Buscar

DESAFIO: INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA DO SISTEMA AUTÔNOMO

O sistema nervoso autônomo (SNA) exerce papel essencial na manutenção do equilíbrio homeostático, estando relacionado, direta ou indiretamente, em quase todos os processos fisiológicos e fisiopatológicos. Os fármacos em uso clínico com ação no SNA (simpático ou parassimpático) modulam, promovendo aumento ou diminuição de processos fisiológicos pré-existentes em todos os órgãos com inervação autonômica. Tais efeitos têm sido utilizados para fins terapêuticos mas, por outro lado, podem constituir efeitos adversos de medicamentos utilizados para outros objetivos. Portanto, para uma melhor compreensão da farmacologia de fármacos que atuam no sistema colinérgico (parassimpático) ou no sistema noradrenérgico é essencial o conhecimento dos efeitos fisiológicos do SNA.

1. Elabore uma tabela contendo os receptores e efeitos fisiológicos decorrentes da ação simpática e parassimpática nos diferentes órgãos do corpo humano.

2. A partir da identificação dos diferentes subtipos de receptores envolvidos na transmissão simpática e parassimpática, dê exemplos de medicamentos que atuem estimulando ou inibindo a transmissão simpática e parassimpática com as respectivas indicações clínicas.


💡 2 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais