Buscar

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Leia o texto a seguir.
“Fragmentada em pequenos grupos, fragilizada pela ausência de algum tipo de organização ampla, tendo que carregar o peso do preconceito racial que se transfere do negro para a cultura negra, a religião dos orixás tem poucas chances de se sair melhor na competição — desigual — com outras religiões. Silenciosamente, assistimos hoje a um verdadeiro massacre das religiões afro-brasileiras. Sem um projeto novo de expansão e de reorientação num quadro religioso que se tornou extremamente complexo e competitivo, a umbanda talvez tenha menos recursos que o candomblé para enfrentar a nova conjuntura. Os dados dos censos mostram que é da umbanda que vem o encolhimento demográfico do segmento religioso afro-brasileiro, e o vigor do novo candomblé não tem sido suficiente para compensar as perdas”.
PRANDI, R. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 223-238, set./dez. 2004, p. 231. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300015>. Acesso em: 18/04/2018.
O texto trata de um tipo específico de preconceito. O preconceito, como sabemos, diz respeito a noções pré-estabelecidas que temos em relação a determinado grupo ou modo de viver, o que causa repercussões negativas em nossa sociedade: violação de direitos, males psicológicos, desigualdades sociais, manifestações de violência, entre tantas outras.
Tendo em vista as diferentes formas que adquirem no âmbito social, essas ideias e comportamentos de teor etnocêntrico acabam assumindo diferentes designações. A partir disso, relacione as colunas a seguir.
1. Intolerância religiosa
2. Desigualdade de gênero
3. Discriminação
4. Preconceito racial
(   ) Concepções pré-estabelecidas de que uma raça ou etnia seja pior ou possua incapacidades inatas em relação a determinado campo, como o cognitivo ou intelectual.
(   ) Maneira como os preconceitos podem ser manifestados, o tratamento diferenciado que é despendido à vítima deste mal. Transgride os direitos de certa pessoa de maneira infundada ou com base em uma ideia acrítica em relação a ela.
(   ) Falta de respeito à crença alheia e que pode ser manifestada por meio de depredações e violências físicas e simbólicas.
(   ) Desequilíbrio social no que tange ao tratamento e ao acesso a oportunidades entre homens e mulheres. Problemática que, até hoje, apresenta-se de maneira profunda na realidade brasileira.
Agora, assinale a sequência correta.
	
	a.
	3, 4, 1, 2.
	
	b.
	4, 1, 3, 2.
	
	c.
	4, 3, 1, 2.
	
	d.
	4, 3, 2, 1.
	
	e.
	1, 3, 4, 2.
0,2 pontos   
PERGUNTA 2
Em nosso cotidiano, deparamo-nos com inúmeros tipos de preconceitos e discriminações, sendo que, muitas vezes, institui-se uma realidade de desrespeito e de violações de direitos humanos básicos.
Sendo assim, com base em nossos estudos, em relação as diversas expressões de preconceito, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas.
I. (   ) A hierarquização da capacidade intelectual ou emocional entre homens e mulheres — dando a entender que os primeiros são mais aptos a certas profissões ou ocupações — não é um preconceito, mas uma forma de destacar a diferença de qualidades de um e de outro, e como elas se complementam. 
II. (   ) Por muitos anos as mulheres foram impedidas de votar e se candidatarem a cargos eletivos no Brasil. Apesar de se tratar de uma demonstração clara de preconceito e discriminação, isso já é algo muito bem resolvido e, hoje, podemos observar uma representação equânime entre homens e mulheres na política brasileira.
III. (   ) No Brasil, historicamente falando, pessoas negras têm sido vítimas de violações de direitos. Tendo em vista essa questão, poderíamos afirmar que o racismo presente na sociedade brasileira não se expressa somente por meio de injúrias pessoais, mas, também, por injustiças operadas por instituições governamentais, como o fato de pessoas negras serem inegavelmente o maior alvo de interpelações policiais.
IV. (   ) A baixa representação de negros na mídia não se dá em razão da questão racial, mas, sim, social e de classe. Por conta de a população negra ter menos poder aquisitivo em relação a pessoas brancas, elas têm menos acesso à uma formação que lhes permite acessar profissões como de atores, apresentadores ou jornalistas. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	a.
	F, F, V, V.
	
	b.
	F, F, F, F.
	
	c.
	V, F, V, F.
	
	d.
	F, F, V, F.
	
	e.
	F, V, F, F.
	
