Buscar

DIREITO DO CONSUMIDOR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O direito do consumidor é caracterizado pela busca de se equilibrar as relações em uma sociedade de massa. Nesse contexto, o tratamento dado às chamadas cláusulas abusivas é um marco no direito brasileiro, pois atenua a força obrigatória dos contratos.
Dentro desse contexto, em qual momento é reestabelecido o equilíbrio contratual?    
O equilíbrio contratual prevista no artigo 6 inciso V do código defesa do consumidor “a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas”.
No Código de Defesa do Consumidor, o princípio do equilíbrio contratual visa a proteção da parte mais fraca da relação contratual consumerista, colocando em situação de equilíbrio pessoas social e economicamente distintas, de forma que a revisão será cabível por simples ocorrência de onerosidade excessiva.
 Que consiste em, que havendo um fato depois da realização da relação de consumo, onde nenhuma das partes poderia prever, que em virtude deste consumidor a ter uma prestação desproporcional a que havia anteriormente do contrato deve ter uma revisão contratual a fim que seja estabelecido o equilíbrio contratual.
 A revisão contratual e um direito do consumidor. 
 
 Proteção contratual 
Princípio da transparência máxima - Boa – fé objetiva (Artigo 46 CDC); se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance. 
Princípio da interpretação mais favorável ao consumidor – (Artigo 47 CDC);
- Presunção de que o consumidor sempre contrata de boa-fé; 
- Presunção absoluta;
- Não comporta prova em contrário.
Vinculação do cumprimento do que fora acordado – Ação de obrigação de fazer (Artigo 48 CDC);
Cláusulas contratuais abusivas, desproporcionais – (Artigo 51 CDC)
 - Retira o equilíbrio entre direitos e deveres das partes dentro da relação obrigacional;
 - E notoriamente desfavorável ao consumidor.
 5) Direito de arrependimento do consumidor (Artigo 49 CDC) 
 - Direito potestativo; 
 - Prazo de 7 dias; 
 - A contratação deve ocorrer fora do estabelecimento comercial por exemplo; internet, call centers e venda porta a porta.
 - Não precisa justificar a sua desistência 
 - O consumidor terá direito de receber qualquer valor que fora pago monetariamente atualizado.
 Cláusulas abusivas “cláusulas abusivas” são condições estipuladas pelo fornecedor, aproveitando-se da vulnerabilidade do consumidor, para garantir alguma vantagem indevida, perpetrando o desequilíbrio negocial em prejuízo do consumidor. Em exemplo prático, seria o caso de uma cláusula de reajuste contratual que eleva o preço do bem a patamares excessivos, fomentando o prejuízo do sujeito vulnerável e o enriquecimento ilícito do fornecedor. O reequilíbrio contratual nas hipóteses de cláusula abusiva é, normalmente, estabelecido em momento posterior à assinatura do contrato, quando o consumidor já manifestou sua vontade espontaneamente e o contrato está formalmente acabado e perfeito.
 Trata-se de um rol meramente exemplificativo descrito no artigo 51 do CDC (UMA CLAUSULA NÃO INVALIDA TODO O CONTRATO)
Sum. 130 STJ - “a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de danos ou furto de veículos ocorridos em seu estacionamento”
Sum. 302 STJ - “reconhece ser abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do assegurado” Havendo então uma resilição unilateral da cláusula, e necessário que se promova o ajuste do contrato para o restabelecimento do equilíbrio contratual entre as partes.
Esse equilíbrio é estabelecido já na fundamentação do contrato e estabelecimento de seus quesitos, tendo em vista que devam ser de acordo com a Boa-fé objetiva.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais