Buscar

AVALIANDOS POR TEMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2 SAUDE DA MULHER
É comum durante a gravidez aparecer manchas hipercrômicas na pele, principalmente face, devido ao aumento dos níveis hormonais, estas manchas são conhecidas como:
R= Cloasmas gravídicos
Carolina, adolescente de 15 anos de idade, preocupada com atraso menstrual de sete dias, buscou atendimento relatou atividade sexual nos dois últimos meses, com dois parceiros, sem uso de preservativo e de anticoncepcional. A conduta adequada do enfermeiro frente a essa situação é: (ENADE 2010)
R= Encaminhar Carolina para exame laboratorial de gravidez, orientar acerca dos sinais e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis e agendar consulta de pré natal
Em qual das seguintes condições maternas, o aleitamento materno NÃO deve ser contra-indicado em nenhum momento?
R= hanseníase
O quarto estágio do parto inicia-se após a dequitação da placenta e estende-se pelas primeiras horas pós-parto. Nesse período é importante o cuidado de enfermagem na observação e controle das hemorragias, muito comuns no pós-parto imediato. Nesse contexto, para evitar a hemorragia e suas complicações, o enfermeiro deve: (ENADE 2013)
R= Manter a parturiente com hidratação venosa durante todo o trabalho de parto.
Um dos principais quadros de emergência da obstetrícia consiste na Síndrome hipertensiva específica da gestação (SHEG). Segundo o Ministério da Saúde, o quadro hipertensivo associado às convulsões tônico-clônicas em mulher na gravidez, no parto ou no puerpério imediato, são características de:
R= Eclampsia
No pré-parto, além de acompanhamento da progressão do trabalho de parto eutócitco, a enfermeira deve ter conhecimento sobre os benefícios para a mulher da posição vertical. Dentre as inúmeras vantagens, podemos afirmar que a posição vertical traz como benefício:
R=A liberdade de movimentos traz mais conforto e desencadeia menor duração do trabalho de parto.
Correlacione os períodos do trabalho de parto normal com suas características: Períodos do trabalho de parto normal 
I - Primeiro Período 
II - Segundo Período 
III - Terceiro Período 
IV - Quarto Período 
Características:
( IV ) Acontece de 1 a 4 horas após o parto. Há considerável perda sangüínea e conseqüente risco de hemorragia. 
( I ) Caracteriza-se por ser o período mais longo. Inicia-se quando as contrações tornam-se regulares. 
( III ) Ocorre quando da descida e expulsão da placenta. É também conhecido como dequitação. 
( II ) Inicia-se com a total dilatação da Cérvix (10 cm) e termina com a expulsão do concepto A seqüência correta é: IV,I,III e II
No que se refere a legislação à saúde, nos últimos anos, importantes leis e portarias foram publicadas no país, a fim de assegurar o direito da mulher e da criança brasileira. Atualmente, a legislação brasileira trata de uma série de temas, como aleitamento materno, humanização do parto e nascimento dentre muitos outros aspectos relacionados às políticas públicas de saúde da mulher e da criança. Com base nessas informações, assinale a assertiva INCORRETA:
R= O Alojamento conjunto, instituído pela portaria Inamps/MS nº 18 estabelece normas para a permanência do bebê ao lado da mãe, devendo um período do dia, o bebê ser mantido em berçário para melhor observação pelos profissionais da equipe de saúde quanto os achados neurológicos.
A diferença entre Trabalho de Parto Prematuro e Aborto recai:
R= todas as anteriores (sobre o peso do concepto, sobre o comprimento do concepto E sobre o tempo de gestação)
A diminuição do índice de mortalidade materna vem diminuindo desde 1990, devido a melhoria da investigação de óbitos e do registro das causas. As mortes maternas podem ser classificadas em diretas e indiretas. A partir dessa informação marque a alternativa correta:
R= As causas diretas estão relacionadas a causas surgidas na gravidez, parto e puerpério;
Sra J.L.S. , multípara, 36 semanas de gestação, procurou a maternidade com queixa de dor lombo sacra intensa . Ao exame obstétrico, foi constatado BCF 142 bpm, 10 cm de dilatação, com distensão perineal, colo 100% apagado membranas ovulares íntegras, DU 5/10/60.Os sinais e sintomas acima relatados são indicativos de:
R= Período expulsivo.
Sobre o diabetes gestacional, assinale a correta:
R= é um estado de hiperglicemia materna que pode levar, entre outros problemas, à macrossomia fetal, polidraminia, rotura prematura de membranas e morte fetal
No nascimento, um dos principais cuidados imediatos de enfermagem com o neonato, no parto normal de baixo risco sem distócia, é garantir as vias aéreas desobstruídas, sendo assim é correto afirmar que:
R= Verificar se as vias aéreas estão pérvias e aspirar se necessário.
Assinale a alternativa que NÃO completa corretamente a afirmativa a seguir: Na avaliação de uma paciente no período pós-parto, a enfermeira deve verificar, entre outros o (a):
R= apagamento e dilatação da cérvice
As funções sexuais femininas são reguladas pelos hormônios: folículo estimulante (FSH), luteinizante (LH), estrógeno (estradiol) e progesterona. Considere as seguintes afirmações relacionadas a tais hormônios: 
I - Os hormônios folículo estimulante (FSH) e progesterona são produzidos pela adenohipófise. 
II - A ovulação ocorre quando o nível do hormônio luteinizante (LH) atinge seu valor mais elevado. III- O hormônio progesterona atinge seu valor máximo após a ovulação. Podemos dizer que
R= As afirmações II e III estão corretas.
Uma mulher com vida sexual ativa, não fazendo uso de método anticoncepcional, apresenta quadro de atraso menstrual. Neste caso quais alternativas são considerados sinais de presunção da gravidez:
R= Tonturas, náuseas e vômitos
Sobre o descolamento prematuro de placenta, podemos afirmar que:
R= ocorre antes do nascimento fetal.
Em sua primeira Consulta de pré-natal, Carla informou que possui três filhos e que, na sua segunda gestação sofreu um aborto após um acidente automobilístico. Levando em consideração a história obstétrica de de Carla, assinale a alternativa que corresponde a representação gráfica desta Gestante
R= G: V / P: III / A:I
O período pós-parto também denominado período puerperal é considerado o intervalo entre o parto e o restabelecimento do corpo da mulher ao estado anterior à gestação. Nesse período muitas mulheres chegam ao óbito por complicações que ocorrem no pós-parto. Sobre o puerpério patológico, é correto afirmar que
R= a subinvolução uterina, associada à dor e redução da consistência e mobilidade do útero são sinais de endometrite puerperal
A produção de leite pela mulher se da por um estímulo neuroendócrino, onde a placenta, a hipófise e mama são importantes nesse processo. A hipófise posterior que atua sobre as células mioepiteliais determinando sua contração e consequentemente expulsão de leite para os ductos, produz o hormônio:
R= Ocitocina
O acompanhamento da mulher no ciclo grávido-puerperal deve ser iniciado o mais precocemente possível e só se encerra após o:
R= 42º dia de puerpério.

Outros materiais