Buscar

As três correntes que envolve o desenvolvimento humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As três correntes que envolve o desenvolvimento humano 
 O desenvolvimento humano é o processo onde o ser humano vai se descobrir. Onde ele vai desenvolver seu jeito de andar,falar,suas crenças, pensamentos, costumes e valores. 
 As pessoas começaram a se perguntar “Como acontece o desenvolvimento Humano?” Então os pesquisadores foram atrás de respostas para essa Pergunta, a parti desses estudos nasceram 3 concepções do desenvolvimento humano: o Inatismo, o ambientalismo e o interacionismo. 
 O inatismo se baseia na teoria que o indivíduo já carrega desde o seu nascimento traços de como vai ser no futuro. As pessoas que concordam com essa teoria falam frases tipo “esse dom foi dado por Deus “ ou “vai puxar ao pai”. São pessoas que se baseiam no “achismo”
 O ambientalismo já defende a idéia de que o individuo constrói suas habilidades de acordo com o ambiente que ele convive. Tudo envolve apenas o ambiente. Essa teoria ver o Homem como um ser passivo. Que pode ser manipulado e moldado de acordo com o ambiente que convive e mudar ao trocar de ambiente.
 Já no interacionismo vemos que o desenvolvimento humano vem de fatores biológicos e ambientais. Somos sujeitos ativos e temos a capacidade de desenvolver nossas próprias características de acordo com a nossa relação com o meio físico,social e cultural. Esse meio produz aprendizagem e aprendizagem significa desenvolvimento. 
Operações formais e seus conflitos 
 O período de operações formais acontece na adolescência ate chegar na vida adulta onde o indivíduo tem o pensamento formal,abstrato. Isso é, o adolescente tem planos e idéias sem precisar de referencias concretas ou manipulação e eles são capazes de tirar conclusões de pura hipótese.
 Nas relações sociais o adolescente pode passar por conflitos e pode gerar uma caracteriza que podemos denominar como “anti-social” onde ele se afasta da família, não aceita conselho de adultos e depois é que ele consegue pensar e refletir sobre o peso de suas ações.
 No afetivo o adolescente deseja se liberta do adulto mas ainda depende dele. Deseja ser aceito tanto pelos amigos quanto pelos adultos. O grupo de amigo é muito importante para o adolescente que determina seu jeito de falar,se vestir e outros aspectos do seu comportamento.
 Os interesses dos adolescentes são diversos e imutáveis nunca sabemos realmente o que eles almejam.
 relações humanas nas escolas são cada vez mais complexas, e os pequenos conflitos e desavenças entre os alunos surgem com maior facilidade e freqüência (VASCONCELOS, 2005; LEME, 2006; BIONDI, 2008) essa situação não é nem positiva nem negativa mas pode Ser uma oportunidade de enriquecimento para o desenvolvimento pessoal do aluno. A maneira que o Professor vai lidar com isso pode somar ou diminuir com a sua aprendizagem.
 As escolas deveriam atribuir formas de instruir os seus professores a criar maneiras de ensinar os alunos a resolver seus conflitos de forma justa, respeitosa e cooperativas. O objetivo seria: identificar o conflito,quais são os principais motivos e quais são as principais maneiras de resolver esse conflito e assim colocar em pratica.

Continue navegando