Buscar

3º TESTE DE CONHECIMENTO PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	O aspecto intrínseco à natureza orgânica das espécies e que determina a forma de organização de suas coletividades é o aspecto:
		
	
	Ideológico
	 
	Cultural
	
	Biológico
	 
	Social
	
	Econômico
	
Explicação:
O aspecto em jogo é o Social. Vejamos: o homem, como qualquer animal social, possui certas características de vínculos grupais que pertencem à natureza destes animais. A importância, para nós, da existência dos comportamentos sociais inatos, é a consciência de que são condutas que, por serem naturais, estarão sempre presentes nos grupos sociais e, portanto, é lícito considerarmos a existência destas condutas (referidas à hierarquia social, preservação territorial, cooperação social, preservação da prole e comunicação social) em nossas análises dos processos sociais. Vale lembrar que são todos comportamentos de organização do grupo social e que derivam da natureza orgânica de cada espécie. Os modos como serão efetuados estes comportamentos sociais, intrínsecos à natureza da espécie humana, é que vão depender do aspecto cultural.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quando um grupo se forma, alguns processos relacionais passam a atuar tanto na direção do sujeito para o grupo como do grupo para o sujeito. Identifique nas alternativas abaixo a afirmativa correta relacionada ao processo relacional chamado de comunicação.
		
	
	São padrões ou expectativas de comportamento partilhadas pelos membros de um grupo.
	
	É a pressão resultante das forças que agem sobre o sujeito para que este permaneça ligado ao grupo.
	 
	Refere-se ao nível de acesso e influência direta exercida por um membro do grupo em relação aos demais.
	
	Representa o conjunto subjetivo de atributos organizados e construídos pela função do sujeito no grupo.
	
	É o processo pelo qual diferenças individuais de poder pessoal são anuladas pela integração de seus membros.
	
Explicação:
A Comunicação grupal está referida ao nível de acesso e influência direta exercida por um membro do grupo em relação aos demais. Ou seja, refere-se à questão do quem fala com quem, dos canais de comunicação que devem ser usados e como, e de quem esperar informações, solicitações e demandas que não devem ser recusadas. As demais alternativas da questão se referem aos processos de Coesão, Coalização, Normas e Papel.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As duas condições básicas para o estabelecimento de uma situação de grupo são:
		
	
	Proximidade geográfica e conhecimento entre os membros.
	
	Identificação entre os membros e identificação de objetivos pessoais.
	
	Objetivos comuns e identidade entre os membros.
	
	Estabelecimento de relações interpessoais e fixação de objetivos comuns.
	 
	Consciência do outro como pessoa e estabelecimento de relações interpessoais.
	
Explicação:
Certamente que os membros de um grupo podem compartilhar objetivos, podem se conhecer mutuamente ou estarem próximos. Contudo, não é isto que define um grupo. Para que haja um grupo é preciso que cada pessoa tenha consciência da presença da outra e interaja com ela, estabelecendo o que chamamos de relacionamento interpessoal. O exemplo clássico é o de um elevador, em que as pessoas que ali estão não configuram um grupo, a não ser que haja um problema e as pessoas iniciem uma conversa. Posso fazer parte de grupos de pessoas que não conheço pessoalmente, mas com quem divido opiniões, sabendo que estou me relacionando com alguém que poderá concordar ou não com o que digo. Os grupos virtuais das Redes Sociais preenchem este requisito. A resposta correta é, portanto, consciência do outro como pessoa e estabelecimento de relações interpessoais.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Kurt Lewin na década de 30 iniciou os estudos dos processos relacionais sob a ótica do conhecimento científico da Psicologia. Esses processos que eram entendidos somente como interiores e pessoais passam a ser compreendidos praticamente de maneira oposta. Dentre os principais processos psíquicos que hoje podemos considerar como determinados pelas relações interpessoais temos: o outro como fator de segurança. Identifique nas alternativas abaixo a afirmativa correta relacionada a este processo psíquico.
		
	
	processo psíquico em que a ação é a realização de uma intenção e toda realização será vinculada ao contexto relacional que motivou a intenção.
	
	processo psíquico baseado na concepção das teorias culturalistas.
	
	processo psíquico em que o outro é visto como modelo e o sentimento de normalidade se dará em função da equiparação da pessoa com o senso comum.
	
	processo psíquico cuja concepção é baseada em conceitos pelos quais a personalidade é exclusivamente um produto da interação social.
	 
	processo psíquico proveniente do comportamento infantil, aonde há uma total dependência de um adulto.
	
