Logo Passei Direto
Buscar

CursoECONOMIA AMBIENTAL E FINANCIAMENTO DE PROJETOS

User badge image
nei canteli

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, instituída pela ONU, elaborou o relatório Brundtland, ou Nosso futuro comum. Entre os objetivos dessa Comissão, podem ser mencionados:
Estão corretas:
I - eliminação da desigualdade de renda entre todas as nações.
II - reexame dos principais problemas mundiais, relacionados com o meio ambiente e o desenvolvimento econômico.
III - preservação a qualquer custo dos recursos ambientais, ainda que em prejuízo do desenvolvimento social e econômico dos povos.
IV - estímulo ao progresso econômico e social de forma sustentável, sem comprometer os recursos ambientais para as futuras gerações.
a. I e IV.
b. II e IV.
c. apenas II.
d. apenas IV.
e. I e II.

A reunião do Clube de Roma, em 1968, constituiu-se num marco do estudo do crescimento com a adequada exploração dos recursos naturais. As discussões foram registradas no relatório Os limites do crescimento, sobre o qual podemos considerar:
Estão corretas:
I - Abordava possíveis situações para o futuro, em longo prazo, da humanidade e do planeta.
II - Sugeria medidas voltadas à redução das ameaças futuras.
III - Tornou-se um instrumento obrigatório de ensino em ciências relacionadas com o desenvolvimento econômico.
IV - Foi adotado apenas pelos países europeus.
a. I e II.
b. III e IV.
c. apenas IV.
d. apenas I.
e. apenas II.

Acerca da problemática representada na maior região metropolitana do hemisfério Sul em número de habitantes, área e industrialização, São Paulo, podemos considerar:
Estão corretas:
I - É fortemente afetada pela problemática socioambiental.
II - Sua segregação territorial tem provocado contundentes efeitos sobre os habitantes dos diversos enclaves urbanos.
III - Não se constata, porém, um nível muito alto de desigualdade entre as diferentes classes sociais.
IV - Possui uma das melhores infraestruturas entre as cidades mundiais, no que tange a transportes, condições sanitárias etc.
a. I e IV.
b. apenas III.
c. I e III.
d. apenas IV.
e. I e II.

As questões urbanas, que envolvem as cidades, vêm sendo estudadas com afinco pelos estudiosos no que tange ao seu impacto no meio ambiente. Podemos admitir que:
Estão corretas:
I - não há correlação entre o desenvolvimento das cidades e a expansão da industrialização, verificada mais intensamente no século passado.
II - por terem sido os primeiros alvos da industrialização, os países do hemisfério Sul superam os do Norte em termos de problemas socioambientais.
III - a poluição detectada nos ambientes urbanos fomentou o estudo mais detalhado dos problemas ambientais.
IV - as preocupações ambientais, apontadas nesta questão, não são encontradas nas cidades dos países emergentes, como é o caso do Brasil.
a. apenas II.
b. I e III.
c. apenas III.
d. III e IV.
e. apenas IV.

As relações com o meio ambiente tornaram-se cada vez mais valorizadas a partir do final do século passado. A origem mais afastada, porém, se verifica no período do Renascimento, considerando:
Estão corretas:
I - um abandono completo às ideias e concepções religiosas que vigoravam na Idade Média.
II - a oportunidade do surgimento do Iluminismo, no século XVII, que reforçou a predominância do conhecimento científico e sua aplicação no interesse da humanidade.
III - a mudança significativa nos meios de apropriação e de transformação da natureza, reforçada por políticas voltadas ao crescimento, que passaram a se tornar comuns nos séculos XIX e XX, notadamente.
IV - a limitação ao desenvolvimento tecnológico em função da maior pressão sobre a necessidade de preservação ambiental.
a. apenas IV.
b. I e II.
c. apenas I.
d. I e IV.
e. II e III.

O intelectual brasileiro Cristovam Buarque concedeu uma importante entrevista em 2000 sobre o assunto, referindo-se a ter sido questionado nos Estados Unidos sobre seu pensamento com relação à internacionalização da Amazônia:
Estão incorretas:
I - Buarque defendeu que a Amazônia pertence ao Brasil, ainda que tenhamos muito a fazer com relação à sua preservação.
II - Fez um paralelo entre a Amazônia e vários outros tópicos internacionais, que são de preocupação global, como as reservas de petróleo no mundo e até as finanças globais.
III - Considerou que, se fosse de interesse do Brasil, a este caberia o direito de fazer da região aquilo que bem entendesse.
IV - É importante que as discussões sejam feitas em suas reais perspectivas, já que os recursos do planeta são escassos e, portanto, precisam ser preservados, sendo a Amazônia apenas um deles e, obviamente, de muita importância para o desenvolvimento das nações.
a. III e IV.
b. I e II.
c. apenas III.
d. apenas II.
e. I e IV.

