Buscar

Estudo de caso Bradesco pt1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5 – Por que foi implementada uma nova estrutura organizacional no departamento de compras?  Quais são os benefícios que essas mudanças trouxeram para o controle das operações do Bradesco?
                A implantação da nova estrutura foi implementada devido aos altos gastos que o grupo possuía com a compra de bens e serviços. Tal atividade era realizada de forma desmedida e sem um planejamento adequado, o grupo buscava apenas suprir as suas demandas. Como benefício, dentre outros, a formulação da nova estrutura de compras possibilitou ao grupo um maior controle no atendimento a suas necessidades referentes as compras, bem como o entendimento da demanda real que suas unidades possuíam. Dessa forma, o grupo foi capaz de reduzir consideravelmente os gastos desnecessários e evitar também possíveis desvios na contratação de serviços ou compra de materiais, que infelizmente ocorria.
6 – Qual é a estratégia do controle comportamental adotada para o departamento de Compras? Teria sido possível alcançar os mesmos resultados com outra abordagem ao controle do comportamento dos funcionários?
                Os integrantes do departamento de Compras viram sua função reconhecida e cada vez mais valorizada. Isso possibilitou que os motivassem cada vez mais e fossem capazes de desenvolver seu trabalho de forma mais eficiente e produtiva, fazendo com que os gastos do grupo diminuíssem cada vez mais. A estrutura do departamento de compras foi estrutura de forma muito inteligente, uma vez que é possível visualizar demandas e requisições de diversos departamentos e unidades do grupo em tempo real, bem como ter disponível o cadastro de fornecedores e produtos catalogados de forma padronizada. No entanto, a eficiência do setor não depende somente de sistemas de informações gerenciais, mas sim de pessoas motivadas, capazes e comprometidas com a redução de custos para colaborar com os gastos do grupo.
7 – Que técnicas do controle comportamental os gerentes do Bradesco devem ter utilizado para garantir que o Programa de Inovação em Suprimentos alcançasse seus objetivos?
 	Umas das técnicas de controle comportamental aplicadas pelos gerentes do Bradesco foi o comportamento burocrático, ou seja, destinaram os esforços individuais para a realização das atividades medidas pelo sistema de controle. Dessa forma, o estabelecimento do programa de Inovação em Suprimentos foi capaz de garantir a miníma eficacia. No entanto, os gerentes foram capazes ainda de realizar uma estratégia de controle por meio da motivação interna, visto que os funcionários puderam enxergar como o seu compromentimento e resultados estariam diretamente ligados aos objetivos organizacionais. 
 
8 – Quais foram os critérios utilizados para avaliar o Programa de Inovação em Suprimentos e medir a eficácia das medidas adotadas?
Para que fosse medir a eficácia do programa e analisar previamente a sua aplicação, o programa buscou comparar os custos para cada uma das categorias a serem compradas, agilizar suas aquisições, seguimentar as demandas de compras para que tivessem maior poder de barganha, padronizar os materiais, cadastrar todos os fornecedores aptos a atender as demandas do grupo e por fim, criar um sistema de informação gerencial com informações de todas as empresas do grupo para que fosse possível auxiliar melhor os funcionarios treinados para opera-lo corretamente e poder assim, aumentar a capacidade de negociação, reduzindo custos e identificando gastos desnecessários.

Outros materiais