Buscar

A flecha no meio do vão ABERTA

Prévia do material em texto

A adoção de contra-flexas é uma prática comum na execução de vigas de concreto armado, descreva como a protensão atua para evitar que ocorram grandes flechas no meio do vão, uma vez que as peças protendidas costumam ser empregadas em peças mais longas.
A flecha no meio do vão δ4 = 2,55 cm. Aqui, observa-se um deslocamento ainda menor do que o obtido no Caso 2 demonstrando que quanto mais próximo da borda inferior à força de protensão é aplicado maior é o efeito da força de protensão.
 Como foi possível observar no exemplo numérico a inserção de uma força normal ao eixo da viga pode ter diversos efeitos no comportamento da estrutura, ela pode tanto acentuar as flechas e os momentos da peça quanto pode reduzi-los, e esse último efeito é o que buscamos na aplicação da protensão, uma redução de tensões de tração, redução nas flechas e controle de abertura de fissuras.
O concreto protendido é uma inserção de forças em nossas estruturas, o engenheiro deve sempre estar atento a novos tipos de combinação de esforços, uma vez que as forças serão introduzidas em diferentes momentos da vida da estrutura. Com a utilização da protensão em muitos casos, a situação mais crítica pode ser a do elemento sem cargas, sendo submetido apenas a protensão. Conclui-se aqui que para dimensionar peças protendidas serão exigidos novos passos de verificação da estrutura. 
Para se comparar concreto armado normal com concreto protendido, tomemos como exemplo uma prática simples, que é a adoção de contraflechas em vigas. Observe que o conceito é semelhante ao da protensão, a peça em questão é executada com um deslocamento negativo para que ao ser submetida aos esforços em sua posição deformada ela tenha uma posição com flecha menor. A protensão se usa de forças de compressão para que ao ser submetido aos carregamentos a peça tenha menores tensões de tração, ações em que o concreto tem baixo aproveitamento.

Continue navegando