Os problemas socioambientais têm feito o deslocamento da população para as áreas periféricas das metrópoles. Dessa forma:
Estão corretas:
I - as pessoas têm vivido em habitações precárias, num cenário carente de recursos básicos, como saneamento, escola, posto de saúde, entre outros fatores estruturais.
II - aumentam as probabilidades de ocorrência de doenças que afetam mais fortemente essas populações.
III - às doenças acrescem-se problemas de segurança, em vários aspectos, refletidos em maiores índices de criminalidade.
IV - a ocorrência desses problemas faz com que a população retorne aos centros de maior desenvolvimento, gerando excesso populacional.
a. I e III.
b. I, II, III e IV.
c. apenas IV.
d. I, II e III.
e. II, III e IV.

São vários os problemas ambientais observados em grandes regiões metropolitanas, como é o caso de São Paulo. Indique a alternativa incorreta entre as mencionadas a seguir:
Respostas:
a. Déficit do sistema viário e a consequente falta e inadequações do sistema de transporte.
b. Parcelamento e uso inadequado do solo.
c. Aumentos das dívidas financeiras dos habitantes em função de grandes congestionamentos que impedem os pagamentos de seus compromissos/obrigações.
d. Habitações precárias ocupadas por grande parcela da população.
e. Carências de saneamento básico.

A Economia Ecológica (EE) é uma linha de pensamento que: I. Admite uma relação muito forte e inseparável entre as atividades econômicas e os ecossistemas. II. Atribui à biosfera o papel principal como subsistema do sistema econômico. III. Defende que os recursos naturais devem ser utilizados em menor proporção do que as suas respectivas taxas de renovação. IV. Defende que o uso de um bem natural depende sempre e exclusivamente de autorização governamental. Está(ão) correta(s):
a. I, II, III e IV.
b. Apenas I e II.
c. Apenas III e IV.
d. I, II e III.
e. Apenas III.

A inserção das variáveis ambientais nos planejamentos e políticas econômicas tem feito com que: I. Predominem os estudos que envolvem custos diretos de cada atividade econômica. II. Prevaleçam os estudos com equações contendo fatores tangíveis, possíveis de serem medidos com facilidade. III. Aumente o estudo para o equacionamento das externalidades produzidas pelas atividades econômicas. IV. Sejam abandonados os estudos relacionados com as externalidades positivas e focadas as negativas, que prejudicam o meio ambiente. Está(ão) correta(s):
a. Apenas III.
b. I e II.
c. Apenas IV.
d. I e IV.
e. I e III.

Diferentemente da convencional, os defensores da economia ecológica consideram que podemos conviver com situações de crescimento antieconômico. Esse último caso pode ser constatado em situações como: I. Modelos da teoria convencional que não incluem os efeitos do meio ambiente sobre os fenômenos econômicos. II. Justificativas de situações econômicas e sociais efetuadas por modelos reducionistas. III. A economia é capaz de produzir trabalho ininterruptamente, consumindo a mesma energia e valendo-se dos mesmos materiais. IV. A energia dissipada nas atividades econômicas sempre pode ser reaproveitada. Está(ão) correta(s):
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. I e II.
d. III e IV.
e. II e IV.

Dirimir conflitos entre grupos antagônicos tem sido alvo de maior sucesso em termos econômicos do que ambientais. Nesse sentido, é importante que: I. Os conflitos não ocorram em situações de carências ambientais. II. Sejam adotadas medidas que deem total importância aos fatores ambientais, mesmo em detrimento dos econômicos. III. Haja o entendimento de que o conceito de sustentabilidade é fundamentalmente relacionado com o desenvolvimento econômico de um país ou região. IV. Muitos estudiosos admitem que possam ser adotadas soluções que propiciem a valoração dos recursos ambientais pelos próprios mercados, de maneira a atender à sua escassez. Estão corretas:
a. II e IV.
b. Apenas I.
c. Apenas III.
d. I e III.
e. III e IV.

Nem todos os estudiosos concordam, porém, que os livres mercados revelam condições de solução para os problemas e questões ambientais. Para eles:
I - As soluções via mercados conduzem à ineficiência das atividades produtivas da sociedade.
II - Vários recursos ambientais, por cumprirem função social, não podem se sujeitar às leis dos mercados.
III - As soluções via mercados acarretarão desvios na qualidade de vida de uma população.
IV - As leis do livre mercado, ao envolverem o ambiente, criam deformidades com relação aos interesses comuns da sociedade.
a. Apenas III.
b. Apenas I.
c. Apenas IV.
d. II e IV.
e. Apenas II.

Os bens à disposição da sociedade podem ser classificados em categorias, no que tange à sua subordinação às leis dos livres mercados. Considere as opções a seguir:
I - Os bens de consumo podem ser individuais ou coletivos.
II - Pelas suas características fundamentais de compartilhamento, os bens ambientais situam-se entre os individuais.
III - Entre os chamados bens individuais podem ser enquadrados o fornecimento de água e o suprimento de energia.
IV - Os bens ambientais, por serem fundamentais para os seres humanos, enquadram-se na categoria de coletivos.
a. III e IV.
b. Apenas II.
c. I e III.
d. Apenas I.
e. I e IV.

