Buscar

Estudo dirigido de Virologia

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de virologia 
Acadêmico:
Lucas Malta Souza Antunes - DRE: 111472287
Curso: Enfermagem e Obstetrícia
SEMESTRE: 2013-1
1) Que virus são classificados como ENTEROVIRUS, como ocorre sua transmissão, quais as formas de prevenção e controle e quais as principais patologias relacionadas a infecção por esses vírus ?
Resposta : 
Enterovírus são vírus de RNA de fita simples, não envelopados que crescem no intestino e são estáveis ao pH ácido, são associados a doenças humanas e de outros mamíferos, exemplos deste tipo de vírus são vírus da família Picornaviridae: Rotavírus, Adenovírus, Hepatitis B vírus, Rhinovirus, Hepatovirus, Parechovirus, Aphthovirus e Cardiovirus, Erbovirus, Kobuvirus, Teschovirus.
Sua transmissão se dá por aerossóis respiratórios, perdigotos, contato desprotegido com fômites, excrementos contaminados e ingestão de partes de animais contaminados.
A prevenção pode ser feita através da higienização, cobrir a boca e o nariz antes de tossir ou espirrar, uso de vacina com o vírus vivo atenuado ou morto inativado que induz a produção de anticorpos séricos, impedindo assim a viremia.
Principais patogenias: Pericardite , miocardite , herpangina, meningite asséptica, doença paralítica, pneumonia, hepatite, doença vesicular dos pés-mãos-boca e febre.
2 ) Partindo do princípio que :
- As células competentes para a produção dos componentes do HPV são células de pele e mucosa 
- essas células estão situadas acima da lâmina própria ( LP)
- Os anticorpos induzidos pela vacina são da classe IgG presentes na corrente sanguínea, abaixo portanto da LP
- A LP é uma estrutura restritiva que impede o intercâmbio entre o ambiente interno e o externo dos vasos sanguineos
Responda : é válida a vacinação contra infecção por HPV ? Justifique sua resposta.
Resposta : 
Sim, apesar da vacina não impedir a patogênese ela pode conferir imunidade a outras infecções posteriores é válida a vacinação contra o HPV pois este vírus causa formação neoplásica, ou seja, formação de câncer. A imunidade humoral no trato genital feminino é mediada pela ação das imunoglobulinas IgA e IgG secretadas em abundância na lâmina própria da endocérvice e em escassez na vagina, ou seja, pode ocorrer proliferação do vírus no canal vagina com mais facilidade e gerar oncogênsese, mas com o uso da vacina os níveis de IgG aumentarão e podem fornecer maior proteção para futuras infecções no sangue, ou seja, combatem a viremia antes de ocorrer alojamento do vírus no corpo.
Bibliografia : 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Enterovirus
http://en.wikipedia.org/wiki/Enterovirus
http://www.ufrgs.br/labvir/material/aulat23.pdf

Continue navegando