Buscar

Direito Tributário 1 Avaliando aprendizado 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503782659)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Constituição Federal estabelece limitações ao poder de tributar, concedido aos entes federados. No que se refere a estes limites,
		
	
	é vedado cobrar tributos das instituições de educação sem fins lucrativos, dos partidos políticos e das entidades sindicais dos trabalhadores e patronais, desde que atendidos os requisitos da lei e a finalidade social de redução das desigualdades.
	
	os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem conceder isenção e redução de base de cálculo dos tributos de suas competências, mediante ato do Poder Executivo, nos limites previstos em lei ordinária do respectivo ente, exceto em relação ao ICMS, que deverá atender condição específica prevista na própria Constituição Federal.
	 
	é vedado instituir impostos sobre livros, jornais, periódicos e papel destinado à sua impressão, e sobre fonogramas musicais produzidos no Brasil, com obras musicais de autores brasileiros, natos ou naturalizados, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser.
	
	é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, instituir tributos sobre a renda e patrimônio uns dos outros, inclusive em relação às autarquias, fundações e empresas públicas, instituídas ou mantidas por estes entes federados.
	
	é vedado à União instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional, exceto se a diferença se destinar ao estímulo da indústria nacional e à substituição de importações por produção nacional.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502870071)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale as assertivas abaixo de acordo com o disposto no Código Tributário Nacional:
I. Tributo é toda prestação pecuniária, compulsória, em moeda corrente ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito.
II. A natureza específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação.
III. São tributos os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria. Marque a opção correta:
		
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	 
	As assertivas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	As assertivas I , II e III estão incorretas.
	
	Apenas a assertiva I e II estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503547513)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1 ¿ Podemos afirmar que no Brasil o Sistema tributário Nacional surgiu com a:
		
	
	Com a Constituição da República de 1988.
	
	Constituição de 1934.
	
	Constituição de 1967.
	
	Constituição de 1937.
	 
	Com a emenda Constitucional 18/65 no texto constitucional de 1946.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503863320)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O art. 3º do CTN traz uma definição legal do que seja tributo como ¿toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não se constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.¿ Sobre tributo no Brasil, pode-se afirmar, de forma correta que:
		
	
	Segundo o art. 5º do Código Tributário Nacional, existem 05 espécies tributárias: Impostos, taxas e contribuições de melhoria, contribuições especiais e empréstimo compulsório.
	 
	A LC n. 104\2001 prevê a possibilidade de extinção do crédito tributário mediante dação em pagamento de bens imóveis, como exceção à regra do pagamento do tributo em moeda.
	
	Em observância ao princípio da legalidade, tributo só pode ser instituído ou extinto por lei, não sendo possível o seu aumento ou instituição por MP.
	
	O tributo se constitui sanção de ato ilícito. A multa não se constitui sanção por ato ilícito.
	
	Quanto às alíquotas, existem exceções ao princípio da legalidade, nas quais podem ser fixadas alíquotas por ato normativo do poder executivo. Isso ocorre, por exemplo, com o Imposto sobre operações financeiras e o Imposto sobre grandes fortunas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503379350)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A União criou um novo imposto não previsto na CF mediante lei complementar sobre a propriedade de veículos de duas rodas não motorizados, que adota fato gerador e base de cálculo diferente dos demais discriminados na Constituição. Nessa situação, a União terá feito uso de competência:
		
	 
	B) residual.
	
	D) extraordinária.
	
	C) cumulativa.
	
	A) comum.

Continue navegando