Usualmente, os fatores intangíveis que afetam determinados projetos e comportamentos são difíceis de serem avaliados e:
I - Dependem de ponto de vista individual de cada agente econômico ou social.
II - Eles podem ser sempre materializados de modo a permitir seu conhecimento e medição.
III - Um dos exemplos, nesse sentido, admite que é muito difícil a identificação de como a paisagem afeta o bem-estar das pessoas.
IV - O mesmo pode ser dito com relação aos aspectos relacionados com a pobreza.
a. Apenas I.
b. II e III.
c. III e IV.
d. I e III.
e. Apenas IV.

Vários autores admitem que os bens ambientais possam estar sujeitos à regulação via mercados. Acerca dessas posições, podemos considerar:
I - Para eles, o mercado, se bem dirigido, poderia proteger o meio ambiente.
II - Muitos consideram que a assertiva (I), imediatamente anterior, conduz à exploração inadequada dos recursos naturais.
III - Também consideram que isso equivale à privatização do meio ambiente, prejudicando a sociedade.
IV - Entendem que o fundamental é estabelecer o direito de utilização do meio ambiente, algo que precisa ser bem regulado, de forma a repartir de forma justa os prejuízos da exploração ambiental.
a. I e III.
b. I e IV.
c. II e IV.
d. Apenas II.
e. Apenas III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, instituída pela ONU, elaborou o relatório Brundtland, ou Nosso futuro comum. Entre os objetivos dessa Comissão, podem ser mencionados:
Estão corretas:
I - eliminação da desigualdade de renda entre todas as nações.
II - reexame dos principais problemas mundiais, relacionados com o meio ambiente e o desenvolvimento econômico.
III - preservação a qualquer custo dos recursos ambientais, ainda que em prejuízo do desenvolvimento social e econômico dos povos.
IV - estímulo ao progresso econômico e social de forma sustentável, sem comprometer os recursos ambientais para as futuras gerações.
a. I e IV.
b. II e IV.
c. apenas II.
d. apenas IV.
e. I e II.

A reunião do Clube de Roma, em 1968, constituiu-se num marco do estudo do crescimento com a adequada exploração dos recursos naturais. As discussões foram registradas no relatório Os limites do crescimento, sobre o qual podemos considerar:
Estão corretas:
I - Abordava possíveis situações para o futuro, em longo prazo, da humanidade e do planeta.
II - Sugeria medidas voltadas à redução das ameaças futuras.
III - Tornou-se um instrumento obrigatório de ensino em ciências relacionadas com o desenvolvimento econômico.
IV - Foi adotado apenas pelos países europeus.
a. I e II.
b. III e IV.
c. apenas IV.
d. apenas I.
e. apenas II.

Acerca da problemática representada na maior região metropolitana do hemisfério Sul em número de habitantes, área e industrialização, São Paulo, podemos considerar:
Estão corretas:
I - É fortemente afetada pela problemática socioambiental.
II - Sua segregação territorial tem provocado contundentes efeitos sobre os habitantes dos diversos enclaves urbanos.
III - Não se constata, porém, um nível muito alto de desigualdade entre as diferentes classes sociais.
IV - Possui uma das melhores infraestruturas entre as cidades mundiais, no que tange a transportes, condições sanitárias etc.
a. I e IV.
b. apenas III.
c. I e III.
d. apenas IV.
e. I e II.

As questões urbanas, que envolvem as cidades, vêm sendo estudadas com afinco pelos estudiosos no que tange ao seu impacto no meio ambiente. Podemos admitir que:
Estão corretas:
I - não há correlação entre o desenvolvimento das cidades e a expansão da industrialização, verificada mais intensamente no século passado.
II - por terem sido os primeiros alvos da industrialização, os países do hemisfério Sul superam os do Norte em termos de problemas socioambientais.
III - a poluição detectada nos ambientes urbanos fomentou o estudo mais detalhado dos problemas ambientais.
IV - as preocupações ambientais, apontadas nesta questão, não são encontradas nas cidades dos países emergentes, como é o caso do Brasil.
a. apenas II.
b. I e III.
c. apenas III.
d. III e IV.
e. apenas IV.

As relações com o meio ambiente tornaram-se cada vez mais valorizadas a partir do final do século passado. A origem mais afastada, porém, se verifica no período do Renascimento, considerando:
Estão corretas:
I - um abandono completo às ideias e concepções religiosas que vigoravam na Idade Média.
II - a oportunidade do surgimento do Iluminismo, no século XVII, que reforçou a predominância do conhecimento científico e sua aplicação no interesse da humanidade.
III - a mudança significativa nos meios de apropriação e de transformação da natureza, reforçada por políticas voltadas ao crescimento, que passaram a se tornar comuns nos séculos XIX e XX, notadamente.
IV - a limitação ao desenvolvimento tecnológico em função da maior pressão sobre a necessidade de preservação ambiental.
a. apenas IV.
b. I e II.
c. apenas I.
d. I e IV.
e. II e III.