Explicação:
Sabemos que, no momento em que começou o valorizar os processos psíquicos como determinados pela nossa relação com o ambiente, ou seja, com os demais, a Psicologia avançou. Neste caminho, pode identificar o quanto nossa dependência de um adulto (enquanto bebês e crianças) vai influindo na nossa forma de ver e compreender o mundo. Neste sentido, este outro que nos educa e nos cuida pode influenciar, decisivamente, na nossa auto-confiança, na medida em que é entendido, pela criança, como alguém que tem poder, sendo capaz de garantir sua segurança. É importante entender que o bebê humano, diferentemente da maioria dos animais, é prematuro (se considerados seus recursos de sobrevivência sem o cuidado de um adulto), mostrando-se completamente dependente dos cuidados de um outro humano para que sobreviva. O outro como fator de segurança se articula, então, ao processo psíquico proveniente do comportamento infantil, aonde há uma total dependência de um adulto.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Kurt Lewin na década de 30 iniciou os estudos dos processos relacionais sob a ótica do conhecimento científico da Psicologia. Esses processos que eram entendidos somente como interiores e pessoais passam a ser compreendidos praticamente de maneira oposta. Sendo assim analise as afirmativas abaixo que tratam sobre como as diferentes escolas da psicologia entendem o conceito de personalidade pelo víeis das relações interpessoais.
 I - A escola francesa de psicologia considera que a personalidade não é algo que os indivíduos possuem, mas sim, algo que exibem na relação com o outro.
II - Para a escola behaviorista, a personalidade é um conjunto de condicionamentos aprendidos através das relações.
III - Para as demais escolas da psicologia as relações não influenciam na construção da personalidade do sujeito.
Estão corretas:
		
	
	As afirmativas I e III
	 
	As afirmativas I e II
	
	Somente a afirmativa III
	
	As afirmativas I, II e III
	
	As afirmativas II e III
	
Explicação:
Para a escola francesa de psicologia, a personalidade não é algo que os indivíduos possuem, mas sim, algo que exibem na relação com o outro. Isto é, a personalidade construída como um mecanismo relacional. Para o Behaviorismo de Watson, a personalidade é um conjunto de condicionamentos aprendidos através das relações. Na verdade, temos uma série de modelos que consideram as relações como não só influentes, mas determinantes nos processos mentais. 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Decorrente de nossa atividade intelectual, o aspecto cultural pode ser traduzido como o processo de construção consciente das regras de uma sociedade, capaz de diferenciá-la e individualizá-la em relação a outros grupos sociais da mesma espécie. O aspecto cultural, portanto, tem se demonstrado o fator diferencialno desenvolvimento das civilizações. Isto quer dizer que:
		
	
	o modo como as pessoas se relacionam e se comunicam é o principal obstáculo ao desenvolvimento civilizatório.
	
	as relações de parentesco é que definem o grupo social e produzem o desenvolvimento civilizatório.
	 
	 o modo de organização das estruturas sociais é que irá definir uma alteração nas características de um grupo social.
	
	as relações comerciais definem o desenvolvimento civilizatório.
	
	não há alteração ou modificação, ao longo da história, das organizações sociais humanas.
	
Explicação:
O aspecto cultural, que é decorrente da nossa atividade intelectual, pode ser traduzido como o processo de construção consciente das regras de uma sociedade, capaz de diferenciá-la e individualizá-la em relação a outros grupos sociais da mesma espécie. O aspecto cultural, portanto, tem se demonstrado o fator diferencial no desenvolvimento das civilizações, ou seja,  o modo de organização das estruturas sociais é que irá definir uma alteração nas características de um grupo social.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A principal distinção entre a Psicologia Social e a Sociologia consiste pela predominância do seguinte fato que:
		
	 
	enquanto a Sociologia tem por objeto de estudo o grupo como um todo, a Psicologia Social analisa as relações interpessoais que ocorrem no interior do grupo.
	
	ambas tem métodos diferentes de pesquisa, mantendo os mesmos objetos de estudo.
	
	há distinção na forma como entendem a configuração dos grupos.
	
	enquanto a Sociologia tem por objeto de estudo as relações interpessoais que ocorrem no interior do grupo, a Psicologia Social estuda o grupo como um todo.
	
	enquanto a Sociologia é uma Ciência Humana, a Psicologia Social é uma ciência exata.
	
Explicação:
A principal distinção entre a Psicologia Social e a Sociologia reside no fato de que enquanto a Sociologia tem por objeto de estudo o grupo como um todo, a Psicologia Social analisa as relações interpessoais que ocorrem no interior do grupo.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Desde muito pequenos, nos acostumamos a perceber o outro humano como um apoio às nossas necessidades, em função, principalmente, de nossa total dependência dos seus cuidados, que acaba sendo determinante na forma como vamos nos enxergar, de modo auto-confiante ou não, e como vamos entender o mundo, como confiável ou, ao contrário, como algo que devemos temer. Esta característica de nossa existência resulta em um processo psíquico tipicamente humano e ancorado na posição que este outro teve na nossa construção subjetiva. Neste caso mencionado, este outro é tomado por nós como:
		
	
	Fator motivador de ações e atitudes.
	
	Fator de dependência.
	 
	Fator de segurança.
	
	Fator de equilíbrio psicológico.
	
	Fator de influência na personalidade.
	
Explicação:
Dentre os principais processos psíquicos que hoje podemos considerar como determinados pelas relações interpessoais temos o outro como fator de segurança, proveniente do comportamento infantil, aonde há uma total dependência do adulto. Desta forma, nos acostumamos a perceber o outro como um apoio às nossas necessidades ou inseguranças.