Buscar

APOL 1 Gestão da Sustentabilidade Organizacional

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - Gestão da Sustentabilidade Organizacional
Na segunda-feira (25/07/2018), a comissão especial criada na Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei (PL) 6.299/2002, que propõe alterações na atual legislação de agrotóxicos, aprovou texto que divide opiniões. De um lado, empresários do agronegócio comemoram sob o argumento de que moderniza a aprovação e regulação dos pesticidas. Do outro, organizações de promoção à saúde coletiva e defesa do meio ambiente afirmam que o relatório representa riscos não só aos trabalhadores do campo, mas também aos consumidores dos alimentos expostos aos agrotóxicos. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Ceará, Integrante do Grupo Temático Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e coordenador do Observatório da Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (OBTEIA), Fernando Carneiro refere:
“Há 60 anos, Rachel Carson, bióloga norte-americana, escreveu “A primavera silenciosa”, um clássico da literatura ambientalista. Teve uma repercussão tão grande que o governo americano criou uma comissão de cientistas comprovando tudo o que ela havia pesquisado, o que gerou, inclusive, a criação da agência de proteção ambiental nos Estados Unidos. Nós, em 2015, publicamos o dossiê Abrasco, com quase 700 páginas e mais de 60 autores colocando isso. Só que o que a gente vê hoje com esse PL é que, em vez de fazermos um movimento para cuidar da saúde da população e do meio ambiente, estamos vendo exatamente o contrário”.
( https://apublica.org/2018/07/brasil-sera-paraiso-dos-agrotoxicos-diz-pesquisador/)
A partir do texto, analise as afirmações a seguir: 
I. O pesquisador Fernando Carneiro faz uma comparação incoerente ao citar a obra de Rachel Carson.
II. As alterações na legislação de agrotóxicos no Brasil, colocam em risco os avanços alcançados até agora em relação à saúde das pessoas e do meio ambiente.
III. A obra de Rachel Carson e a mobilização da sociedade norte-americana garantiram melhorias nas leis sobre uso de pesticidas. No Brasil, nem o dossiê Abrasco nem a repercussão negativa sobre a PL, ainda não conseguem avanços positivos.
IV. A comissão especial criada na Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei (PL) 6.299/2002, não deve satisfações à opinião pública. 
É correto apenas o que se afirma em
 
 
 
	
	A
	Somente na sentença  I.
	
	B
	Somente nas sentenças II e III.
	
	C
	Somente nas sentenças II e IV.
	
	D
	Somente nas sentenças I e IV.
	
	E
	Somente nas sentenças II, III e IV.
Questão 2/3 - Gestão da Sustentabilidade Organizacional
Os empresários e fabricantes que optam pela gestão da sustentabilidade estão buscando melhorias no negócio, garantia de qualidade, transparência nos processos e credibilidade para facilitar as negociações entre parceiros e mercados locais, regionais, nacionais e internacionais. Nesse contexto, a certificação e normatização são importantes para comprovar os atributos ambientais e socialmente responsáveis divulgados pelas empresas.  
Considerando a relevância da normatização de processos na gestão da sustentabilidade, avalie as afirmações a seguir: 
I- A ISO 26000 é uma diretriz internacional que orienta para a gestão da Responsabilidade Social.
II- A ISO 26000 é uma certificação internacional para a gestão ambiental.
III- A ABNT NBR 16001 é uma norma nacional de gestão da Responsabilidade Social, cuja instituição certificadora é o Inmetro.
IV- Na gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social, as normas são de uso voluntário, isto é, não são obrigatórias por lei. 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, F.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	V, F, V, V.
	
	D
	F, V, F, V.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 3/3 - Gestão da Sustentabilidade Organizacional
Com a ideia de sustentabilidade em alta, tanto para negócios em geral, quanto para organizações sem fins lucrativos e governos, perguntas relacionadas ao assunto se tornam mais frequentes. Empresas e empreendimentos buscam tornar contemporânea sua ação no mercado e sociedade, seguindo a tendência para um futuro próximo de que o consumidor se tornará cada vez mais responsável, exigindo conhecer o impacto econômico, social e ambiental de seus padrões de consumo e dos produtos que escolhe. Organizações na Europa e Estados Unidos já têm percebido e acolhido essa tendência, buscando apresentar seus resultados em triplo critério, isto é, considerando esses três aspectos: ambiental, social e econômico. Sendo assim, desenvolver processos de gestão sustentável requer o conhecimento de conceitos, diretrizes e a visão que fundamenta a área.
(http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/o-que-e-triple-bottom-line/102114/)
 
A partir do texto, analise as afirmações a seguir: 
I – São aspectos do conceito de sustentabilidade: visão sistêmica, a responsabilidade nas relações e impactos provocados pelas organizações. 
II – O conceito de sustentabilidade não se aplica adequadamente no texto.
III – O texto aborda os parâmetros estabelecidos no Relatório de Brundtland Comission apresentados na Conferência em 2012.
IV – O texto fala da importância e tendência nos negócios para a adoção do tripé da sustentabilidade (Triple Bootom Line – 3P’s) proposto pelo sociólogo britânico, decano do movimento da sustentabilidade corporativa John  Elkington. 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas a sentença I está correta.
	
	B
	Apenas a sentença II está correta.
	
	C
	Apenas as sentenças I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
_1604326431.unknown
_1604326433.unknown
_1604326434.unknown
_1604326432.unknown
_1604326427.unknown
_1604326429.unknown
_1604326430.unknown
_1604326428.unknown
_1604326425.unknown
_1604326426.unknown
_1604326423.unknown
_1604326424.unknown
_1604326421.unknown
_1604326422.unknown
_1604326420.unknown

Continue navegando