O intelectual brasileiro Cristovam Buarque concedeu uma importante entrevista em 2000 sobre o assunto, referindo-se a ter sido questionado nos Estados Unidos sobre seu pensamento com relação à internacionalização da Amazônia:
Estão incorretas:
I - Buarque defendeu que a Amazônia pertence ao Brasil, ainda que tenhamos muito a fazer com relação à sua preservação.
II - Fez um paralelo entre a Amazônia e vários outros tópicos internacionais, que são de preocupação global, como as reservas de petróleo no mundo e até as finanças globais.
III - Considerou que, se fosse de interesse do Brasil, a este caberia o direito de fazer da região aquilo que bem entendesse.
IV - É importante que as discussões sejam feitas em suas reais perspectivas, já que os recursos do planeta são escassos e, portanto, precisam ser preservados, sendo a Amazônia apenas um deles e, obviamente, de muita importância para o desenvolvimento das nações.
a. III e IV.
b. I e II.
c. apenas III.
d. apenas II.
e. I e IV.

Os problemas socioambientais têm feito o deslocamento da população para as áreas periféricas das metrópoles. Dessa forma:
Estão corretas:
I - as pessoas têm vivido em habitações precárias, num cenário carente de recursos básicos, como saneamento, escola, posto de saúde, entre outros fatores estruturais.
II - aumentam as probabilidades de ocorrência de doenças que afetam mais fortemente essas populações.
III - às doenças acrescem-se problemas de segurança, em vários aspectos, refletidos em maiores índices de criminalidade.
IV - a ocorrência desses problemas faz com que a população retorne aos centros de maior desenvolvimento, gerando excesso populacional.
a. I e III.
b. I, II, III e IV.
c. apenas IV.
d. I, II e III.
e. II, III e IV.

São vários os problemas ambientais observados em grandes regiões metropolitanas, como é o caso de São Paulo. Indique a alternativa incorreta entre as mencionadas a seguir:
Respostas:
a. Déficit do sistema viário e a consequente falta e inadequações do sistema de transporte.
b. Parcelamento e uso inadequado do solo.
c. Aumentos das dívidas financeiras dos habitantes em função de grandes congestionamentos que impedem os pagamentos de seus compromissos/obrigações.
d. Habitações precárias ocupadas por grande parcela da população.
e. Carências de saneamento básico.

A Economia Ecológica (EE) é uma linha de pensamento que: I. Admite uma relação muito forte e inseparável entre as atividades econômicas e os ecossistemas. II. Atribui à biosfera o papel principal como subsistema do sistema econômico. III. Defende que os recursos naturais devem ser utilizados em menor proporção do que as suas respectivas taxas de renovação. IV. Defende que o uso de um bem natural depende sempre e exclusivamente de autorização governamental. Está(ão) correta(s):
a. I, II, III e IV.
b. Apenas I e II.
c. Apenas III e IV.
d. I, II e III.
e. Apenas III.

A inserção das variáveis ambientais nos planejamentos e políticas econômicas tem feito com que: I. Predominem os estudos que envolvem custos diretos de cada atividade econômica. II. Prevaleçam os estudos com equações contendo fatores tangíveis, possíveis de serem medidos com facilidade. III. Aumente o estudo para o equacionamento das externalidades produzidas pelas atividades econômicas. IV. Sejam abandonados os estudos relacionados com as externalidades positivas e focadas as negativas, que prejudicam o meio ambiente. Está(ão) correta(s):
a. Apenas III.
b. I e II.
c. Apenas IV.
d. I e IV.
e. I e III.

Diferentemente da convencional, os defensores da economia ecológica consideram que podemos conviver com situações de crescimento antieconômico. Esse último caso pode ser constatado em situações como: I. Modelos da teoria convencional que não incluem os efeitos do meio ambiente sobre os fenômenos econômicos. II. Justificativas de situações econômicas e sociais efetuadas por modelos reducionistas. III. A economia é capaz de produzir trabalho ininterruptamente, consumindo a mesma energia e valendo-se dos mesmos materiais. IV. A energia dissipada nas atividades econômicas sempre pode ser reaproveitada. Está(ão) correta(s):
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. I e II.
d. III e IV.
e. II e IV.

Dirimir conflitos entre grupos antagônicos tem sido alvo de maior sucesso em termos econômicos do que ambientais. Nesse sentido, é importante que: I. Os conflitos não ocorram em situações de carências ambientais. II. Sejam adotadas medidas que deem total importância aos fatores ambientais, mesmo em detrimento dos econômicos. III. Haja o entendimento de que o conceito de sustentabilidade é fundamentalmente relacionado com o desenvolvimento econômico de um país ou região. IV. Muitos estudiosos admitem que possam ser adotadas soluções que propiciem a valoração dos recursos ambientais pelos próprios mercados, de maneira a atender à sua escassez. Estão corretas:
a. II e IV.
b. Apenas I.
c. Apenas III.
d. I e III.
e. III e IV.

Nem todos os estudiosos concordam, porém, que os livres mercados revelam condições de solução para os problemas e questões ambientais. Para eles:
I - As soluções via mercados conduzem à ineficiência das atividades produtivas da sociedade.
II - Vários recursos ambientais, por cumprirem função social, não podem se sujeitar às leis dos mercados.
III - As soluções via mercados acarretarão desvios na qualidade de vida de uma população.
IV - As leis do livre mercado, ao envolverem o ambiente, criam deformidades com relação aos interesses comuns da sociedade.
a. Apenas III.
b. Apenas I.
c. Apenas IV.
d. II e IV.
e. Apenas II.

