Buscar

Fontes de Energia Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fontes de Energia Exercícios 
1-Como se define energia? RESPOSTA: Energia significa como capacidade de realizar trabalho A energia é um conceito de vasta aplicação em física. É uma grandeza física que tradicionalmente se define como a capacidade de corpos e sistemas para realizar um trabalho.
2-Designa as seis formas de energia? Resposta: (1) Quimica,(2)Mecanica,(3)Térmica,(4)Luminosa,(5)Elétrica,(6)Nuclear.
4-Qual a fonte imediata de energia para construção muscular? Resposta: O ATP é fonte imediata de energia a degradação da glicose fornece ATP para a contração muscular, contudo este processo é lento, durante intensos períodos de atividade musculares, esse processo papel é desempenhado por outro composto a fosforilcreatina(CP) ou creatina-fosfato.
6- Defina metabolismo anaeróbico e aeróbico? Resposta: anaeróbico: É o processo químico e fisiológico que o corpo faz para produzir energia sem a utilização de oxigênio. Temos dois mecanismos para não utilização de oxigênio.
 Metabolismo aeróbico: usa o oxigênio para converter os nutriente carboidratos, gorduras e proteínas), para ATP. Este sistema é um pouco mais lento do que os sistemas anaeróbios, dependendo do sistema circulatório para 
7-Definir cada uma das três vias pelas quais o ATP é ressintetizado?
Resposta: anaeróbica alática:É a hidrólise da creatina-fosfato , uma molécula existente no músculo esquelético, que se constitui em uma creatina ligada a um radical fosfatídico de alta energia.
Anaeróbica: Lática é a aceleração específica da via glicolítica, com liberação de ácido lático, que é a molécula de piruvato modificada.
 Aeróbica: Envolve a via glicolítica, formando ácido pirúvico que passa pela mitocôndria, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. O oxigênio chega como aceptor final de elétrons para formar água. A molécula de glicose é quebrada na via glicolítica, formando 2 moléculas de piruvato, com 3 carbonos.
8- Como é formado o Ácido lático?
A produção de ácido lático se dá por meio da fermentação da lactose pela bactéria Streptococcus lactis. Industrialmente, é fabricado pela fermentação controlada de hexoses de leite, milho e melaço. Também pode ser obtido em laboratório através da reação química de etanal com uma solução de ácido sulfúrico e cianeto de sódio. Além do leite coalhado, encontra-se o ácido lático nos sucos de carne e em algumas partes do corpo de animais e plantas.
 9-Estabelecer a diferença entre glicose aeróbica e anaeróbica? Resposta: • A glicólise aeróbica ocorre em ambientes ricos em oxigênio, enquanto que a glicólise anaeróbica ocorre em ambientes de falta de oxigênio.
• A glicólise aeróbica é mais eficiente do que a glicólise anaeróbica; portanto, produz uma grande quantidade de ATP do que a glicólise anaeróbica.
• A glicólise aeróbica ocorre apenas em eucariotas enquanto a glicólise anaeróbica ocorre tanto em procariotas quanto em eucariotas.
• A glicólise anaeróbica produz 2ATPs por molécula de glicose, enquanto a glicólise aeróbica produz 36 a 38 ATPs por molécula de glicose.
• O produto final final da glicólise anaeróbica é o lactato, que pode ser prejudicial à própria célula, enquanto que a glicólise aeróbia é a água e o dióxido de carbono, que não são prejudiciais às células.
• Ao contrário da glicólise anaeróbia, NADH + H + sofre fosforilação oxidativa na presença de oxigênio na glicólise aeróbica.
• O piruvato é reduzido ao lactato durante a glicólise anaeróbia, enquanto que, durante a glicólise aeróbica, o piruvato é a oxidação para a acetil coenzima A (acetil-CoA).
10-Quais as funções do ciclo de Krebs e do sistema de transporte de elétrons?
Resposta:
ciclo de Krebs: função a oxidação de açucares e lipídeos a gás carbônico e água. Assim, durante as reações ocorre a produção de metabólitos para outros processos, geração de energia e liberação de íons e elétrons altamente energéticos.
Transporte de elétrons: Processo ocorrido no interior das mitocôndrias e que tem como papel a geração de energia em forma de ATP.
11-Como é utilizada gordura na síntese do ATP? Resposta: As gorduras e as proteínas podem ser Sintegradas aerobicamente para CO2 E H2O librando energia para síntese do ATP. E só podem ser metabolizadas com a presença de oxigênio. 
15-

Continue navegando