Buscar

1 SGA

Prévia do material em texto

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS / EIA / RIMA
GUSTAVO LIRA
MYLENA LARA
HUGO FELIPE
LILIAN JOANNY
KAROLAYNE GALVÃO
PERGUNTA
 O que é um Impacto ambiental?
Impacto Ambiental
De acordo com a ISO 14.001/2004, temos:
3.7 impacto ambiental
	Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou 	benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos 	ambientais da organização.”
Impacto Ambiental 
Conama 1986, Artigo 1º define como: qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: 
I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população; 
II - as atividades sociais e econômicas; 
III - a biota (Conjunto de seres vivos que habitam um determinado ambiente ecológico); 
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; 
V - a qualidade dos recursos ambientais.
PERGUNTA
 Então, o que é um Aspecto ambiental?
Aspecto Ambiental
De acordo com a ISO 14.001/2004, temos:
3.6 aspecto ambiental
	Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma 	organização que pode interagir com o meio ambiente.
Explicando
O aspecto ambiental é qualquer elemento integrante de uma atividade que tem potencial de alterar o meio ambiente. 
Esta alteração, caso ocorra, caracteriza o impacto ambiental. O impacto ambiental sempre acontece a partir de um aspecto ambiental.
Tá meio assim? Vamos exemplificar
Exemplificando
Analisando uma etapa de acabamento de móveis de madeira, sabe-se que normalmente a madeira é envernizada ou pintada antes de sua comercialização. 
O uso de produtos químicos é um aspecto ambiental da atividade de acabamento, pois é uma etapa da atividade. 
Caso tal atividade não for realizado com cautela, pode haver seu derramamento sobre o solo, causando sua contaminação (impacto ambiental). Os resíduos destes produtos, que certamente serão gerados e podem causar alterações no meio.
Entendi... mas pra que danado eu preciso saber disso? ¯\_(ツ)_/¯
Para realizar um gerenciamento ambiental correto em uma empresa, é essencial levantar os Aspectos de todas as atividades e seus Impactos associados. Esta é a primeira etapa do planejamento descrito na ISO 14.001/2004. 
Avaliação de Impactos Ambientais
Objetivo: evitar, reduzir, neutralizar ou compensar efeitos negativos de um produto ou empreendimento sobre o meio ambiente.
É necessário obter a informação precisa sobre os aspectos e impactos ambientais de um produto ou empreendimento para uma avaliação e ação eficaz.
Existem diferentes ferramentas com diferentes abordagens e finalidades que ajudam a realizar uma avaliação com segurança. 
AIA no âmbito do licenciamento ambiental
A avaliação de impacto ambiental (AIA), como parte de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), é um instrumento de gestão ambiental de prevenção, que tem como objetivo dar ao ambiente o seu devido lugar no processo de tomada de decisão, por meio da avaliação clara das consequências ambientais de uma atividade proposta, antes dela ser implementada.
Uma avaliação de impacto ambiental visa prever impactos ambientais na fase de planejamento e concepção do projeto. 
Com a utilização de uma AIA, ambas as vantagens ambientais e econômicas podem ser alcançadas.
Análise de Ciclo de Vida (ACV)
A ACV (ou Life Cycle Analysis – LCA, em inglês) é uma metodologia poderosa de avaliação de impactos ambientais que ajuda a entender todos os impactos associados a um sistema produtivo ou a um produto em específico
Estudos de ACV tendem a quantificar os impactos do berço ao túmulo, ou seja, desde a extração da matéria-prima até o uso e descarte final.
A partir da ACV pode-se avaliar a maneira mais eficaz para reduzir o impacto de um produto, além da necessidade de se engajar com fornecedores e consumidores finais para buscar a minimização de impactos para além das unidades produtivas da empresa.
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Um inventário de Gases de Efeito Estufa (GGE) é uma ferramenta de avaliação de impactos ambientais de uma corporação sobre as mudanças globais do clima. 
Um inventário de GEE permite a identificação de fontes e sumidouros, além da contabilização das respectivas emissões e remoções de gases de efeito estufa de uma organização. 
Assim, o inventário de GEE permite traçar um perfil climático, identificar fontes chave de emissão e a contribuição de cada empresa para o aumento da concentração desses gases na atmosfera. 
Sistemas de gestão ambiental (SGA)
 Estrutura organizacional que permite à empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços. 