Os bens à disposição da sociedade podem ser classificados em categorias, no que tange à sua subordinação às leis dos livres mercados. Considere as opções a seguir:
I - Os bens de consumo podem ser individuais ou coletivos.
II - Pelas suas características fundamentais de compartilhamento, os bens ambientais situam-se entre os individuais.
III - Entre os chamados bens individuais podem ser enquadrados o fornecimento de água e o suprimento de energia.
IV - Os bens ambientais, por serem fundamentais para os seres humanos, enquadram-se na categoria de coletivos.
a. III e IV.
b. Apenas II.
c. I e III.
d. Apenas I.
e. I e IV.

Usualmente, os fatores intangíveis que afetam determinados projetos e comportamentos são difíceis de serem avaliados e:
I - Dependem de ponto de vista individual de cada agente econômico ou social.
II - Eles podem ser sempre materializados de modo a permitir seu conhecimento e medição.
III - Um dos exemplos, nesse sentido, admite que é muito difícil a identificação de como a paisagem afeta o bem-estar das pessoas.
IV - O mesmo pode ser dito com relação aos aspectos relacionados com a pobreza.
a. Apenas I.
b. II e III.
c. III e IV.
d. I e III.
e. Apenas IV.

Vários autores admitem que os bens ambientais possam estar sujeitos à regulação via mercados. Acerca dessas posições, podemos considerar:
I - Para eles, o mercado, se bem dirigido, poderia proteger o meio ambiente.
II - Muitos consideram que a assertiva (I), imediatamente anterior, conduz à exploração inadequada dos recursos naturais.
III - Também consideram que isso equivale à privatização do meio ambiente, prejudicando a sociedade.
IV - Entendem que o fundamental é estabelecer o direito de utilização do meio ambiente, algo que precisa ser bem regulado, de forma a repartir de forma justa os prejuízos da exploração ambiental.
a. I e III.
b. I e IV.
c. II e IV.
d. Apenas II.
e. Apenas III.

Prévia do material em texto

Curso	ECONOMIA AMBIENTAL E FINANCIAMENTO DE PROJETOS
Teste	QUESTIONÁRIO UNIDADE I
Pergunta 1
	A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, instituída pela ONU, elaborou o relatório Brundtland, ou Nosso futuro comum.
Entre os objetivos dessa Comissão, podem ser mencionados:
I - eliminação da desigualdade de renda entre todas as nações.
II - reexame dos principais problemas mundiais, relacionados com o meio ambiente e o desenvolvimento econômico.
III - preservação a qualquer custo dos recursos ambientais, ainda que em prejuízo do desenvolvimento social e econômico dos povos.
IV - estímulo ao progresso econômico e social de forma sustentável, sem comprometer os recursos ambientais para as futuras gerações.
Estão corretas:			
Respostas:	
a. I e IV.
 b. II e IV.
c. apenas II.
d. apenas IV.
e. I e II.
Pergunta 2
A reunião do Clube de Roma, em 1968, constituiu-se num marco do estudo do crescimento com a adequada exploração dos recursos naturais.
As discussões foram registradas no relatório Os limites do crescimento, sobre o qual podemos considerar:
I - Abordava possíveis situações para o futuro, em longo prazo, da humanidade e do planeta.
II - Sugeria medidas voltadas à redução das ameaças futuras.
III - Tornou-se um instrumento obrigatório de ensino em ciências relacionadas com o desenvolvimento econômico.
IV - Foi adotado apenas pelos países europeus.
Estão corretas:			
Respostas:	
a. I e II.
b. III e IV.
c. apenas IV.
d. apenas I.
 e. apenas II.
Resposta: E.
Justificativa: como indicado no site.
“O Clube de Roma é uma organização independente e sem fins lucrativos.
A função do Clube de Roma é debater as causas principais dos fatos e as crises que o mundo enfrenta atualmente: o nosso conceito atual de crescimento, desenvolvimento e globalização.
As suas preocupações foram registradas em 1972 no primeiro relatório para o Clube de Roma, Os limites do crescimento, encarregado a um grupo de cientistas do Clube no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O relatório descrevia um número de situações para o futuro em longo prazo da humanidade e o planeta. Sugeria também que, mediante as medidas efetivas e a cooperação, poderiam se reduzir as ameaças para o futuro. O Clube reunia-se constantemente e fomentava a consciência nos líderes políticos e nos principais responsáveis em tomar decisões sobre temas importantes”.
Pergunta 3
Acerca da problemática representada na maior região metropolitana do hemisfério Sul em número de habitantes, área e industrialização, São Paulo, podemos considerar:
I - É fortemente afetada pela problemática socioambiental.
II - Sua segregação territorial tem provocado contundentes efeitos sobre os habitantes dos diversos enclaves urbanos.
III - Não se constata, porém, um nível muito alto de desigualdade entre as diferentes classes sociais.
IV - Possui uma das melhores infraestruturas entre as cidades mundiais, no que tange a transportes, condições sanitárias etc.
Estão corretas:			
Respostas:
a. I e IV.
b. apenas III.
c. I e III.
d. apenas IV.
 e. I e II.
Resposta: E.
Justificativa: como indicado no livro-texto da disciplina, persiste uma hierarquização perversa contra as classes economicamente menos favorecidas, as quais sofrem diretamente os danos ambientais, bem ao lado de suas periféricas moradias, dificultando ainda mais as condições gerais para uma vida saudável.
Além disso, há carência de infraestrutura básica que atenda às necessidades humanas primárias.
			
