Buscar

cont.psicologia Sueli

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE GUARULHOS
PEDAGOGIA/EAD
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
FERNANDA MARIA AGOSTINHO DE ARAUJO
PAMELA XAVIER
SUELI TOSI JORGE
“As grandes navegações e o descobrimento do Brasil eram os conteúdos que a professora Sayonara Ribeiro, de História, tinha previsto em seu planejamento para trabalhar com o 7º ano da EM Padre Dehon, em Lavras, a 240 quilômetros de Belo Horizonte. Para enriquecer a compreensão sobre o período, a educadora colocou os alunos para pesquisar na internet sobre as motivações dos navegantes, seus temores e expectativas acerca das viagens oceânicas e a vida em alto-mar.”
(Fonte: Revista Nova escola, março 2015)
Em nosso curso você aprendeu sobre as concepções de desenvolvimento e aprendizagem segundo Jerome Bruner, autor da perspectiva da Psicologia Cognitiva. Você concorda que a prática pedagógica elaborada pela professora citada no trecho acima está de acordo com algumas das concepções elaboradas pelo autor? Quais fundamentos você utiliza para construir sua resposta?
Eu concordo com a prática adquirida pela professora pois a psicologia cognitiva de Bruner estuda os processos mentais superiores: percepção, formação de conceitos, memória, linguagem, pensamento, solução de problemas, tomada de decisão. Bruner considera sua metáfora principal da psicologia cognitiva o processamento da informação (PI) baseada na linguagem do computador, ou seja, como o input é modificado. Ele pressupõe a representação mental e processamento da informação. A evolução da representação mental se dá por meio das invenções e evolução mental destacada por três ondas de invenções com três funções:
A capacidade motora; Ampliação de sentidos; Raciocínio ( tecnologia.A teoria de Bruner incorpora, de uma forma coerente, quer as contribuições do maturacionismo quer o contributos do ambientalismo, pois é através de uns e de outros que a criança organiza os diferentes modos de representação da realidade, utilizando as técnicas que a sua cultura lhe transmite. Bruner, à semelhança de Piaget, procurou tipificar o desenvolvimento cognitivo na criança a partir dos 10 anos de idade, acede ao estádio da representação simbólica, onde constitui a forma mais elaborada de representação da realidade porque a criança começa a ser capaz de representar a realidade através de uma linguagem simbólica de carácter abstrato e sem dependência direta da realidade. Ao entrar nesta etapa, a pessoa começa a ser capaz de manejar os símbolos em ordem não só a fazer a sua leitura da realidade mas também a transformar a realidade..Outro Um importante contributo teórico de Bruner para a teoria da aprendizagem são os conceitos de prontidão e de aprendizagem em espiral., onde, qualquer ciência pode ser ensinada, pelo menos nas suas formas mais simples, a alunos de todas as idades, uma vez que os mesmos tópicos serão, posteriormente, retomados e aprofundados mais tarde.

Outros materiais