Definição da política ambiental das empresas e seus indicadores; 
Alcançar um desempenho ambiental adequado requer um compromisso organizacional para uma abordagem sistemática do processo de gestão ambiental.
            EIA
O que é? EIA (Estudo Impacto Ambiental) 
Quando é necessário? São exigidos para atividades ou empreendimentos que possam causar significativo impacto ambiental.
Pra que? É necessário apresentar EIA/RIMA conjuntamente no processo de licenciamento ambiental.
A Resolução CONAMA 001/86 estabeleceu a exigência de elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para o licenciamento de diversas atividades modificadoras do meio ambiente, bem como as diretrizes e atividades técnicas para sua execução.
	EIA
É o conjunto de estudos realizados por especialistas de diversas áreas, com dados técnicos detalhados. O acesso a ele é restrito, em respeito ao sigilo industrial. 
O EIA identifica todos os impactos ambientais (positivos e negativos), os impactos positivos devem ser potencializados enquanto impactos negativos devem ser mitigados, minimizados ou compensados.
        RIMA
O que é? RIMA (Relatório de impacto do meio ambiente)
O RIMA é um relatório-resumo dos resultados do EIA. Deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a compreensão. 
 As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual.
Deve mostrar as  vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação.
Tem como principal finalidade dar acessibilidade a qualquer pessoa interessada nas informações colhidas e analisadas no EIA
Exemplos de Atividades que exigem o EIA/RIMA
Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento;
Ferrovias, Aeroportos;
Portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos;
Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgotos sanitários;
Linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 230KV;
Extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão) ou minério;
Aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos;
Usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10MW;
Distritos industriais e zonas estritamente industriais – ZEI;
Exploração econômica de madeira ou de lenha, em áreas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental;
Qualquer atividade que utilizar carvão vegetal, derivados ou produtos similares, em quantidade superior a dez toneladas por dia;
Projetos Agropecuários que contemplem áreas acima de 1.000 ha ou menores, neste caso, quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental.
Artigo 9º - RIMA refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental e conterá, no mínimo:
I - Os objetivos e justificativas do projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais, planos e programas governamentais; 
II - A descrição do projeto e suas alternativas tecnológicas e locacionais, especificando para cada um deles, nas fases de construção e operação a área de influência, as matérias primas, e mão-de-obra,as fontes de energia, os processos e técnica operacionais, os prováveis efluentes, emissões, resíduos de energia, os empregos diretos e indiretos a serem gerados; 
III - A síntese dos resultados dos estudos de diagnósticos ambiental da área de influência do projeto; 
IV - A descrição dos prováveis impactos ambientais da implantação e operação da atividade, considerando o projeto, suas alternativas, os horizontes de tempo de incidência dos impactos e indicando os métodos, técnicas e critérios adotados para sua identificação, quantificação e interpretação; 
V - A caracterização da qualidade ambiental futura da área de influência, comparando as diferentes situações da adoção do projeto e suas alternativas, bem como com a hipótese de sua não realização; 
VI - A descrição do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relação aos impactos negativos, mencionando aqueles que não puderam ser evitados, e o grau de alteração esperado; 
VII - O programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos; 
VIII - Recomendação quanto à alternativa mais favorável (conclusões e comentários de ordem geral).
BIBLIOGRAFIA
http://ambientesst.com.br/identificacao-avaliacao-aspectos-impactos-ambientais/
https://blog.waycarbon.com/2016/02/ferramentas-impactos-ambientais/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/avaliacao-de-impacto-ambiental/4639
http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html
http://www.matanativa.com.br/blog/o-que-e-eia-rima-estudo-e-relatorio-de-impacto-ambiental/
file:///D:/Gustavo%20Rotta/Downloads/RIMA_PROJETO_PRIMAVERA_PARA_VOTORANTIM.pdf

Continue navegando