Pergunta 4
As questões urbanas, que envolvem as cidades, vêm sendo estudadas com afinco pelos estudiosos no que tange ao seu impacto no meio ambiente.
Podemos admitir que:
I - não há correlação entre o desenvolvimento das cidades e a expansão da industrialização, verificada mais intensamente no século passado.
II - por terem sido os primeiros alvos da industrialização, os países do hemisfério Sul superam os do Norte em termos de problemas socioambientais.
III - a poluição detectada nos ambientes urbanos fomentou o estudo mais detalhado dos problemas ambientais.
IV - as preocupações ambientais, apontadas nesta questão, não são encontradas nas cidades dos países emergentes, como é o caso do Brasil.
Estão corretas:			
Respostas:	
a. apenas II.
b. I e III.
 c. apenas III.
d. III e IV.
e. apenas IV.
Resposta: C.
Justificativa: o estudo dos problemas urbanos, com destaque para a poluição, foi responsável pela maior conscientização da necessidade de atuação, visando encontrar meios de se obter um desenvolvimento sustentável, sem grandes danos ao ambiente.
Contrariamente ao indicado na assertiva IV, é exatamente nos países emergentes que se encontram esses exemplos de problemas socioambientais.
Pergunta 5
As relações com o meio ambiente tornaram-se cada vez mais valorizadas a partir do final do século passado.
A origem mais afastada, porém, se verifica no período do Renascimento, considerando:
I - um abandono completo às ideias e concepções religiosas que vigoravam na Idade Média.
II - a oportunidade do surgimento do Iluminismo, no século XVII, que reforçou a predominância do conhecimento científico e sua aplicação no interesse da humanidade.
III - a mudança significativa nos meios de apropriação e de transformação da natureza, reforçada por políticas voltadas ao crescimento, que passaram a se tornar comuns nos séculos XIX e XX, notadamente.
IV - a limitação ao desenvolvimento tecnológico em função da maior pressão sobre a necessidade de preservação ambiental.
Estão corretas:			
Respostas:	
a. apenas IV.
b. I e II.
c. apenas I.
d. I e IV.
 e. II e III.
Pergunta 6
Considera Philippi Jr. (2002) que as questões urbanas não podem ser enfrentadas sem uma gestão ambiental responsável.
A esse respeito, podemos admitir como correta(s), entre as assertivas a seguir:
I - Enquadram-se nesse conjunto as questões relacionadas com mobilidade, habitação, infraestrutura e violência. 
II - É suficiente que a gestão econômica adote políticas e processos que levem em conta o status e as perspectivas do meio ambiente em todas as suas decisões de políticas públicas.
III - A existência de regras, leis e normas é capaz de resolver os problemas maiores relacionados com os impactos sobre o meio ambiente.
IV - É suficiente a boa vontade dos responsáveis pelas políticas públicas para que tenhamos um ambiente mais saudável e sustentado.
Estão corretas:			
Respostas:	
 a. I e II.
b. apenas III.
c. III e IV.
d. apenas I.
e. II e IV.
Pergunta 7
Indica o livro-texto da disciplina:
Segundo Lorenzetti e Carrion (2012), a base conceitual subjacente aos problemas ambientais é a noção de bem público. Para Kaul, Grunberg e Stern (1999 apud ESTY; IVANOVA, 2005, p. 217), bens públicos globais são “bens cujos benefícios transpõem fronteiras, gerações e grupos populacionais”.
A respeito disso, podemos considerar:
I - Essa universalidade dos bens ambientais pode levar à ocorrência de conflitos, em função, por exemplo, da disputa pelos recursos disponíveis.
II - A escassez desses bens faz com que sua solução seja mais facilmente determinada, dada a natural cooperação entre as nações.
III - Os conflitos mencionados na assertiva I, anterior, são exacerbados por políticas econômicas que levam à exploração não ordenada, por exemplo, do solo, considerando expansão não controlada do consumo das sociedades.
IV - A exploração do solo, anteriormente mencionada, se dá pela definição de políticas econômicas excludentes e desenvolvimentistas que impõem carências no cultivo de alimentos.
Estão corretas:			
Respostas:
a. apenas II.
b. II e III.
c. I e IV.
 d. I e III.
e. apenas IV.
Pergunta 8
O compartilhamento dos bens ambientais tidos como universais é constantemente discutido nos fóruns internacionais.
No que nos diz respeito, chama particularmente a atenção a questão da Amazônia.
O intelectual brasileiro Cristovam Buarque concedeu uma importante entrevista em 2000 sobre o assunto, referindo-se a ter sido questionado nos Estados Unidos sobre seu pensamentocom relação à internacionalização da Amazônia:
I - Buarque defendeu que a Amazônia pertence ao Brasil, ainda que tenhamos muito a fazer com relação à sua preservação.
II - Fez um paralelo entre a Amazônia e vários outros tópicos internacionais, que são de preocupação global, como as reservas de petróleo no mundo e até as finanças globais.
III - Considerou que, se fosse de interesse do Brasil, a este caberia o direito de fazer da região aquilo que bem entendesse.
IV - É importante que as discussões sejam feitas em suas reais perspectivas, já que os recursos do planeta são escassos e, portanto, precisam ser preservados, sendo a Amazônia apenas um deles e, obviamente, de muita importância para o desenvolvimento das nações.
Estão incorretas:			
Respostas:
a. III e IV.
b. I e II.
 c. apenas III.
d. apenas II.
e. I e IV.
Pergunta 9
Os problemas socioambientais têm feito o deslocamento da população para as áreas periféricas das metrópoles. Dessa forma:
I - as pessoas têm vivido em habitações precárias, num cenário carente de recursos básicos, como saneamento, escola, posto de saúde, entre outros fatores estruturais.
II - aumentam as probabilidades de ocorrência de doenças que afetam mais fortemente essas populações.
III - às doenças acrescem-se problemas de segurança, em vários aspectos, refletidos em maiores índices de criminalidade.
IV - a ocorrência desses problemas faz com que a população retorne aos centros de maior desenvolvimento, gerando excesso populacional.
Estão corretas:			
Respostas:
a. I e III.
b. I, II, III e IV.
c. apenas IV.
 d. I, II e III.
e. II, III e IV.
			