	
	
0,2 pontos   
PERGUNTA 3
Sobre a ___________, denotamos o cruzamento entre grupos _____________. Já por _____________, consideramos a _______________ de diferentes origens e sua transformação em algo híbrido, com a harmonização de elementos díspares e/ ou contraditórios.
Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
	
	a.
	Sincretismo religioso; étnicos similares; ideologia; fusão de crenças e rituais.
	
	b.
	Ideologia; étnicos; sincretismo religioso; segmentação.
	
	c.
	Estagnação; sociais; ideologia; diferenciação.
	
	d.
	Miscigenação; étnicos distintos; sincretismo religioso; fusão de crenças e rituais.
	
	e.
	Miscigenação; similares; pós-modernidade; associação.
0,2 pontos   
PERGUNTA 4
O trecho a seguir foi escrito pelo diplomata e escritor francês Arthur de Gobineau:  
"Já não existe nenhuma família brasileira que não tenha sangue negro e índio nas veias; o resultado são compleições raquíticas que, se nem sempre repugnantes, são sempre desagradáveis aos olhos."  (RAEDERS, 1988, p. 90) 
Há diversas questões que podem ser discutidas a partir dessa frase. Duas, contudo, chamam mais a atenção. São elas:
	
	a.
	As questões de gênero e o racismo
	
	b.
	O etnocentrismo e as questões de gênero
	
	c.
	A inclusão social e a pós-modernidade
	
	d.
	A pós-modernidade e o racismo
	
	e.
	O etnocentrismo e o racismo
0,2 pontos   
PERGUNTA 5
A Lei das Eleições (9.504/1997) estabelece que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo” (BRASIL, 199, s.p.). Em 2009, a Lei 12.034/2009, substituiu a expressão prevista na lei anterior – “deverá reservar” – para “preenche-la” (BRASIL, 2009, s.p.)
 
Sobre a Lei das Eleições, podemos dizer que:
	
	a.
	Trata-se de uma ação afirmativa étnica que procura colocar em pauta a chegada de novos imigrantes ao Brasil e as diferentes formas possíveis de incluí-los em nossa sociedade.
	
	b.
	Trata-se de uma ação afirmativa ligada ao Movimento LGBTQ+ que tem por objetivo colocar em pauta as discussões da homofobia e da transfobia.
	
	c.
	Trata-se de uma ação afirmativa de gênero que tem por objetivo contribuir para a redução da desigualdade entre os gêneros que ainda está presente na sociedade brasileira.
	
	d.
	Trata-se de uma ação afirmativa étnica que tem por objetivo conscientizar o povo brasileiro de sua dívida histórica para com a população negra, marginalizada desde sua diáspora e da escravidão.
	
	e.
	Trata-se de uma ação afirmativa de gênero que busca substituir o número de homens eleitos por mulheres: o objetivo é derrubar o patriarcado e instituir uma ditadura feminista.
0,2 pontos   
PERGUNTA 6
“A dimensão simbólica do conceito de cultura está ligada ao fato de que é inerente aos seres humanos a capacidade de simbolizar. Mas o que isso significa? Bem, simbolizar significa representar questões materiais através da linguagem ou de símbolos abstratos. Quando erguemos nosso polegar, por exemplo, estamos simbolizando que algo está certo, ou seja, estamos representando uma situação concreta com um gesto”. (Fonte: LIBÓRIO, D.; SALVAN, A. P. H. Antropologia e Cultura Brasileira. Laureate Internacional Universities, p. 9).
Partindo da premissa de que a Antropologia moderna teve como um de seus desdobramentos o estudoda cultura em sua dimensão simbólica, julgue as seguintes assertivas:
I Na Antropologia, a interpretação de símbolos culturais faz-se apenas em estudos voltados à investigação dos processos formativos de civilizações geneticamente superiores. 
II O processo de simbolização não varia de uma cultura para outra, assumindo, portando, as mesmas configurações em diferentes contextos sociais e históricos.
III Toda ação humana é socialmente construída por meio de símbolos. Assim, o homem utiliza meios para interagir com a cultura de sua sociedade.
IV A dimensão simbólica possui aspectos subjetivos e objetivos da cultura, já que a produção material humana possui um caráter simbólico e é repleta de significações.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Apenas as afirmações I, III e IV são corretas.
	
	b.
	Apenas as afirmações I, II e III são corretas.
	
	c.
	Apenas as afirmações III e IV são corretas
	
	d.
	Apenas as afirmações II e III são corretas.
	
	e.
	Apenas as afirmações II e IV são corretas.
0,2 pontos   
PERGUNTA 7
Leia o enunciado abaixo e assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações propostas, referentes ao vídeo “A economia com propósito e as mudanças no ambiente de trabalho” (aprox. 8 min), que faz parte da coleção de vídeos do World of Business Ideas (WOBI), disponíveis no OneCampus® by Laureate: a sua plataforma internacional de conexão e aprendizagem!
 
