Buscar

Transcrição de Fisiologia - Pressão Arterial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Transcrição de Fisiologia – Pressão arterial 
Antes de falarmos de pressão arterial, precisamos saber alguns conceitos hemodinâmicos. O que é frequência cardíaca? É quantidade de vezes que o coração bate em um minuto. 
Volume de ejeção é a quantidade de sangue em mililitros que o ventrículo ejeta a cada minuto, se for o ventrículo esquerdo tronco pulmonar, se for o ventrículo direito Artéria Aorta. 
A frequência cardíaca é de aproximadamente de 80 a 90 batimentos por minuto e o de ejeção? 50 mililitros por batimento. Se em cada sístole o ventrículo ejeta 50 mililitros e se durante um minuto o coração realiza 80 sístoles ao final de um minuto ele terá ejetado quantos mililitros de sangue? Quatro litros. Isso é chamado de débito cardíaco; então débito cardíaco é o volume de sangue ejetado pelo coração em um minuto, ou seja, é a frequência cardíaca multiplicada pelo volume de sangue ejetado. 
Quando o coração estiver sobre o efeito da adrenalina, iremos observar o aumento da frequência cardíaca, com consequente, aumento da força de contração, logo, haverá aumento do volume de ejeção. O sangue que está sendo bombeado da Aorta, será levado para todos os tecidos. E todos os tecidos recebem igual quantidade sanguínea? Não; qual tecido recebe mais sangue? quando estamos em repouso, 20% do sangue será enviado para a circulação esplâncnica – região das vísceras abdominais, a exceção do rins que irá receber alguma coisa???? Outros 20% serão destinados para os rins, outros 20% para a musculatura estriada esquelética e cerca de 12% a 15% para o sistema nervoso, principalmente o central; cerca de 3% ficam no miocárdio e o que sobra é destinado à pele e aos ossos; mas, quando o indivíduo sai do repouso, observamos uma redistribuição sanguínea. 
Os vasos sanguíneos são dividido em artérias, arteríolas – calibres menores, capilares – circulação terminal, veias e vênulas – veias menores. O que difere uma arteríola de um capilar e uma artéria de uma veia é o tamanho do vaso sanguíneo que será chamado a partir de agora de calibre - diâmetro interno dos vasos, não interessando o comprimento e a composição das paredes dos vasos dessas estruturas. Existe um outro ponto que difere artéria de veias, qual? Artéria emerge do coração e veia realiza o retorno venoso para o coração. 
Os vasos sanguíneos são constituídos de quatro camadas sendo elas endotélio vascular, tecido elástico, músculo liso e tecido fibroso. Todos os vasos apresentam essas quatro camadas? Não. Que vasos tem quais camadas? Todos os vasos sanguíneos apresentam o endotélio; pelo fato dos capilares apresentarem somente uma camada, ele é o único vaso que realiza troca gasosa. SÓ O CAPILAR FAZ TROCA! 
Tanto artéria, quanto veia apresentam as quatro camadas, entretanto, estas camadas não estão na mesma proporção. As artérias apresentam uma parede mais espessa de músculo liso e tecido elástico. 
Imagine que temos duas mangueiras de jardim, uma mais espessa e elástica e a outra apresenta uma parede bem fina, mole e macia. A primeira representa uma artéria e a segunda uma veia. Qual destas você escolhe para molhar o jardim, visando maior pressão? A artéria. Por que a artéria? Por que apresenta uma parede mais espessa; por consequência disso qualquer liquido que passar dentro da artéria irá passar com maior pressão. 
O que da resistência a parede vascular é a camada de tecido elástico principalmente o músculo liso que está em volta dos vasos sanguíneos, esse músculo será chamado a partir de agora de músculo liso vascular, por que é um músculo que está disposto circularmente em torno do vaso. Qual a função do músculo? Contração. Quando o músculo contrai, ele altera a luz do vaso sanguíneo, ou seja, diminui a luz do vaso, esse processo é chamado de vasoconstrição. Entretanto, a substâncias que realizam o relaxamento, logo, a aumento da luz do vaso chamado de vasodilatação. Quem contrai mais, artéria ou veia? Artéria; por que? Por que apresenta uma camada de músculo liso vascular muito mais densa. 
Em qual desses vasos artéria ou veia o sangue percorre com maior pressão? Artéria. Por que? A artéria apresenta parede muito mais densa. Então o que vem a ser pressão? Pressão é força sobre área. Este é o conceito de pressão – uma pressão realiza determina forma em determinada área. Então o que vem a ser pressão do sangue? Força que o sangue faz sobre determinada área. Que área é essa? A parede dos vasos sanguíneos. 
Pressão arterial também pode ser definido como a força resultante do débito cardíaco contra a resistência do vasos. 
Por que só usamos o nome pressão arterial se a pressão é do sangue? a parede das veias não oferece resistência a passagem do sangue, pois, não apresenta camada de músculo liso e elástico. Por isso, elas dilatam para acomodar o sangue, denominando-se, assim, vasos de capacitância. Vasos que armazenam sangue. A pressão dentro das veias é baixa, já nas artérias é enorme, por isso, a pressão sanguínea e denominado de arterial. A nossa, pressão é mantida pela pressão arterial. Mas, existe pressão dentro das veias também.
O sangue para alcançar todo os tecidos precisa de pressão. 
O que determina nossa pressão arterial? Débito cardíaco e resistência vascular; o que pode interferir na nossa pressão? Várias coisas. 
Se eu aumentar a frequência cardíaco o que acontece com o débito cardíaco? Aumenta e o que acontece com a pressão arterial? Aumenta. Toda vez que o indivíduo estiver sobre uma resposta de luta ou fuga o que acontece com a pressão arterial? Aumenta; e se eu aumentar a resistência vascular o que acontece com a pressão arterial? Aumenta. 
Como aumenta a resistência vascular? O músculo liso precisa realizar a vasoconstrição – realizar contração. Em pessoas hipertensas não realiza a medicação a base de vasoconstritores, pois, aumenta a pressão arterial. 
A pressão arterial é variável de acordo com a sístole e com a diástole. Durante a contração a pressão aumenta e no relaxamento a pressão diminui. O valor médio de referência da pressão arterial em uma pessoa saudável é de 120x80 respectivamente pressão sistólica e pressão diastólica. A pressão arterial elevada cronicamente é denominada de hipertensão, uma pessoa para ser considerada hipertensa precisa estar com a pressão crônica em torno de 140 mmHg.
O que causa hipertensão? Todo e qualquer evento que aumente o débito cardíaco e a resistência vascular. Estimulo simpático. PROVA!
Hipotensão é caracteriza pela pressão arterial media é menor que 60 mmHg e pode ser alterado por todo e qualquer evento que diminui o débito cardíaco e a resistência vascular. PROVA!
Por que é importante manter a pressão arterial? A manutenção da pressão arterial é extremamente importante para garantir a perfusão do sangue para todos os tecidos. PROVA!

Outros materiais