Pergunta 10
São vários os problemas ambientais observados em grandes regiões metropolitanas, como é o caso de São Paulo.
Indique a alternativa incorreta entre as mencionadas a seguir:			
Respostas:
a. Déficit do sistema viário e a consequente falta e inadequações do sistema de transporte.
b. Parcelamento e uso inadequado do solo.
 c. Aumentos das dívidas financeiras dos habitantes em função de grandes congestionamentos que impedem os pagamentos de seus compromissos/obrigações.
d. Habitações precárias ocupadas por grande parcela da população.
e. Carências de saneamento básico.
Resposta: C.
Justificativa: a alternativa C faz referência a um problema de cunho econômico-financeiro, e não ambiental.
			
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 1
A Economia Ecológica (EE) é uma linha de pensamento que:
I - Admite uma relação muito forte e inseparável entre as atividades econômicas e os ecossistemas.
II - Atribui à biosfera o papel principal como subsistema do sistema econômico.
III - Defende que os recursos naturais devem ser utilizados em menor proporção do que as suas respectivas taxas de renovação.
IV - Defende que o uso de um bem natural depende sempre e exclusivamente de autorização governamental.
Está(ão) correta(s):
a. I, II, III e IV.
b. Apenas I e II.
c. Apenas III e IV.
d. I, II e III.
e. Apenas III.
Resposta: D.
Justificativa: A assertiva (IV) admite um tipo de centralização que, muito provavelmente, conduziria ao aumento e não à redução dos problemas ambientais ou de qualquer ordem.
Pergunta 2
A inserção das variáveis ambientais nos planejamentos e políticas econômicas tem feito com que:
I - Predominem os estudos que envolvem custos diretos de cada atividade econômica.
II - Prevaleçam os estudos com equações contendo fatores tangíveis, possíveis de serem medidos com facilidade.
III - Aumente o estudo para o equacionamento das externalidades produzidas pelas atividades econômicas.
IV - Sejam abandonados os estudos relacionados com as externalidades positivas e focadas as negativas, que prejudicam o meio ambiente.
Está(ão) correta(s):
a. Apenas III.
b. I e II.
c. Apenas IV.
d. I e IV.
e. I e III.
Resposta: A.
Justificativa: Os estudos das externalidades, sejam positivas ou negativas, são fortalecidos com a inclusão dessas variáveis ambientais nos projetos econômicos.
Pergunta 3
Diferentemente da convencional, os defensores da economia ecológica consideram que podemos conviver com situações de crescimento antieconômico. Esse último caso pode ser constatado em situações como:
I - Modelos da teoria convencional que não incluem os efeitos do meio ambiente sobre os fenômenos econômicos.
II - Justificativas de situações econômicas e sociais efetuadas por modelos reducionistas.
III - A economia é capaz de produzir trabalho ininterruptamente, consumindo a mesma energia e valendo-se dos mesmos materiais.
IV - A energia dissipada nas atividades econômicas sempre pode ser reaproveitada.
Está(ão) correta(s):
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. I e II.
d. III e IV.
e. II e IV.
Pergunta 4
Dirimir conflitos entre grupos antagônicos tem sido alvo de maior sucesso em termos econômicos do que ambientais. Nesse sentido, é importante que: 
I - Os conflitos não ocorram em situações de carências ambientais. 
II - Sejam adotadas medidas que deem total importância aos fatores ambientais, mesmo em detrimento dos econômicos.
III - Haja o entendimento de que o conceito de sustentabilidade é fundamentalmente relacionado com o desenvolvimento econômico de um país ou região.
IV - Muitos estudiosos admitem que possam ser adotadas soluções que propiciem a valoração dos recursos ambientais pelos próprios mercados, de maneira a atender à sua escassez.
Estão corretas:
a. II e IV.
b. Apenas I.
c. Apenas III.
d. I e III.
e. III e IV.
Resposta: E.
Justificativa: Pela sua escassez e importância relativa, ocorrerão naturalmente conflitos na disputa pela posse e uso dos recursos naturais. As melhores soluções para esses confrontos podem ser adotadas, segundo vários especialistas, pelo sistema de livres mercados. De fato, a sustentabilidade é algo premente quando se consideram os resultados que se pretende obter em termos de desenvolvimento econômico.
Pergunta 5
