Buscar

Atividade Lavra a ceu aberto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 - Para a escolha do método adequado, precisamos levar em conta alguns fatores, e estes são, as características físicas do depósito; a profundidade e a extensão do capeamento; o mergulho do corpo mineral (direção do veio mineral, ex.); a espessura do depósito e a sua forma; teor do minério e sua distribuição espacial; as águas superficiais e subterrâneas, quanto às formas de drenagem e bombeamento; considerações geotécnicas, como a permeabilidade, deformabilidade, resistência etc. Visto esta contextualização, indique abaixo os Métodos de lavra a céu aberto existentes: 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2 - Como sabemos, no Método de Lavra a Céu Aberto possuem etapas auxíliares que são chamadas de Operações Unitárias, cujo possuem a função de auxiliar como um todo na retirada e processamento do mineral-minério em questão em uma determinada Mineração. Indique quais são elas: 
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3 - As vias de acesso em mineração à céu abeto geralmente são simples estradas principais, construídas para possibilitar a lavra dos diversos bancos que dividem verticalmente a jazida em blocos de extração. São vantagens da mineração à céu aberto: 
I - grande flexibilidade na produção;
II - possibilidade de se minerar seletivamente;
III - possibilidade de extração de 100% do material dentro dos limites do pit;
IV - disposição de rejeito da lavra;
V - pouca necessidade de mão-de-obra. 
Indique abaixo as alternativas mais coerentes com nossa literatura estudada:
_______________________________________
Questão 4 - Portanto, já sabemos claramente que a Mineração é a ação ou efeito de minerar, também o trabalho de extração do minério, depuração do minério extraído das minas. Aponte os 5 fatores que afetam a configuração geométrica do pit e a utilização dos equipamentos em mineração a céu aberto. 
Assinale com V para as afirmativas verdareiras e F para as afimativas falsas. 
( ) Características espaciais do corpo de minério. 
( ) Fatores ambientais.
( ) Propriedades físicas, químicas e mecânicas do minério e encaixante.
( ) Fatores econômicos.
( ) Condições hidráulicas e da água superficial.
Questão 5 – Relativamente ao modo de escavação,  as minas podem dividir-se em dois tipos principais: minas subterrâneas e minas a céu aberto. A escolha do método de lavra depende em grande parte da localização e forma do depósito mineral, devendo ser escolhido o método mais seguro e ao mesmo tempo mais econômico. Por que mina a céu aberto? Baseado nesta interrogativa, discorra o porquê de se optar por uma lavra subterrânea ou céu aberto, ou seja, quais fatores devem ser analisados ateriormente para uma perfeita escolha ou determinação de método específico? 
Questão 6 - Como sabemos, aquele teor capaz de pagar sua lavra, seu tratamento, bem como seus custos indiretos e financeiros, não auferindo nenhum lucro e também não suportando a remoção de nenhum estéril associado. Qual é o nome específico para este Teor? 
_______________________________________
Questão 7 - Os fatores de controle que determinam a escolha do método de lavra entre mineração à céu aberto e mineração subterrânea são os custos de mineração, recobrimento de estéril e disseminação do teor. A relação estéril/minério é o fator de controle no custo comparativo de mineração por métodos de desmonte à céu aberto contra os métodos de mineração em subsolo. A relação limite (“stripping ratio”) não deve nunca ser ultrapassada. Alguns fatores-chave que devem ser levados em consideração quando desenvolvem-se planos de mineração de curto prazo... quais são o nove fatores existentes e que devem ter uma atenção especial para um Engenheiro de Minas? 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 8 - Entende-se por lavra o conjunto de trabalhos objetivando a retirada mais completa, mais econômica, mais segura e mais rápida do minério ou massa mineral. A sistematização e coordenação desses trabalhos é denominados método de lavra. No entanto, nas Etapas da Mineração existiram três “momentos”:
Discorra sobre os mesmos de forma sucinta. 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Continue navegando