Buscar

Modelo Adaptação de atividade

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome e RU: Juliana Linn Schneider – RU 1363363
Polo: Uninter Panambi
	Ano/Série e idade do aluno:
Aluno de 9 anos, estudante do 4º ano do Ensino Fundamental.
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
O aluno é portador de deficiência visual em ambos os olhos, e, apesar de enxergar alguns vultos com o auxílio de óculos, utiliza muito do tato para melhor conhecimento dos objetos. O aluno também tem um pequeno atraso mental, devido a uma má formação cerebral ocorrida durante a gestação. É um aluno muito inteligente e dedicado, porém aprende mais rápido quando o lúdico está presente. Gosta de aprender, e surpreende a todos diariamente com sua criatividade. Tem um alto nível de atenção. Apesar de suas dificuldades, interage bem com todos os colegas e é muito carismático, fazendo amigos facilmente. Todos os colegas sabem de sua deficiência e o auxiliam sempre que necessário. O aluno não tem dificuldades em relação à motricidade.
	Atividade escolhida (marque um X):
( ) Atividade 1
( x ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
Como o aluno não tem dificuldade em entender os conceitos de adição, subtração, divisão e multiplicação, e entende as atividades propostas, a adaptação da atividade será feita através do tato, uma vez que o aluno não consegue visualizar na folha o que o exercício propõe, nem mesmo escrever ali seus resultados. E através do lúdico, pois é a maneira que o aluno mais absorve conteúdo.
Para encontrar os múltiplos dos números pedidos, utilizaremos palitos de dente e palitos de fósforo. Os palitos de dente representam as dezenas e os palitos de fósforo representam os números unitários. Quando solicitado a questão de múltiplos, por exemplo, o aluno deverá separar em grupos a quantidade de palitos referentes ao que é pedido, ficando a cargo do mesmo pensar se o melhor é utilizar dezenas e unidades, e a quantidade de cada, para que atenda à resolução do exercício, trabalhando assim o raciocínio lógico. Após, com o auxílio da atendente de sala, o aluno deve colar os palitos na folha, como resposta, já que dessa forma, o vulto é maior, e o aluno consegue visualizar com mais facilidade do que o lápis de escrever. Além de ser uma atividade que trabalha o conteúdo, auxiliará na atenção e no lúdico.
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):
- Chamar a atenção para o conteúdo de forma lúdica;
- Absorção do conteúdo matemático
	Resultados esperados (até 10 linhas):
Utilizando essa adaptação à atividade, esperamos que o aluno possa se sentir motivado à buscar mais conhecimento dentro e fora de sala de aula, uma vez que ele percebe que está apto a encontrar a resolução do problema matemático e que é possível criar estratégias de aprendizado para todos os tipos de aluno e dificuldade. 
Esperamos que o aluno possa se sentir valorizado, e que entenda o quão importante é todo e qualquer conteúdo.

Continue navegando