Estabeleça a correta referência entre as colunas da direita e da esquerda, exatamente nesta ordem:
Com base nessa tabela, podemos admitir como correta:
a. D1, A2, 3B e C4.
b. 1A, 2B, 3C e 4D.
 c. 1D, 2A, 3B e 4C.
d. A1, 2B, 3C e D4.
e. 2A, 1D, 3C e 4D.
Pergunta 6
Muitas críticas são feitas aos atuais modelos de crescimento econômico que não dão a devida prioridade às questões ambientais. Os argumentos a esse respeito consideram que:
Resposta Selecionada:	
Corretae. o meio ambiente merece proteção especial, dada a sua magnífica contribuição para a saúde, segurança e bem-estar da coletividade.
Respostas:	
a. os desastres ambientais devem ser obrigatoriamente previstos por quem tem a responsabilidade de combatê-los.
b. o crescimento econômico deve substituir o conceito de desenvolvimento sustentável, atendo-se particularmente às questões do meio ambiente.
c. somente ocorrerá crescimento quando forem resolvidos por completo os problemas ambientais.
d. não é tão visível a questão da escassez que afeta particularmente os bens naturais.
e. o meio ambiente merece proteção especial, dada a sua magnífica contribuição para a saúde, segurança e bem-estar da coletividade.
Resposta: E.
Justificativa: evidentemente, sabe-se que não se consegue resolver todas as pendências ambientais, mas isso não implica em menor zelo para a sua equação.
Pergunta 7
Nem todos os estudiosos concordam, porém, que os livres mercados revelam condições de solução para os problemas e questões ambientais. Para eles:
I - As soluções via mercados conduzem à ineficiência das atividades produtivas da sociedade.
II - Vários recursos ambientais, por cumprirem função social, não podem se sujeitar às leis dos mercados.
III - As soluções via mercados acarretarão desvios na qualidade de vida de uma população.
IV - As leis do livre mercado, ao envolverem o ambiente, criam deformidades com relação aos interesses comuns da sociedade.
Está(ão) correta(s):
a. Apenas III.
b. Apenas I.
c. Apenas IV.
d. II e IV.
e. Apenas II.
Pergunta 8
Os bens à disposição da sociedade podem ser classificados em categorias, no que tange à sua subordinação àsleis dos livres mercados. Considere as opções a seguir:
I - Os bens de consumo podem ser individuais ou coletivos.
II - Pelas suas características fundamentais de compartilhamento, os bens ambientais situam-se entre os individuais.
III - Entre os chamados bens individuais podem ser enquadrados o fornecimento de água e o suprimento de energia.
IV - Os bens ambientais, por serem fundamentais para os seres humanos, enquadram-se na categoria de coletivos.
Estão corretas:
a. III e IV.
b. Apenas II.
c. I e III.
d. Apenas I.
e. I e IV.
Resposta: E.
Justificativa: Os bens ambientais se enquadram na categoria de coletivos. Alguns autores entendem que, em função disso, não podem estar sujeitos às leis do mercado, o que é motivo de controvérsia.
Pergunta 9
Usualmente, os fatores intangíveis que afetam determinados projetos e comportamentos são difíceis de serem avaliados e:
I - Dependem de ponto de vista individual de cada agente econômico ou social.
II - Eles podem ser sempre materializados de modo a permitir seu conhecimento e medição.
III - Um dos exemplos, nesse sentido, admite que é muito difícil a identificação de como a paisagem afeta o bem-estar das pessoas.
IV - O mesmo pode ser dito com relação aos aspectos relacionados com a pobreza.
Está(ão) correta(s):
a. Apenas I.
b. II e III.
c. III e IV.
d. I e III.
e. Apenas IV.
Pergunta 10
Vários autores admitem que os bens ambientais possam estar sujeitos à regulação via mercados. Acerca dessas posições, podemos considerar:
I - Para eles, o mercado, se bem dirigido, poderia proteger o meio ambiente.
II - Muitos consideram que a assertiva (I), imediatamente anterior, conduz à exploração inadequada dos recursos naturais.
III - Também consideram que isso equivale à privatização do meio ambiente, prejudicando a sociedade.
IV - Entendem que o fundamental é estabelecer o direito de utilização do meio ambiente, algo que precisa ser bem regulado, de forma a repartir de forma justa os prejuízos da exploração ambiental.
Está(ão) correta(s):
a. I e III.
b. I e IV.
c. II e IV.
d. Apenas II.
e. Apenas III.

Mais conteúdos dessa disciplina