Buscar

DESAFIO COLABORATIVO FARMACOLOGIA

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
	CURSO: FARMÁCIA 
	INSCRIÇÃO 01237500
	DISCIPLINA: FARMACOLOGIA
	POLO: PETROLINA-PE
	ALUNO: SOLANGE DUARTE DA SILVA SANTOS
	PROFESSORA:  Stephanye Carolyne Christino Chagas;
	COORDENADORA:  Isabelle Moura Fittipaldi de Souza Dantas 
 DESAFIO COLABORATIVO
Após um fármaco ser ingerido ele é absorvido pelo sistema digetivo e entra no sistema porta hepático ou “sistema da veia porta”(SPENCE 1991). Antes de atingir o resto do corpo ele (fármaco) é carregado através desse sistema para o fígado. O fígado metaboliza muitas drogas, as vezes de tal maneira que somente uma pequena quantidade da droga ativa é lançada a partir do fígado em direção do sistema circulatório do corpo.
Vias de administração alternativas podem ser usadas como a intravenosa, intramuscular, sublingual, transdérmica e via retal, Essas vias evitam o efeito da primeira ´passagem.
 Os fármacos com ação específica compreendem o mecanismo mais comum, abrangendo a maioria dos fármacos empregados. Também conhecidos como estruturalmente específicos, apresentam a ação ao se ligarem a moléculas alvo específicos. Desta forma, apresentam alto grau de seletividade, e a atividade defenderá da interação da estrutura química do fármaco como o sítio de ação específico. Tal característica faz com que fármacos de estrutura similar geralmente apresentem o mesmo efeito, além de possibilitar o uso de concentrações inferiores aquelas observadas ao uso de fármacos inespecíficos. De acordo com o sítio de ligação desses fármacos, podemos ter: 
* Atuação sobre enzimas : podem atuar ativando ou inibindo enzimas. Um exemplo desta ação é a interação de anticolinesterásicos com a enzima acetilcolinesterose (enzima que degrada a acetilcolinesterose (enzima que degrada a acetilcolinesterose (enzima que degrada a acetilcolina em colina + acetato), resultando em inativação reversível ou irreversível da enzima, e o consequente aumento da concentração da acetilcolina. Exemplos de fármacos que bloqueiam de forma reversível são a neostigmina e a piridostigmina, e os anticolinesterásicos irreversível são representados pelos organofosforados.
* Interação com proteínas carregadoras: essas proteínas facilitam o transporte de substâncias através da membrana celular, sendo o alvo de diversos fármacos, que atuam competindo com essas substâncias pelo sítio de ligação. Os antidepressivos tricíclios, por exemplo, atuam bloqueando a recaptação do neurotransmissor moradrenalina, promovendoo aumento de sua concentração da fenda sináptica e a consequente resposta terapêutica.
* Interferência com os ácidos nucleicos : fármacos que afetam a função gênica, podendo atuar como inibidores da biossíntese dos ácidos nucleicos e inibidores da síntese proteica. Por não possuírem seletividade, atuando em células de parasitas e nas nossas células, apresentando alto grau de toxicidade. Atuam principalmente sobre as enzimas envolvidas na formação de nucleotídeos ou na formação de acido nucleicos. Alguns antibióticos como as tetraciclinas e o cloranfenicol atuam inibindo a síntese proteica nos ribossomos, ao dificultar a tradução da informação genética. Os agentes quimíoterájicos, tidos como antineoplásticos, também atuam na síntese proteica, também atuam na síntese protéica, porém de uma forma mais abrangente.
  * Interação com receptores : podem atuar ativando ou bloqueando os receptores que são macromoléculas funcionais onde o fármaco se liga. Fármacos que ativam os receptores são conhecidos por agonistas, e aqueles que atuam bloqueando o receptor, de forma a reduzir ou até anular a atividade do outro fármaco administrativo simultaneamente, são conhecidos como antagonistas. A adrenalina é um exemplo, tendo sua ação antagonizada pela prazosina, que ao se ligar em receptores do tipo alfa-1, bloqueia a ação vasoconstritora da adrenalina, tendo seu efeito reduzido.
MEDICAMENTOS UTILIZADOS:
FORASEQ
 O formoterol é usado para o tratamento de problemas respiratórios na asma e outras doenças das vias respiratórias, como bronquite obstrutiva crônica e enfisema, que pode também ser chamado de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A budesonida é usada para o tratamento da asma e outras doenças das vias respiratórias, como a bronquite obstrutiva crônica (que faz parte do que é chamado de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
NEUTROFER 
Neutrofer está indicado para tratamento de anemia por deficiência de ferro.
COLCHIS Colchicina base …………………………………..1,0 mg
Este medicamento é destinado ao tratamento das crises agudas de gota e na prevenção das crises agudas nos doentes crônicos (artrite gotosa aguda e crônica).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://portal.anvisa.gov.br/bulario-eletronico1
https://pt.wikipedia.org/wiki/Farmacologia
https://www.biologiatotal.com.br/areas-da-biologia/farmacologia/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/farmacologia-conceitos-basicos/681

Continue navegando