudas.[4]
Cappuccino, café expresso, vários tipos de chás além de comidas como sanduíches são as especialidades da Starbucks. Suas lojas podem estar em pontos estratégicos, como dentro de outros estabelecimentos comerciais, como livrarias e shopping centers.
A Starbucks, como a vemos hoje, é obra de Howard Schultz, que em 1982 tomou um delicioso, cremoso e encorpado café na loja do Pike Place Market, em Seattle, cidade-antena dos EUA que detecta tendências de consumo para o mundo. Inspirado e fascinado pela cultura de café de Milão, principalmente pelo papel que este produto desempenhava na vida das pessoas, convenceu a empresa a servir de modo mais aconchegante este produto. E, mais tarde, se tornou dono da empresa, ampliando o negócio para vários estados norte-americanos e países.
Logo, percebemos que, conforme uma empresa cresce, ela tem que não apenas pensar no ganho financeiro e expansão da rede, mas também como satisfazer aos clientes.
É o que podemos observar neste caso. Transformar produtos em grande negócio exige mão de obra qualificada, ou seja, ter um grupo de marketing estratégico que proporcione vendas, produção, lucro e qualidade do serviço para os clientes. 
Assim, esta foi a missão da vice-presidente sênior de administração da empresa: redescobrir o cliente da Starbucks, que mudou ao longo de aproximadamente três décadas. Unir a satisfação do cliente com a lucratividade. 
No Brasil, a maior rede de cafeterias do mundo, conta com 118 lojas no Brasil (todas no RJ ou SP). Há também notícias de expansão da rede para Brasília e região Sul. E esta missão de manter o foco na qualidade deve se manter, seja nos EUA, no Brasil, ou qualquer parte do mundo.

Continue navegando