Buscar

Atividades para estudo

Prévia do material em texto

Atividades para estudo – Direito Penal IV- 1° Bimestre
Joaquina, ao chegar à casa de sua filha, Esmeralda, deparou-se com seu genro, Adaílton, mantendo relações sexuais com sua neta, a menor F.M., de 12 anos de idade, fato ocorrido no dia 2 de janeiro de 2011.
Transtornada com a situação, Joaquina foi à delegacia de polícia, onde registrou ocorrência do fato criminoso. Ao término do Inquérito Policial instaurado para apurar os fatos narrados, descobriu-se que Adaílton vinha mantendo relações sexuais com a referida menor desde novembro de 2010. Apurou-se, ainda, que Esmeralda, mãe de F.M., sabia de toda a situação e, apesar de ficar enojada, não comunicava o fato à polícia com receio de perder o marido que muito amava. Na condição de advogado(a) consultado(a) por Joaquina, avó da menor, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.
a) Adaílton praticou crime? Em caso afirmativo, qual? 
b) Esmeralda praticou crime? Em caso afirmativo, qual?
c) Considerando que o Inquérito Policial já foi finalizado, deve a avó da menor oferecer queixa-crime?
Quais são as pessoas considerada vulneráveis?
Quais são os elementos do crime do art. 213 CP?
Descreva o núcleo do tipo do crime de estupro.
João constrange Maria, por meios violentos, a ter com ele relação sexual. Em virtude da violência empregada para a consumação do ato, Maria sofre lesões corporais de natureza grave que a levam a óbito. A partir dessa situação, qual o delito cometido?
Quais são os crimes contra dignidade sexual?
Responda certo ou errado e justifique: nos crimes contra dignidade sexual, a vulnerabilidade da menos de 14 anos de idade é considerada relativa diante de seu consentimento para a pratica sexual, devendo, no caso concreto, ser considerado o comportamento social da sexual da vitima, sua vida social e o grau de conscientização da menor.
O legislador pátrio alterou o enfoque dos chamados crime contra os costumes, passando a denomina-los Crimes Contra Dignidade Sexual. Explique o porquê da mudança.
Responda certo ou errado e justifique: nos crimes contra dignidade sexual, consoante entendimento dos tribunais superiores, caso a agente pratique mais de uma das condutas previstas no crime de estupro, o juiz está autorizado a condena-lo por concurso material, ainda que praticado contra a mesma vítima, vedada a aplicação da continuidade delitiva.
 Justifique a afirmativa: a redação da nova lei que tipifica os crimes contra dignidade sexual superou as controvérsias em relação á consideração do estupro como crime hediondo, deixando claro o seu caráter de hediondez tanto na forma simples quanto nas formas qualificadas pelo resultado.
 A qualidade de prostituta, por si só, afasta a incidência do crime de estupro, não podendo a mulher em razão de seu comportamento social, recusar o parceiro sexual. A afirmativa está correta ou incorreta. Justifique. 
 Julgue a afirmativa: quem contrata, eventualmente, os serviços sexuais de adolescentes não pratica o crime previsto no ECA, de submeter a criança ou adolescente a prostituição ou exploração sexual, pois tal tipo penal não abrange a figura do cliente ocasional diante da ausência de exploração sexual nos termos da definição legal, segundo o STJ.
 Joana labora para a empresa W e está sofrendo assédio sexual por chantagem do seu superior hierárquico, Gildo, tendo em vista o que o mesmo solicita a prestação de atividade sexual sob pena de Joana perder o emprego. A empresa descobriu a conduta de Gildo e pretende dispensa-lo pela pratica de falta grave, caracterizada por qual crime?
Analise o crime de violação mediante fraude.
Descreva as modalidades do crime de corrupção de menores.

Continue navegando