Buscar

PIM 7

Prévia do material em texto

RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar VII (PIM VII) tem como objetivo apresentar um estudo feito sobre a empresa Heineken, abordando as matérias estudadas ao longo do semestre nas áreas de: Logística Integrada, Gerenciamento de Sistemas de Informação e Desenvolvimento Sustentável. Colocando em prática nossos conhecimentos junto á empresa Heineken, uma cervejaria Holandesa, produtora global de cervejas de alta qualidade, apreciadas em mais de 192 países de todos os continentes, hoje muito conhecida no mercado e bem conceituada. Mas nem sempre foi assim, a história da empresa Heineken deu inicio em 1864. A pequena cervejaria passou a evoluir aos poucos e conquistou o respeito de seus consumidores, e até hoje não para de crescer.
Com o desenvolvimento da empresa, a mesma passou a dar mais atenção a área de Logística Integrada na organização, buscando sempre o melhor atendimento de seus clientes melhorando não só a qualidade e o bom preço de seus produtos, mas também, que a experiência de seu cliente em adquirir o produto seja gratificante. E para atender essas demandas, a empresa precisa reduzir custos, e se tornar mais ágil, para que o contato com o público seja mais eficiente. Ao longo do projeto também iremos ver a área de Gerenciamento de Sistemas de Informação, tendo em vista que uma empresa precisa estar centrada em suas informações de modo que venham auxiliar o executivo nas tomadas de decisões, para que a organização obtenha o melhor controle de suas tarefas facilitando muito as atividades da empresa. Podemos conhecer também através deste projeto a importância do Desenvolvimento Sustentável dentro e fora da empresa. Um questão de extrema importância para a conservação do meio-ambiente. Hoje em dia além de produtos de boa qualidade, os consumidores exigem um compromisso das empresas com o meio-ambiente, e a instituição Heineken mostra em detalhes o quanto é importante a preservação do meio-ambiente, e como praticam para que os meios ambientais ou sociais não se esgotem futuramente.
Palavras chave: logística, empresa e atividades. 
ABSTRACT
The Integrated Multidisciplinary Project VII (PIM VII) aims to present a study about the company Heineken, addressing the subjects studied throughout the semester in the areas of: Integrated Logistics, Information Systems Management and Sustainable Development. Putting into practice our knowledge with the company Heineken, a Dutch brewery, a global producer of high quality beers, appreciated in more than 192 countries on all continents, today well known in the market and well reputed. But it was not always so, the history of the Heineken company began in 1864. The small brewery gradually evolved and won the respect of its consumers, and to this day continues to grow.
With the development of the company, it began to give more attention to the area of ​​Integrated Logistics in the organization, always seeking the best service of its customers improving not only the quality and the good price of its products, but also, that the experience of its customer to purchase the product is rewarding. And to meet these demands, the company needs to reduce costs, and become more agile, so that the contact with the public is more efficient. Throughout the project we will also see the area of ​​Information Systems Management, since a company needs to be focused on its information so that it helps the executive in the decision making, so that the organization obtains the best control of its making the company's activities much easier. We can also know through this project the importance of Sustainable Development inside and outside the company. A matter of extreme importance for the conservation of the environment. Nowadays, in addition to good quality products, consumers demand a commitment from companies with the environment, and the Heineken institution shows in detail how important the preservation of the environment is, and how they practice so that environmental or not be exhausted in the future.
Keywords: logistics, company and activities.
1.LOGÍSTICA INTEGRADA
1.1 CONCEITO
Tem como objetivo minimizar os custos e consequentemente agregar o melhor valor ao produto final. Sua intenção principal é disponibilizar recursos certos e nas horas certas. A Logística fica responsável pelo controle de pedidos de vendas, planejamento do processo produtivo, matérias, distribuição, suprimentos, informações que otimizam os recursos materiais e humanos da empresa. Hoje em dia o mercado se encontra cada vez mais competitivo, e para se manter em destaque é preciso que a organização se mantenha fidelizada com seus clientes. Com a utilização da ferramenta de Logística é possível organizaras principais atividades da empresa que auxiliam no controle de pedidos e vendas entre outras partes importantes da empresa. Por se tratar de processos bem organizados e de uma cadeia integrada, e com métodos bem organizados, podemos afirmar que uma das maiores importâncias á respeito da utilização da logística é o sistema de comunicação entre as partes. Permitindo assim, a interatividade e união de forma precisa entre os diversos processos e ramos da companhia. 
