Buscar

Discursiva de Administração Financeira e Gerenciamento de Capital e Gestão Orçamentária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s): Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital e Gestão Orçamentária- nota 88
	
	
	
	
	
	
Questão 1/4 - Gestão Orçamentária
O objetivo do gestor financeiro referente aos estoques é otimizar as movimentações operacionais com os fluxos financeiros. A área financeira de uma empresa, preocupa-se com os fluxos de pagamentos e também com os custos adicionais para a manutenção dos estoques podendo ser destacados os custos de capital, instalações e serviços.
Sobre os custos com estoques, além dos mencionados acima, quais outros riscos ao procedimento de se estocar as empresas estão sujeitas?
Nota: 25.0
	Gabarito: Além dos custos mencionados acima, também se pode apontar alguns riscos ao procedimento de se estocar como deterioração, furtos e em alguns casos obsolescência do produto. Rota da aula 04, página 04.
Resposta: Toda empresa precisa ter bastante cuidado com o seu estoque,pois o excesso e a falta pode trazer sérios prejuízos para a empresa.Um bom administrador financeiro deve estar atento sobre a real necessidade de materiais,maquinário,peças,entre outros, para fabricar seus produtos.O excesso de estoque no armazém pode acarretar muitas perdas,entre elas podemos destacar depreciação e obsolescência e prejuízo no saldo da conta.E a falta de estoque vai impedir que a empresa atenda a demanda necessária para suprir as necessidades do consumidor e também do mercado em que atua.Resumindo o excesso de estoque causa prejuízos e a falta significa que não houve um planejamento adequado por parte do gestor financeiro.Mas por outro lado,a evolução impulsiona o mercado de tal forma que as vezes os gestores preferem pecar por excesso para não ficar de fora da concorrência.
Questão 2/4 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Um profissional experiente, amparado por um bom sistema de controle interno, tem boas chances de acerto quando o assunto é administração financeira. O que há de mais complexo nesse campo de atuação são as decisões estratégicas, ou seja, as que podem afetar o destino da entidade a longo prazo.
Escreva pelo menos três funções de um administrador financeiro.
Nota: 12.5
	- Gabarito: Funções operacionais como: realizar as contas a pagar e a receber, aplicar os recursos da empresa;
- Elaborar e/ou supervisionar os orçamentos e o fluxo de caixa
- Definir a política de crédito da empresa
- Definir as opções de investimento e financiamento
Base teórica: cap 1, pág. 26
Resposta: São inúmeras as funções do administrador financeiro,pois ele é responsável por manter o equilíbrio financeiro da empresa,que é parte importante para que a empresa se mantenha estável no mercado,e cumprir suas obrigações(fiscais,salário dos funcionários,manutenção entre outros).Um bom administrador deve:tomar decisões assertivas para maximizar a receita da empresa, diminuir os riscos nos negócios,aumentar os lucros da empresa,manter as finanças estáveis para que os objetivos sejam alcançados,manter um bom relacionamento com sua equipe,e principalmente estar atento ao que o mercado necessita.
Questão 3/4 - Gestão Orçamentária
A análise das relações é indispensável não só para a decisão sobre qual espécie de estrutura é necessária, mas para a tomada de decisão vital sobre como a estrutura deve ser guarnecida de pessoal. Nesse sentido, o planejamento da empresa toma por base três níveis, com processos e hierarquia distintos. São eles: Planejamento estratégico; Planejamento tático; Planejamento operacional.
Descreva o que é o planejamento tático.
Nota: 25.0
	Gabarito: O planejamento tático visa otimizar o desempenho e os resultados de áreas específicas de uma empresa. As decisões táticas são tomadas em um nível hierárquico intermediário. Este plano procura traduzir e quantificar os planos estratégicos em um plano orçamentário de cada área, ou simplesmente orçamento. Rota da aula 01, página 07.
Resposta: O planejamento tático serve para dar suporte ao gestor financeiro no andamento da estrutura organizacional.É super importante para a empresa que as áreas estejam alinhadas durante todo o processo de produção e desenvolvimento
Questão 4/4 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
A Demonstração do fluxo de caixa passou a ser obrigatória no Brasil por meio da lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007 (Brasil, 2007). Embora muitas empresas já a utilizassem antes, a legislação que tornou obrigatória sua publicação, em substituição à Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), representou um grande avanço, que trouxe benefícios principalmente para os analistas da área financeira.  (ANDRISCH, CRUZ, 2013, p.70)
Acerca da DFC (Demonstração de fluxos de Caixa), apresente pelo menos um de seus objetivos:
Nota: 25.0
	O objetivo primário da Demonstração dos Fluxos de caixa (DFC) é prover informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durante um determinado período, e com isso ajudar os usuários das demonstrações contábeis na análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades para utilizar esses fluxos de caixa. (Iudícibus (2010, p.567)
Ou ainda:
Gabarito: Revelar detalhes sobre como:
A empresa obteve lucro contábil, mas não tem dinheiro em caixa, ou como sobra dinheiro em um cenário de resultado negativo
 É a capacidade da empresa para gerar fluxos positivos de caixa; capacidade de pagamento; taxa de conversão de lucro em caixa.
Previsões financeiras realizadas no passado; aportes de capital realizados e sua origem; e os dividendos pagos.
(ANDRISCH, CRUZ, 2013, p.71) Base teórica: cap 4, pág. 71
Resposta: A DFC tem como objetivo apresentar todos os gastos incorridos na sua produção,desde a entrada de matéria-prima até a revenda do produto acabado.Com isso será possível fazer o controle de todo o processo de fabricação,entradas e saídas,análise de resultados,ajudar os usuários na análise das demonstrações,fornecer informações sobre pagamentos e recebimentos em dinheiro em determinado período,se sobra ou falta dinheiro.

Outros materiais