Buscar

Teste FAC e FACP

Prévia do material em texto

Teste FAC e FACP
Verificou-se que o modelo GARCH (p,q) assemelha-se ao modelo ARMA (max (p,q), q). Assim, mas funções de autocorrelação, FAC, e de autocorrelação parcial, FACP, devem sugerir se a série é heterocedástica, ou seja, quando há uma distribuição cuja a curtose difere da mesocúrtica ao longo do tempo, da mesma maneira que dão uma ideia das ordens p e q de um modelo ARMA. Isso acontece pois, proceder obtendo primeiro os quadrados dos erros estimados pela regressão do modelo estabelecido, como se a variância condicional fosse constante:
Em que T é o número de resíduos.
Em seguida, calcula-se a FAC amostral para o quadrado dos resíduos, sem esquecer de representa-la graficamente. A função é dada por: 
Pode-se aproximar o desvio-padrão de em grandes amostras por . Diz-se que algum modelo ARCH está presente se os valores de forem estatisticamente diferentes de zero. A função de autocorrelação parcial é obtida representando-se em um gráfico o coeficiente estimado, , contra a defasagem s, a partir da seguinte equação:
De modo semelhante, o desvio-padrão pode ser aproximado por .
Diferentemente dos modelos ARMA, a FAC nos dá a ordem máxima da AR do GARCH, representado pelo termo e a FACP oferece a ordem p das MA do GARCH do termo . Se sabem-se exatamente as ordens p e q do modelo. Do contrário, encontra-se a ordem q por tentativa e erro. As dificuldades de estimação são da mesma natureza daquela nos modelos ARMA (p,q) convencionais.
Em suma, caso os modelos sejam assimétricos na variância, ou seja, há distúrbios na distribuição do erro, os teste FAC e FACP podem ser usados para identificar se existe ou não uma heterocedasticidade convencional, porém sem definir as ordens de p e q.
O programa E-Views facilita a necessidade da estimação do FAC e FACP de uma série de observações. Para chegar neste ponto e descobrir qual é a ordem que melhor determina as observações, segue-se o passo a passo no E-Views:
1º- Abra o software e carregue (abra) a base de dados:
 
2º - Certificando-se de que os dados estão corretos, avance o processo: 
3º- Para efeito de exemplo vamos trabalhar com a série de cotações: 
4º- Abra a pasta cm dois cliques, abra a aba “view” e selecione a opção “Correlogram”: 
5º- Selecione o lag que deseja usar para ánalise e dê OK em seguida:
6º- O momento em que o FAC é truncado, isso determina a ordem AR do sistema. Já no FACP, o mesmo é feito para o MA. No exemplo que foi dado, o FAC determinou uma ordem do primeiro nível (o correlograma “truncou” no primeiro nível) e FACP demonstrou que, para este exemplo, a ordem relativo a MA está como quarto nível.

Continue navegando

Outros materiais