Buscar

ELETROLISE DO IODETO DE POTÁSIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ELETRÓLISE DO IODETO DE POTÁSSIO
Leandro Oliveira Botelho1
Pro.: Joel Estevão de Diniz
RESUMO
Tal pratica consisti na utilização da corrente elétrica para originar uma reação de oxidação-redução não espontânea (eletrólise), a corrente elétrica gerada tem como fonte pilhas conjugadas, ao ser submetido o sistema a corrente elétrica, ocorreu uma reação de oxidação-redução, onde no eletrodo do polo positivo (ânodo) formou-se iodo, onde foi verificado pela coloração castanho, já no outro lado da mangueira, onde estava o polo negativo(cátodo) irá forma Hidrogênio, No decorrer do tempo a solução ficou rosa desde lado do tubo, tal fato se deve aos íon hidrônios que estão sendo consumidos deixaram a solução em excesso de íons hidroxilas tornando a solução mais básica nessa região, onde a fenolftaleína, que é um indicador ácido-base, ira indicar por meio da coloração o acumulo dessa espécie.
Palavras-chave: eletrólise, corrente elétrica e reação oxidação-redução.
 Acadêmico de Licenciatura Plena em Química: Leandro Oliveira Botelho, 7° semestre de Físico Química Experimental II. Professor: Joel Estevão de Diniz, UNIFAP 2018.
1 INTRODUÇÃO 
 Eletrólise é o processo químico não espontâneo, onde a corrente elétrica é proveniente de um gerador, a reações químicas que só ocorrem quantos fornecemos energia ao sistema, energia elétrica, outras ocorrem espontaneamente gerando eletricidade. Eletrólise é um processo contrário ao da pinha, que é espontâneo que transforma energia química em elétrica (SANTIAGO,2015).
 Quando uma espécie perde elétrons ela é oxidada, e seus valores de oxidação atingem valores maiores, já a espécie que recebe elétrons, é reduzida, e seu estado de oxidação diminui, ambos os processos ocorrem simultaneamente, os elétrons recebidos pela espécie que se reduz serão cedidos pela espécie que sofrendo oxidação, as reações químicas que ocorrem neste processo podem ser observadas nas proximidades dos eletrodos (ATKINS e JONES,2006;MASTERTON et al.,1990).
 Existem dois tipos de eletrólise a ÍGNEA e a AQUOSA, o que diferencia uma da outra é o meio onde ocorrem a ígnea ocorre na substancia iônica fundida, já a aquosa ocorre em meio aquoso. 
 
 2 OBJETIVO
Observar a eletrólise do iodeto de potássio.
3 PARTE EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAIS E REAGENTES
REAGENTES:
Solução de Amido 1%;
Iodeto de Potássio (KI);
Solução de Fenolftaleína;
 MATERIAS:
Dois suportes universais;
Quatro pilhas conjugadas;
Uma bateria de 9V;
 Dois Béqueres;
Fios condutores;
3.2 PROCEDIMENTO
Inicialmente o sistema foi montado com uma mangueira em forma de U como mostra a figura a seguir:
 Em seguida foi adicionado água na mangueira de forma que ambos os lados ficassem assimétricos, em seguida foram adicionados 5 gotas de amido em cada lado do tubo e 3 gotas de fenolftaleína em ambos os lados também, o passo seguinte foi juntar o fio condutor em ambos os lados das pilhas conjugadas, posteriormente o fio condutor foi mergulhado ambos os lados dos tubos. Após alguns minutos o sistema ficou como mostra a figura a seguir:
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
 Neste experimento foi possível observar a eletrólise aquosa utilizando a solução de KI, onde foi notado a formação de duas substâncias, logo, reduziu duas espécies oxidadas no meio aquoso, onde tais evidencias foram notadas nos polos onde ambas mudaram de cor.
 No eletrodo de polo positivo (ânodo) ocorreu a formação da substância Iodo que se forma a partir o íon iodeto (I-(aq)), que é um ânion menos reativo que o hidróxido(OH-(aq) , neste caso, o iodeto será descarregado no ânodo primeiro e deixara a solução com a coloração castanha, conforme é demostrado na semirreação ánodica a seguir:
2I-(aq) I2(s) + 2e- 
 E no eletrodo de polo negativo (cátodo) a substância formada será o Hidrogênio, já que o íon hidrônio (H3O+(aq)) é um cátion menos reativo que o íon potássio (K+(aq)). Neste caso, o íon hidrônio ira se descarregar primeiro do cátodo, sua semirreação é dada:
2 H3O+1(aq)+2e- 2H2O(l) + 1H2(g) 
No decorrer do tempo a solução ficou rosa de um dos lados dos do tubo, tal fato se deve aos íon hidrônios que estão sendo consumidos deixaram a solução em excesso de íons hidroxilas tornando a solução mais básica nessa região, onde a fenolftaleína, que é um indicador ácido-base, ira indicar por meio da coloração o acumulo dessa espécie.
 A reação global das reações que ocorrem neste processo de eletrólise do Iodedo de potássio é dado pela reação global a seguir:
Dissociação do sal: 2KI(s)2K+(aq)+2I-(aq)
Ionização da água: 4H2O(l)2H3O+(aq)+ 2OH-(aq)
reação ánodica: 2I-(aq)I2(s) + 2e- 
reação catódica: 2H3O(aq)+2e- 2H2O(l)+H2(g)
 ___________________________________
Equação global:
 2KI(s)+2H2O(l)2K+(aq)+2OH-(aq)+I2(s)+H2(g)
 
 
5 CONCLUSÃO
 No fim dessa aula prática foi possível compreender como funciona o processo de eletrólise, no qual foi observado que para a reação ocorrer foi preciso a utilização de energia elétrica, comprovando assim que a eletrólise.é.um.processo.não.espontâo. Foi observado no experimento qual polo estava reduzindo e qual estava oxidando simultaneamente e quais efeitos isso traria a reação, como por exemplo, a mudança de cor. 
REFERÊNCIAS:
ATKINS, P. e JONES, L. Príncipios de Química.3. ed. Porto Alegre: Bookman,2006.
SANTIAGO, E. Eletrólise. Disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/eletrolise> acesso em 13 de novembro de 2018.

Outros materiais