Caso seja sua primeira visita à plataforma do OneCampus®, será solicitado a você que aceite os Termos Gerais e Condições do Site. Caso precise de suporte técnico, envie um e-mail para onecampussuporte@laureate.net
 
Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo:
Aaron Hurst trata em sua palestra de uma nova fase da economia, denominada por ele de “economia de propósito”. Em seu discurso, o economista fala de aspectos da evolução humana, que considera em seus estudos diversas ciências, incluindo a Antropologia. 
	(    )
	Em busca de uma melhoria em sua qualidade de vida e, consequentemente, de sua expectativa de vida, o homem percebeu que, ao manipular a natureza e o ambiente para atingir seus objetivos, recebia os mesmos benefícios advindos da evolução. 
	(    )
	O iPhone representa a última etapa de evolução, por sua eficiência e velocidade - ideais de diferenciação desejados por CEOs de vários setores da economia. Seu surgimento coincide com os preceitos defendidos pela economia de propósito por englobar tais características.
	(    )
	A essência da economia de propósito pode ser observada no apoio dado aos colaboradores por seus líderes na descoberta de como o trabalho se liga com o que eles são enquanto seres humanos e na compreensão do que almejam além de recursos financeiros.
 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
	
	
	V – F – V.
	
	
	F – V – F.
	
	
	V – V – F.
	
	
	V – V – V.
	
	
	F – F – F.
	
	
	
0,2 pontos   
PERGUNTA 8
Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Leia o texto abaixo e responda à questão:
Em um cenário de crescente internacionalização de nossas empresas, torna-se importante dar mais atenção ao debate sobre o impacto da cultura dos países nos negócios das empresas multinacionais.
Fonte: bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/download/34218/33001 Acesso: 06/02/2017. (Adaptado)
Assinale a alternativa que preenche de forma correta, o espaço em branco. 
Após ler o texto e assistir ao vídeo Sensibilidade Cultural, pode-se afirmar que o conceito de _______________ é fundamental para o sucesso de uma negociação internacional.
	
	a.
	sensibilidade cultural
	
	b.
	diferenciação
	
	c.
	vantagem competitiva
	
	d.
	livre comércio
	
	e.
	vantagem comparativa
0,2 pontos   
PERGUNTA 9
Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Considere o enunciado abaixo, do vídeo Sensibilidade Cultural, e assinale a alternativa correta.
Quando falamos sobre ser culturalmente competentes e culturalmente autoconscientes, há a tendência de que as pessoas acreditem que esse processo 
	
	a.
	acontece de uma só vez
	
	b.
	ocorre somente com pessoas letradas
	
	c.
	sucede não mais do que uma vez na vida
	
	d.
	transcorre de forma muito tranquila
	
	e.
	é permanente e ininterrupto
0,2 pontos   
PERGUNTA 10
Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que está em consonância com o conceito de Sensibilidade Cultural apresentado por Colleen Logan no vídeo Sensibilidade Cultural.
	
	a.
	Respeitar o indivíduo em diversos níveis, como por exemplo, sua orientação sexual, sua religião, sua raça e seu contexto social e econômico.
	
	b.
	Constatar que a melhor forma de lidar com a diversidade é abrir espaço para debates de cunho estritamente pessoal para que as pessoas possam se conhecer.
	
	c.
	Aceitar as idiossincrasias provenientes de diferentes grupos sociais de forma aberta e descompromissada, sem questioná-las ou contrariá-las. 
	
	d.
	Investigar os principais problemas que os imigrantes enfrentam quando chegam a um país, especialmente no mercado de trabalho.
	
	e.
	Demonstrar uma intolerância acentuada ao lidar com indivíduos que não adotam a mesma postura diante de assuntos como a sexualidade.
0,2 pontos

Mais conteúdos dessa disciplina