1.2 Logística Integrada na empresa Heineken
A cervejaria Heineken está sempre em busca de oferecer um atendimento de qualidade em tempo hábil com o objetivo de ganhar a confiança de seus clientes acrescentando valor ao produto. E para que seus objetivos sejam alcançados a logística é essencial para obter ótimos resultados. A empresa estudada é considerada uma empresa de grande porte, muito conhecida por patrocinar importantes eventos esportivos, consequentemente por ser uma organização de grande porte é de extrema importância uma grande estrutura logística. E para aumentar o seu diferencial no mercado e reduzir custos de produção, a empresa decidiu contratar a Finnet um sistema de Gestão Empresarial que auxilia a empresa para melhorias nos processos internos e, resultando também os externos. Hoje em dia a empresa lida com maior eficiência com cada processo em sua rede produtiva.
Sendo assim a Finnet á empresa Heineken o Portal de Coletas Inbound ( estratégia usada para atrair o interesse das pessoas), para melhor condução de sua logística. Em consequência a empresa passou a ter uma visão geral de pontos constantemente considerados críticos em toda linha de produção. Esse tipo de processo é muito importante para a companhia, pois, oferece informações aos administradores em tempo real de suas operações sem que os mesmos tenham que alterar algum método para se adequar a ferramenta desenvolvida. Ela é personalizada com o perfil da organização, e proporciona uma comunicação e interação com o cliente, departamento financeiro e transportadoras. 
1.3 Tecnologias em prol da logística
A empresa heineken no ano 80 foi a primeira a utilizar o satélite militar da oton, aplicando esta tecnologia na logística.
Desenvolveu um software que estabeleceu conectividade entre produção > vendas > entrega .os caminhões saiam da fábrica com um “mix” de mercadorias “call center”, o roteiro era feito em tempo real, através dos telefones dos caminhoneiros.
O projeto consistia na adaptação de um sistema, utilizado pela luis simoes nas atividades logísticas, às necessidades do armazém da heineken.
Alguns anos depois com avanço desenfreado da tecnologia a entidade passou a utilizar o portal de coletas inbound, para gerenciamento de sua cadeia logística.
Com a ferramenta, a companhia passou a ter uma visão global dos pontos mais críticos da linha de produção.
“a diferença do uso do satélite militar para o portal de coletas inbound é que a ferramenta inbound reflete os processos físicos da heineken,podendo assim tem acesso as informações em tempo real, de sua operação sem que eles tenham que alterar algum processo para se adaptar a ferramenta desenvolvida. Ela é customizada com perfil da empresa, e promove comunicação e interação entre cliente, transportadoras e departamento financeiro. E disponibilizamosum dashboard que simula uma tela de aeroporto, onde a empresa disponibiliza informações em tempo real de todas as cotações, coletas em trânsito e entregues dentre outras informações”, explicou karina freitas, analista de produtos de soluções integradas da finnet.
Com esta inovação, a empresa consegue gerenciar orçamentos e prazos de entrega de abastecedores e transportadores em tempo real. Uma facilidade que concede a área de logística da empresa acompanha o passo a passo dos carregamentos das cargas e possibilita que o departamento financeiro seja capaz de programar o pagamento dos fretes. Após adquirir este sistema de logística a empresa Heineken além de ganhos em redução de custos a organização melhorou a sua forma de trabalho, reduzindo a força de trabalho em tempo integral. A empresa também optou-se pelo sistema de outbound, que tem como principal objetivo conquistar cada vez mais clientes. A real ideia é encaminhar-se ao cliente da forma eficiente e não necessariamente criar o interesse genuíno desse possível consumidor na empresa.
Nas organizações a logística, esta cada vez mais avançada, e hoje torna-se um grande diferencial nelas, qualidade e preço já estão parecido nas empresas. Com a implementação da logística a companhia obteve melhorias nos índices de produtividade, redução de custos no decorrer de toda a cadeia , criação de valor e crescimento da lucratividade.

Continue navegando