Buscar

CONTEXTUALIZADA LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
LIBRAS
DANIELE SIQUEIRA VERAS
BIANCA FIGUEIREDO
A Acessibilidade do discente Surdo ao Enem.
Atualmente muito tem se falado em questões de respeito às diferenças e a busca incessante e tão necessária da tal igualdade entre quem traz a diferença tão marcante, seja esta uma condição genética ou mesmo adquirida com algum acontecimento da vida.
Com a comunidade Surda não seria diferente, longa é a trajetória em busca de espaço, respeito e principalmente de oportunidades tão inerentes a vida humana, como poder viver de forma acessível ao que o mundo oferece, bem como estudar e trabalhar.
A lei 10.436 de 2002 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais-Libras como válida para todo o território nacional, algumas entidades sinaliza que o problema, , é que o artigo 4º, em seu parágrafo único, afirma que tal idioma não pode substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. Isso significa que em um concurso público, por exemplo, os surdos devem usar, preferencialmente, a língua portuguesa tanto para compreender as questões quanto para responder às perguntas dissertativas. 
Tal situação expressa nessas condições de acordo com alguns juristas que seria inconstitucional é o mesmo que obrigar esses candidatos a fazer a prova em outro idioma, além de ir contra o que prega o direito a igualdade.
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM concurso de suma importância para os jovens atualmente, pois permite o ingresso nas universidades de todo o país, veio com uma grande novidade para os surdos, oferecer a eles o acesso a vídeos com a tradução para Libras das perguntas da prova. Como a Redação tem peso forte na nota uma medida ainda não realizada seria permitir que os candidatos surdos a gravar suas respostas na língua de sinais no lugar de produzir um texto em português, já que esta não é sua língua natural. A este tocante para a avaliação do exame ter na banca especialista em Libras seriam essenciais para julgar e analisar esses vídeos-redação. O que é inadmissível é obrigar um candidato surdo que tem como sua primeira língua as Libras ter que desenvolver o certame na língua portuguesa e com o nível de exigência que a disciplina exige.

Continue navegando